Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Ajuda Balança Rodoviaria Filizola


  • Este tópico foi criado há 2949 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Bom dia!

estou com o seguinte problema, e gostaria, se possível, da ajuda dos foristas.

Estamos migrando para o win10 um micro que recebe, através do software da filizola, o peso da balanca em um arquivo .txt.

porem, ao mudar o SO de xp para 10, mesmo colocando as dlls nas pastas indicadas, a hardkey não e reconhecida.

Lembrei do acbrmonitor, mas não estou conseguindo configurar os parâmetros para o correto funcionamento da balanca.

A balanca  é rodoviaria filizola de 80ton. Estamos tentando usar o ACBR para gerar o arquivo .txt, porem estamos com o seguinte erro:

na porta COM 1 o peso aparece como -9
na porta COM 3 o peso aparece como 0

mesmo colocando carga na balanca esses valores nao mudam.

Sendo assim, acreditamos que o erro esta no fornecimento dos parametros. Tentamos reescrever os parametros no arquivo .ini mas nao tenho certeza se a sintaxe esta correta.

Essas sao as configuracoes que a balanca funcionava anteriormente (pelo sosftware da filizola, com a interface de usuario)

FILIZOLA - IDS protoc. continuo
Conexao: Escolher a porta COM (1 ou 3 acredito)
Baud Rate: 9600
Data Bits: 7
Stop Bit: 2
Parity: Even

no ACBR tem uma configuração INTERVALO, mas nunca usei essa configuração. Que valor devo deixar?

Lembrando que a interface da balanca e continua. Se o ACBR jogar o valor no arquivo .txt, conseguimos manipula-lo para que entre no sistema.

GRato.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Ola Regys!

 

obrigado pela resposta.

Mas a meu entender, o acbr não necessita de hardkey, estou correto? Lendo a documentação da filizola (PCScale), ela da toda a documentação para desenvolver um aplicativo que não precise da hardkey, inclusive a linguagem de comunicação consta na documentação aqui no projeto.

 

quanto as politicas de segurança, quais seriam? não tentei fazer isso.

 

se conseguir que leia a hardkey, posso usar o próprio leitor da filizola, apesar de que seria bem mais interessante usando o acbr, pois como a filizola não existe mais, digamos que essa hardkey de problema, não há como substituir.

 

grato

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

O Hardkey é do software ou da balança?

Ao invés de utilizar o Monitor, tente utilizar o programa de exemplo do ACBrBal para testar pois nele é mais fácil fazer as alterações de parâmetros.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

bom dia EMBarbosa!

 

obrigado pela resposta! o hardkey dessa balanca e uma peca de hardware que fica na porta serial. Quero eliminar a necessidade do hardkey e pelo que vi pelo acbr nem precisa do hardkey, pois a documentação do filizola pcscale menciona que o programador pode desenvolver uma solução sua, que não precisa do pc scale e que usa a documentação de comunicação direta, que pelo que eu vi, e como o acbr foi configurado.

 

esta correto meu raciocionio?

 

esse programa de teste do acbr bal fica na pasta do acbr monitor?

 

grato

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
1 hora atrás, Antonio Wilson Magro disse:

esta correto meu raciocionio?

Eu conheço o que é um hardkey... mas não conheço ESSE hardkey específico. Por isso que perguntei se era da balança ou do software. Se você diz que o hardkey é de um software, então a balança funciona sem o hardkey e provavelmente ela poderia funcionar no ACBr.

1 hora atrás, Antonio Wilson Magro disse:

esse programa de teste do acbr bal fica na pasta do acbr monitor?

Tem ele na área de Downloads. Talvez seria bom testar numa versão mais nova. Mas essa precisaria ser compilada usando o Lazarus ou Delphi.

A questão no entanto é saber se o protocolo dessa balança funciona no ACBr. Isso eu não consigo afirmar pois não conheço essa balança. Teria que verificar o manual de comunicação direta e verificar como é o protocolo.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Citar

Se você diz que o hardkey é de um software, então a balança funciona sem o hardkey e provavelmente ela poderia funcionar no ACBr.

Ola EMBarbosa! mais uma vez, obrigado pela resposta!

Corrigindo, informei que o hardkey se trata de uma peca de HARDWARE que fica na porta serial, e não um software.

 

Citar

A questão no entanto é saber se o protocolo dessa balança funciona no ACBr

O protocolo e IDS-Protocolo continuo. Retirei o pdf do programa pcscale e coloquei em anexo. Você poderia verificar (por gentileza), se o acbrbal reconhece esse protocolo?

 

grato

 

idsproto.pdf

apenas complementando, lendo a documentação, vi que caso o programador desenvolva uma aplicação, não precisa do hardkey, então acho que não eh pra precisar.

 

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
1 hora atrás, Antonio Wilson Magro disse:

Ola EMBarbosa! mais uma vez, obrigado pela resposta!

Corrigindo, informei que o hardkey se trata de uma peca de HARDWARE que fica na porta serial, e não um software.

Eu disse que você disse que o "hardkey é DE um software" e não que você disse que é UM software. Vou repetir novamente que eu sei o que é um hardkey.

Mas voltando ao protocolo... Faça o teste e anexe o log com a resposta da balança, por favor.

Pode ser que sua balança está configurada para retornar mais dados que o ACBrBal está preparado para receber.

 

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Eu desenvolvi a muito tempo atras um software para ler o peso de uma balança Filizola 80T, mas, não quero lhe desanimar, só consegui depois de dentro da minha aplicação chamar o arquivo lepeso.exe da própria Filizola, e, diga-se de passagem ficava obrigatoriamente na raiz do so, c:\, não poderia ser outra unidade. 

Depois de chamar este arquivo, dai eu fazia a leitura dos dados gerados no arquivo peso.txt ou lepeso.txt não me lembro exatamente qual era o nome. Não sei por qual motivo não consegui realizar a leitura diretamente na porta COM, acredito que tem algo a mais que a filizola não passa.

Att.

 

_____________

Prates, Agnaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Ola!

 

era assim que eu fazia antes!

usava o Lebalanca da filizola e abria os dados do arquivo txt pelo meu programa. Mas no Windows 10, o lebalanca acusa chave de licença hardkey não encontrada, dai ele não faz a leitura.

 

Se lesse o hardkey dai não teria problema...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Citar

Mas voltando ao protocolo... Faça o teste e anexe o log com a resposta da balança, por favor.

Ola EMBarbosa! desculpe pela confusão. Vou baixar o ACBRbal nos próximos dias e volto a postar os resultados. Se for esse esquema do que a balanca esta mandando de informação, fica mais fácil pois posso pedir pro pessoal que presta manutenção configurar o que ela manda, acredito.

 

grato

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
22 horas atrás, Antonio Wilson Magro disse:

Ola EMBarbosa! desculpe pela confusão. Vou baixar o ACBRbal nos próximos dias e volto a postar os resultados. Se for esse esquema do que a balanca esta mandando de informação, fica mais fácil pois posso pedir pro pessoal que presta manutenção configurar o que ela manda, acredito.

 

grato

 

Ok. Vou ficar aguardando.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...
  • Membros Pro

Bom dia a todos!

 

hoje que tive oportunidade de me voltar novamente ao problema da integração dessa balança.

Fui buscar os arquivos do acbrbal para realizar os testes, porem so achei o arquivo compilado.

Se eu precisar do arquivo fonte, ele esta disponível em algum local?

 

grato,

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
21 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

Boa tarde

obrigado!!

 

 

Agora, Antonio Wilson Magro disse:

 

obrigado!!

Eu tive uma ideia a respeito desse assunto, que foi a seguinte:

- para ter confiabilidade na pesagem, vou ligar uma impressora Epson lx300 na saída serial, para impressão por protocolo não continuo (precisa apertar o botão). Desse modo não existe nenhuma necessidade da hardkey, dll, etc. Hoje estão visualizando o peso e jogando no sistema. Não da pra auditar casos de erro humano, que eventualmente acontecem.

- Sendo assim, tive a seguinte ideia: Caso eu conseguir que o pc leia esse pacote que é enviado pra impressora ao apertar o botao, meu problema esta resolvido!

Combinei com o técnico que faz manutenção na balanca e o mesmo vira na empresa para verificarmos, para ler os dados da porta serial.Inclusive o mesmo citou que existem ate programas nativos que conseguem ler esses dados, então, acredito que estou no caminho certo. A única coisa que mudaria é que ao invés de um protocolo continuo, seria usado um não continuo, mas existiria integração e confiabilidade, igual era antes.

 

Acredito que a partir dai, entendendo melhor os protocolos e seu funcionamento, ficara mais fácil caminhar depois na parte de sftware

 

um abraco a todos e obrigado por enquanto!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2949 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.