Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Totalização Descontos NFC-e Serviço - ESC/POS


Ver Solução Respondido por Régys Silveira,
  • Este tópico foi criado há 1864 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde,

Sou de Brasília, e por uma necessidade, estou implementando a opção de emissão de NFC-e somente de serviço (não é Conjugada). Estou utilizando a Bematech MP-4200 com ACBrNFeESCPOS. Ocorre que quando  há descontos o valor informado na totalização fica errado. Debugando verifiquei que o erro ocorre:

Unit ACBrNFeDANFeESCPOS
Método "GerarTotais"
Linha 320

Como ocorre a soma "FpNFe.Total.ICMSTot.vDesc + FpNFe.Total.ISSQNtot.vDescIncond" o valor fica errado! Aqui em Brasília, existe uma particularidade, utilizamos o mesmo layout para NF-e/NFC-e para Vendas/Serviços, diferente de outros estados que utilizam a NFS-e. Com isso tenho que preencher o grupo ICMSTot.

Para resolver o meu problema, como não emito NFC-e conjugada, fiz as alterações abaixo:

    if FpNFe.Total.ISSQNtot.vDescIncond > 0 then
      FPosPrinter.Buffer.Add('<c>' + PadSpace('Descontos|' +
         FormatFloat('-#,###,##0.00', FpNFe.Total.ISSQNtot.vDescIncond),
         FPosPrinter.ColunasFonteCondensada, '|'))
    else
    if FpNFe.Total.ICMSTot.vDesc > 0 then
      FPosPrinter.Buffer.Add('<c>' + PadSpace('Descontos|' +
         FormatFloat('-#,###,##0.00', FpNFe.Total.ICMSTot.vDesc),
         FPosPrinter.ColunasFonteCondensada, '|'));


Sei que é uma situação bem específica, mas caso os senhores queiram analisar.

*: Lembrando que esta alteração fiz porque não emito NFC-e conjugada, caso contrário, não poderia fazer.

Obrigado!

NFCeServico.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Moderadores

Deixe eu entender melhor o problema, verifique aqui no XML que o desconto é dado no item e repetido no ISSQN, por isso da duplicação.

O desconto no ISSQN é meramente ilustrativo e deveríamos considerar somente o desconto do item?

Você tem alguma legislação a respeito disso ou algo que possa elucidar melhor a questão?

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Régys.

Brasília, diferente dos demais estados, não possui município, então a arrecadação do ISS é feita pelo estado. Por determinação do GDF (Governo do Distrito Federal), após aprovação do CONFAZ, utilizamos o mesmo layout para emitir notas de Vendas/Serviços.

Com isso, quando faço uma nota de Serviço (NF-e ou NFC-e) e a mesma possui desconto (que é muito raro, desconto em prestação de serviço) sou obrigado a preencher o campo "vDesc" do grupo Prod, "vDescIncond" do grupo ISSQNtot e o campo "vDesc" do grupo ICMSTot. Caso contrário podem ocorrer as rejeições abaixo:

(quando omito o campo vDesc do grupo ICMSTot)
Nota(s) não confirmadas:
41911->Rejeicao: Total do Desconto difere do somatorio dos itens
Status: 537

(quando omito o campo vDescIncond do grupo ISSQNtot)
Nota(s) não confirmadas:
41912->Rejeicao: Total do desconto incondicionado ISS difere do somatorio dos itens
Status: 366

Por isso, para Brasília, a impressão do DANFE fica errada.
("FpNFe.Total.ICMSTot.vDesc + FpNFe.Total.ISSQNtot.vDescIncond").

Douglas A R Lima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Douglas,

Me tira uma dúvida, você está enviando o desconto nos dois locais: Prod.vDesc e Imposto.ISSQN.vDescIncond, o correto não seria informar somente em Imposto.ISSQN.vDescIncond?

No Total, você informaria a soma total de descontos apenas em Total.ISSQN.vDescIncond.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Régys Silveira disse:

Douglas,

Me tira uma dúvida, você está enviando o desconto nos dois locais: Prod.vDesc e Imposto.ISSQN.vDescIncond, o correto não seria informar somente em Imposto.ISSQN.vDescIncond?

No Total, você informaria a soma total de descontos apenas em Total.ISSQN.vDescIncond.

Caso eu não informe o desconto no campo Prod.vDesc ocorre a rejeição abaixo:

Nota(s) não confirmadas:
371->Rejeicao: Total do Desconto difere do somatorio dos itens
Status: 537

Em cada item, preencho os campos Prod.vDesc e Imposto.ISSQN.vDescIncond e no grupo <ISSQNtot> faço a soma de todos os descontos.
 

1 hora atrás, Régys Silveira disse:

Entendi, eu acho que o correto então é remover o  vDescIncond da soma independentemente, porque se não estou enganado somente Brasilia utiliza nota conjugada.

Fiquei com uma dúvida: 

Brasília, como já sabemos, não tem NFS-e. Utiliza o mesmo layout para emissão de notas de Vendas/Serviços. Agora, em se tratando de NFC-e, todos os estados utilizam o mesmo layout? Caso sim, se for confeccionado uma NFC-e conjugada (vendas/serviços) e o serviço informado possuir desconto o campo " vDescIncond" deve ser preenchido. Então, se o campo " vDescIncond" for removido, neste caso, também ficará errado!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Este erro:  371->Rejeicao: Total do Desconto difere do somatorio dos itens Status: 537, acontece quando você informa o Total.vDesc e não informa Prod.vDesc por exemplo.

Faça o seguinte teste:

Informe Imposto.ISSQN.vDescIncond nos itens e Total.ISSQN.vDescIncond somente, não informe nada em Prod.vDesc e Total.vDesc.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Régys, no meu entender, se caso eu informe o <vProd> já com o desconto, então não há necessidade de preencher nenhuma outra informação sobre desconto. Pois quando omito o campo  Prod.vDesc e informo o Prod.vProd sem o desconto, como um fiscal irá saber qual o valor do desconto do item? Através do <vDescIncond>? Aí, para descobrir o valor do item ele soma Prod.vProd +  Imposto.ISSQN.vDescIncond? Sempre emiti notas de serviço desta forma, e nunca tive problemas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
  • Solution

Em se tratando de NF-e, uma nota ser autorizada, não quer dizer que ela está correta, estou tentando entender qual é o correto antes de alterar algo, só isso.

Pelo que estou lendo e entendi até agora, o vDescIncond é ilustrativo, não deveria ser somado como é hoje, duro que não acho nada que informe isso claramente, nem em nota técnica, nem no manual da NF-e.

Por agora penso que devemos remover ele do calculo no DANFE já que pela documentação ele não participa do valor e é o que está causando o problema.

 

Enviei a alteração, por favor teste e retorne se agora ficou ok.

  • Curtir 1

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Régys Silveira disse:

Em se tratando de NF-e, uma nota ser autorizada, não quer dizer que ela está correta, estou tentando entender qual é o correto antes de alterar algo, só isso.

Concordo! Acho que me expressei mal. Como você falou, sem legislação fica difícil.

35 minutos atrás, Régys Silveira disse:

Enviei a alteração, por favor teste e retorne se agora ficou ok.

Fiz o teste e esta ok.

Obrigado!
Douglas A R Lima

NFCe_373.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...
  • Moderadores
1 hora atrás, PrimeSoftware disse:

Olá Douglas, estou com o mesmo problema seu, vc tem um xml pra me enviar?

Em 05/01/2016 at 15:05, douglasarlima disse:

Ocorre a rejeição:

Nota(s) não confirmadas:
372->Rejeicao: Total da NF difere do somatorio dos Valores compoe o valor Total da NF.
Status: 610

53160109184233000166650020000003721000003720-nfe.xml

Você está com o ACBr atualizado? Porque isso já foi acertado a tempos.

 

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...
  • 2 anos depois...
  • Moderadores
19 minutos atrás, Bruno - RP Sistemas disse:

Bom dia prezados... a respeito da NFCE CONJUGADA (Brasilia)... entra o valor dos serviços para calcular os tributos lei federal 12.741/12?

Obrigado?

2.2 - Permaneça no assunto - Quando tiver uma dúvida diferente do assunto no tópico, poste em novo tópico. Não use algo equivalente a "aproveitando o gancho... [dúvida não relacionada com o tópico aqui]". Favor leia as regras do fórum.

Peço para que crie um novo tópico, relatando sua dúvida ou problema.

  • Curtir 1
Equipe ACBr

Felipe Eduardo Resende Mesquita

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1864 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...