Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Implementação CEST - Problemas


  • Este tópico foi criado há 2934 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Olá a todos,

Com a obrigatoriedade da informações do CEST para operações com ICMS-ST chegando aí, estou implementando a tag em meu emissor de NFC-e. Mas ao tentar enviar recebo o erro: "Falha na validação dos dados da nota: XXX"

Segue em anexo o XML gerado.

Outra dúvida... A informação do CEST também será obrigatório em NF-es?

Desde já agradeço a atenção

nfce.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Atualizei o componente como um todo... Resolvido

Pelo que testei aqui o número do CEST ainda não está sendo validado. O mesmo já está podendo ser usado em ambiente de produção?

Editado por doidopb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Régys... Obrigado.

Seguindo uma orientação sua em outro tópico, eu criei um campo CEST no cadastro do produto, para o usuário digitar o mesmo caso queira. Eu digo caso queira, pois eu automatizei da seguinte forma, na hora que o usuário informa o NCM do produto, o aplicativo automaticamente verifica na tabela do CEST qual o código CEST usado em par com o NCM informado, e o preenche automaticamente.

Isso me gerou a seguinte dúvida... Eu sou obrigado a informar o CEST somente quando o CFOP for o 5.405 ou posso sempre informar o CEST em qualquer operação?

Desde já agradeço a atenção

Editado por doidopb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Primeiro lembre-se que a tabela é um muito para muitos, então um NCM pode ter vários códigos CEST.

O CEST existe somente para operação com mercadorias que estão sobre o regime de substituição tributária, somente este e nenhum outro.

  • Curtir 1

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
1 hora atrás, Régys Silveira disse:

Primeiro lembre-se que a tabela é um muito para muitos, então um NCM pode ter vários códigos CEST.

O CEST existe somente para operação com mercadorias que estão sobre o regime de substituição tributária, somente este e nenhum outro.

Correto, o fato é que eu quero tentar facilitar a vida do cliente. Portanto quando ele digitar o NCM o programa vai sugerir o CEST a ser usado. No caso de um NCM com vários CEST, o programa vai sugerir um deles e se o cliente quiser mudar ele pode mudar. Acha que fica ruim assim? Como você está fazendo?

Como estou implementando o CEST agora, eu criei uma aplicação para percorrer os produtos cadastros atualmente em meus clientes (que ainda não tinham a opção de CEST) e checar se o NCM dos mesmos possui algum CEST relacionado, se sim, cadastra o CEST automaticamente, do contrário meus clientes teriam que cadastrar todos os CEST manualmente até 31/03/16. Após isso observei que meus clientes realizam vendas de muitos produtos que se encontram na lista de NCMs do CEST usando o CFOP 5.102,  e com isso o XML vai com tag CFOP = 5.102 e tag CEST preenchida. Não está dando erro. Isso é errado?

Editado por doidopb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Eu faria o seguinte, se houver mais de um CEST mostre uma tela com todos os CEST para aquele NCM e deixe o usuário escolher.

Por experiência própria, fazer tudo automaticamente pelo cliente, gera problemas e inconvenientes.

  • Curtir 2

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
34 minutos atrás, Régys Silveira disse:

Eu faria o seguinte, se houver mais de um CEST mostre uma tela com todos os CEST para aquele NCM e deixe o usuário escolher.

Por experiência própria, fazer tudo automaticamente pelo cliente, gera problemas e inconvenientes.

Boa sugestão, farei isso... E quanto a questão do XML com CFOP 5.102 + código CEST? Tem problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
Em 07/03/2016 at 09:53, doidopb disse:

Boa sugestão, farei isso... E quanto a questão do XML com CFOP 5.102 + código CEST? Tem problema?

Bom dia!

no caso só testando, lembrando que ainda não está sendo validado ainda a CEST!

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

A questão de combinação CFOP + CEST ou + NCM, acredito ser uma questão de buscar informação em uma contabilidade, pois esse questionamento já é de mais responsabilidades fiscais.

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil
___________________________________________________________________________
Site Oficial: www.isaquepinheiro.com.br 
Youtube: youtube.com/isaquepinheirooficialbr
Facebook: facebook.com.br/isaquepinheirooficialbr
Instagram: instagram.com/isaquepinheirooficialbr
Linkdin: https://www.linkedin.com/in/isaquepinheirooficialbr

Conheça o Projeto ORMBr Framework for Delphi - https://www.ormbr.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Conforme está na NT2015.003-150

.-Incluída regra de validação N23-10 para exigir o preenchimento do campo CEST se houver destaque do ICMS-ST (campo vICMSST),

exceto para o grupo de Partilha do ICMS (campo ICMSPart).

.-Alterada a regra de validação N23-10 obrigando a informação do CEST na NFC-e nas mesmas condições da NF-e.

.-Estabelece a data da regra de validação do CEST (N23-10) para 01/04/2016 (em ambiente de produção), conforme definido no Convênio ICMS 139/2015

 

Isso é só pra constar

abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Pelo que li em https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/convenios/convenio-icms/2015/convenio-icms-146-15

 “§ 1º Nas operações com mercadorias ou bens listados nos Anexos II a XXIX deste convênio, o contribuinte deverá mencionar o respectivo CEST no documento fiscal que acobertar a operação, ainda que a operação, mercadoria ou bem não estejam sujeitos aos regimes de substituição tributária ou de antecipação do recolhimento do imposto.”; 

Creio não ter problemas, na verdade pelo entendimento do texto acima é até PRECISO que seja sempre informado o CEST, independente do CFOP, desde que o NCM esteja nessa lista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.