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dev botao

Avalista Itau


eric100
  • Este tópico foi criado há 2607 dias atrás.
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Boa tarde!

 

Estou tentando homologar um boleto do banco Itau, e preciso passar os dados de sacados/avalista.

Na classe do boleto já passo seguindo o código:

#code

Sacado.SacadoAvalista.NomeAvalista := EntAvalista.Ent_nome;

if EntAvalista.ent_fisica_juridica = '0' then
  Sacado.SacadoAvalista.CNPJCPF   := EntAvalista.cpf
else
  Sacado.SacadoAvalista.CNPJCPF   := EntAvalista.cnpj;

Sacado.SacadoAvalista.Logradouro  := Endereco.Logradouro;
Sacado.SacadoAvalista.Numero       := Endereco.numLogradouro;
Sacado.SacadoAvalista.Bairro          := Endereco.bairro;
Sacado.SacadoAvalista.Cep             := tiraponto(Endereco.cep);
Sacado.SacadoAvalista.Cidade        := Cidade.cidade;
Sacado.SacadoAvalista.Uf                := Cidade.uf;

#code

No arquivo remessa é preciso que gere o registro 5, segundo o manual ( (OPCIONAL – DADOS DOSACADOR AVALISTA) , pg 09) para que as informações referentes ao protesto sejam passadas os banco.

Link do manual: http://download.itau.com.br/bankline/layout_cobranca_400bytes_cnab_itau_mensagem.pdf

 

Outro ponto foi na tentativa de homologação que mesmo eu passando as informações manualmente, no sistema do banco elas não apareciam. Fiz um teste invertendo os CNPJs do sacado e sacador e inserindo no campo:  TIPO DE INSCRIÇÃO DA EMPRESA no registro DETALHE o Valor "04" e os dados entraram corretamente no sistema do banco citado.

Descrição do manual:

Em notas (1) TIPO/Nº DE INSCRIÇÃO DA EMPRESA/SACADOR : "Se o título for negociado, deverão ser utilizados para indicar o CNPJ/CPF do sacador (cedente original), uma vez que os cartórios exigem essa informação para efetivação dos protestos "

 

Gostaria de saber se alguem já passou por esse ponto, e em minha análise juntamente com o banco, para dar entrada nos dados de protesto eu preciso passar a informação conforme descrito acima. 

 

Estou implementando na classe do banco Itau desta maneira, se alguem tiver outra análise a respeito favor informar para implementar na melhor maneira possivel.

 

 

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  • Administradores

Bom dia.

Em relação ao registro do tipo 5, é necessário realizar a implementação.

14 horas atrás, eric100 disse:

Outro ponto foi na tentativa de homologação que mesmo eu passando as informações manualmente, no sistema do banco elas não apareciam. Fiz um teste invertendo os CNPJs do sacado e sacador e inserindo no campo:  TIPO DE INSCRIÇÃO DA EMPRESA no registro DETALHE o Valor "04" e os dados entraram corretamente no sistema do banco citado.

Não entendi esta parte.

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

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Bom dia.

Montei um arquivo de remessa na mão, para enviar ao banco para testar. Montei o registro 5 e passei no campo " Nº DE INSCRIÇÃO DA EMPRESA (CPF/CNPJ) " o CNPJ da empresa emitente e os dados do sacador no registro 5.

Subi o arquivo para o banco, consultei no sistema deles e os dados no sacador não constavam lá.

Peguei uma remessa antiga do cliente e constatei que no campo " Nº DE INSCRIÇÃO DA EMPRESA (CPF/CNPJ)" do detalhe estava o CNPJ do sacador e o campo " TIPO DE INSCRIÇÃO DA EMPRESA" estava com o valor 04. Além disso no registro 5 constava o CNPJ da empresa emitente.

Ou seja, no campo CNPJ do detalhe do título passa-se o CNPJ do sacador, e no registro 5 passa-se o CNPJ do emitente.

Fiz o teste desta forma e consultei no sistema do banco e estavam lá as informações.

Olhando no manual do banco, na pagina 15: " Se o título for negociado, deverão ser utilizados para indicar o CNPJ/CPF do sacador (cedente original), uma vez que os cartórios exigem essa informação para efetivação dos protestos. Para este fim, também poderá ser utilizado o registro tipo “5”."

Mandando passar 04 neste caso.

 

Conseguiu entender?

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Bom dia.

Só para esclarecer, emitente e sacador são as mesmas pessoas. 

Sacador/Emitente. Aquele que "saca" tira um título de crédito e entrega ao tomador credor, contra o sacado, no caso o banco .

Sacador/Avalista. Neste caso, o "Sacador/Avalista" é o proprietário do titulo de crédito que foi cedido pelo sacador principal, sendo neste caso, cedente e cessionário respectivamente.

Portanto, caso o título "boleto" não tenha sido negociado, "cedido", então, neste caso para atender ao requisito dos cartórios, faz-se necessário constar a inscrição do sacador original, ou seja, o emitente do título.

Desse modo, observar se o referido campo é obrigatório no caso de cobrança simples sem registro.

_____________

Prates, Agnaldo

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Desculpe a confusão com os nomes, onde escrevo sacador, me refiro ao sacador/avalista.

Criei uma regra na classe, caso todos os dados do sacador/avalista esteja preenchido, cria-se o registro 5 e é feito essa troca dos cnpj's acima citados. Gostaria de saber se os senhores(as) acreditam que possa causar problemas para alguem, visto q somente fará isso no Itau e caso preencha TODOS os dados do sacador/avalista.

Editado por eric100
portugues
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  • Administradores

Boa tarde.

Acho que vai ficar mais fácil com a unit para ser analisada :)

Att.

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  • 1 mês depois ...
  • 3 semanas depois ...
  • Administradores

Boa noite.

Além dos dados do Avalista serem informados qual outra informação define se o título irá para cartório? A instrução de protesto não seria mais adequada?

Att.

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  • 2 semanas depois ...
  • 2 semanas depois ...
  • Administradores

Bom dia.

Ainda não foi concluída a análise, porém considerando sua última resposta entendo que a remessa terá informações de protesto e o boleto não, isto está correto?

Att.

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  • 2 semanas depois ...

Bom dia. Negativo.

A mensagem sai no boleto sim. Com os dias conforme a mensagem descrita acima. "Protestar em X dias após o vencimento".

O registro 5 da remessa contempla os dados do Avalista, como nome, CPF, endereço...etc

if GerarLinhaAvalista then
    begin

      {Pegando Tipo de Sacador}
      case Sacado.SacadoAvalista.Pessoa of
        pFisica   : ATipoSacador := '01';
        pJuridica : ATipoSacador := '02';
      end;

      wLinha:=  '5'                                                            + // 001 a 001 - IDENTIFICAÇÃO DO REGISTRO TRANSAÇÃO (6)
                PadRight(Sacado.SacadoAvalista.Email, 120, ' ')                + // 002 a 121 - ENDEREÇO DE E-MAIL DO PAGADOR
                ATipoSacador                                                   + // 122 a 123 - IDENT. DO TIPO DE INSCRIÇÃO DO SACADOR/AVALISTA
                PadLeft(OnlyNumber(ACBrBoleto.Cedente.CNPJCPF),14,'0')         + // 124 a 137 - NÚMERO DE INSCRIÇÃO DO SACADOR AVALISTA
                PadRight( TiraAcentos( Sacado.SacadoAvalista.Logradouro  + ',' +
                                      Sacado.SacadoAvalista.Numero       + ',' +
                                      Sacado.SacadoAvalista.Complemento
                                    ), 40, ' ')                                + // 138 a 177 - RUA, Nº E COMPLEMENTO DO SACADOR AVALISTA

                PadRight( TiraAcentos( Sacado.SacadoAvalista.Bairro), 12, ' ') + // 178 a 189 - BAIRRO DO SACADOR AVALISTA
                PadRight(Sacado.SacadoAvalista.Cep, 8, ' ')                    + // 190 a 197 - CEP DO SACADOR AVALISTA
                PadRight( TiraAcentos( Sacado.SacadoAvalista.Cidade ), 15, ' ')+ // 198 a 212 - CIDADE DO SACADOR AVALISTA
                PadRight(Sacado.SacadoAvalista.Uf, 2)                          + // 213 a 214 - UF (ESTADO) DO SACADOR AVALISTA
                space(180)                                                     + // 215 a 394 - COMPLEMENTO DE REGISTRO
                IntToStrZero(aRemessa.Count + 1, 6);                             // 395 a 400 - NÚMERO SEQUENCIAL DO REGISTRO NO ARQUIVO

      ARemessa.Text:= ARemessa.Text + UpperCase(wLinha);
    end;

Parte do código inserido na classe, conforme dito acima, são os dados completos do avalista.

Editado por eric100
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  • 6 meses depois ...

Hoje tive que atualizar a biblioteca do acbr, e vi que minhas alteração não foram incluídas. Já fazem 8 meses que meu clientes utilizam... Gostaria muito de colaborar com a comunidade, porém vejo que por alguma razão minhas alterações não foram aceitas. Se alguém puder me dar um feedback com o motivo, eu agradeceria.

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  • Administradores

Boa tarde.

Iremos verificar e lhe retornar.

Att.

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