Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

erro fastreport


felipeiw
  • Este tópico foi criado há 2978 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

estou migrando mh nfe para trunk2, quando tento imprimir o DANFeRetrato_Dc.fr3, retorna o erro class datasets not found, pesquisei no forum e encontrei explicacao que nao devo utilizar o FR q vem com o delphi, tenho o xe2 porem comprei o FR 4 professional, deveria funcionar ? sera q tem algo errado na instalacao do FR ?

 

obrigadi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...

Pessoal, boa noite.

Eu consegui rodar no FastReport 4, mas estes erros estão ocorrendo por que o pessoal esta desenvolvendo no FastReport 5.x, mas quando ocorrer os erros de "Classe não encontrada Datasets" ou "Classe não encontrada Formats" você deve fazer o seguinte:

1º - Insira um component frxReport em um Form qualquer;

2º - Carregue o arquivo .fr3 e ignorarem os erros;

3º - Acesse o menu "Report", na opção "Data" e selecione todos os itens;

4º - Salve o relatório (fr3) e teste novamente.  Pronto!

Observação:  No EVENTO.FR3 você deve criar uma variável com o nome "PossuiNFe".

Abraços.

Fábio Gabriel

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal.

Estou tentando configurar o modo paisagem do DANFE e esta ocorrendo estes mesmos erros que você relatou.

Fiz conforme a orientação do @FGGLUIZ, mas no momento de selecionar todos os itens na opção Report-> Data, não mostra nenhum item para seleção.

Salvei mesmo assim, o erro de "Classe não encontrada Datasets" não ocorre mais. No entanto o erro de "Variável ou campo desconhecido: Parametros."Mensagem0"", ainda persiste.

Trabalho com Delphi 2010 e o FastReport 5.

Alguma sugestão? Agradeço pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Paulo,  se você trabalha com o FR 5 não era pra apresentar os erros acima, ele só aparece no fast report 4, tenta reinstalaqr o fast report novamente pra ver se os itens no Report->Data aparecem, aqui eles também não apareciam, eu reinstalei a versão 4 do fast e eles apareceram.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
26 minutos atrás, paulo.uninfosistemas disse:

Bom dia pessoal.

Estou tentando configurar o modo paisagem do DANFE e esta ocorrendo estes mesmos erros que você relatou.

Fiz conforme a orientação do @FGGLUIZ, mas no momento de selecionar todos os itens na opção Report-> Data, não mostra nenhum item para seleção.

Salvei mesmo assim, o erro de "Classe não encontrada Datasets" não ocorre mais. No entanto o erro de "Variável ou campo desconhecido: Parametros."Mensagem0"", ainda persiste.

Trabalho com Delphi 2010 e o FastReport 5.

Alguma sugestão? Agradeço pela atenção.

Você está usando o arquivo .fr3 disponibilizado no repositório?

 

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas.


Anteriormente utilizávamos o Rave, agora com o trunk2 estamos utilizando o Fast. 
Para o DANFE em retrato não houve maiores problemas. Mas agora para o modelo paisagem, esta ocorrendo erro.


Acabamos de instalar direto o FastReport 5 e recompilei novamente os fontes.


Será que necessito instalar o FastReport 4? Para nós é indiferente a versão.

Estamos utilizando o arquivo "DANFePaisagem.fr3".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Use o FastReport 5.

Quanto a impressão em paisagem fiz testes aqui e está normal, estou usando o arquivo que foi disponibilizado no repositório:

trunk2\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFe\Delphi\Report\DANFePaisagem.fr3

Estou usando a versão completa do FastReport e não a que vem instalada diretamente no Delphi.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou seguir então usando o FR 5.

Este é o arquivo que utilizo também.

Estou usando o Fast baixando deste link: https://www.fast-report.com/pt/download/fast-report-vcl-5/

A mensagem que estou recebendo é esta:

Could not convert variant of type (Null) into type (OleStr)
Variável ou campo desconhecido: Parametros."Mensagem0"

 

Caso alguém tenha outra sugestão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Esse erro é algum campo que deveria de ser de um tipo ou ter valor

mas ao passar para o relatório ele está em outro formato e sendo enviado um valor inválido pra ele!

tem que descobrir qual pra poder tratar!

de preferência anexar o xml que dá o erro pra que possa ser visto ou você mesmo fazer isso e achar qual!

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive muitos problemas com o Fast Report também... aconselho a baixar a versão do FORTES (free)... é baseada em código... não vai precisar se preocupar com arquivos de relatório.

Em 30/12/2015 at 15:19, luisclaudio_jr disse:

Deu certinho os procedimentos do @FGGLUIZ, muito obrigado fera, salvou minha vida.

 

@raosistemas notou alguma diferença entre o fast e o fortes em questão de desempenho? Vale a pena migrar?

 

Na verdade nem cheguei a usar o FAST... no trunk utilizada o RAVE Codebase... o Fortes achei mais rápido que ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

Esse erro é algum campo que deveria de ser de um tipo ou ter valor

mas ao passar para o relatório ele está em outro formato e sendo enviado um valor inválido pra ele!

tem que descobrir qual pra poder tratar!

de preferência anexar o xml que dá o erro pra que possa ser visto ou você mesmo fazer isso e achar qual!

Segue anexo XML. Se possível auxílio.

nfe.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O erro descrito acima esta ocorrendo neste procedimento no Fast:

procedure Overlay1OnBeforePrint(Sender: TfrxComponent);
begin
  if <Parametros."Mensagem0"> <> '' then 
  begin                       
    Overlay1.Visible := True;
    Overlay1.Height        := Engine.PageHeight;
    memWatermark.Text      := <Parametros."Mensagem0">;                                                                                                      
    memWatermark.Width     := Overlay1.Width;                                  
    memWatermark.Height    := Engine.PageHeight;
    memWatermark.Font.Size := 50;
    if (<Parametros."Mensagem0"> = 'NFe Cancelada') or
       (<Parametros."Mensagem0"> = 'NFe em Contingência - Cancelada') or                                                         
       (<Parametros."Mensagem0"> = 'NFe em Contingência sem Autorização de Uso da SEFAZ') or       
       (<Parametros."Mensagem0"> = 'NFe sem Autorização de Uso da SEFAZ') then
      memWatermark.font.color   := $009797FF       
    else
    if (<Parametros."Mensagem0"> = 'NFe em Contingência') then
      memWatermark.font.color   := $0080FFFF
    else
    if (<Parametros."Mensagem0"> = 'NFe sem Valor Fiscal - HOMOLOGAÇÃO') or
       (<Parametros."Mensagem0"> = 'NFe em Contingência - HOMOLOGAÇÃO') or
       (<Parametros."Mensagem0"> = 'NFe Cancelada - HOMOLOGAÇÃO') then
      memWatermark.font.color   := $00CBFBB5  
    else                      
      memWatermark.font.color   := $00D7D7D7;                                     
  end
  else
    Overlay1.Visible := False;                                                                   
end;

 

Removi o código acima para fazer um teste, mas agora esta dando o seguinte erro :

Memo2: Erro na expressão 'Emitente."XNome"': Identifier expected

Este memo2, recebe um texto com parâmetros:

Recebemos de [Emitente."XNome"] os produtos e/ou serviços constantes da Nota Fiscal Eletrônica indicada ao lado. 
Destinatário: [Destinatario."Xnome"] - [Destinatario."XLgr"], [Destinatario."Nro"] - [Destinatario."XBairro"] - [Destinatario."XMun"] - [Destinatario."UF"].Emissão: [Identificacao."DEmi"]  Valor Total: R$ [CalculoImposto."VNF" #n%2,2n]

Me certifiquei de que o texto passado no fonte C:\trunk2\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFe\DANFE\NFe\Fast\ACBrNFeDANFEFRDM.pas, procedimento CarregaEmitente, é um texto válido.
O erro ocorre ao mostrar o relatório. No fonte C:\trunk2\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFe\DANFE\NFe\Fast\ACBrNFeDANFEFR.pas, método PrepareReport, na linha: Result := FdmDanfe.frxReport.PrepareReport;

Desculpe a insistência, mas não estamos conseguindo resolver esta situação. Pedimos auxílio.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2978 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...