Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Cupom SAT autorizado em duplicidade


sgeinformatica
  • Este tópico foi criado há 2934 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

No dia 04/01 tivemos um problema inusitado, e descobrimos que o SAT registrou 3 vendas iguais
Entramos no site da secretaria da fazenda para consultar e encontramos 3 cupom sat 24390 / 24391 / 24392
Todos com mesmo valor, e mesmo nro. lancamento de venda 581637
No nosso sistema tem apenas 1 venda, e no log que registra as requisicoes tem apenas 1 requisicao para autorizar o cupom

No arquivo de LOG, ficou registrado que o programa de frente de caixa pediu autorização para imprimir o cupom as 10:04:34
Nos temos uma segunda aplicacao apenas para conversar com o SAT, e ele retornou que a autorizacao foi dada as 10:11:27
Isto é, 7 minutos depois
Nesse tempo a aplicacao ficou parada aguardando o retorno.
Depois disso apareceu 2 cupom extra autorizados.
A algum tempo atras se nao me engano, eu li aqui no forum, que o timeout para conversar com o SAT quem determina é DLL 

Se fosse nossa aplicacao que tivesse autorizado, teria mais 2 linhas de LOG para o mesmo nro. de venda, o que nao ocorreu.
Nos descobrimos isso, porque fiz um relatorio para mostrar nro. de cupom faltando num determinado periodo

A unica explicacao que chegamos que isso provavelmente deve ser algum falha de comunicacao da DLL com o SAT
Provavelmente a DLL tentou autorizar o cupom por 2 vezes, e somente na 3a que obteve reposta.
Eu imagino que o componente não deve ficar tentando autorizar o cupom varias vezes, o Daniel conseguiria responder isso melhor.
O SAT é da marca Elgin

Alguém já passou por isso?
 

Log.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Se foram autorizadas 3 vendas é porque foram enviados 3 requisições ao aparelho. Talvez o operador na ansiedade apertou o enter por diversas vezes e aplicação permitiu. Não é uma afirmação, mas sim uma hipótese.

Equipe ACBr Sérgio Assunção
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Tudo que o ACBrSAT faz é chamar o método da DLL, e aguardar a resposta do método... o ACBrSAT nunca fala diretamente com o SAT

Veja o Log gerado pelo ACBrSAT... todos os envios e respostas ficam registrados nele...

Extraia o Log do SAT, e veja os envios de dados que a DLL fez ao SAT

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Daniel, no log do ACBrSAT apareceu as 3 requisições de venda

Na primeira venda me parece que esta normal.

 - 10:04:37:096 - -- 10:04:37:088 - numeroSessao: 283532 - Comando: EnviarDadosVenda( <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

Ja na segunda venda, apareceu a seguinte mensagem : 

 - 10:09:10:840 - ACBrSAT.Inicializado
 - 10:09:14:053 - -- 10:09:14:004 - numeroSessao: 470985 - Comando: EnviarDadosVenda( <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

Sera que isso pode ter sido uma oscilação na energia e o aparelho de SAT desligou e ligou novamente?

Constatei que e o computador esta ligado apenas no estabilizador.

Mas o nosso frente de caixa fez apenas uma requisição. 

To meio perdido, não consigo imaginar a causa do problema

 

LOG_ABCrSAT.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Se no Log do ACBrSAT há 3 requisições, então é porque a sua aplicação fez 3 requisições...

Repare que não há loops dentro do ACBrSAT, que poderiam ter causado esse tipo de problema...

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Como eu poderia resolver isso?

No caso o ACBrSAT gera um numero de sessão automático quando utiliza o metodo ACBrSAT1.EnviarDadosVenda(ArquivoXml);

Eu posso gravar o numero da sessão na minha tabela utilizando o evento OnGetNumeroSessao

Se houvesse uma falha na aplicação e eu não obtivesse a resposta com o xml autorizado, como eu ainda tenho o numero da sessão, seria possível eu obter esse XML autorizado passando como parâmetro o numero da sessão ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Com o "OnGetNumeroSessao", você pode gerar o seu próprio numero de sessão...

Use o comando "ConsultarSessao", para saber o resultado dela... Se o CFe foi gerado, ele será devolvido a essa consulta, e o ACBrSAT preencherá o ACBrSAT.CFe

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Os 3 arquivos XML estavam na pasta que o ACBrSAT gravou automaticamente.

Deve ter dado algum erro que eu nao sei qual é, o usuario deve ter fechado a aplicacao que faz a autorizacao, e como estava na fila a ser autorizado, então pediu autorizacao novamente.

Mas se minha aplicação for fechada, quando abre novamente e consulta pelo numero da sessao, ela nao existe mais.

Eu poderia dar carga do XML para dentro do meu sistema a partir do XML que fica na pasta que o ACBrSAT gerou.

O arquivo gerado fica com esse nome mais ou menos assim : AD35160160633369000244590000273170243907756934.xml

Antes de eu usar o metodo ACBrSAT1.EnviarDadosVenda(ArquivoXml) tem como eu saber esse nome?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

No XML (e na chave) existe o numero cNF que você determinou na sua aplicação...

 AD35160160633369000244590000273170243907756934.xml

<cNF>775693</cNF>

Use esse número para saber se o XML é referente a uma venda que você já enviou

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Provavelmente o erro em nossa aplicação deve estar apos usar o método ACBrSAT1.EnviarDadosVenda(ArquivoXml)

Depois do método nós extraímos do XML o nro. do cupom, data e hora de emissão e mais algumas coisas, alem de gravar o XML no banco.

Para evitar esses erros no futuro, logo apos o ACBrSAT1.EnviarDadosVenda(ArquivoXml) vamos gravar um arquivo de log onde vai ter o caminho e nome completo do arquivo XML que o ACBrSAT acabou de salvar. Se acontecer algum erro e a aplicação fechar, quando abrir novamente temos condição e buscar o XML na pasta e subir para o banco.

Mas você comentou sobre a tag cNF, e nós não estávamos utilizando ela.

Olhei no manual e encontrei a seguinte descrição :

Código numérico que compõe a Chave de Acesso. Número aleatório gerado pelo emitente para cada CF-e para evitar acessos indevidos do CF-e.

Você sabe me dizer se eu mandar 2 cupom com o mesmo cNF, o SAT vai recusar o segundo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Humm.. me enganei, o cNF é gerado pelo SAT...

Acho que a sua estratégia é boa... crie um diretório de transações pendentes...e tudo que acabou de ser finalizado, grava lá... quando a aplicação subir, desfaz tudo que estiver lá...

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • Membros Pro

Ola Siscomp

Na realidade o problema era na nossa aplicacao. Nos temos uma tabela com a lista dos cupom a serem impressos.

Temos tambem uma aplicacao autonoma que serve apenas para ler essa tabela e autorizar o cupom.

O erro aconteceu logo apos o comando  ACBrSAT1.EnviarDadosVenda(ArquivoXml)

Nesse ponto o cupom ja havia sido autorizado, mas nao gravamos o XML no banco de dados, entao nosso programa autorizou a venda novamente.

Para resolver esse problema criamos um campo para controlar as requisicoes que ja foram feitas ao SAT.

Entao quando isso acontece, ao inves de autorizar o cupom uma segunda vez, o programa vasculha a pasta dos XML e grava no banco de dados.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Boa Tarde, sgeinformatica

   Muito obrigado pela atenção. No meu caso não fica gravado o 1º xml na pasta do sistema ou no banco de dados e o aparelho transmiti esse CFe ficando registrado o somente o último CFe transmitido. O que pudemos notar é que quando ocorre o retorno "Sat em processamento. Tente novamente" é que acontece o problema de duplicidade. Antes de enviar o EnviarDadosVenda verificamos se já existe o número de CFe  ou Chave de Acesso para não deixar o Sistema enviar novamente a mesma venda e mesmo assim ocorre o problema. 

 

Editado por SisComp - Proc. de Dados
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2934 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.