Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Certificado da NF-e serve para o SAT?


Felipe Aron
  • Este tópico foi criado há 3017 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Preciso comprar um Certificado Digital para usar o SAT?

O equipamento SAT necessita do uso de Certificado Digital para emitir o Cupom Fiscal Eletrônico do SAT (CF-e-SAT). É por meio dessa assinatura que fica assegurada a proteção às transações eletrônicas e demais serviços efetuados pela internet, com validade jurídica garantida.

Dessa forma, na hora de adquirir o Certificado Digital para o SAT, o contribuinte poderá decidir entre duas opções de certificado para esse equipamento. A primeira opção é o certificado padrão AC-Sefaz, que é fornecido gratuitamente pela Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo (Sefaz – SP), para todos os contribuintes paulistas obrigados ao uso do equipamento SAT. A segunda opção é o certificado padrão ICP-Brasil, que é pago e poderá ser adquirido no mercado por meio das Autoridades Certificadoras.

A opção pelo tipo de Certificado Digital deverá ser feita pelo contribuinte antes de começar a utilizar o equipamento SAT, no momento de realizar a ativação do equipamento.

Para os contribuintes que optarem por utilizar o Certificado Digital para o equipamento SAT que é oferecido de forma gratuita pela Sefaz (padrão AC-Sefaz), o certificado estará disponível para todos os contribuintes paulistas que utilizarem o equipamento SAT no Estado. É importante lembrar ao contribuinte que ele deverá optar pelo certificado com esse padrão no momento em que estiver efetuando a ativação do equipamento. O Certificado Digital do SAT padrão AC-Sefaz será obtido da seguinte forma: o certificado será gerado pela Secretaria da Fazenda de São Paulo e instalado automaticamente no SAT durante o processo de ativação do equipamento.

O Certificado Digital em questão é específico do equipamento SAT e não pode ser confundindo com Certificado Digital de empresa (e-CNPJ ou e-PJ), sendo este último usado para acesso ao sistema de retaguarda da Sefaz e para identificar a pessoa jurídica ou física.

Ao utilizar o Certificado Digital, o equipamento SAT confere mais segurança e agilidade às transações, que são feitas via internet. O Certificado Digital do SAT protege tanto o contribuinte como a Secretaria da Fazenda, porque garante autenticidade e integridade dos documentos eletrônicos que são emitidos pelo equipamento SAT.

O uso do equipamento SAT está se tornando padrão no estado de São Paulo e irá substituir os atuais emissores de cupons fiscais (tecnologia ECF) e com isso irá diminuir os custos para o varejista e para o consumidor. Mais informações sobre o SAT estão disponíveis no link www.fazenda.sp.gov.br/sat.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

O certificado do SAT é completamente diferente do A3/A1...

Em 99% dos casos, será usado certificado fornecido pelo próprio SEFAZ ( gratuito ), que o próprio SAT baixa e instala de forma automática... E o SAT também cuidará de renova-lo, quando necessário...

Acho que até o momento, todos os SATs do mercado só são compatíveis com o certificado da SEFAZ 

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3017 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...