Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Dúvida Prática: NFC-e com NCM inválido


  • Este tópico foi criado há 1939 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá amigos,

estou testando emissão de NFC-e e em uma delas tinha um produto com NCM inválido.

Eu imaginei nestes casos com o erro de envio da NFC-e (erro de NCM inválido), imediatamente gerar a emissão com tpemiss=9 e liberar a emissão para o cliente/caixa não trancarem nada.

Então o caixa iria arrumar os NCMs e enviar novamente o NFC-e.

 

Acho que isto se repetirar para alguns outros erros, ou seja, se tentou mandar tpemiss=1 e deu algum problema de validação, não podemos deixar o cliente e o caixa empenhados, então mudaria a emissão para tpemiss=9 e depois arrumaria o erro.

 

Seria isto a única solução para estes casos?

Arrumar todos os erros na hora, não sei se iria dar certo porque sabe como é caixas, clientes, movimentos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isto mesmo, não pode "prender" o caixa devido a rejeição da NFC-e.

A regra que estamos usando é mais ou menos assim: O caixa tenta emitir, rejeitou ou não conseguiu enviar, emite em contingência, e a NFC-e vai "cair" no sistema de retaguarda onde deve ser tratado e reenviado após corrigido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Boa tarde Claudio

Esse procedimento está totalmente errado pois quando você coloca a transmissão em OffLine blz ele não vai criticar o ncm, porém quando vc for transmitir esse xml ele vai continuar dando erro. Você vai resolver o problema do tráfico no caixa, porem não vai consegui transmitir o xml. até mesmo por você vai ter que pegar o mesmo xml gerado no principio offline e vai ter que transmiti-lo. Caso você altere o xml com o NCM correto Vai dá erro Rejeicao: Parametro do QR-Code divergente da Nota Fiscal (digVal).

 

Eu acho que a solução não é essa não viu, o certo seria vc criar uma validação de NCM antes de inserir os itens para ser vendido.

Editado por Fernando Di Pace
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Em 01/01/2016 at 19:48, claudiomiguelmuller disse:

Pelo Acbr por exemplo é possível mandar um arquivo com um NCM e receber retorno se ele existe?

Como garantir isto?

Boa noite Claudio,

Olha só, desconheço que tenha algum webservice que retorne se um NCM é valido ou não. No meu caso estou fazendo o seguinte! Eu baixei a tabela de NCM atualizada, criei uma tabela e na base de dados e antes de inserir eu valido o item com essa tabela, caso o NCM estiver ok ele registra o item para ser vendido caso contrário ele mostra uma mensagem para usuário solicitando a correção do cadastro. 

Link da tabela: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=Iy/5Qol1YbE=

No meu caso está funcionado blz...

Sei que uma fila de um supermercado é meio que complicado essa operação, mais eu oriento os meus clientes da seguinte forma: O caixa isola o produto detectado com problema passa a informação para alguém que é responsável pelo cadastro, e continua passando os demais produtos, dá tempo ser corrigido e quando ela for passar novamente ele vai está corrigido.

 

Editado por Fernando Di Pace
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
12 minutos atrás, claudiomiguelmuller disse:

Já ajuda, pena que não tem a descrição.

Os caras da SEFAZ não facilita!

Eu peguei a tabela comparei com a antiga e atualizei a descrição com os códigos existentes, e o que está com a descrição '<VOCE DEVE AJUSTAR A DESCRICAO>' depois se vc puder ir ajustando é só compartilhar. :)

 

NCM SEFAZ COM DESCRICAO.xlt

NCM SEFAZ COM DESCRICAO1.xls

Editado por Fernando Di Pace
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
1 hora atrás, claudiomiguelmuller disse:
55 minutos atrás, claudiomiguelmuller disse:

Valeu.

Consegui finalizar a descrição :) Segue a tabela atualizada com base no site da Sefaz " http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=Iy/5Qol1YbE= "

NCM SEFAZ COM DESCRICAO.rar

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Uma ideia, utilizem a tabela IBPT para validar, ela só tem NCMs válidos, lembrem que um NCM pode ser válido hoje e deixar de ser válido futuramente, depende de lei isso, a tabela IBPT é atualizada de 6 em 6 meses então dificilmente se pegar por ela vai ter problemas, além do que você já a utiliza para os percentuais de impostos aproximados.

E ela já possui a descrição :)

  • Curtir 4

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Em 03/01/2016 at 12:03, Régys Silveira disse:

Uma ideia, utilizem a tabela IBPT para validar, ela só tem NCMs válidos, lembrem que um NCM pode ser válido hoje e deixar de ser válido futuramente, depende de lei isso, a tabela IBPT é atualizada de 6 em 6 meses então dificilmente se pegar por ela vai ter problemas, além do que você já a utiliza para os percentuais de impostos aproximados.

E ela já possui a descrição :)

Boa noite Régys, Eu estava usando a tabela do IBPT atualizada porem me deparei com algumas rejeições ref. ao NCM, por exemplo o NCM 04012010, não existe na tabela IBPT mas existe na tabela liberada pela SEFAZ. Outro caso foi O NCM: 19052000 existe na do IBPT e não existe na tabela da SEFAZ(GERANDO REJEIÇÃO). Estou citando dois exemplos porém existe vários NCMs que deixaram de existir e o IBPT não atualizou ainda a tabela, depois que passei a usar a da SEFAZ não tive mais problemas de rejeição de NCM.

Vamos ver se o pessoal do IBPT atualiza a tabela de NCM e disponibiliza até mesmo pq ela é completa com descrição e parâmetros de impostos :)

 

Editado por Fernando Di Pace
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa tabela de NCM está muito complicada.

Tenho a situação: 

NCM 48184090 que no site http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/PesquisarNCM.jsp?codigo esta como VALIDO

No IBPT tabela atualizada vigência ate 30/06/2016 TabelaIBPTaxRN16.1.A.csv esse mesmo NCM 48184090 está como VALIDO

Ao transmitir a NFC-e dá REJEIÇÃO NCM Inexistente ou inválido.

E agora o que se pode fazer alguém tem alguma solução??

Tem muitos produtos assim e já nao sei onde pegar a tabela correta que passa na validação...

Um verdadeiro terror!!

 

Editado por LIDERNetwork
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Este tópico foi criado há 1939 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.