Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Certificado digital danificado (cartão)


Hrsoft Brasil
  • Este tópico foi criado há 2863 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Prezados

Uso o ACBrNFe (agora no trunk 2 atualizado) desde 2010, e já ouve casos de certificado digital ser danificado por uso incorreto pelo usuário. Mas agora, um certificado A3 da Boavista, com cartão, após 3 semanas de uso normal (Windows 7, 32bits), deu o erro "Conjunto de chaves não está definido". Após resetar definições do IE, reinstalar o certificado e nada de voltar, o suporte da Boavista fez uma análise (remotamente) e detectou que 2 chaves foram apagadas do cartão, e acusou diretamente o nosso software, que a empresa já usa desde 2010! Além de fazerem uma acusação leviana e sem qualquer comprovação, criou um sério constrangimento com o cliente, e me deixou de certa forma preocupado. Muito embora o mesmo sistema esteja em uso em centenas de empresas, sem qualquer problema há vários anos.

Alguém acredita que isto é possível, ou seja, no momento da leitura do certificado para enviar uma NFe, ocorrer do sistema ( via ACBRNfe) deletar algo no cartão?

Se isto não existe no ACBr (tenho certeza que não!), que outro problema pode ocorrer no computador para conteúdo no cartão ser deletado?

PS: de qualquer forma, acho um absurdo se vender um certificado num cartão, mais de R$500, e ele poder ser deletado. Deveria no mínimo existir possibilidade de se fazer um backup para restaurar nesses casos. Ou então estes vendedores de certificado podem estar usando de má-fé para vender.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
9 minutos atrás, Hrsoft Brasil disse:

Prezados

Uso o ACBrNFe (agora no trunk 2 atualizado) desde 2010, e já ouve casos de certificado digital ser danificado por uso incorreto pelo usuário. Mas agora, um certificado A3 da Boavista, com cartão, após 3 semanas de uso normal (Windows 7, 32bits), deu o erro "Conjunto de chaves não está definido". Após resetar definições do IE, reinstalar o certificado e nada de voltar, o suporte da Boavista fez uma análise (remotamente) e detectou que 2 chaves foram apagadas do cartão, e acusou diretamente o nosso software, que a empresa já usa desde 2010! Além de fazerem uma acusação leviana e sem qualquer comprovação, criou um sério constrangimento com o cliente, e me deixou de certa forma preocupado. Muito embora o mesmo sistema esteja em uso em centenas de empresas, sem qualquer problema há vários anos.

Alguém acredita que isto é possível, ou seja, no momento da leitura do certificado para enviar uma NFe, ocorrer do sistema ( via ACBRNfe) deletar algo no cartão?

Se isto não existe no ACBr (tenho certeza que não!), que outro problema pode ocorrer no computador para conteúdo no cartão ser deletado?

PS: de qualquer forma, acho um absurdo se vender um certificado num cartão, mais de R$500, e ele poder ser deletado. Deveria no mínimo existir possibilidade de se fazer um backup para restaurar nesses casos. Ou então estes vendedores de certificado podem estar usando de má-fé para vender.

Obrigado.

Leia este tópico ...

 

Equipe ACBr Sérgio Assunção
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe se não entendi o post de resposta do Sérgio Assunção, porque com o frio danado que está aqui na minha cidade, o cérebro fica meio anestesiado... Será que ele acredita que fiz algum tipo de crítica? Se acreditou, então não leu meu post inicial. Muito pelo contrário: no post só elogiei, tanto que uso desde 2009! Eu fiz uma colocação sobre danos a certificado digital, e nada mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
7 horas atrás, Hrsoft Brasil disse:

Desculpe se não entendi o post de resposta do Sérgio Assunção, porque com o frio danado que está aqui na minha cidade, o cérebro fica meio anestesiado... Será que ele acredita que fiz algum tipo de crítica? Se acreditou, então não leu meu post inicial. Muito pelo contrário: no post só elogiei, tanto que uso desde 2009! Eu fiz uma colocação sobre danos a certificado digital, e nada mais...

Acho que você não leu o tópico que eu citei !

Ali os desenvolvedores esclarecem que não existe um fundamento para que o ACBr "exclua" o certificado gravado na mídia.

Já que o seu cérebro está anestesiado e faltou um pouquinho de atenção... leia um trecho de uma das respostas que foram citadas:

"Em nenhum local dos fontes do ACBrNFe2 existe algum comando para excluir o certificado, tanto que para fazer a assinatura é criado um Store em memória e adicionado o certificado que será usado neste Store temporário, mas vc pode trocar o modo de abertura para READ_ONLY para evitar qualquer tentativa de exclusão, pois o local onde o certificado está gravado estará sem direito de escrita."

Equipe ACBr Sérgio Assunção
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hrsoft Brasil, amigo, aconteceu isso no mesmo cliente duas vezes comigo, daí achei muito esquisito, e por sinal foi o certificado Boa Vista, rsrsrs. Solicitei a um amigo que fizesse uma análise no equipamento (Win 7) e constatou que estava com problema na porta USB e isso danificou o cartão, tipo uma descarga elétrica! Trocamos o equipamento por outro para emitir as NFe´s e não deu mais problema.

Mas segue algumas recomendações que passo aos meus clientes que usam A3, independentemente de certificadora X ou Y:

-  Retire o cartão quando não estiver usando!

#ficaadica

Obs:  Reitero o comentário do nosso amigo @Sérgio Assunção, não há fundamento para que o ACBr "exclua" o certificado.

Boa sorte na solução.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2863 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...