Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Integração com o provedor IMAP / SIAM


  • Este tópico foi criado há 2684 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa noite,

Preciso adicionar um novo provedor da NFS-e aqui do nordeste, o nome dele é o IMAP. Entrei em contato com a equipe de integração deles e em resposta eles enviaram toda a documentação para integração com o Webservice deles. 

O Webservice segue o padrão ABRASF 2.02 e não existe ambiente de homologação ainda, somente produção. Eles disponibilizam apenas uma pagina web que valida os XMLs, só isso.

Então queria saber por onde começo a implementar, quais arquivos devo alterar para esse novo provedor no acbrnfse e se vocês sugerem alguma forma para testar o funcionamento sem precisar emitir notas substanciais.

Após a implementação eu postarei aqui os fontes para serem comitados.

Estou anexando os únicos 2 exemplos de XML que eles me deram.

01 - ConsultarLoteRps - Envio.xml

01 - RecepcionarLoteRps-Envio.xml

Editado por Acacio
Colorindo palavras com informações importantes e adição de texto de contribuição com o projeto

Acácio R. Salgueiro
Desenvolvedor, Graduando em Ciência da Computação (UNIT) e Matemática Aplicada e Computacional (UFS)

Developer, Graduate Student in Computer Science (Tiradentes University) and Applied and Computational Mathematics (Federal University of Sergipe)
Site: www.tutotec.com.br
Twitter: @Salgueiroso
Facebook: facebook.com/acacio.salgueiro
+55-79-99999-2082
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Acácio,

Faça o seguinte procure por proABase em todos os fontes do ACBrNFSe, ou seja, os fontes que estão na pasta: ...\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFSe e ...\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFSe\PCNNFSe.

Veja o que foi feito para o provedor ABase, pois ele também segue a versão 2 do layout da ABRASF.

Alterado os fontes para suportar o novo provedor, você vai ter que criar um arquivo INI para ele, aos moldes do ABase.INI e incluir as cidades atendidas por esse novo provedor no arquivo Cidades.INI

Como você sabe os arquivos INI encontram-se na pasta: ...\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFSe\ArqINI

Por fim seria interessante conseguir com esse provedor os arquivos XSD (Schemas) que são usados pelo componente para validar o Lote antes do seu envio.

De posse dos arquivos XSD, devemos criar uma pasta em: ...\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFSe\Schemas com o mesmo nome do provedor e colocar dentro dela os Schemas.

Pelo que eu pude ver pelo XML de exemplo de envio do Lote, o provedor realmente segue a versão 2 do layout da ABRASF, sendo assim você não vai ter muitos problemas em implementar.

Antes de dar inicio a implementação favor certificar-se que todos os seus fontes estão atualizados, ou seja, todos tem uma bolinha verde no ícone dos arquivos.

Assim que estiver pronto "zipa" somente os aquivos alterados e os que foram criados e anexa aqui mesmo no fórum para que possamos avaliar e estando tudo OK vamos enviar para o repositório.

Tome muito cuidado para não alterar algo que venha prejudicar o funcionamento de outros provedores.

Bom trabalho.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Ítalo

Infelizmente não estou conseguindo implementar este provedor porque estou muito confuso com os campos do arquivo INI.

Então vou postar aqui os arquivos que a SIAM enviou a mim, e se alguém se tiver disponibilidade para implementar já é meio caminho andado.

Posso postar aqui depois todas as cidades atendidas por este provedor, mas no momento tenho apenas esta:

SE 2804805 - Nossa Senhora do Socorro

O problema desta provedor que tem limitado minha iniciativa é que eles ainda não possuem ambiente de homologação. Apenas produção.

Ele possui apenas 3 métodos, EnviarLoteSincrono, ConsultarLote e mais um que não recordo no momento e não usa certificado, pelo que vi usa autenticação basica.

Tentei diversas vezes implementar aqui nos arquivos INI mas sem sucesso.

Seguem as instruções enviadas pelo pessoal do provedor:

CONCEITO

O Módulo de Geração de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) do SIAM e todos
os seus serviços disponibilizados, seguem o modelo nacional de NFS-e, versão 2.02, 
definido pela Associação Brasileira de Secretários e Dirigentes das Finanças dos 
Municípios das Capitais (ABRASF) e pela Receita Federal do Brasil (RFB).

"O funcionamento do sistema de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica consiste em um 
conjunto de funcionalidades automatizadas, disponibilizado, por meio de recursos 
da tecnologia da informação, aos prestadores e tomadores de serviços que geram e 
recebem notas fiscais. Utilizando estas funcionalidades os contribuintes podem 
gerar, cancelar e consultar notas fiscais de forma automatizada. O modelo prevê 
duas soluções para o sistema de NFS-e a serem disponibilizadas para o contribuinte:

Solução on-line, disponibilizada no sítio da Administração Pública Municipal,
na Internet.
Solução Web Service, que permita a integração com os sistemas próprios dos 
contribuintes e/ou um aplicativo cliente, disponibilizado pela Administração 
Tributária Municipal"

A descrição completa dos métodos deverá ser obtida diretamente do Manual de 
Integração e no Modelo Conceitual, disponíveis no próprio site da ABRASF nos 
seguintes endereços:

     Manual de Integração Manual de Integração

     Modelo Conceitual Modelo Conceitual

SOLUÇÃO ON-LINE

A solução on-line consiste na utilização de funções, diretamente do sítio da 
Administração Pública Municipal, utilizando um navegador Internet (Browser), 
independente de plataforma usada para acesso, utilizando identificação por meio 
de login e senha. Os serviços de Recepção e Processamento de Lote de RPS e o 
serviço de Consulta de Lote de RPS estão disponíveis no SIAM visando a 
integração entre os sistemas dos Prestadores de Serviço da Prefeitura Municipal.

SOLUÇÃO WEB SERVICE

Para iniciar o processo de homologação, é necessário que o prestador adeque-se 
aos padrões utilizados e realize os devidos testes para consumir o Web Service, 
através da url http://ws.imap.org.br/siam/Nfse.svc. Assim que o processo de 
homologação for concluído, o prestador deverá solicitar, através do ambiente de 
produção, o credenciamento do mesmo. Os serviços de Consulta de Lote de RPS e o 
serviço de Enviar Lote de RPS Síncrono estão disponíveis no Web Service visando 
a integração entre os sistemas dos Prestadores de Serviço da Prefeitura Municipal.

MODELOS DE DOCUMENTOS

     Modelo - Enviar Lote de RPS Síncrono Modelo - Enviar Lote de RPS Síncrono

     Modelo - Consulta de Lote de RPS Modelo - Consulta de Lote de RPS

VALIDAÇÃO DE XML

Atenção: os arquivos XML deverão apontar como referência xmlns 
o link http://ws.imap.org.br/siam/nfse.xsd para realizar corretamente a validação.
 

©Copyright 2016 - Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro-SE

 

01 - ConsultarLoteRps - Envio.xml

01 - RecepcionarLoteRps-Envio.xml

NFSe-IMAP-SIAM.txt

Editado por Acacio
Correção dos anexos

Acácio R. Salgueiro
Desenvolvedor, Graduando em Ciência da Computação (UNIT) e Matemática Aplicada e Computacional (UFS)

Developer, Graduate Student in Computer Science (Tiradentes University) and Applied and Computational Mathematics (Federal University of Sergipe)
Site: www.tutotec.com.br
Twitter: @Salgueiroso
Facebook: facebook.com/acacio.salgueiro
+55-79-99999-2082
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia a todos,

A implementação desse provedor esta fácil.

Pelos os exemplos notei que ele segue a versão 2 do layout da ABRASF.

O que esta faltando é os schemas (arquivos XSD) para que possamos validar o Lote de RPS antes do seu envio.

É interessante ter um exemplo do envelopamento do envio do lote.

Acácio, o exemplo que você anexou trata-se da montagem do Lote de Rps a ser enviado, antes do seu envio ele é envelopado.

Vamos chamar esse provedor como SIAM.

Com base no que foi disponibilizado já foi possível implementar o provedor.

Fico no aguardo dos Schemas e do layout do envelope para finalizar a implementação.

Já vou disponibilizar o que já esta pronto.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italo,

Entrei em contato com o pessoal do SIAM pedindo um xml com o envelope completo, as cidades atendidas, os XSDs, o ambiente de homologação e a autenticação(por login e senha ou certificado).

Estou aguardando retorno deles.

Acácio R. Salgueiro
Desenvolvedor, Graduando em Ciência da Computação (UNIT) e Matemática Aplicada e Computacional (UFS)

Developer, Graduate Student in Computer Science (Tiradentes University) and Applied and Computational Mathematics (Federal University of Sergipe)
Site: www.tutotec.com.br
Twitter: @Salgueiroso
Facebook: facebook.com/acacio.salgueiro
+55-79-99999-2082
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois ...

Boa noite Italo.

Como combinado no início desta postagem (meses atras ¬¬ ), finalizamos a implementação do provedor Siam (Viva!!!).

Testado e retestado varias vezes.

Entrei em contato com o Siam pedindo a lista de todas as cidades atendidas por eles. Mas em resposta eles negaram alegando que não divulgavam estas informações por questões de estratégia de negócio deles.

Estou anexando aqui os arquivos com as alterações.

Siam.ini - Arquivo com os dados do provedor.

Cidades.ini - Contem a unica cidade que conheço (Nossa Senhora do Socorro - SE) onde fiz a implementação do Siam.

nfse.xsd e xmldsig-core-schema20020212.xsd - Schemas da nfse do provedor.

pnfsNFSeW_ABRASFv2.pas - Tive que alterar algumas linhas para os tratamentos do xml do Siam.

pnfsLerListaNFSe.pas - Adicionei o campo situação na classe TRetornoNFSe para simplificar o tratamento da situação do lote no retorno.

Antes de postar aqui eu atualizei todos os fontes do ACBr para ter certeza de que não conflitaria em nada.

Estou a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

Acácio R. Salgueiro
Desenvolvedor, Graduando em Ciência da Computação (UNIT) e Matemática Aplicada e Computacional (UFS)

Developer, Graduate Student in Computer Science (Tiradentes University) and Applied and Computational Mathematics (Federal University of Sergipe)
Site: www.tutotec.com.br
Twitter: @Salgueiroso
Facebook: facebook.com/acacio.salgueiro
+55-79-99999-2082
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia adms.

Ainda estou aguardando o feedback de vocês sobre meu código postado acima. Finalizei a integração do provedor Siam e estou aguardando o retorno de vocês sobre a aceitação das alterações no repositório ou não.

Abraços

Acácio R. Salgueiro
Desenvolvedor, Graduando em Ciência da Computação (UNIT) e Matemática Aplicada e Computacional (UFS)

Developer, Graduate Student in Computer Science (Tiradentes University) and Applied and Computational Mathematics (Federal University of Sergipe)
Site: www.tutotec.com.br
Twitter: @Salgueiroso
Facebook: facebook.com/acacio.salgueiro
+55-79-99999-2082
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Acácio,

Muito obrigado pela colaboração, ainda hoje estarei enviando para o repositório.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2684 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.