Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

SAT Bematech - "Erro na abertura da porta de comunicacao com o S@T"


dannymazzo
Ver Solução Respondido por Dream Sistemas,
  • Este tópico foi criado há 1773 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá pessoal, bom dia.

Estou tentando fazer apenas o StatusOperacional de um SAT Bematech em Produção, utilizando do SATTeste.exe, porém retorna sempre:
"Resposta:Erro|Erro na abertura da porta de comunicacao com o S@T"

Realizando o mesmo StatusOperacional pelo programa ActivationSoftware, que acompanha o equipamento, o retorno é "SAT em operação".

Algum já passou por esse problema com um SAT Bematech? 
Existe alguma configuração extra para ele comunicar? 
Veio junto com a DLL um arquivo "bemasat.xml", é necessário configurar esse arquivo?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Dentro do bemasat.xml tem um lugar pra colocar a porta do SAT:

 <Sistema>
        <LocalizarPorta>1</LocalizarPorta>
        <Porta>COM9</Porta> // <--- Aqui
        <Path>C:\</Path>

Tente alterar essa informação para a porta virtual que o SAT criou pra ver se funciona.

Obrigado.

Editado por brsamn
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Sérgio, bom dia!

Sua informação não está correta. Segundo o manual a tag PATH serve apenas para apontar onde a BemaSAT.dll salvará seus logs. Um arquivo no formato "bemaSATlog_dd-mm-yyyy.xml" será encontrado nesse path.

Meu problema com a abertura da porta de comunicação esta intermitente. Hora funciona, hora não encontra mais a Dll, mesmo a dita cuja estando sempre na mesma pasta que o executável.

Windows7 32bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Você usa uma MP4200 ?

Notei que os drivers do SAT da Bematech e da Bematech MP4200 se atrapalham mutuamente...

consegui resolver instalando uma versão mais antiga do Driver da MP4200

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima noticia, Daniel!

O componente ACBrPosPrinter faz a impressão gravando diretamente na porta, certo?
Se eu não estou enganado a instalação atual da MP-4200 TH é divida em duas partas:

1) Instalação da porta virtual
2) Instalação dos drivers de spool do windows

certo?

Será que se instalássemos apenas a porta virtual funcionaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Permita-me perguntar: Como vc chegou nessa conclusão do conflito de drivers? É 100% de certeza? A Bematech esta sabendo dessa sua descoberta? Existe alguma forma de interfaciar um equipamento atraves da porta USB sem instalar o driver de tal equipamento?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Relato de nosso suporte... onde ao tentar com outras impressoras, o funcionamento do SAT era normal...

Não relatei a Bematech por não ter certeza ainda... e depois de tanto instalar e desinstalar drivers da Impressora, fiquei na dúvida do que realmente corrigiu o problema...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Pode ajudar... mas lembre-se que você precisa ter os seguintes arquivos na pasta do seu .EXE

bemasat.xml, BemaSAT32.dll

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, consegui alguns avanços no sentido de fazer o S@T Bematech funcionar mesmo com os 2 drivers instalados. Vou colar aqui uma lista de dicas para quem ainda tiver problemas: (créditos para o Aquinti)
 

1- Só deve haver uma unica DLL do SAT da bematech na maquina, ou na pasta System32 ou na pasta da aplicação, se ficar com as duas juntas o problema é certo. (o mesmo para o arquivo bemasat.xml)

2- Usar sempre a DLL 32bits, a x64 não tem seu funcionamento adequado. No entanto eu sempre renomeio ela para BemaSat.dll para ficar com o mesmo nome do XML.

3- Outro fato importante é configurar o BemaSAT.xml para localizar a porta automaticamente, pois direcionar a porta pelo XML apresenta problemas sempre.

4-Deixar a tag path sempre para "C:\". Percebo que ao utilizar uma outra pasta (dentro da raiz do executável, por exemplo) causa uma espécie de "sem permissão de escrita" por parte da Dll e consequentemente anula todo o processo.

5- Adicionar pedmissão no firewall do windows e antivirus para sua aplicação e dll do SAT;

6- Nunca faça download da DLL avulsa no site da Bematech. Instale o ActvationSoftware e use tanto a dll quanto o xml da pasta de instalação.


Com o tempo, algumas dessas observações podem cair por terra a medida que explicações mais aprofundadas venham surgindo... Mas por hora é tudo o que estamos nos certificando.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...

Pessoal, boa tarde!

Depois de muito pesquisar e bater cabeça, encontrei um novo ponto que deve ser levado muito a sério. parece ridículo, mas comigo esta sendo crucial.

Comecei a observar que quando eu abria o programa pelo atalho do desktop meu programa não localizava a dll apresentado o famigerado erro de "Arquivo não encontrado BemaSat.dll" e que quando eu abria pelo executável da pasta de instalação as coisas funcionavam normalmente.

Portanto, acessem as propriedades do atalho, escolham a aba "Atalho" e preencham o campo "Iniciar em:" com o path da pasta de instalação de seu aplicativo. 

ISSO FOI DETERMINANTE para minha aplicação funcionar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
Em 09/12/2015 at 11:31, luck.lopes disse:

Daniel, onde vc acho a versao antiga da impressora mp4200 ?

tenho um cliente que esta acontecendo mesma coisa tem hr que o sat para e tem hr que a impressora mp4200 para tbm 

oq devo fazer afinal ?

grato.

Lukas, boa tarde!

1) O que vc quer dizer com "versão antiga" da impressora?

2) No meu caso, depois que coloquei aquela informação no atalho, todos meus cupons estão sendo gravados com sucesso no sat

3) AS vezes as impressoras não soltam o cupom no ato da venda... Orientei as funcionárias a desligarem-a da tomada, aguardar uns 10 segundos e voltar a ligar. Isso tem resolvido a maioria dos travamentos. Mas ainda estou procurando entender pq ela "engasga" as vezes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois ...

Bom dia Senhores, tudo bem? Então tenho 2 duvidas caso alguém consiga me esclarecer, agradeço muito.

Meu cliente está tentando imprimir Danfe por uma impressora na rede, porém ele não consegue. Simplesmente nao imprimi.

Segunda dúvida : Estou tentando usar o emulador do sat , para que tente fazer os testes para impressão na rede, so que no emulador

agora da falha de comunicação : NumeroSessao: 681751 - Resposta:Erro|Erro na abertura da porta de comunicacao com o S@T

já fiz oque pude, porém nada deu certo.. e se eu tento enviar o xml ele retorna acess violation...

grato pela atenção de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Pessoal, Boa noite.

Desculpem reabrir esse tópico antigo, mas estou tendo problemas e acredito que possam me ajudar.

Meu cliente tem uma MP4200 e utiliza SAT. 

Estou usando a DLL que vem com o Ativador do SAT e a Impressora foi instalada utilizando o spooler e tal, como faço sempre.

O cliente consegue utilizar o SAT por um tempo, depois começa a apresentar a mensagem "Erro na abertura da porta de comunicacao com o S@T". Havia relatado para o nosso suporte verificar pq poderia ser a COM estar diferente, porém eu acompanhei com eles e não! Simplesmente fechei minha aplicação e abri de novo e pronto. Comunicação normal.

O cliente vem relatando esse problema a uns 4 dias, acontece com mta frequência.

Dicas de como resolver esse rolo?

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
  • Solution

Boa tarde,

Estávamos com essa mesma situação em um cliente. O que foi mencionado pelo @Daniel Simoes sobre conflito entre drivers é correto.

Para solucionar, removemos os drivers tanto da impressora quanto do SAT. Instalamos primeiro o do SAT, usando a opção COM DISCO, e apontamos o .inf (está em anexo, pegamos com o suporte da Bematech). Mesmo processo foi feito posteriormente para a impressora MP4200 TH. Após ajustamos a porta no bemasat.xml e funcionou corretamente. 

bematech_vcom.inf

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1773 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.