Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Tamanho Papel - Impressora Nao Fiscal


Alisson Suart
Ver Solução Respondido por Daniel Simoes,
  • Este tópico foi criado há 2268 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde,

Estou com uma duvida que não localizei no fórum.

Meu cliente adquiriu uma impressora térmica não fiscal da RWTECH. Ela funciona com driver do Windows, então fiz todo o processo de impressão pelo Fortes.

Minha duvida foi quanto ao tamanho do papel, pois no manual da impressora, consta que o tamanho da impressão eh de 72mm e não 80mm como seriam o padrão.

Tentei modificar isso no tamanho da coluna na propriedade do componente, porem quando eu faço a impressão, o comprovante emite pela metade da bobina, a largura. Ou seja, eu preciso setar como 302 pra que funcione normal.

Mas mesmo 302, não estava funcionando normal, ele comia as bordas direita e esquerda, não importando o tamanho que eu colocasse de margem.

Minha solução foi acessar os fontes do fortes, e colocar la propriedade Paper Width = 72 mm.

Com isso, a impressão ficou perfeita.

Em ESC POS eu tentei imprimir, pois ela vem com cabo serial, mas estou recebendo a mensagem : Communication Failed: Função não encontrada.

quando eu consegui fazer impressão com driver Generic text, não resolve pois não vem impresso o QRCode nem código de barras.

 

Eu estou com o problema resolvido, fazendo o paper width 72, mas minha duvida é. Esta propriedade não seria a mesma de LarguraBobina que tem no componente ?

 

Ou eu estou confundindo algo ?

 

Obrigado.

 

Deux Software Soluções e Sistemas

Ribeirão Preto - SP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores
  • Solution

A qual componente você se referindo ?? Já tentou ajustar em: ACBrSATExtratoFortes1.LarguraBobina ?

 

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Daniel, no Extrato Fortes mesmo.

Eu tentei ajustar justamente nesta propriedade LarguraBobina, só que quando mando imprimir, o impresso fica "fininho", ou seja, em uma bobina de 80mm, ele imprimiu na metade da largura. cortando.

Visualizando no preview, aparece certinho, mas mandando pra impressora fica errado.

Entao eu modifiquei diretamente no Report, colocando o paperWidth 72 e resolveu meu problema temporariamente.

Hoje eu vou tentar debugar com calma, pra verificar o que ta acontecendo. Se é minha a falha ou se tem algo acontecendo.

Assim que achar, eu posto a informação aqui.

 

Obrigado.

 

 

Deux Software Soluções e Sistemas

Ribeirão Preto - SP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Não consigo compreender o problema... Por favor anexe imagens que demonstre o mesmo...

Não podemos aplicar a modificação nos fontes, de fixar um novo valor de paperWidth.. isso irá afetar as aplicações que não usam esse tamanho...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz, Segue anexo os impressos e uma visualização.

 

Eu modificando na propriedade Fortes.LarguraBobina = 72, acontece a falha que mencionei. O Impresso e Visualização ficam ficam fininhos na tela. Ao que tudo indica, o componente esta modificando a propriedade Width e não a propriedade PaperWidth como deveria.

Eu anexei tb a impressão correta, quando eu modifico pra 72 no paperwitdh, que fica correto pra mim (meu caso por conta da impressora imprimir 72mm).

E anexei tb quando eu não modifico, ou seja, o paperwitdh 80mm, que as bordas ficam incorretas.

 

72_impresso.jpg

72_Report_Alterado.jpg

80_Sem_alterar.jpg

72_visualizando.jpg

 

Deux Software Soluções e Sistemas

Ribeirão Preto - SP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confirmando aqui nos fontes, eu vi essa parte aqui

procedure TACBrSATExtratoFortesFr.FormCreate(Sender: TObject);
begin
  fNumItem  := 0 ;
  fNumPagto := 0 ;
  fNumObs   := 0 ;
  fObsFisco := TStringList.Create ;
  fHeightDetItem := rlbDetItem.Height;
  fResumido := false;
 
  fACBrSATExtrato := TACBrSATExtratoFortes(Owner) ;  // Link para o Pai
 
  with fACBrSATExtrato do
  begin
    rlVenda.Width := LarguraBobina; // aqui acho que deveria estar : rlVenda.PageSetup.PaperWidth := LarguraBobina;    
    rlVenda.Margins.LeftMargin   := Margens.Esquerda;
    rlVenda.Margins.RightMargin  := Margens.Direita;
    rlVenda.Margins.TopMargin    := Margens.Topo;
    rlVenda.Margins.BottomMargin := Margens.Fundo;
 
    rlCancelamento.Width := LarguraBobina; // Aqui mesmo caso.
    rlCancelamento.Margins.LeftMargin   := Margens.Esquerda;
    rlCancelamento.Margins.RightMargin  := Margens.Direita;
    rlCancelamento.Margins.TopMargin    := Margens.Topo;
    rlCancelamento.Margins.BottomMargin := Margens.Fundo;
  end;
end;
 
Pra mim ficou certo quando modifiquei essa propriedade.
 

 

Deux Software Soluções e Sistemas

Ribeirão Preto - SP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

O que é um relatório correto ? (favor anexar uma imagem)

72 parece ser um tamanho muito pequeno para uma bobina... já tentou aumentar esse valor ?

Se mudarmos isso agora, podemos quebrar o funcionamento de muitas aplicações...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em anexo eu coloquei a impressão correta do meu Cupom. Ficou com todas as margens corretas.

Esta impressora não fiscal que tenho aqui, da marca RWTECH, ela tem uma largura de impressão menor que as outras. Ela ta inclusive no manual 72mm.

Eu já tentei utilizar 80mm, mas ai perco o código do produto do lado esquerdo e perco o valor do produto do lado direito (Isto sem informar margens direita/esquerda).

Porém quando eu reduzo o paperWidth para 72mm, a impressão ficou correta. (Conforme imagem anexo). Esta impressão em anexo, esta configurada com 72mm de largura, sem margens. Porem utilizando uma bobina padrão 80 mm.

 

Eu estou comentando essa parte do Width x paperWidth, pq se vc fizer um teste ai, na versão do Extrato pra Fortes, colocando 80 no LarguraBobina e mandando visualizar o cupom, vc verá que na tela mesmo ele já aparece errado.

Eu entendi que ao invés disto :

rlVenda.Width := LarguraBobina;

deveria ser isto :

rlVenda.PageSetup.PaperWidth := LarguraBobina;

 

O Width do Report correto eh 302mm.

Ao meu ver, eu entendi que a propriedade setada ficou errada. Ao invés de ser width deveria ser paperwidth. (pois o paperwidth padrão, definido no próprio componente, é 80mm).

Como não tivemos questionamento quanto a isso, concordo com vc de NAO alterar o componente ainda. Eu farei minhas modificações manualmente.

 

72_Report_Alterado.jpg

 

Deux Software Soluções e Sistemas

Ribeirão Preto - SP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Por favor ajuste para o valor correto... por motivos já explicados.. não vou modificar o funcionamento dessa propriedade...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem problemas, não precisa modificar.

Só pra comentar, eu fiz o seguinte:

Exclui os .pas do Fortes e mandei baixar novamente do SVN.

Setei a propriedade :

ACBrSATExtratoFortes1.LarguraBobina    := 80;

o Resultado visualizando esta em anexo.

 

 

72_visualizando.jpg

 

Deux Software Soluções e Sistemas

Ribeirão Preto - SP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom Dia, Pessoal
Estou com problema na Impressão do Extrato da Venda do SAT. Utilizo a opção Fortes o teste está sendo feito em uma impressora Elgin i9.
Estou usando a configuração: 
Largura:302
Topo:5
Fundo:4
Esquerda:4
Direita:4
Quando inserimos até uma determinada quantidade de Itens na impressão sai certinho a impressão (conforme está no anexo: Correto.jpg). A Partir de uma determinada quantidade de itens a margem da esquerda do Extrato vai aumentando (conforme está no anexo: Errado.jpg) e acaba cortando as informações ,mesmo eu utilizando as mesmas configurações citadas.
O ACBR foi atualizado hoje(19-02-2016), juntamente com a reinstalação do FortesReport que está no site do ACBR.
Já verifiquei o fonte do ACBrSATExtratoFortesFr.pas e não consegui resolver.
Alguém já passou por esse problema e poderia me ajudar?

Errado.jpg

correto.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Isso é controlado pelo Spooler do windows... você precisa configurar no Windows, um tamanho de papel maior... dependendo do driver da impressora, há uma opção específica para isso..

Outra alternativa é usar EscPOS, que não depende do Spool do windows

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa tarde, pessoal!

Estou com um problema semelhante com uma impressora TANCA TP509 que utiliza bobina de 57mm. Algumas informações no cupom estão saindo cortadas e outras sobrepostas, como por exemplo o CNPJ e o valor aproximado dos tributos.

Estamos utilizando o processo de impressão pelo Fortes, e já realizamos diversos testes de configuração, mas não estamos conseguindo que todas as informações saiam impressas por completo no cupom.

Pelo que verifiquei o padrão são 80mm, mas preciso utilizar com 57mm que ainda é aceito pelo layout de impressão no manual do SAT.

Alguém já passou por esse problema e tem alguma idéia de que caminho podemos seguir?  Preciso muito da ajuda de vocês.

Segue anexo uma imagem do cupom para visualizarem a impressão.cupom_SAT.thumb.jpg.f233c3ff7f18b0223c5a76cdd6b3d158.jpg

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Acho que o Relatório não foi preparado para suportar esse tamanho de bobina...

Tente EscPos... o ajuste de colunas costuma ser melhor...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel,  também estou com o mesmo problema.

Tava dando uma olhada no componente, e tenho algumas dúvidas:

1) No campo Modelo,  o que devo selecionar, uma vez que a impressora do meu cliente é Tanca (não está listado no combo)? ppTexto?

2) No meu cliente, é só eu setar o campo PORTA para 'USB'? Eu sou apenas desenvolvedor para terceiros, e não tenho a impressora que meu cliente está utilizando.

Estou dando uma olhada nos fontes da pasta Exemplo do AcbrSAT, e fiz alguns testes via TXT (pois não tenho a impressora).

3) Notei que quando eu diminui a quantidade de colunas, o cabeçalho (Dados da Loja e dados do cliente) não respeitou a diminuição das colunas, mas o restante sim.

Muito obrigado desde já.

SAT-texto.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Daniel,

minha dúvida é se podia ser alguma configuração que eu podia alterar. Então é um possível bug?

Minha dúvida é se isso está funcionando com outras pessoas que possuem impressora bobina 57 mm ou esse meu cliente é o primeiro que está utilizando o Acbr com uma impressora com bobina 57 mm

Outra dúvida: para o meu cliente Tanca, o que eu seleciono nos campos Porta e Modelo, uma vez que não tem o modelo no combo/lista de valores do componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Não tenho a menor ideia... nunca testei com essa impressora ou tamanho de bobina...

A Tanca é compatível com EscPos

A porta dependerá de como você configurou a sua impressora 

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores
Em 31/07/2017 at 10:49, felipenapa disse:

3) Notei que quando eu diminui a quantidade de colunas, o cabeçalho (Dados da Loja e dados do cliente) não respeitou a diminuição das colunas, mas o restante sim.

Isso está correto, pois o Componente usará o numero de Colunas condensado, para imprimir essas informações...  De acordo como o padrão EscPos a proporção é:

constructor TACBrPosRazaoColunaFonte.Create;
begin
  FCondensada := 0.75;
  FExpandida := 2;
end;  

 

Em 31/07/2017 at 10:49, felipenapa disse:

2) No meu cliente, é só eu setar o campo PORTA para 'USB'? Eu sou apenas desenvolvedor para terceiros, e não tenho a impressora que meu cliente está utilizando.

Informar "USB"não funciona... use a COM virtual criada pela Impressora ou "RAW:Nome_Impressora_Windows"

Em 31/07/2017 at 10:49, felipenapa disse:

1) No campo Modelo,  o que devo selecionar, uma vez que a impressora do meu cliente é Tanca (não está listado no combo)? ppTexto?

Tanca é 100% compatível com Epson Esc/Pos

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores
Em 28/07/2017 at 13:26, raphaeldib disse:

Alguém já passou por esse problema e tem alguma idéia de que caminho podemos seguir?  Preciso muito da ajuda de vocês.

Não parece ter nada errado com a Impressão do Extrato SAT, em bobinas pequenas... verifique se seus fontes estão corretamente atualizados...

Veja esse PDF em anexo:

 

ExtratoSAT_200_pixels.pdf

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...

Boa tarde . estou usando com Lazarus . Usando impresao em Fortes, modelo  SL-300S Sweda . configurei como :

Largura=280
MargemTopo=2
MargemFundo=2
MargemEsquerda=2
MargemDireita=2

 

Tentei com Largura = 300 , Diversas Configuracoes . da impressao que sai sempre do mesmo jeito , nao ta saindo tambem o Logo .. Nao sei o que fazer . se algum tiver algo parecido e puder me ajudar agradeço .

Desde ja agradeço

 

Adilson PAZZINI

 

sat_fortes.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2268 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.