Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Rateio Desconto Acréscimo ECF


  • Este tópico foi criado há 1661 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa Tarde Pessoal:

 

Fiz um cupom fiscal onde tinham itens das seguintes tributações:

 

Descrição            Valor Total

ISENTO                          3.990
SUBSTITUICAO           4990.000
TRIBUTADO A 12%     51957.610
TRIBUTADO A 7%          3.310


Subtotal                     56954,91                   
Desconto
                      2,39



2,39 / 56954,91 * 100 = 0,004196301 (% efetivo)


- Segundo site da bematech eu deveria multiplicar o percentual efetivo pelo total de cada tributação, sendo assim, considerando 2 casa decimais, meu percentual efetivo seria 0,00%, então o desconto total séria o resíduo, onde deveria ratear para a maior tributação, neste caso TRIBUTADO A 12%.

- Mesmo assim, meu sistema rateou os 2,39 para o item TRIBUTADO A 12%, porém a ECF rateou 0,199 para itens SUBSTITUIÇÃO, 2,078  para os itens de TRIBUTAÇÃO 12% e o resíduo rateou para os itens 12%.
- Pelo que analisei a ECF considerou 3 casas decimais do percentual efetivo (0,004196301) e arredondou os valores dos descontos concedido para 0,20 itens SUBSTITUIÇÃO E 2,08 TRIBUTADO A 12%.

- Gostaria de saber quando a ECF vai considerar 3 casas decimais para o percentual efetivo? As ECF's Bematech truncam o valor rateado ou arredondam o valor considerando 3 casas decimais no rateio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso e tao complicado em saber como o ecf distribui esses descontos, inda mais se vc trabalha com varios ecf como e o meu caso,

no meu caso achei melhor ao fechar o caixa (que ja e uma rotina obrigatoria), eu gero o arquivo do sped a partir do ecf.

e nele eu capturo o valor final de cada item e gravo no meu banco.

esse valor final ja contem o desconto rateado do final de nota, feito de forma correta pelo proprio ecf.

ao gerar o sped para envio ao fisco, eu uso essa coluna (claro nao uso o arquivo do sped do ecf)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Pessoal, alguém tem alguma opinião ou mais detalhes sobre esse assunto?

É normal acontecer em meus clientes, por exemplo, o total do cupom ficar em 150,63 e o operador dar 0,63 de desconto sobre o total do cupom.

Agora com esse maldito BLOCO X que está aqui em Santa Catarina (PAF-ECF), se não conseguirmos calcular corretamente esses descontos proporcionais vamos ter problemas.

Tivemos um cliente que já teve problema com isso por causa de SPED. Nosso sistema atualmente faz o seguinte: 

- Calcula a proporção de desconto para cada item

- O residual, o sistema distribui de centavo em centavo, item a item ( exemplo: residual de 0,10 com 4 itens, o primeiro e segundo item recebem 0,03 e o outros 2 itens recebem 0,02)

Só que esta solução é que gerou problemas por causa das reduções Z na exportação do SPED.

Encontrei então esta fórmula da Bematech ( http://bematechpartners.com.br/wiki/index.php/2017/12/05/cupom-fiscal-exemplo-de-calculo-de-rateio-de-desconto-2/ ) mas não sei se todas as marcas trabalham assim.

 

O que vocês dizem a respeito (assumindo-se de que eu preciso ter suporte à desconto no total do cupom) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

 se tu precisa vai ter que saber calcular para gerar os arquivos para o fisco depois

ou condiciona seu cliente a usar pré venda ou dav e dá desconto lá rateando nos itens

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois ...

Boa Tarde.

Na bematech eles dão uma explicação sobre o correto rateio:

Teoria:

http://partners.bematech.com.br/bemacast/Paginas/post.aspx?idPost=5790

 

Prática:

http://bematechpartners.com.br/wiki/index.php/2017/12/05/cupom-fiscal-exemplo-de-calculo-de-rateio-de-desconto-2/

 

Agora é implementar a causa, quem fazer antes posta o código aqui!

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1661 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.