Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Equipamento MFE SAT Ceará


Ver Solução Respondido por diegoburlamaque,
  • Este tópico foi criado há 2429 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde, Cristiano.

Primeiramente, obrigado pelo retorno.

Entrei em contato hoje cedo com a SEFAZ-CE (Núcleo do MF-e) e falei com a Rejane, que me confirmou a compatibilidade entre o Driver MF-e o emular SAT de SP. Foi até por isso que decidi postar aqui, pois não conseguia de forma alguma comunicar, como pode ver no outro post. 

Quanto a segunda parte da sua resposta, deixe-me ver se eu consegui entender o que você disse com "O que é compatível é a interface do instalador com o seu aplicativo comercial (ACBR)." 

O que está disponível é a integração entre o meu sistema e as funções chamadas para a DLL (MFe.dll), é isso? Ou seja, como a maioria dos casos que li, minha classe já desenvolvida para o S@T precisaria apenas da troca de chamada da DLL para então realizar a comunicação com o aplicativo MFE Driver e, consequentemente, com o MF-e. Seria isso?

Se for, como poderia inciar os testes, para ver se está tudo funcionando corretamente?

Entrei em contato com a TANCA, pedindo um aparelho de testes, mas estou na fila para envio, pois o primeiro lote acabou. Também entrei em contato com o Rubens da Elgin e ele me disse que não poderia enviar um aparelho agora, porque os webservices do MF-e CE ainda não foram "levantados". Sendo assim, ele acabaria enviando um aparelho apontando para os webservices de SP e no futuro teria que trocar novamente o hardware, pois os endereços estariam salvos no firmeware (o qual ele disse que não poderia ser atualizado), gerando um custo maior para a Elgin ao enviar um novo MF-e.

Espero ter conseguido me explicar bem.

Atenciosamente,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/03/2017 at 14:47, diegoburlamaque disse:

Boa tarde, Cristiano.

Primeiramente, obrigado pelo retorno.

Entrei em contato hoje cedo com a SEFAZ-CE (Núcleo do MF-e) e falei com a Rejane, que me confirmou a compatibilidade entre o Driver MF-e o emular SAT de SP. Foi até por isso que decidi postar aqui, pois não conseguia de forma alguma comunicar, como pode ver no outro post. 

Quanto a segunda parte da sua resposta, deixe-me ver se eu consegui entender o que você disse com "O que é compatível é a interface do instalador com o seu aplicativo comercial (ACBR)." 

O que está disponível é a integração entre o meu sistema e as funções chamadas para a DLL (MFe.dll), é isso? Ou seja, como a maioria dos casos que li, minha classe já desenvolvida para o S@T precisaria apenas da troca de chamada da DLL para então realizar a comunicação com o aplicativo MFE Driver e, consequentemente, com o MF-e. Seria isso?

Se for, como poderia inciar os testes, para ver se está tudo funcionando corretamente?

Entrei em contato com a TANCA, pedindo um aparelho de testes, mas estou na fila para envio, pois o primeiro lote acabou. Também entrei em contato com o Rubens da Elgin e ele me disse que não poderia enviar um aparelho agora, porque os webservices do MF-e CE ainda não foram "levantados". Sendo assim, ele acabaria enviando um aparelho apontando para os webservices de SP e no futuro teria que trocar novamente o hardware, pois os endereços estariam salvos no firmeware (o qual ele disse que não poderia ser atualizado), gerando um custo maior para a Elgin ao enviar um novo MF-e.

Espero ter conseguido me explicar bem.

Atenciosamente,

 

Bom dia pessoal,

Confesso que estou um pouco perdido nessa parte, quem já esta realizando os testes com o emulador, o que vocês modificaram no sistema para que o emulador entenda que é SAT do Ceará?

É impressionante que quase nenhum dos fabricantes reponde os contatos, única que nos respondeu(dimep), disse que só irá lançar equipamentos em maio.

Se alguém puder dar uma ajuda, agradeço desde já.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Edvilson Almeida disse:

Bom dia pessoal,

Confesso que estou um pouco perdido nessa parte, quem já esta realizando os testes com o emulador, o que vocês modificaram no sistema para que o emulador entenda que é SAT do Ceará?

É impressionante que quase nenhum dos fabricantes reponde os contatos, única que nos respondeu(dimep), disse que só irá lançar equipamentos em maio.

Se alguém puder dar uma ajuda, agradeço desde já.

 

Bom dia, Edivilson.

Na sexta-feira, um pouco depois do meu post, recebi a NF-e do MF-e que a TANCA está enviando aqui para a empresa. Ainda não chegou, não posso dar mais detalhes, mas acho que seria uma boa opção tentar entrar em contato com eles e solicitar um aparelho.

Assim que ele chegar, postarei mais informações.

Eu liguei no número do próprio site deles: 11 - 3831-2795/3831-2668

Espero ter ajudado.

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, diegoburlamaque disse:

Bom dia, Edivilson.

Na sexta-feira, um pouco depois do meu post, recebi a NF-e do MF-e que a TANCA está enviando aqui para a empresa. Ainda não chegou, não posso dar mais detalhes, mas acho que seria uma boa opção tentar entrar em contato com eles e solicitar um aparelho.

Assim que ele chegar, postarei mais informações.

Eu liguei no número do próprio site deles: 11 - 3831-2795/3831-2668

Espero ter ajudado.

Att

Bom Diego,

Vou tentar entrar em contato com eles por telefone.

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, diegoburlamaque disse:

Bom dia, Edivilson.

Na sexta-feira, um pouco depois do meu post, recebi a NF-e do MF-e que a TANCA está enviando aqui para a empresa. Ainda não chegou, não posso dar mais detalhes, mas acho que seria uma boa opção tentar entrar em contato com eles e solicitar um aparelho.

Assim que ele chegar, postarei mais informações.

Eu liguei no número do próprio site deles: 11 - 3831-2795/3831-2668

Espero ter ajudado.

Att

Diego,

E com o emulador do SAT, você conseguiu realizar algum teste? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Edvilson Almeida disse:

Diego,

E com o emulador do SAT, você conseguiu realizar algum teste? 

Não. Foi justamente essa a minha dúvida que postei aqui no fórum. Apesar do pessoal de CE ter me garantido que funcionaria, o DRIVER MF-e da SEFAZ não identifica o emulador por nada. Também não há nenhum parâmetro de configuração para isso. O Cristiano Abbud respondeu minha postagem informando que não funciona com o emulador, só com o MF-e mesmo.

Mandei um e-mail para eles na sexta, com prints e questionando isso, mas eles estão levando em média 4 dias para responder.

Enquanto isso, estou aguardando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Estamos programando um Webinar para falar sobre o MFe, possivelmente teremos a participação de um fabricante, assim que tiver a data irei divulgar no fórum.

  • Curtir 5
djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, diegoburlamaque disse:

Não. Foi justamente essa a minha dúvida que postei aqui no fórum. Apesar do pessoal de CE ter me garantido que funcionaria, o DRIVER MF-e da SEFAZ não identifica o emulador por nada. Também não há nenhum parâmetro de configuração para isso. O Cristiano Abbud respondeu minha postagem informando que não funciona com o emulador, só com o MF-e mesmo.

Mandei um e-mail para eles na sexta, com prints e questionando isso, mas eles estão levando em média 4 dias para responder.

Enquanto isso, estou aguardando.

Pessoal,

Recebi agora o MF-e da TANCA e consegui realizar todo o processo de comunicação com o aplicativo ativador, conforme podem ver na foto. 

O aparelho é o MDK-1000 (possui alguns arquivos para download no site da fabricante) e precisa baixar também o pacote Drivers Windows 02.00.00 (disponível na opção TS-1000/SDK-1000), também na área de download de drivers, onde tem o arquivo INF para instalar o USB no Windows. DICA: Se for Windows 10 precisa reiniciar em modo para não exigir assinatura do driver.

Agora vamos partir para continuar o processo em nosso AC.

Posto mais informações assim que possível.

Att

Tanca.png

Status_Operacional.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal,

Realizei o pedido  hoje do equipamento da Tanca, conforme informações passadas pelo próprio setor comercial, eles estão com uma lista grande de empresas na espera e, também a uma certa demora por parte do SEFAZ/Ce em liberar a numeração dos equipamentos para fábrica, então, alerto para quem tem ideia de pedir, entre em contato com eles o mais breve possível.

Fones.: 11-3831 2795 / 11-3831 2668

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/03/2017 at 10:35, diegoburlamaque disse:

Não. Foi justamente essa a minha dúvida que postei aqui no fórum. Apesar do pessoal de CE ter me garantido que funcionaria, o DRIVER MF-e da SEFAZ não identifica o emulador por nada. Também não há nenhum parâmetro de configuração para isso. O Cristiano Abbud respondeu minha postagem informando que não funciona com o emulador, só com o MF-e mesmo.

Mandei um e-mail para eles na sexta, com prints e questionando isso, mas eles estão levando em média 4 dias para responder.

Enquanto isso, estou aguardando.

Bom dia, pessoal.

Recebi agora a resposta da SEFAZ-CE sobre o uso do emular SAT SP com o Driver MF-e e, ao contrário do que me falaram por telefone, realmente não é compatível. O Driver MF-e não identificará o emulador.

Segue a resposta:

"Bom dia Diego, 

O Emulador de SP não se comunica com o Driver-MFE. 
Para o desenvolvimento com o Emular não à necessidade de usar o Driver-MFE por que ele não contem as funções adicionais e não é compatível. 

 

Atenciosamente,

Nivamberto Cavalcante
Projeto MFE-Cfe"
 
Atualização quanto ao uso do MF-e TANCA:
 
O aparelho está apontando para os WebServices de SP, impossibilitando o desenvolvimento das funções específicas para o CE. Porém, conseguimos dar continuidade no desenvolvimento de telas de configuração (dentro do nosso AC) seguindo o padrão do Ativador, onde existem os parâmetros para configuração, por exemplo, por operadoras de telefonia (Oi, Tim, etc.).
 
Qualquer novidade, postarei aqui.
 
Atenciosamente,
 
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fabricantes

Boa noite Diego, boa noite a todos,

 

Desculpe a demora em retornar aqui. Teremos Feira Autocom na próxima semana e inclusive estendo o convite para todos conhecerem o MFE em nosso estande.

O MDK-1000 (MFE Development KIT) na sua versão "light" está sendo direcionado para os webservices da Sefaz/SP porque os webservices da Sefaz/CE ainda tem alguns detalhes a serem corrigidos.
Porém os comandos adicionais exigidos para o MFE estão implementados no equipamento.
 

Estes comandos são específicos para o MFE por conta das características de hardware adicional do equipamento.
Sendo assim temos 3 comandos adicionais:

- Consultar Status Operacional MFE, onde o retorno tem várias características adicionais e principalmente ligadas ao 3G, ao GPS e bateria.
- Configurar Rede MFE, onde neste caso escolhemos a prioridade de qual o meio de comunicação com a Sefaz/CE iremos utilizar, sendo considerado entre rede ethernet/wifi/3G.
- Informar dados do Aplicativo Comercial, onde o aplicativo comercial envia suas informações para a DLL/LIB da Sefaz, porém a DLL/LIB ainda não está contemplando este comando até o momento.

 

Portanto o MDK-1000 irá permitir total integração com o ACBr/AC pois é 100% compatível com os comandos da Sefaz/SP e adicionando os 3 comandos da Sefaz/CE.
Sendo que os 2 comandos que são de responsabilidade do MFE já estão implementados e funcionais e estão disponíveis para teste através do Software de Ativação do MFE.
http://tanca.com.br/drivers.php?cat=24&sub=56 

 

A disposição para qualquer duvida,

Att
Cristiano Abbud

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fabricantes

Olá Edivilson, bom dia,

 

A Sefaz/CE está fazendo os últimos ajustes pra liberar a retaguarda.

Com relação ao fato do MDK apontar pra os webservices de SP isso não tem nenhuma influência para os desenvolvedores pois como o produto foi concebido para operar Offline você pode ficar até vários dias sem conectar o mesmo a internet.
Ou seja, o que importa para os desenvolvedores é validar a integração do seu Aplicativo Comercial com a DLL/LIB da Sefaz/CE e validar os comandos adicionais.
 

Att
Cristiano Abbud

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Observar que o comunicado NÃO APARECE MAIS através da página principal da Sefaz/CE.

Para conhecimento:

http://www.sefaz.ce.gov.br/content/aplicacao/internet/noticias/enviados/noticia_detalhes.asp?nCodigoNoticia=702

"SEMINÁRIO MFE (Módulo Fiscal Eletrônico) / Cupom Fiscal Eletrônico
Dia 31/03/2017 - Horário: 8:00h as 17:00h (com intervalo p/ almoço)
Local: Auditório da SEFAZ (SEDE 3)
Endereço: Av Alberto Nepomuceno, 02, Centro, Fortaleza-Ce -
Inscrições através do email [email protected]
Destinado à Desenvolvedores de Sistemas, Empresários e Profissionais do Varejo, Contadores e outros Interessados."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, FcoFelix disse:

Observar que o comunicado NÃO APARECE MAIS através da página principal da Sefaz/CE.

Para conhecimento:

http://www.sefaz.ce.gov.br/content/aplicacao/internet/noticias/enviados/noticia_detalhes.asp?nCodigoNoticia=702

"SEMINÁRIO MFE (Módulo Fiscal Eletrônico) / Cupom Fiscal Eletrônico
Dia 31/03/2017 - Horário: 8:00h as 17:00h (com intervalo p/ almoço)
Local: Auditório da SEFAZ (SEDE 3)
Endereço: Av Alberto Nepomuceno, 02, Centro, Fortaleza-Ce -
Inscrições através do email [email protected]
Destinado à Desenvolvedores de Sistemas, Empresários e Profissionais do Varejo, Contadores e outros Interessados."

Uma pena não ter transmissão OnLine.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/03/2017 at 11:53, FcoFelix disse:

Observar que o comunicado NÃO APARECE MAIS através da página principal da Sefaz/CE.

Para conhecimento:

http://www.sefaz.ce.gov.br/content/aplicacao/internet/noticias/enviados/noticia_detalhes.asp?nCodigoNoticia=702

"SEMINÁRIO MFE (Módulo Fiscal Eletrônico) / Cupom Fiscal Eletrônico
Dia 31/03/2017 - Horário: 8:00h as 17:00h (com intervalo p/ almoço)
Local: Auditório da SEFAZ (SEDE 3)
Endereço: Av Alberto Nepomuceno, 02, Centro, Fortaleza-Ce -
Inscrições através do email [email protected]
Destinado à Desenvolvedores de Sistemas, Empresários e Profissionais do Varejo, Contadores e outros Interessados."

Olá,

Alguém conseguiu participar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colegas,

Estive no evento mencionado na sexta passada.

Resumidamente a situação é a seguinte:

  1. O idealizador do projeto, o sub-secretário da fazenda, deu uma chamada no pessoal operacional pra colocar a coisa pra "andar"
  2. Prazo de 15 dias para o webservice de homologação entrar no ar.
  3. Haverá um seminário para desenvolvedores nos próximos dias presencial para aqueles que preencheram a inscrição ou enviar email
  4. Prazo para até hoje está publicado em DO a autorização para os clientes poderem adquirir seus equipamentos junto aos distribuidores
  5. Somente a ELGIN está homologada

O que mais nos deixou irritado (nós softhouses) é que, COMO UMA ENTIDADE DESSA PODE CRIAR UM SERVIÇOS E TER A CARA DE PAU DE DIZER EM VOZ ALTA QUE "Não era esperado essa situação" ? isso quando foi questionado onde estava o ambiente de testes.

E quem é desenvolve os sistemas para o cliente final? são eles? ou a gente que precisa implementar e testar para entregar um produto estável aos nossos clientes?

Enfim, aqui as coisas então sendo "empurradas pela goela" como foi mencionado pelo sub-secretário, e é mesmo! rsrsrsrs

Novidades mantenho informado. Dúvidas no que puder ajudar vou postando. no mais só aguardar as ordens deles...

sucesso a todos.

 

  • Curtir 1

Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

II – a partir de 1º de fevereiro de 2017, para todos os estabelecimentos varejistas novos inscritos no Cadastro Geral da Fazenda (CGF), independentemente da CNAE-Fiscal.

  • 1º A obrigatoriedade de que trata o inciso I do caput deste artigo aplica-se apenas se a CNAE-Fiscal principal do contribuinte corresponder a uma das CNAEs-Fiscais indicadas nas alíneas “a” a “d”.
  • 2º Não serão concedidas novas autorizações de uso de equipamento ECF a partir de 1º de fevereiro de 2017.
  • 3º Os ECFs que tenham tido suas Autorizações de Uso concedidas pela SEFAZ até 31 de janeiro de 2017 terão validade de 18 (dezoito) meses contados da data da autorização, devendo os equipamentos, após este prazo, serem substituídos por MFEs.

Pessoal do Ceará, como está fazendo com novas empresas que estao sendo abertas desde Fevereiro??? Esses prazos realmente estão em rigor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, sossystem disse:

Pessoal do Ceará, como está fazendo com novas empresas que estao sendo abertas desde Fevereiro??? Esses prazos realmente estão em rigor?

Caro @sossystem

O PAF ainda está em vigor até final do mês, conforme orientação da sefaz na última sexta.

O Contribuinte ainda pode adquirir ECF no estado e lacrar, inclusive se necessário for efetuar intervenção técnica, diferente do publicado.

Ainda não foi lançado a lista de novos CNAE obrigado ao MFE. 

Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, eduardo.mrj disse:

Caro @sossystem

O PAF ainda está em vigor até final do mês, conforme orientação da sefaz na última sexta.

O Contribuinte ainda pode adquirir ECF no estado e lacrar, inclusive se necessário for efetuar intervenção técnica, diferente do publicado.

Ainda não foi lançado a lista de novos CNAE obrigado ao MFE. 

Se não me engano, as lojas podem optar pela NFC-e também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2429 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...