Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Atualização automática do sistema, via Web e Lan


sismais
  • Este tópico foi criado há 2610 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Olá pessoal. Gostaria de contratar (se o preço estiver acessível), alguém para desenvolver um pequeno aplicativo para atualizar minhas aplicações automáticamente pela web, e também uma distribuição do EXE e oturos arquivos pelos computadores da Lan.

O Atualizador irá ter 2 funcionalidades em uma.

1. Ele deverá verificar, se há internet, e verificar em um Banco MySQL se há uma nova versão do sistema disponível. Se houver ele baixa ou verificar se essa versão já não esta disponível na pasta de distribuição no servidor.

2. Ele deverá ou baixar os arquivos necessários na internet, ou buscar no diretório do servidor (que pode ser uma pasta ou mesmo um FTP local), e atualizar os arquivos do terminal.

Requisitos:

- Desenvolvimento:
-- Delhi, podendo ser em versão mais nova, e disponibilização dos fontes completos e razoavelmente comentados.
-- Conexão com MySQL remoto para verificação de novas versões.
-- Conexão com FTP.
- Download e descompactação de alguns arquivos, já outros download e distribuição somente.
- Deverá mostrar o progresso do Download, e ter tratamentos para falhas na conexão (Tentar novamente, cancelar, etc.).

Informações e propostas enviar por mensagem ou Skype: maicon.interprise.

Obrigado, aguardo.



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Oi Maicon

Acredito que possa ser uma necessidade da grande maioria dos desenvolvedores Pascal.

Gostaria de aproveitar essa oportunidade para sugerir a criação de uma ferramenta open ou free dependendo muito é claro do numero de interessados e colaboradores.

Já faz algum tempo que estamos trabalhando numa ferramenta pascal para web, compilando em Delphi Sealte e Free Pascal.

Acredito que em breve estaremos com Delphi compilando para Linux e com isso nossa ferramenta já está sendo desenvolvida esperando essa novidade.

Se está disposto e não tem muita pressa podemos reunir um numero razoável de interessados e dar inicio a essa sua carência.

Os requisitos:

Citar

- Desenvolvimento:

Depende do numero de participantes, pode ser coletivo ou privado.
 

Citar

-- Delhi, podendo ser em versão mais nova, e disponibilização dos fontes completos e razoavelmente comentados.

Delphi 32 e 64 e Free Pascal 3.1 ou superior.

Citar

-- Conexão com MySQL remoto para verificação de novas versões.

Podemos criar uma classe abstrata e deixar o usuário definir a conexão.

 

Citar

-- Conexão com FTP.

HTPP ou HTTPS sem duvidas e rodando local e web sem precisar de Nginx, Apache ou similares;

 

Citar

- Download e descompactação de alguns arquivos, já outros download e distribuição somente.

Usando classes nativas das IDEs.

 

Citar

- Deverá mostrar o progresso do Download, e ter tratamentos para falhas na conexão (Tentar novamente, cancelar, etc.).

Pode ser possível mas vai depender muito do recurso existir na IDE.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Então Waldir Paim

Deve ter uma galera com essa necessidade mesmo. Não estou com muita pressa não, mas o quanto antes melhor. Esta ferramenta que está trabalhando, tem previsão de quando ficará pronta? Precisam de ajuda em alguma implementação? Gostaria de conversar mais a respeito sim.

6 horas atrás, xyberx disse:

 Eu tenho e fiz tudo isso de vários jeitos diferentes, se precisar só entrar em contato.

 [email protected] ou [email protected]

Bacana xyberx, enviei um email pra ti.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, maiconsaraiva disse:

Então Waldir Paim

Deve ter uma galera com essa necessidade mesmo. Não estou com muita pressa não, mas o quanto antes melhor. Esta ferramenta que está trabalhando, tem previsão de quando ficará pronta? Precisam de ajuda em alguma implementação? Gostaria de conversar mais a respeito sim.

Bacana xyberx, enviei um email pra ti.

 Esperando aceite no Skype...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Maicon,

Nossa ferramenta já está pronta!

Já usamos em produção e temos nossa própria rotina de atualização.

A proposta de open source é para tentar prestigiar e contemplar os usuários delphi e free pascal com uma alternativa de atualização on-line e usando a própria linguagem que tantos disseram que já tinha morrido e ainda se mexe com muita força.

Desde 2009 com a chegada dos webservices da nf-e muitos devem ter pesando igual eu, to ferrado como vamos resolver isso, de que forma vamos enviar, assinar os xmls.

Então o tempo passo e ninguém morreu como previsto e continuam por ai sorridentes e gordinhos.

Hoje temos uma estrutura muito grande com a chegada dessas novas IDEs, delphi e Lazarus e o HTTP e JSON são praticamente nativos nelas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Então vai ai Waldir!

lembro do Daniel lá em 2004 ! ele falou no fórum da devmedia mas quase ninguém o ajudou de começo!

hoje veja onde está o projeto!

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Juliomar,

Opa, acompanho o trabalho da equipe do ACBr, estou usando desde 2005 e sou muito grato pelo esforço deles, e sempre que posso tento contribuir da melhor forma possível.

Quanto ao projeto de atualização automática, ele já existe e está funcionando em nosso ERP, porém o código está em nosso repositório privado, em breve nossa equipe escolherá uma licença para então podermos publicá-lo.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Que ótimo Waldir Paim

Vocês tem alguma previsão de quando poderão estar liberando os códigos? Se desejar, me disponho a já iniciar os testes, posso usar alguns clientes que concordariam em usar ela para já ir testando. Podemos estar reportando Bugs, e sugestões de melhorias também. E caso venha liberar os fontes em Open, posso contribuir no que puder no desenvolvimento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Em relação à linguagem, creio que o Delhpi ainda vai dar muito o que falar por ai. Não tenho do que reclamar, tem atendido bem minhas necessidades, a única dificuldade fica somente para programação Web. que nativamente ainda não tem nada plauísivel, não sei nas novas versões. mas até a pouco não tinha. Mas como já está atuando bem para Mobile, logo deverá ter soluções eficientes para Web. Ou alguém já conhece alguma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Maicon,

Esclarecendo alguns pontos:

- O Delphi com IntraWeb desenvolve para web desde a versão 7, com bastante muito material didático gratuito na internet.
- DataSnap oferece suporte para web nas versão mais recentes.

Porém, desenvolver em Delphi para web usando RAD e VCL é impraticável, pois o HTML, CSS e JS evoluíram muito, nos oferecendo hoje frameworks extremamente produtivos como Bootstrap e AngularJS. É praticamente impossível o Delphi acompanhar a evolução desses frameworks tentando gerar código web fazendo "wrappers" de componentes VCL para componentes web. Mas há ferramentas RAD para desenvolvimento de front-ends (clients) extremamente produtivas e com preços acessíveis, WebStorm é um bom exemplo disso, usamos ele aqui na empresa.

Tendo em mente o quesito acima, nossa proposta não será trabalhar criando front-ends em Delphi, e sim levar todo a regra de negócio para uma infraestrutura robusta que facilitará desenvolver a parte o back-end (server), e pretendemos iniciar dando suporte a Delphi XE8+(32/64) e Free Pascal 3.1.1+(32/64), desenvolvendo uma solução multiplataforma com alta performance, sem depender de frameworks Indy, Synapse, ICS, mORMt etc., e também sem depender de servidores web como Ngnix, Apache, Lighttpd etc., ou protocolos lentos como proxy reverso, CGI, SCGI, FastCGI, módulo Apache etc.

A parte client ficará a critério do programador, onde ele poderá escolher qualquer solução do mercado, desde que ela consiga consumir dados em JSON numa estrutura RESTful, e sabemos que hoje em dia isso não é mais problema, pois o próprio Delphi possui componentes para integrar VCL facilmente com qualquer API RESTful.

Qualquer duvida, estamos a disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Waldir Paim

Em relação ao Delphi para Web o que quis dizer foi justamente isso. Tem soluções sim, mas nada que valia apena investir em programação para Web com ele, visto que existem ferramentas bem melhores (Para programação Web). Vou dar uma pesquisada nas dicas que me passou, obrigado. Aqui na empresa estamos em um dilema para saber se investimos no Desktop ou mudamos para Web.

Voltando ao tópico, sua ideia é interessante, mas pelo que vejo iria demorar um tempo para poder iniciarmos o uso correto?. Neste caso preciso ainda encontrar alguma alternativa ainda que mais simples para resolver minha necessidade atual, porém continuo disposto a contribuir no projeto com o que puder. Como pretendem dar os próximos/primeiros passos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Maicon,

A solução já está praticamente pronta, falta como já te disse definir a licença e uma parte da documentação.

Outra definição que estamos aguardando é o lançamento do delphi para compilar em linux para os testes finais.

Em relação a programação Web!

Aqui vamos seguir o seguinte caminho:

No ERP temos a versão cliente servidor já rodando e no delphi seatle, estamos migrando ela para a consumir api em rest como foi descrito acima e vai rodar tanto local como web pois vai ser uma questão de escolha do cliente onde ele vai instalar o server dele.

Mobile optamos nesse momento por Java mas também consumindo Api.

Web propriamente dita rodando no browser vamos usar https://angular.io/ para construir nossos apps mas não penso em migrar nesse momento todo ERP para cá.

Então veja o cenário acima e são varias frentes, hoje em dia não tem como uma única e exclusiva linguagem atender toda essa demanda.

Então faça sua escolha mas olhe o mercado como um todo, use cada uma ferramenta ou linguagem para executar o que ele tem de melhor e não queira adoçar uma xícara de chá com uma pitada de sal que ai não vai dar certo.

Agora como você mesmo disse voltando ao tópico:

Essa questão do tempo é muito relativo como diria Einstein, mas estamos trabalhando aqui para ver se final de maio ou inicio de junho desse ano já tenhamos alguma coisa pronta e liberada para uso geral. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • Moderadores

Este aqui é um anúncio, onde a pessoa está contratando alguém pra fazer o serviço pra ela! então acho que deve de procurar a pessoa e contratar pra fazer pra ti também!

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois ...
Em 11/03/2016 at 11:48, maiconsaraiva disse:

Boa noite, conseguiu moldar a atualização via web/lan ?



 

 

Site: www.sfconsultoriati.com.br

Skype: sfrancisco4

Email: [email protected]

Whatsapp: (11) 9 9145-4657   https://wa.me/5511991454657

Cursos Whatsapp :   https://wa.me/5511971494662

Instagram & Facebook: Delphi Hero

logo_sf_pequeno.jpg.8a9021e87f5679e09069b8f4c409b4a0.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2610 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...