Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Alteração de Tributação do Item


danielznt
  • Este tópico foi criado há 2989 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia,

Estou tendo a seguinte dúvida no Sped Fiscal.

Tenho um cliente que cadastrou um produto no sistema como tributado 18% e esta vendendo desta maneira até então. Hoje ele descobriu pelo escritório que este produto é substituição, logo ele quer fazer a alteração da tributação do item pois esta pagando imposto a mais. No Sped Fiscal pelo que li no guia prático, não há nada falando de alterações de tributação, somente de alteração da descrição desde que não descaracterize o item.

Gostaria de saber se alguém conhece o procedimento correto a ser tomado nesse caso, se não há problema de ter movimentação de um mesmo item com dois tipos de tributação, ou se é melhor vender o item errado até o final do mês pagando assim mais imposto, ou cadastrar um novo item e dar esse cadastro errado como encerrado?

 

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.
Quanto à alteração na tributação do produto, este pode e deve ser feita o quanto antes. Após a devida alteração, é necessário que o “contador” faça um levantamento do quantum foi realmente pago ao fisco e, através de um processo administrativo pedir a restituição do valor indevidamente pago.

Tal procedimento é simples sem grandes complicações, no próprio Código Tributário Nacional há essa previsão, denominado “Repetição do Indébito” estabelecida em seu Art. 168, in verbis:

“Art. 165. O sujeito passivo tem direito, independentemente de prévio protesto, à restituição total ou parcial dotributo, seja qual for a modalidade do seu pagamento, ressalvado o disposto no § 4º do artigo 162, nos seguintes casos:
I - cobrança ou pagamento espontâneo de tributo indevido ou maior que o devido em face da legislação tributária aplicável, ou da natureza ou circunstâncias materiais do fato gerador efetivamente ocorrido;
II - erro na edificação do sujeito passivo, na determinação da alíquota aplicável, no cálculo do montante do débito ou na elaboração ou conferência de qualquer documento relativo ao pagamento;
III - reforma, anulação, revogação ou rescisão de decisão condenatória”. grifei.

Att.

  • Curtir 1

_____________

Prates, Agnaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @Agnaldo Prates

 

Obrigado pelo esclarecimento, porém ainda ficou faltando uma parte que é o seguinte: uma parte do mês o produto foi vendido como tributado na ECF, na outra parte se a gente corrigir o cadastro, será vendido como substituição tributária. A questão é, isso não vai dar problema no Sped uma vez que o registro 0200 sera informado como uma tributação e no corpo das movimentações, teremos registros tributados e não tributados. Teria alguma coisa a se fazer nessa questão, referente a escrituração do Sped mesmo, ou não há problema, e no caso o registro 0200 iria com a tributação novo já ?

 

Att,

 

Editado por danielznt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2989 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.