Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Primeiro contato com a NFe e NFCe . . .


  • Este tópico foi criado há 2739 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia

Estou desenvolvendo um sistema comercial e conheci os componentes ACBr.

Preciso aprender a configurar para a emissão da NFe.

Gostaria de saber se tem algum post com a sequencia pratica da configuração dos componentes ou algum material para que eu possa criar meu form e integrar com os dados do meu sistema.

Utilizo o Delphi10 Embarcadero com o Firebird.

Obrigado!!!

 

Amilton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
26 minutos atrás, amilton aparecido da silva disse:

Bom dia

Estou desenvolvendo um sistema comercial e conheci os componentes ACBr.

Preciso aprender a configurar para a emissão da NFe.

Gostaria de saber se tem algum post com a sequencia pratica da configuração dos componentes ou algum material para que eu possa criar meu form e integrar com os dados do meu sistema.

Utilizo o Delphi10 Embarcadero com o Firebird.

Obrigado!!!

 

Amilton

Bom dia!

no svn tem a pasta chamada exemplos! nela tem os exemplos que imaginar inclusive do componente de NF-e!

será que ajuda? há também tem na sessão downloads um pdf para download

se tiver dificuldades esse é o link http://www.projetoacbr.com.br/forum/files/category/11-manuais/

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia

Tudo bem . . . mais um detalhe . . . No meu caso estou no Parana, e vai ser preciso enviar a nota fiscal para a SEFAZ do Parana. Nesse caso esses componentes estando bem configurados e integrado com meu sistema vai funcionar de acordo com as necessidades do comercio do Parana?

Att

Amilton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
3 horas atrás, amilton aparecido da silva disse:

Bom dia

Tudo bem . . . mais um detalhe . . . No meu caso estou no Parana, e vai ser preciso enviar a nota fiscal para a SEFAZ do Parana. Nesse caso esses componentes estando bem configurados e integrado com meu sistema vai funcionar de acordo com as necessidades do comercio do Parana?

Att

Amilton

Desde que o estado selecionado seja o PR sim! senão vai enviar para outro e mesmo assim vai dar erro ! mas sim estando configurado correto vai funcionar 100%

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde
Estou usando o Projeto ACBrNFe - Demonstração como exemplo de configuração da nota fiscal eleteronica.
Nele vejo os componentes ACBrNFe1, ACBrFeDANFeRL1, ACBrMail1, ACBrNFeDANFeESCOPOS1, ACBrNFeDANFCeFortes1 e OpenDialog1.
Seguinte . . . este projeto de exemplo serve como modelo pro meu aplicativo . . . e são esses mesmos os componentes necessários para gerar o processo da nota eletronica?


Obrigado

 

Amilton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Amilton,

Se a sua intenção é a emissão do documento fiscal modelo 55, ou seja, NF-e os componentes necessários são: ACBrNFe1, ACBrNFeDANFeRL1 ou ACBrNFeDANFeFR1 e ACBrMail1

Agora se a sua intensão é emitir o documento fiscal modelo 65, ou seja, NFC-e os componentes necessários são: ACBrNFe1,  ACBrNFeDANFeESCOPOS1 ou ACBrNFeDANFCeFortes1 e ACBrMail1.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Boa Noite Italo . . .

Entendi. Olha, como preciso aprender usar os componentes estou utilizando o modelo do Projeto ACBrNFe_demo que veio junto com o pacote dos componentes.
Me parece um exemplo bem completo . . .
Será que posso utilizar esse projeto como exemplo pro meu sistema (ou teria outro mais pratico) . . . e se for o caso adicionar essa Unit/form no meu aplicativo e ja utilizar para configura-lo?
Outros detalhes . . . o componente ACBrNFeDANFeRL1 é para o fortes Report, ja que utilizo esse gerar de relatório . . .
O sistema estará usando as Dlls. CAPICOM  e OpenSSL . . . ja que instalaei o pacote original? e no sistema existem outras opções tbem . . .
Na Aba Geral, ja vem com varias caixas ja previamente preenchidas . .  essa configuração ja esta correta?

Enfim . . . ainda vão surgir muitas duvidas, mas preciso muito aprender e integrar em aplicativo.

Obrigado pela paciencia

Att

Amilton

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Amilton,

O meu conselho é você usar o programa exemplo para realizar testes e estudar o seu fonte.

Depois faça a sua própria aplicação, com os form que você esta acostumado a construir.

O programa exemplo grava as configurações em um arquivo INI, na minha aplicação esses dados de configuração são gravados no banco de dados.

Sim, o   ACBrNFeDANFeRL1 é para o fortes Report.

Fica ai a dica.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde

Estudando as propriedades do Componente, me parece que ja esta previamente configurado, mas tem as duvidas que ainda não consegui resolver . . . 

Como a instalação foi feita pelo instalador, como saberei se o componente ACBrNFe esta compilado com libCapiCom  ou LibOpenSSL  . . .

E como não tenho nenhum certificado digital aqui comigo, como faço para testar a geração da NFe. sem o mesmo . . .

No Projeto modelo no botão Gerar NFe. tem no inicio . . . "  ACBrNFe1.NotasFiscais.Clear; "

NotasFiscais é uma propriedade?  pq não encontrei no componente. . .

Italo, como as informações estão armazenadas no banco para gerar a Nota (tabela vendas. por Ex.) penso em criar uma tabela para armazenar os dados da NFe. e assim gera-la . . .  

Os atributos seriam esses que estão na procedure . . .  vc. disse que armazena em banco . . . gostaria de ter uma idéia de como criou a estrutura das tabelas, se possível.

Obrigado

 

Amilton

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Amilton,

A nova versão dos componentes que estão no repositório Trunk2 como por exemplo o ACBrNFe tem uma propriedade de configuração chamada SSLLib que pode receber os valores libCapicom, libCapicomDelphiSoap ou libOpenSSL.

Sem um certificado digital você não vai conseguir realizar nenhum teste.

Você pode usar o certificado do seu cliente ou usar o que é disponibilizado pela SEFAZ-RS (baixe ele através do link: https://www.sefaz.rs.gov.br/NFE/NFE-CER.aspx )

Detalhe importante, com esse certificado só será possível testar se o componente esta assinado corretamente o XML.

Ele não serve para consumir os Web Services, portanto não será possível realizar envio, consultas etc.

NotasFiscais é na realizada uma lista, note que inicialmente é executado o método Clear para limpar essa lista.

A lista em questão é usada para adicionar os dados pertinentes as vendas, dados estes que o componente vai utilizar para gerar o XML da NF-e.

Todos as informações que aparecem nas abas do programa exemplo eu armazeno em uma tabela chamada Sis_PropDFe no banco de dados.

Quanto a estrutura nada mais é do que os campos que aparecem nas abas de configuração do programa exemplo.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italo,

Instalei um certificado da SEFAZ do Parana para testar.

Encaminho em anexo o erro que ocorreu quando fui gerar a NFe.

tanto no ambiente de produção, quanto homologação deu esse erro. Mensagem de Propriedade ou Objeto não encontrado, embora não tenha senha, coloquei uma ficticia.

Pelo que entendi Vc. criou somente uma tabela para armazenar os dados da nota, mas no arquivo xml não envia os dados dos itens da venda?

Então quais seriam os campo obrigatórios da NFe.

Obrigado pela atenção

Amilton

 

ErroGerarNFe.doc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Amilton,

Acredito que você não entendeu o que eu escrevi.

A tabela que mencionei se refere aos dados de configuração do componente, que no programa exemplo esses dados são armazenados em um arquivo INI e no meu sistema eles são salvos em uma tabela do banco de dados.

Para a emissão do Nota Fiscal há necessidade de diversas tabelas, por exemplo: Cad_Emitente, Cad_Clientes, Cad_Produtos, Reg_Vendas, Mov_Produtos, Sis_PropDFe, entre outras.

Na tabela Reg_Vendas é informado para quem esta se vendendo, data da venda, numero da nota, valor da nota, etc.

Na tabela Mov_Produtos, temos a movimentação dos produtos, ou seja, código do produto, data da movimentação, tipo de movimentação (entrada ou saída), CNPJ (se for entrada se trata do CNPJ do fornecedor, caso contrario é CNPJ do cliente), quantidade, valor unitário, etc.

No que se refere aos campos obrigatórios e opcionais você encontra no Manual da NF-e, a minha sugestão é que você acesse o Portal Nacional da NF-e e baixa a versão 6.0 do Manual da NF-e.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Amilton,

Ao instalar os componentes você selecionou a opção para copiar e instalar as DLLs.

Se sim, tem um certificado instalado?

Se sim, o componente esta configurado corretamente, ou seja, foi informado o numero de série do certificado?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia

Na instalação ao que me lembre eu deixei selecionado, pq vem como padrão a seleção de copiar.

Na minha maquina tem a cadeia de certificados instalados, porém não estou com o cartão comigo no momento, por isso baixei um certificado da SEFAZ do Parana, e esse Certificado  aparece na lista de certificados instalados na maquina.

No projeto Exemplo ele seleciona o certificado, mostra a data de validade e gera numero de série.

A senha coloquei qualquer.

quando clico em Gerar NFe., da mensagem "Propriedade ou Objeto não encontrado" não sei se esse erro é exatamente no certificado, porém gostaria que fosse analisado o print da tela da configuração do componente para ver se não ha outro erro.

Obrigado

 

Amilton

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Amilton,

Notei que na tela de configuração, mas precisamente em certificados, você informou o tipo de emissão como sendo libCapicom, neste caso você só deve informar o numero de série do certificado e nada mais.

Não precisa informar o caminho onde esta o certificado e muito menos a senha.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.