Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Suporte ao Delphi 7 será descontinuado?


  • Este tópico foi criado há 2780 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde a todos!

Também uso o Delphi 7, fazer esta migração para uma nova versão realmente não é fácil. Que tal fazermos uma pesquisa de quantos usam o Delphi 7 e estes poderão arcar com o custo para manter a compatibilidade da versão pelo menos por um mais um tempo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, emrinfo disse:
1 minuto atrás, Daniel Simoes disse:

Isso não é uma opção... o suporte a D7 será encerrado...

Boa tarde Daniel,

Entendemos a parte " o suporte a D7 será encerrado", o que estamos tentando é não prejudicar quem usa

Delphi 7 devido a essas alterações e talvez não consiga migrar a tempo. Com certeza você não usa Delphi 7, então esta pouco preocupado, mas

quem usa está. Da minha parte, estou a duas semanas trabalhando praticamente na migração, e não esta facil, na verdade

não estou nem perto de terminar. São 12 anos programando em D7. Como disse num post anterior pode ser que dentro do 

prazo a migração ocorra normalmente mas pode ser que não. (Não estou falando só no meu caso, mas de outros tambem...)

O que parece é que a equipe está sendo inflexivel em relação a esta questão e isso não é bom.

Grato 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

O prazo final do suporte é o final de Agosto de 2016... 7 meses não é tempo suficiente ??

E veja, não será quebrada a compatibilidade... o que ocorrerá, é que deixaremos de testar o ACBr em D7.... mas não tem motivo para mudarmos algo nos fontes, apenas para que não funcione no D7 propositalmente... Ou seja, a partir de Agosto, quem quiser continuar usando D7 e ACBr tem que se garantir com os ajustes necessários... (o mesmo já ocorre hoje com usuários de D6 e D5)

Se desejam tanto assim, manter a compatibilidade por um tempo indeterminado... o Fork é uma opção... (criem e mantenha, um clone do ACBr, (outro projeto) ajustado para rodar no D7)

 

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

O prazo final do suporte é o final de Agosto de 2016... 7 meses não é tempo suficiente ??

E veja, não será quebrada a compatibilidade... o que ocorrerá, é que deixaremos de testar o ACBr em D7.... mas não tem motivo para mudarmos algo nos fontes, apenas para que não funcione no D7 propositalmente... Ou seja, a partir de Agosto, quem quiser continuar usando D7 e ACBr tem que se garantir com os ajustes necessários... (o mesmo já ocorre hoje com usuários de D6 e D5)

Se desejam tanto assim, manter a compatibilidade por um tempo indeterminado... o Fork é uma opção... (criem e mantenha, um clone do ACBr, (outro projeto) ajustado para rodar no D7)

 

Ok Daniel, entendido, vamos trabalhar e ver no que da.

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
3 horas atrás, Daniel Simoes disse:

O prazo final do suporte é o final de Agosto de 2016... 7 meses não é tempo suficiente ??

E veja, não será quebrada a compatibilidade... o que ocorrerá, é que deixaremos de testar o ACBr em D7.... mas não tem motivo para mudarmos algo nos fontes, apenas para que não funcione no D7 propositalmente... Ou seja, a partir de Agosto, quem quiser continuar usando D7 e ACBr tem que se garantir com os ajustes necessários... (o mesmo já ocorre hoje com usuários de D6 e D5)

Se desejam tanto assim, manter a compatibilidade por um tempo indeterminado... o Fork é uma opção... (criem e mantenha, um clone do ACBr, (outro projeto) ajustado para rodar no D7)

 

Daniel, vamos supor o seguinte, uma alteração quebrou a compatibilidade com o D7, caso a comunidade venha refazer essa alteração para compatibilizar com D7, isso será subido para o SVN?

 

Hoje tenho poucos componentes do ACBr no D7, a maioria está no XE2, mas caso algum dele venha a quebrar, podemos fazer as devidas alterações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

não vejo problemas em subir... mas é importante que elas não quebre o suporte as novas IDEs, senão seriam recusadas...

mas é algo que com o passar do tempo, podemos deixaremos de fazer, ou fazer com baixa prioridade... (pois essa analise consome tempo)

  • Curtir 4
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Em 09/01/2016 at 10:58, rodrigoogioni disse:

Bom dia Daniel, 

Concordo com vc sobre o Delphi 7 ja estar ultrapassado em relação as IDE(s) mais novas, mas acho que não seria justo atirar uma bomba dessa

em quem ainda utiliza Delphi 7 e não tem condições de Migrar para uma versão mais nova, seja ela por motivo financeiro ou seja por outros motivos.

No meu caso, delphi 7 não esta morto, esta muito vivo. Utilizo em meus sistemas a 12 anos e migrar para um mais novo é bem problematico, não foi

por falta de tentativa, até com lazarus tentei e não consugui, e começar do zero se torna inviavel. Acredito que teria que ver quantos ainda utilizam D7 e estão na mesma situação.

Grato

Rodrigo concordo com voce meus sistema tem mais de 15 anos em delphi, e estou usando o ACBr com satisfação, e acho que isso será uma paulada em nós usuarios. Acredito muito que os responsaveis sobre o ACBr deveriam analisar um pouco mais. Ou pedir uma contribuição a mais, como faço que sou SAC, para manter essa versão. Acho que para nos programadores que comercialização nossas ERP, não custa nada contribuir com esse projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Como fundador e administrador do ACBr... mantenho a minha decisão... o suporte a D7 será descontinuado... É muito penoso e limitador manter a compatibilidade com essa IDE...

Sinceramente não compreendo esse apego ao D7... Como amante do Delphi e ObjectPascal, eu acho que não é salutar para a Linguagem, se apegar a antigas IDEs...  Veja: Sendo o Delphi a ferramenta que você depende para a criação dos seus sistemas, se você quer que o mesmo evolua e cresça, e não morra... a coisa mais certa a fazer, é evoluir com ele.. adquirindo as novas versões da ferramenta...

O D7 tem mais de 18 anos, não é improvável, que em curto prazo, os binários gerados por ele, tenham problemas de execução nas novas versões do Windows... Já pensou nisso ?

Leia também:

 

 

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
4 horas atrás, Daniel Simoes disse:

Como fundador e administrador do ACBr... mantenho a minha decisão... o suporte a D7 será descontinuado... É muito penoso e limitador manter a compatibilidade com essa IDE...

Sinceramente não compreendo esse apego ao D7... Como amante do Delphi e ObjectPascal, eu acho que não é salutar para a Linguagem, se apegar a antigas IDEs...  Veja: Sendo o Delphi a ferramenta que você depende para a criação dos seus sistemas, se você quer que o mesmo evolua e cresça, e não morra... a coisa mais certa a fazer, é evoluir com ele.. adquirindo as novas versões da ferramenta...

O D7 tem mais de 18 anos, não é improvável, que em curto prazo, os binários gerados por ele, tenham problemas de execução nas novas versões do Windows... Já pensou nisso ?

Leia também:

 

 

Daniel Obrigado pelo post

Concordo com você em tudo, mas como eu e todos que tem sistemas desenvolvidos em D7 esta preocupado com o tempo. Sei que evoluir é necessário, mas a preocupação de todos é o tempo dessa descontinuação. Talvez para quem já esta em uma versão mais nova, esteja mais tranquilo para postar o apoio a descontinuação. Sei que esse projeto e muito grandioso, e não visa lucro algum a nenhum dos administradores e colaboradores. Eu não conhecia esse projeto, estou usando a 2 anos, e desde o primeiro momento em que me cadastrei fui direto no projeto SAC. Isso porque sem conhecer, fiz um contato com o Ítalo, para que ele me tira-se algumas duvidas, e a prestatividade dele foi muito grande, e profissional. Dai então resolvi usar os componentes do ACbr, e hoje sou muito grato pelo conhecimento de todos vocês. E sempre que necessitei de tirar algumas duvidas, tando você com o Regys sempre me responderam com muita clareza, e prestatividade. Vou adquirir o delphi 2010, e vou tentar migrar meus sistema a essa versão. Sei que vai valer a pena, mas vai ser penoso. Só espero que daqui alguns anos não venha acontecer com o delphi 2010.

Obrigado

Paulinho

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Acho que um dos primeiros empecilhos que vejo é que muito de vocês adicionaram tanto componente de terceiros ao delphi que tem horas que chegam a se perder na paletta!

Sugiro que ao começaram a migração faça um refactoring do código removam o que tem nativo no delphi, não fique atrelado a eles, pois muitos devem de hoje nem existir mais !

acho que esse é o maior dos problemas de vocês

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Antonio Paulo Mangili disse:

Daniel Obrigado pelo post

Concordo com você em tudo, mas como eu e todos que tem sistemas desenvolvidos em D7 esta preocupado com o tempo. Sei que evoluir é necessário, mas a preocupação de todos é o tempo dessa descontinuação. Talvez para quem já esta em uma versão mais nova, esteja mais tranquilo para postar o apoio a descontinuação. Sei que esse projeto e muito grandioso, e não visa lucro algum a nenhum dos administradores e colaboradores. Eu não conhecia esse projeto, estou usando a 2 anos, e desde o primeiro momento em que me cadastrei fui direto no projeto SAC. Isso porque sem conhecer, fiz um contato com o Ítalo, para que ele me tira-se algumas duvidas, e a prestatividade dele foi muito grande, e profissional. Dai então resolvi usar os componentes do ACbr, e hoje sou muito grato pelo conhecimento de todos vocês. E sempre que necessitei de tirar algumas duvidas, tando você com o Regys sempre me responderam com muita clareza, e prestatividade. Vou adquirir o delphi 2010, e vou tentar migrar meus sistema a essa versão. Sei que vai valer a pena, mas vai ser penoso. Só espero que daqui alguns anos não venha acontecer com o delphi 2010.

Obrigado

Paulinho

 

Bom dia Antonio,

Estou migrando meu sistema a uns dias ja e te confesso que o problema maior não é o acbr em si, nem os codigos, e sim os componentes de terceiros, que funcionam muito bem em delphi 7 e não funcionam em ides mais novas. Um exemplo é o DelphiTwain, que é um componente para escaneamento de imagens, a versão que tenho para D7 funciona perfeitamente, mas tentando recompilar para XE ou DX10, eu consigo compilar o componente, mas não funciona em tempo de execução. Como é um componente gratuito, não tem suporte. Achei uma versão mais nova mantida por um outro usuario, mas não consegui utiliza-la tambem, da varios erros e não escaneia nada. E nessa situação tenho outros componentes. O que estou fazendo é tentar achar novos componentes para substituir pelos que não estão funcionando e fazendo alteração nos dois codigos, para Delphi 7 e para Delphi XE8, mantendo os dois atualizados até conseguir me desligar totalmente do Delphi 7

Grato

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
3 horas atrás, rodrigoogioni disse:

Bom dia Antonio,

Estou migrando meu sistema a uns dias ja e te confesso que o problema maior não é o acbr em si, nem os codigos, e sim os componentes de terceiros, que funcionam muito bem em delphi 7 e não funcionam em ides mais novas. Um exemplo é o DelphiTwain, que é um componente para escaneamento de imagens, a versão que tenho para D7 funciona perfeitamente, mas tentando recompilar para XE ou DX10, eu consigo compilar o componente, mas não funciona em tempo de execução. Como é um componente gratuito, não tem suporte. Achei uma versão mais nova mantida por um outro usuario, mas não consegui utiliza-la tambem, da varios erros e não escaneia nada. E nessa situação tenho outros componentes. O que estou fazendo é tentar achar novos componentes para substituir pelos que não estão funcionando e fazendo alteração nos dois codigos, para Delphi 7 e para Delphi XE8, mantendo os dois atualizados até conseguir me desligar totalmente do Delphi 7

Grato

 

 

Boa tarde Rodrigo

No meu caso acho que não vai ser muito trabalhoso quanto a componentes de terceiros, pois hoje uso o Delphi-Boleto 2.1, o RDPrint, o Rave, o FortesReport, e o QRport. acredito que alguns desses devem ser nativos do delphi 2010. Não conheço o delphi 2010 ainda para comparar com o D7. Estou em comercialização de compra do mesmo. Mas acho que teremos mesmo de correr e atualizarmos.

Obrigado

Paulinho

Em 09/01/2016 at 16:55, Régys Silveira disse:

Vou deixar minha experiência, eu migrei do D7 para D2007, depois Delphi 2010, e então XE7, XE8 e agora Seattle, porque estás versões? Porque segui a linha do que era estável para mim, agora com as versões XE7 em diante basta recompilar o projeto, não tem segredo.

Quando migrei de D7 para D2010 eu tinha essa mesma cabeça de não mudar porque daria trabalho, era milhões de linhas de código para revisar, centenas de tabelas em um BD Firebird e muita, muita regra de negócio, mas não foi um bicho de 7 cabeças.

O ganho com o uso de novas versões foi enorme, hoje o Delphi e Lazarus suportam muitos features de linguagem que o D7 nem sonha ter, coisas que facilitam em muito o dia-a-dia, principalmente para quem pensa em programar multi-plataforma e suportar mobile.

A dificuldade sempre vai existir, isso é um fato, migrar um sistema não é fácil quando se vem de uma linguagem muito antiga, mas manter Delphi 7 só tem atrasado o projeto ACBr, sempre que vamos fazer algo temos que pensar na limitações do Delphi 7 e nivelar por ela, isso traz transtornos enormes, um exemplo foi alguns dias atrás quando fui implementar a API IBPT no componente ACBrIBPTax, o retorno a API é em JSON uma tecnologia extremamente corriqueira é que é usada em tudo que diz respeito a troca de informações web, mas o Delphi 7 não tem suporte nativo, já Lazarus e versões mais novas do Delphi sim, tive que implementar uma leitura básica de JSON para suprir a necessidade do Delphi 7 para que não tivéssemos que agregar bibliotecas de terceiros e inchar o ACBr com mais uma biblioteca.

Este é um exemplo simples, imaginem todo o resto que temos que passar, leitura de XML, listas e afins que já são suportados nativamente em versões mais novas e temos que sermpre fazer tudo manualmente por conta de limitações do D7.

Seu problema é dinheiro, acha caro uma nova versão do Delphi, o Lazarus é tão bom quanto, fora a IDE, ele suporta tudo que uma versão de Delphi mais nova suporta e é GRÁTIS e praticamente idêntico ao Delphi 7 em termos de funcionalidades e IDE.

 

Regys

Só uma duvida de falta de conhecimento. Ao migrar para o delphi 2010, precisar ser trocada o BD também?? Hoje uso o Firebird, posso continuar com ele?

Obrigado

Paulinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Antonio Paulo Mangili disse:

Boa tarde Rodrigo

No meu caso acho que não vai ser muito trabalhoso quanto a componentes de terceiros, pois hoje uso o Delphi-Boleto 2.1, o RDPrint, o Rave, o FortesReport, e o QRport. acredito que alguns desses devem ser nativos do delphi 2010. Não conheço o delphi 2010 ainda para comparar com o D7. Estou em comercialização de compra do mesmo. Mas acho que teremos mesmo de correr e atualizarmos.

Obrigado

Paulinho

Boa tarde Antonio,

Realmente, no seu caso, vai ser menos trabalhoso,

sobre o delphi 2010, aconselho ja que vc vai migrar, usar o Xe8 ou DX10. o DX10 é o mais novo, mas tome cuidado, pois

ele tem muitos bugs, recentemente lançaram uma atualização.

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Agora, Juliomar Marchetti disse:

Paulinho em momento algum a troca da IDE vai condicionar você ao ao tipo de banco que usa!

seu banco continua inalterado!

Valeu Julio. Muito obrigado

Paulinho

2 minutos atrás, rodrigoogioni disse:

Boa tarde Antonio,

Realmente, no seu caso, vai ser menos trabalhoso,

sobre o delphi 2010, aconselho ja que vc vai migrar, usar o Xe8 ou DX10. o DX10 é o mais novo, mas tome cuidado, pois

ele tem muitos bugs, recentemente lançaram uma atualização.

Grato

Rodrigo

Obrigado pelo post. Mas acho que vou optar pelo 2010, pois é o que chega mais perto do D7, e acho que é o que menos vai me dar trabalho.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com rodrigo, migrar um sistema enorme é algo que não é possível ser feito e 06 meses, vamos levanta quanto estão na situação de estar preso ao delphi 7 e compartilhar ideias e possíveis solução, para esse posicionamento  do Acbr e descontinuar o suporte a Delphi7.

 

Eu particularmente acho que essa descontinuação não deve ser feita assim tão rápida, forçando muitos a ter um custo alto de desenvolvimento não planejado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
3 minutos atrás, analista.edilson disse:

Concordo com rodrigo, migrar um sistema enorme é algo que não é possível ser feito e 06 meses, vamos levanta quanto estão na situação de estar preso ao delphi 7 e compartilhar ideias e possíveis solução, para esse posicionamento  do Acbr e descontinuar o suporte a Delphi7.

 

Eu particularmente acho que essa descontinuação não deve ser feita assim tão rápida, forçando muitos a ter um custo alto de desenvolvimento não planejado.

 

 

Vamos a uma conta básica o delphi 7 tem uns 18 anos, seu software deve ter um pouco menos.. nesse tempo nunca pensaram em evoluir a ferramenta de desenvolvimento usada? é igual se a microsoft tivesse parado no windows 98 ou no millenium desde então ! muito tempo ficar parado pra quem quer se manter no mercado!

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
6 minutos atrás, analista.edilson disse:

Eu particularmente acho que essa descontinuação não deve ser feita assim tão rápida, forçando muitos a ter um custo alto de desenvolvimento não planejado

E quem paga os custos do nosso desenvolvimento?

1 minuto atrás, analista.edilson disse:

È muito custo para deixar o Acbr compatível com Delphi 7?

Ahhh... Agora entendi qual é o problema de quem está reclamando... estão vendo só o lado de vocês e não é pra menos. Não conseguem enxergar quanto custa pra nós manter os códigos compatíveis com uma versão que praticamente não usamos, que limita nosso desenvolvimento e que não aceita de primeira o código que fazemos.

  • Curtir 7

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos,

Estou acompanhando este tópico por também utilizar o Delphi 7. Sou a favor de atualizarmos nossa ferramenta de desenvolvimento também afinal são 18 anos de existência :)

Lendo o tópico percebi que uma grande parte do pessoal está prezo pelo uso de componentes assim como eu.

Minha sugestão e que os moderadores possam abrir um tópico especifico para tratarmos sobre componentes de terceiros onde cada usuário possa dar sua contribuição/experiência para a substituição destes componentes.

Exemplo: Aqui na empresa utilizamos um componente que busca o serial do HD. Já encontramos uma solução para obter essa mesma informação sem a necessidade de instalação de componentes e sim 4 units a qual foi testado do XE2 e funcionou perfeitamente.

Assim como este exemplo que citei a ideia deste novo tópico e compartilharmos soluções para que a migração ocorra com menos transtornos.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente iniciativa Carlos,

Esse novo tópico apesar de não ser tratado assunto do ACBr, mas sim de outros componentes que o pessoal usa no Delphi7,  será de grande ajuda para aqueles que não estão de acordo com a migração por estarem presos a componentes do Delphi7 e talvez não encontrarem uma solução compatível com uma versão mais atual do Delphi.

Talvez neste tópico seja sinalizado o componente do Delphi7, para que ele serve e um equivalente ao Delphi mais atual.

Espero que criem esse tópico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
6 minutos atrás, carlos_tedex disse:

Bom dia a todos,

Estou acompanhando este tópico por também utilizar o Delphi 7. Sou a favor de atualizarmos nossa ferramenta de desenvolvimento também afinal são 18 anos de existência :)

Lendo o tópico percebi que uma grande parte do pessoal está prezo pelo uso de componentes assim como eu.

Minha sugestão e que os moderadores possam abrir um tópico especifico para tratarmos sobre componentes de terceiros onde cada usuário possa dar sua contribuição/experiência para a substituição destes componentes.

Exemplo: Aqui na empresa utilizamos um componente que busca o serial do HD. Já encontramos uma solução para obter essa mesma informação sem a necessidade de instalação de componentes e sim 4 units a qual foi testado do XE2 e funcionou perfeitamente.

Assim como este exemplo que citei a ideia deste novo tópico e compartilharmos soluções para que a migração ocorra com menos transtornos.

A idéia é boa para podermos trocar experiências, visto que iremos usar versões diversas. Eu, por exemplo, irei usar o Delphi XE3 que é o que eu adquiri da Code Gear, embora tenha bugs que não foram corrigidos. O pessoal que utilza Delphi 7 está preocupado e isso é normal, já que o desenvolvedor está esmagado pelo excesso de implementações que o fisco está fazendo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2780 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.