Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Daruma FS800i Perdendo comunicação do NADA


Paulinho
Ver Solução Respondido por Evandrobk,
  • Este tópico foi criado há 2669 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Fundadores

O erro é disparado na aplicação ? ou apenas fica registrado no Log ?

Não dá pra intuir quais comandos você está enviando apenas lendo o Log...

Por favor poste um passo a passo, de como reproduzir o mesmo problema no ECFTeste...

 

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica registrado no log, mas percebi que algumas vezes que a impressora perdeu a comunicação eu abri o log e a cada cupom fiscal cancelado estava este erro. Não constava nenhum outro erro de perda de comunicação e sim este erro que mostrei.

No ECFTeste, faz as configurações informando o modelo, a porta e a velocidade

clique no botao ativar

Abre cupom, vende item, subtotaliza, efetua forma de pagamento e fecha cupom. até ai tudo bem

em seguida faco o cancelamento deste cupom, neste momento que em algumas vezes como disse e dispara este erro.

Em minha aplicação após o fechar cupom dou comando de abre gaveta, ai no log ele aponta o abre gaveta correto e depois passa pela SEQ:107 CMD:13 EXT:0 CAT:7 RET:[TAB][NUL][NUL][NUL] TBR:0 BRS:"" CHK:136 e ja da o erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

A rotina de cancelamento, tenta Cancelar CCDs se os mesmos existirem... (comando 13)... mas a exceção é capturada internamente (não há nada que se preocupar)

Lembro de ter feito otimizações na rotina de Cancelamento de Cupom... verifique se seus fontes estão atualizados

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, estão atualizados (atualizei hoje pela manha o componente) achando que poderia ser isto. O mais interessante é que fiz os testes numa maquina com XP SP3 e no log em nenhum momento apareceu isto. Fui fazer os teste em outras duas maquinas (WIN7 ultimate 32 e 64 bits) respectivamente, e no log que sem encontra com nesses S.O esta exceção é disparada a praticamente em todas as vezes que se cancela o cupom. Mas tudo bem então, muito obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Caro Paulinho,

tenho exatamente o mesmo problema que você, um cliente nosso adquiriu um ECF deste modelo e constantemente perde a comunicação,

as vezes até mesmo durante a emissão do cupom quando este tiver TEF.

nossa situação está bastante complicada, pois o cliente utiliza bastante o equipamento.

já pensei em desenvolver um novo projeto alternativo, utilizando a DLL do fabricante, sem utilizar o componente ACBR, porém isto demandaria

de muito tempo.

você teria alguma sugestão do que poderia ser feito ??

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

O problema não é no componente e sim no driver de comunicação, é necessário pedir ao suporte da Daruma o driver mais atualizado, em drivers mais antigos desse modelo acontece a perda da comunicação com frequência, se não estou enganado eles haviam sanado isso em uma versão mais recente do driver.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Régys, estamos com um problema que aparenta ser insolúvel com este modelo de ECF (daruma fs800), já esgotamos todas as alternativas possíveis:

1) Atualizamos o ACBR

2) Atualizamos os drivers do fabricante

3) tentamos alterar todos parâmetros possíveis nas configurações do ACBR

4) vasculhamos todo fórum em busca de alguma idéia, sugestão etc ..

5) agora estamos com o equipamento do nosso cliente aqui conosco para tentar achar uma solução

e mesmo assim não estamos conseguindo solucionar nosso problema.

----------------------------------------------

Neste cliente tínhamos 2 ECF instalados, 1 bematech e 1 elgin k, em funcionamento a bastante tempo usando o componente ACBR e tudo 

funcionando normalmente, então nosso cliente precisou substituir a elgin k e adquiriu esta daruma, então começaram os problemas.

----------------------------------------------

estamos com a impressora aqui e fizemos vários cupons seguidos, todos com o mesmo cabeçalho, 1 produto apenas (sempre mesmo),

e a mesma condição de pagamento (sempre a vista).

Faz-se 1 cupom, 2 cupons, 3 cupons, 4 cupons, 5 cupons ..... todos iguais e em seguida, então de repente sem qualquer explicação o

programa trava, as vezes quando foi feito 3 cupons, as vezes 4 ou 5 ou 6.

as vezes trava quando logo após fazer o cabeçalho, as vezes nem inicializa o cupom, as vezes na condição de pagamento.

Isto acontece em qualquer computador, acontecia no nosso cliente, e acontece aqui também em equipamentos diferentes com versões distintas de windows.

-----------------------------

Tem vezes que faz vários cupons e não trava.

Não sabemos mais o que fazer, o pessoal da daruma até tentou nos ajudar, mas também não tivemos sucesso.

se alguém aqui do fórum tiver alguma sugestão, ficaríamos muito agradecidos, pois a única alternativa que nos resta é desenvolver um novo projeto utilizando a DLL da daruma, só que esta alternativa se torna muito custosa , visto que todo nosso projeto está baseado no componente ACBR , e teríamos que construir algo somente para este modelo.

obrigado

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Não há o que possa ser feito do lado do ACBr... Tudo que ele faz, e falar com o ECF através de uma PORTA SERIAL.

Se o driver do fabricante não emula corretamente uma COM virtual, ou se ele apresenta problemas, esse problema deve ser levado AO FABRICANTE

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que deve haver alguém que utiliza este modelo de equipamento com o componente ACBR e deva estar funcionando, não sei como seria possível publicar o nosso problema para que alguém possa dar uma sugestão ??

Deve ser alguma configuração do ECF ou algum parâmetro ....

Esqueci de mencionar anteriormente que o ECF bematech que utiliza o mesmo modelo (escecf) está funcionando perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

@katcharowski,

Você anexou algum Log do ACBrECF com o ECF que dá problema ? (eu não achei)

O Log pode dar informações importantes para a analise...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alô Daniel, obrigado pelo retorno, estou anexando 3 logs:

1º log (naoabriu.txt) - Tentei acessar o programa, e nem abriu, travou, provavelmente quando estava lendo o nº de série ou data ou hora ...

2º log (fez3etravou.txt) - Consegui acessar o programa e consegui fazer 3 cupons seguidos todos iguais, mesmo cliente, mesmo produto e qtde e valor, mesma condição de pagamento (a vista), o quarto cupom, fez o cabeçalho e travou !

3º log (canc1fez9canc1travou.txt) - Consegui acessar o programa e cancelei o cupom que iniciei no passo anterior, então consegui fazer 8 cupons seguidos (todos iguais novamente), fiz o 9º e cancelei antes de fechar, fiz o 10º  e tudo foi bem, sai do programa e cancelei  o ultimo, e então travou novamente ....

--------------------

Isto acontece aleatoriamente, as vezes consegue-se fazer 1,2,3,4,5 cupons as vezes mais, as vezes menos.

As vezes acontece quando abre o Menu Fiscal, as vezes acontece depois de cancelar um cupom

canc1fez9canc1travou.txt

fez3etravou.txt

naoabriu.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Veja você mesmo os Logs...

Em nenhum deles, há qualquer tipo de falha de comunicação ou erro... e o ECF respondeu normalmente (TX, RX)

Muito provavelmente o problema está na sua aplicação...

Para reportar problemas para a equipe do ACBr, certifique-se de reproduzir o problema nos "Demos" oficiais do projeto... que nesse caso é o ECFTeste.exe

 

 

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Daniel, obrigado pelo seu retorno.

Não posso concordar com você absolutamente, pelos seguintes motivos:

1) Em nenhum cliente nosso acontece isso (e olha que são muitos ...)

2) Por que seria problema na nossa aplicação, se é a mesma em todos os clientes e a única diferença é no momento que a aplicação entra no ar e é "setado" o modelo da impressora, ou seja se utilizar modelo "A" ou modelo "B" ou modelo "C" funciona, e quando "setado" para utilizar este modelo não funciona. É problema na nossa aplicação ? Se for problema na nossa aplicação então o que dever ser feito no momento em que é determinado que deve se utilizar este modelo ??? Veja abaixo parte do código onde é determinado o tipo de ECF:

-----------------------------------------------------------------------------------------

            for indice := 0 to 17 do
            begin
                if qci910.FieldByName('modelo_ecf').AsString = GetEnumName(TypeInfo(TACBrECFModelo), indice) then
                begin
                    tdadosdb.sintegecf.Modelo := TACBrECFModelo( indice );
                    tdadosdb.sintegecf.Porta  := qci910.fieldByName('porta_conexao').asstring;
                end;
            end;
-------------------------------------------------------------------------------------------

3) Não existe nenhuma exceção em nosso projeto, que diferencia o uso de um modelo ou outro, se for necessário alguma parametrização diferente para este modelo, por favor me diga.

4) Neste mesmo cliente onde foi instalado este ECF, há também um ECF Bematech que utiliza o mesmo modelo (ecfescECF), que funciona perfeitamente a bastante tempo. Então pela sua dedução, nossa aplicação tem um problema de que natureza ? Se realmente existir um problema, eu não consigo nem imaginar qual seria o princípio para detectar tal problema.

Perdoe-me por tomar seu tempo com meu problema, pois sei que não me deves nenhuma explicação, e de forma alguma estou cobrando qualquer atitude. Passamos a usar este componente a uns 6 anos atrás e até então todas as dúvidas que tivemos procuramos resolve-las sozinhos, só que neste caso, esgotamos todas as nossas alternativas.

Para solucionar este problema, nosso cliente adquiriu o outro modelo de ECF e colocou no lugar deste, que vai ficar desativado temporariamente.

Obrigado a todos que tentaram nos ajudar.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Olá estava com a mesma situação. 

Horas minha aplicação comunicava com a Daruma FS800i e horas travava. Sempre tendo que desligar e religar a impressora, ou então finalizar o aplicativo e iniciar novamente. E como disse em situações diversas com os mesmos testes. 

Foi realizados testes com o programa da assistência a qual vendeu a impressora fiscal. E após alguns cupons também travou. A assistência trocou a fonte e solicitou para desinstalar o driver da Daruma e instalar o diver (compartilhado em https://drive.google.com/open?id=0B7ZvS1wjEhJSZ0swM0pTYVJnLVE)  que eles tinham recebido do suporte da http://www.desenvolvedoresdaruma.com.br/

Fiz os testes novamente com minha aplicação e mesmo assim travava. Verifiquei que a porta sempre é ativada e desativada a cada comando pois faço o mesmo para a impressora Bematech MP-4200 TH FI II o qual já temos alguns clientes com ela utilizando e usa o mesmo protocolo (ecfEscECF) da Daruma FS800i. Alterei a propriedade controle da porta para realizar apenas para a bematech, e até a impressora está estável. 

Obs:
 - Vi que no teu log o mesmo é realizado, ativado e desativado a porta.

 - As configurações da porta alterei conforme imagem em compartilhada (https://drive.google.com/file/d/0B7ZvS1wjEhJSSENsUnlNdFUyaTQ/view?pref=2&pli=1)

 

 Faça o mesmo e boa sorte. Espero que funcione ;)
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Boa noite, estou atualizando para incluir e reomologar o sistema e me deparei com o mesmo problema, ecf de teste aqui na leitura x, apenas o comando simples do acbr várias vezes dá o erro, já fiz o indicado por todos anteriormente e nada. seguem os logs se alguem puder ajudar, se eu resolver reporto.

log lx.log

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me deparei com o mesmo problema, ecf de teste aqui na leitura x, apenas o comando simples do acbr várias vezes dá o erro, já fiz o indicado por todos anteriormente e nada. seguem os logs se alguem puder ajudar, se eu resolver reporto.

primeiro no meu sistema, mas depois reproduzi o erro no exemplo.

acbrlog.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

O problema parece ser no ECF... O ACBrECF está agindo de acordo com o protocolo EscEcf...

Ele pergunta o Status ao ECF, e o mesmo retorna WAK (ocupado)...

-- 15/06 19:56:39:237          Status TX -> [ENQ][NUL]
-- 15/06 19:56:39:238                 RX <- [WAK][16][ETX][NUL][NUL][NUL] (566)
-- 15/06 19:56:39:289          Status TX -> [ENQ][NUL]
-- 15/06 19:56:39:290                 RX <- [WAK][16][ETX][NUL][NUL][NUL] (567)
-- 15/06 19:56:39:341          Status TX -> [ENQ][NUL]
-- 15/06 19:56:39:347                 RX <- [WAK][16][ETX][NUL][NUL][NUL] (568)

Ou seja, o loop está no Sw.Básico do ECF... entre em contato comm o Fábricante...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois ...
  • Membros Pro
  • Solution

Realmente não é problema com o ACBR não, falei com o pessoal da DARUMA e me passaram a informação abaixo.
 

Citar

Bom dia Evandro,

 

O primeiro passo é garantir que o driver USB dela está atualizado. Baixe a última versão diretamente pelo link abaixo:

http://www.desenvolvedoresdaruma.com.br/home/downloads/Site_2011/Drivers/Driver_USB_FS800i.zip

Após atualizá-lo, precisamos saber também a versão do firmware da impressora.

Faça o seguinte:

1.      Desligue a impressora;

2.      Ligue segurando o botão AVANÇO;

3.      Ao imprimir o menu, selecione a opção Relatório de configuração;

4.      Confira a data de hora da versão do firmware e me envie, por favor.

 

Também é importante sabermos se essa situação causa travamento na impressora ou não.

Para sabermos isso, faça o seguinte:

5.      Quando a impressora perder a comunicação, peça para o cliente testar se o papel dela avança ao apertar o botão AVANÇO;

 

Segundo e-mail me mandaram:

 

Citar

Boa tarde Evandro,

Pelo que vi aqui, a versão do firmware dela está desatualizada e nas versões mais antigas, tínhamos algumas situações de travamento, assim como vocês tiveram agora.

Como essa atualização demanda uma Intervenção na impressora, não podemos fazer diretamente com você, já que é uma impressora de PDV.

 

O cliente deverá encaminhar a impressora para uma assistência técnica e eles farão os devidos processos juntamente com a equipe da nossas fábrica, o pessoal do pós-venda. Caso seja necessário, pode pedir para que eles acionem o João Batista lá. Como esse processo com as FS800i ainda é relativamente novo, não são todas as assistências que já conhecem os procedimentos, por isso damos essa “dica”.

Qualquer dúvida, fico à disposição.

 

Atenciosamente,

Luís Carlos Ribeiro Junior
Social Developer | Núcleo Integração com Desenvolvedor

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal , eu li todo o tópico , vi todos os testes que vcs realizaram , e vou afirmar que tb fiz todos os testes possíveis com nosso sistema de pdv , que já roda a mais de 10 anos , somente com essa impressora FS800i vem apresentando esse problema , e já não sei mais o que faço!

Alguém aqui , conseguiu alguma resposta da daruma que não seja ter que enviar todos equipamentos que estão apresentando esse problema para a fábrica?

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2669 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...