Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Exemplo pratico de uso do IAT


Ramon Lopes
Ver Solução Respondido por designerba,
  • Este tópico foi criado há 4450 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

No momento da venda de item, preciso informar o IAT (índice de arredondamento ou truncamento). Hoje em meu sistema não tenho essa informação e passava sempre o parâmetro T(truncamento)

Alguém tem um exemplo pratico de como isso funciona na pratica? Estou na duvida se devo colocar um parâmetro de config para a aplicação inteira, ou se devo deixar o usuário escolher em cada item individualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

O que o fisco quer, é que seja "por Item"... tanto é que na tela de consulta de produtos você precisa exibir o IAT por Item...

Use a propriedade ArredondaItemMFD para ativar o arredondamento (quando ele houver)

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Produtos de balança que usam etiqueta por exemplo, se você usar truncamento pode dar diferença de centavos porque a balança gera a etiqueta arredondando e você fará o calculo para achar a quantidade truncando.

Quantas reuniões foram mesmo esta semana? Reúna os amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solution

boa noite amigo.

o que o fisco quer éque vc tenha a informaçao na tela deconsulta nao precisa vc ter no cadastro produtos e nem em configuraçao pois o arredondamento e trucamento esta na impressora fiscal e nao no produto

imagine vc com 2 impressora ficais , uma das impressoras fazendo arredondando e outra fazendo truncamento como é que o sistema tem que fazer

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

boa noite amigo.

o que o fisco quer éque vc tenha a informaçao na tela deconsulta nao precisa vc ter no cadastro produtos e nem em configuraçao pois o arredondamento e trucamento esta na impressora fiscal e nao no produto

imagine vc com 2 impressora ficais , uma das impressoras fazendo arredondando e outra fazendo truncamento como é que o sistema tem que fazer

grato

Entendi, então esse campo deve existir somente na tabela de itens de cupom, para informar o que foi feito no ECF para gerar os registro R05.

Entendi completamente errado então o que diz o requisito XI, pois para mim o campo deveria existir na minha tabela de produtos.

O PAF-ECF deve utilizar Tabela de Mercadorias e Serviços que contenha os seguintes campos, admitindo-se a utilização de mais de uma tabela, desde que haja recurso para selecionar a tabela a ser utilizada:

...

7 - o Indicador de Arredondamento ou Truncamento (IAT) correspondente à mercadoria ou serviço, devendo ser utilizado o indicador “A” para arredondamento ou “T” para truncamento;

945757316_FantastsoftLogotipo100px.png.20c116e19bad4f7436640307ee0fa01a.png   Endrigo Rodrigues
Fantastsoft Sistemas

Node / Delphi 11.2
Belo Horizonte/MG

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois ...

Prezados, acessando o link, temos o seguinte conteúdo:

Pergunta 18 O requisito XI, item 7, fala sobre o indicador de arredondamento/truncamento. No nosso software, é adotado por padrão o truncamento já que a maioria dos ECF´s não possui mais suporte ao arredondamento, por causa da legislação atual. Preciso colocar esse indicador na tela de cadastro, mesmo sabendo que os ECF´s não mais o suportam ?

Resposta: Há afirmações equivocadas na pergunta. O Indicador de Arredondamento ou Truncamento (IAT) foi implementado no Convênio ICMS 85/01 (cláusula 3ª, inciso XI, alínea “h”) pelo Convênio 29/07, de 04 de abril de 2007. Portanto, os ECFs anteriores a esta data não possuem o referido indicador. Mas os ECFs posteriores devem possuí-lo. O IAT é um argumento de entrada do registro de item, assim como é a situação tributária ou o valor unitário, por exemplo. No caso de ECF que não possui o IAT o registro de item não deverá conter o referido indicador.

Minha dúvida ainda: O PAF obrigatoriamente deve possuir os dois tipos de parâmetros no produto (arredondamento ou truncamento), ou pode-se adotar um destes padrões como fixo para trabalho?

Seria interessante que algum colega que já homologou PAF pudesse nos dar uma informação mais precisa com relação ao assunto.

Obrigado,

Michel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom dia

Vamos lá o padrão é arredondar mas em casos como postos de combustiveis é truncar e com 3 casas, em outros casos os produtos tem que ser truncados e em outros arredondados

então esse parametro sim deve ser levado em conta na hora da venda, modelos mais novos já tem essa opção modelos antigos não

mas você pode fazer o tratamento antes de efetuar a venda na ecf

e não deve ser fixo

se alguém mais tiver como complementar ou até mesmo corrigir algo que falei errado

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Gente!

Boa tarde!

Desculpem reabrir este tópico, mas preciso de ajuda!

Não sei o que é IAT, mas parece que é esse o meu problema.

Quando passo os códigos vindos da balança as vezes acontece de dar diferença de 0,01 e a impressora trava na hora de fazer o pagamento, pois jogo para ela o valor total da venda e na impressora deu o valor a maior.

Por favor, quem já passou por isso me diga como fez, pois não sei mais o que fazer.

Já tentei mandar arredondando os valores, truncando, mas aqui na minha impressora de testes funciona ok, chega no cliente e trava!

É um inferno, por favor, dêem uma luz!

Como faço para usar esse tal de IAT no acbr? Como separo os produtos que usam arredondamento dos que tem que truncar (como vou saber isso?!) .

Agradeço muito.

Um Abraço

Sandra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Vamos lá.

IAT é o Indicador de Arredondamento Truncamento. A ideia é justamente fugir desses problemas causados pelo truncamento ou arredondamento dos preços dos produtos. Ele entra no cadastro do produto. Assim como você define qual unidade vai trabalhar com o produto (Kg, Litros, UN, Pacote, etc...) você define também se ele vai ter valores truncados ou arredondados.

Nos ECFs mais novos existe um parâmetro de arredondamento ou truncamento por item vendido. Que deve ser configurado de acordo com o seu modo de trabalho. Provavelmente na sua balança também.

O ACBrECF tem as propriedades ArredondaPorQtd e ArredondaItemMFD. Também a procedure ArredondarPorQtd( var Qtd: Double; const ValorUnitario: Double; const Precisao : Integer = -2 ).

Mas agora não sei ao certo quais desses você vai precisar mudar.

Quais os valores gerados pela balança e quais os gerados pelo ACBr?

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...
  • Este tópico foi criado há 4450 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.