Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

ICMS / DIFAL / FCP / CEST / NCM


  • Este tópico foi criado há 2822 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde, pessoal!

Sei que aqui existem posts sobre o assunto, porém, estou com umas dúvidas de entendimento. Então, resolvi compartilhar com vocês, pois podem existir pessoas com as mesmas dúvidas que eu.

Já revirei na internet sobre estes assuntos (ICMS / DIFAL / FCP / CEST / NCM) e estudei bastante sobre eles, porém, foram surgindo dúvidas.

Após vários estudos, as minhas conclusões foram:

ICMS:

- O Diferencial de Alíquota (DIFAL) foi incluído na nova regra do ICMS; 

- A porcentagem do Fundo de Combate à Pobreza (FCP) vai variar de acordo com cada Estado e, que para isso, temos que consultar as leis de cada um para poder, finalmente, realizar os devidos cálculos;

- A base de cálculo do ICMS será a base simples (pois a Nota Técnica 2015.003 v1.50 retira a tabela da sistemática de cálculo de base dupla);

- É preciso observar as alíquotas internas e alíquotas interestaduais para operações interestaduais (ex: venda de SP para SC);

- Haverá a partilha do ICMS para as UFs Origem e Destino, seguindo a tabela;

- As empresas remetentes devem informar, no campo de “Informações Complementares”, os valores descritos no grupo de tributação do ICMS para a UF de destino, conforme escrito na Nota Técnica 2015.003 v1.60.

CEST / NCM:

- 1 CEST pode possuir 1 ou mais NCMs;

- 1 NCM pode possuir 1 ou mais CESTs;

- A partir do dia 01/04/2016, o CEST será obrigatório na NF-e;

Dúvida: Existe alguma tabela atualizada e oficial com estes dois campos, e suas descrições?

 

Gostaria de pedir para alguém que já esteja bastante interado sobre o assunto avaliar minhas conclusões.

 

Observação: Tudo o que eu pesquiso leva à legislação (leis estaduais/federais), porém, sou extremamente leiga e não tenho paciência nenhuma de ler sobre estas leis e decretos. Sou Bacharel em Ciência da Computação, e trabalho em uma empresa de TI.

 

Espero que alguém me ajude! Estou um pouco "desesperada" com isso haha.

Obrigada, desde já!

Editado por Carla Beatriz Carvalho
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...
  • 2 semanas depois ...
  • 3 meses depois ...
  • Este tópico foi criado há 2822 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.