Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Mudança de Provedor em Jaú/SP (GINFEs para CONAM)


ivantgm
  • Este tópico foi criado há 3020 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Senhores, boa tarde.

A prefeitura de Jaú/SP está trocando de provedor. Atualmente GINFEs, sendo substituído por CONAM. A troca foi anunciada 23/10/2015, e passa a valer 01/11/2015. O ambiente de homologação está operacional, pelo menos a URL do WS concatenada com "sp.jau", já está acessível: https://nfehomologacao.etransparencia.com.br/sp.jau/nfe/principal.aspx

O prazo é apertado, infelizmente não tive acesso a informação com mais antecedência. Mas isso é "cada um com seus problemas".

A questão é: 

Qual o melhor caminho a ser tomado nesta situação? Gostaria de sugestões dos amigos...

Estou pensando em modificar o ACBr no Trunk 1, pois emergencialmente não me parece uma boa ideia tentar usar o Trunk 2... ou é melhor usar o trunk 2 ?

Bem, se possível, alguns dos colegas poderia me dar algum direcionamento?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Estou na mesma situação.

Me avisaram ontem (27/10) que dia 01/11 entrará no ar a nova versão (troca de provedor GINFES por CONAM)

O pior de tudo, é que a prefeitura não vai mais autorizar nota conjugada. No GINFES, o escritório contábil tinha como lançar o ISS das notas conjugadas (com mercadorias e prestação de serviços), então para a prefeitura não fazia tanta diferença. Já no CONAM, não tem como lançar o ISS "por fora", tem que ser pela nota de serviços mesmo. Quem tinha autorização antes estava acostumado com o esquema, agora vai ter que sofrer um pouquinho. (Emitir uma nota de venda para o "Pneu", uma nota de serviços para o alinhamento" e juntar dois boletos em um só, pra não pagar 2 vezes a taxa do boleto).

Ainda não migrei para o Trunk2 por causa na NFSe.

Agora também fiquei na mesma dúvida, tentar adaptar o trunk1 ou ir para o trunk2 ?

 

[]´s

Edson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia

Infelizmente, não tenho boas notícias.

Me corrijam se estiver errado, mas a implementação para o provedor CONAM no trunk1 (ACBrProvedorCONAM.pas) é apenas uma tentativa não concluída de implementação. Simplesmente trocar o provedor em pnfsConversao.pas não vai resolver. O padrão da CONAM passa bem longe do ABRASF, em relação ao formato dos XMLs inclusive. Os nomes das tags são diferentes, as hierarquias são diferentes. A quem interessar, segue anexo um PDF com algo que me disseram ser a especificação (não tem sequer uma menção ao nome da empresa no PDF, estou acreditando que seja verdadeiro, parece piada). De fato, consegui consumir o WS seguindo esse manual, sendo barrado pelo "login". Agora preciso achar alguém que me autorize a utilizar o ambiente de homologação. Para quem vai se aventurar, a boa notícia é que não há necessidade de certificado digital.

Penso que o melhor a fazer é implementar fora do ACBr. O trabalho é extenso demais para ser feito no descontinuado trunk1, e fazer no trunk2 não é viável por enquanto, pelos motivos já apresentados pelo Italo, os quais concordo plenamente.

Quero deixar claro que isso não é uma crítica a comunidade ACBr, que alias, presta um trabalho sem precedentes na história do Brasil. Realmente não será fácil, sequer possível, conciliar todos os "padrões" da NFSe .

:-(

 

 

webservicenfe2.pdf

Editado por ivantgm
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde ivantgm ,

Entrei em contato via e-mail com o [email protected].

Pergunta:
    gostaria de saber qual o servidor e aonde posso encontrar o material para integração com o novo web-service
    da NFS-e para a cidade de Jaú. 

Resposta:

    Para fazer o teste de webservice, deve-se efetuar o cadastro do CPF para ter acesso ao layout no link:
    https://nfehomologacao.etransparencia.com.br/sp.jau
    Após o teste utilizar o link de produção https://nfe.etransparencia.com.br/sp.jahu.

 

No link do cadastro da para fazer o cadastro mesmo sendo pessoa física, coisa de 2 minutos, acredito que com isso você já consiga ter o login e senha.

 

PS: o que você está fazendo é nos padrões ABCr ou "por fora"?

Marcos Gerene

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos, boa tarde.

Sim, eu já fiz isso. Já mexi em tudo que vc imaginar. Eu criei um usuário e um prestador de serviços. Tanto o usuário como o prestador ganham um código, tipo um hash, e esses códigos devem ser utilizados no XML:

<ns0:Login>
<ns0:CodigoUsuario>hash usuário aqui</ns0:CodigoUsuario>
<ns0:CodigoContribuinte>hash contribuinte aqui</ns0:CodigoContribuinte>
</ns0:Login>

Num primeiro momento, meu cadastro estava como "não autorizado", e ao consumir o WS dava erro, dizendo exatamente isso. Depois autorizaram meu cadastro, e o erro ao consumir o WS passou a ser outro, ou seja, está funcionando.

No momento não tenho quase nada programado. Os testes que fiz, foi fora do ACBr. Eu utilizei o Delphi XE7, menu Components -> Import WSDL, passei a URL do WS (https://nfehomologacao.etransparencia.com.br/sp.jau/webservice/aws_dcl.aspx?wsdl ), ele gerou com sucesso o esqueleto do cliente, ai umas garibadas aqui e ali, e consegui consumir o WS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

Achei algumas informações neste site:  

http://desenvolvedores.migrate.com.br/2015/06/03/padrao-conam/

"

O padrão Conam apresenta as seguintes diferenças em relação ao padrão ABRASF:

1. Habilitação para emissão

É necessário solicitar junto a prefeitura o credenciamento para a emissão de NFSe.

Para a emissão, deverá ser informado no campo ‘Usuário Autent.’ no cadastro de empresas, o valor referente ao Código do Usuário no sistema da prefeitura, que pode ser obtido através do Menu Sistema -> Editar Perfil, como está mostrado na imagem abaixo.

 

Também é necessário informar no campo ‘Senha Autent.’ no cadastro de empresas, o Código do Contribuinte, que pode ser obtido através do menu ‘Cadastros Básicos’ -> ‘Contribuintes(Prestadores e Tomadores)’. Na grade de empresas, clique em ‘Consultar Contribuinte’.

 

2. Numeração do RPS

A numeração do RPS deve ser subsequente por série.

Obs: Se a ultima NFSe efetivada for cancelada, a mesma deverá ser reemitida com a mesma numeração. Caso não seja, deverá continuar seguindo a regra de numeração subsequente para a emissão de novas notas.

3. Série do RPS

É permitido informar no máximo três caracteres por série.

4. Prestação do Serviço

Deve ser informado o local da prestação do serviço, se o mesmo for diferente do endereço do tomador.

5. Substituição

Não é possível efetuar uma substituição de Nfse.

6. Exemplo XML

Anexo: exemplo de XML de envio.

"

PadraoCONAM.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia ivantgm,

Ainda estou analisando com o cliente a necessidade e viabilidade do projeto, pelo pouco que li e entendi,

ao consumirmos o webservice, a única parte que realmente vai ter que ser feita na unha é a montagem do XML, certo?!

 

Se for assim, caso eu realmente faça, monto uma unit separada todo o esquema do XML para consumir esse webservice

e disponibilizo aqui, caso contrário, se já tiver algo encaminhado e puder disponibilizar, agradeço.

 

Att, Marcos

Marcos Gerene

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...

Ok, você sabe se alguém  conseguiu fazer? 

No meu na hora de consumir webservice pede certificado digital

ai seleciono o certificado da este retorno abaixo:

 

<SOAP-ENV:Envelope xmlns:SOAP-ENV="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/" xmlns:xsd="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xmlns:SOAP-ENC="http://schemas.xmlsoap.org/soap/encoding/" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance"></SOAP-ENV:Envelope>

 

 

 

obs: Eu acho que esta faltando  gerar corretamente o  pacote de envio do xml.

Editado por Amilton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Ola Amilton

Até onde eu sei ainda não. Eu estou gerando uma RPS em TXT, e importando no site, e dela estou emitindo a NFeS. Somente assim consegui atender aos meus clientes.

Me parece que não é necessario certificado para esse provedor CONAM.

Obrigado Paulinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antonio Paulo Mangili, 

  Você já conseguiu consumir webservice de Jau?

 

  vNotas:='<Reg20Item>'+
          '<TipoNFS>RPS</TipoNFS>'+
          '<NumRps>'+NumRps+'</NumRps>'+
          '<SerRps>'+Preenche(SerRps,'0','E',3)+'</SerRps>'+
          '<DtEmi>'+FormatDateTime('dd/mm/yyyy',dtEmissao)+'</DtEmi>'+
          '<RetFonte>'+RetFonte+'</RetFonte>'+
          '<CodSrv>'+CodSrv+'</CodSrv>'+
          '<DiscrSrv>'+DiscrSrv+'</DiscrSrv>'+
          '<VlNFS>'+FormatFloat('######0.00',Arredonda(VlNFS)) +'</VlNFS>'+
          '<VlDed>'+FormatFloat('######0.00',Arredonda(VlDed)) +'</VlDed>'+
          '<DiscrDed>'+RemoveCaracteresEspeciais(DiscrDed)+'</DiscrDed>'+
          '<VlBasCalc>'+FormatFloat('######0.00',Arredonda(VlBasCalc)) +'</VlBasCalc>'+
          '<AlqIss>'+FormatFloat('######0.00',Arredonda(AlqIss)) +'</AlqIss>'+
          '<VlIss>'+FormatFloat('######0.00',Arredonda(VlIss)) +'</VlIss>'+
          '<VlIssRet>'+FormatFloat('######0.00',Arredonda(VlIssRet)) +'</VlIssRet>'+
          '<CpfCnpTom>'+CpfCnpTom+'</CpfCnpTom>'+
          '<RazSocTom>'+RemoveCaracteresEspeciais(RazSocTom)+'</RazSocTom>'+
          '<TipoLogtom>'+TipoLogtom+'</TipoLogtom>'+
          '<LogTom>'+RemoveCaracteresEspeciais(LogTom)+'</LogTom>'+
          '<NumEndTom>'+RemoveCaracteresEspeciais(NumEndTom)+'</NumEndTom>'+
          '<ComplEndTom>'+RemoveCaracteresEspeciais(ComplEndTom)+'</ComplEndTom>'+
          '<BairroTom>'+RemoveCaracteresEspeciais(BairroTom)+'</BairroTom>'+
          '<MunTom>'+RemoveCaracteresEspeciais(MunTom)+'</MunTom>'+
          '<SiglaUFTom>'+SiglaUFTom+'</SiglaUFTom>'+
          '<CepTom>'+CepTom+'</CepTom>'+
          '<Telefone>'+Telefone+'</Telefone>'+
          '<InscricaoMunicipal>'+InscricaoMunicipal+'</InscricaoMunicipal>'+
          '<TipoLogLocPre>'+TipoLogLocPre+'</TipoLogLocPre>'+
          '<LogLocPre>'+RemoveCaracteresEspeciais(LogLocPre)+'</LogLocPre>'+
          '<NumEndLocPre>'+NumEndLocPre+'</NumEndLocPre>'+
          '<ComplEndLocPre>'+RemoveCaracteresEspeciais(ComplEndLocPre)+'</ComplEndLocPre>'+
          '<BairroLocPre>'+RemoveCaracteresEspeciais(BairroLocPre)+'</BairroLocPre>'+
          '<MunLocPre>'+MunLocPre+'</MunLocPre>'+
          '<SiglaUFLocpre>'+SiglaUFLocpre+'</SiglaUFLocpre>'+
          '<CepLocPre>'+CepLocPre+'</CepLocPre>'+
          '<Email1>'+Email1+'</Email1>'+
          '<Email2>'+Email2+'</Email2>'+
          '<Email3>'+Email3+'</Email3>'+
          '</Reg20Item>';

  DadosMsg:= '<ws_nfe.PROCESSARPS xmlns="NFe">'+

            '<Sdt_processarpsin xmlns="NFe">' +
              '<Login>' +
                '<CodigoUsuario>' + UserWeb + '</CodigoUsuario>' +
                '<CodigoContribuinte>' + SenhaWeb + '</CodigoContribuinte>' +
              '</Login>' +
              '<SDTRPS>' +
                '<Ano>' + FormatDateTime('yyyy', DataInicial) + '</Ano>' +
                '<Mes>' + FormatDateTime('mm', DataInicial)  + '</Mes>' +
                '<CPFCNPJ>' + CPFCNPJ  + '</CPFCNPJ>' +
                '<DTIni>' + FormatDateTime('dd/mm/yyyy', DataInicial)  + '</DTIni>' +
                '<DTFin>' + FormatDateTime('dd/mm/yyyy', DataFinal)  + '</DTFin>' +
                '<TipoTrib>' + TipoTrib + '</TipoTrib>' ;
                if (TipoTrib = '4') or (TipoTrib = '6') then begin
                  DadosMsg:=DadosMsg+'<AlqIssSN_IP>' + Aliquota + '</AlqIssSN_IP>';
                end;
                DadosMsg:=DadosMsg+'<Versao>' + VersaoDados + '</Versao>' +
                '<Reg20>' +
                  vNotas +
                '</Reg20>' +
                '<Reg90>' +
                  '<QtdRegNormal>' + Qtd + '</QtdRegNormal>' +
                  '<ValorNFS>'+FormatFloat('######0.00',Arredonda(TotalServicos)) +'</ValorNFS>' +
                  '<ValorISS>'+FormatFloat('######0.00',Arredonda(TotalISS)) +'</ValorISS>' +
                  '<ValorDed>' + '0,00' + '</ValorDed>' +
                  '<ValorIssRetTom>'+FormatFloat('######0.00',Arredonda(ValorIssRetido)) +'</ValorIssRetTom>' +
                  '<QtdReg30>' + '0' + '</QtdReg30>' +
                  '<ValorTributos>' + '0,00' + '</ValorTributos>' +
                '</Reg90>' +
              '</SDTRPS>' +
            '</Sdt_processarpsin>' +

             '</ws_nfe.PROCESSARPS>';

  Texto := '<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>' +
           '<SOAP-ENV:Envelope xmlns:SOAP-ENV="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/" ' +
                              'xmlns:xsd="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" '+
                              'xmlns:SOAP-ENC="http://schemas.xmlsoap.org/soap/encoding/" '+
                              'xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance">' +
            '<SOAP-ENV:Body>' +
              DadosMsg +
            '</SOAP-ENV:Body>' +
           '</SOAP-ENV:Envelope>';

 

Editado por Amilton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Paulo,

O provedor Conam não segue o padrão ABRASF, inicialmente estamos migrando os provedores que já existiam no Trunk para o Trunk2 que seguem o padrão, vamos deixar para o final os provedores que não seguem o padrão.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3020 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.