Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Item da Nota Fiscal de Serviço


quartarollo
  • Este tópico foi criado há 1820 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Olá, como vão?

Eu implementei a emissão da nota fiscal de serviço eletrônica aqui para a cidade de Piracicaba, provedor SIMPLISS.

A nota é protocolada, impressa, beleza.

Só agora percebi que a lista de serviços não sai na impressão da nota fiscal.

No XML está indicado:

<ItensServico>
  <Descricao>SUBSTITUICAO DE ROLAMENTOS</Descricao>
  <Quantidade>1</Quantidade>
  <ValorUnitario>4180</ValorUnitario>
  </ItensServico>

Até fui no exemplo do ACBR e imprimi a partir de lá esse XML e também não apareceu. Estou utilizando o Fortes para impressão.

O que será que está faltando?

Obrigado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia,

O problema é que apenas 1% dos provedores possui essa estrutura onde você pode ADD vários serviços, informando a descrição, quantidade e valor de cada um.

Os outros 99% devemos informar os serviços em uma unica TAG chamada Discriminação.

Por conta disso acredito que tanto o DANFSE feito em Fast quanto o que foi feito em Fortes Report não esta previsto a leitura da estrutura e sim somente da TAG Discriminação.

Mas você pode colaborar com o projeto realizando alterações visando atender ambas situações.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Então, deixa eu ver se entendi....

O XML que gerei está correto, certo?

O problema é na hora de gerar a impressão ler essa tag e listar lá na impressão, certo?

Dai, se não quiser manter a impressão deve-se colocar tudo dentro da Tag "Discriminacao" que é um campo tipo "memo", estou certo?

Eu estava pensando que havia feito algo errado na hora do XML ou no momento de chamar a impressão.

Obrigado mais uma vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Beleza. Nunca mexi no Fast. Instalei-o mesmo, troquei o objeto de impressão, quando mando imprimir agora dá o erro "Caminho do arquivo de impressão da DANFENFSe não assinalado".

Acredito que deva ser alguma estrutura do relatório que deve ser assinalada.

Estou procurando isso.

Obrigado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Os .fr3 do ACBr são feitos no Fast Report 5, apenas o DANFSE.fr3 vai funcionar com o 4, justamente o que não imprime o detalhamento dos itens.

Experimente usar o arquivo em anexo que inseri a impressão dos itens para uso no FR4.

DANFSE.fr3

Outra coisa, pode haver problema se estiver usando a versão do Fast que vem junto ao Delphi, ela não tem suporte a scripts e alguns .fr3 do ACBr não são compatíveis por terem código, precisa usar a versão comercial.

Já que você trabalha com Fortes, o melhor seria fazer a alteração nele para a impressão dos itens.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Obrigado BigWings.

Fiz como você falou.

Mas, quando vou mandar imprimir, bem na linha "frxReport.PrepareReport(False)" da unit "ACBrNFSeDANFSeFR" dá o erro 'Could not convert variant of type string into type (Double)".

Uma coisa que achei estranho é que na procedure "TACBrNFSeDANFSeFR.CarregaItensServico(ANFSe: TNFSe);", na parte do valor total "  cdsItensServico.FieldByName('ValorTotal').AsString  := FormatFloatBr( ValorTotal, '###,###,##0.00'), o valor total sempre está zero. Dai tentei colocar "manualmente" um valor lá e também na alíquota, mas, mesmo assim o erro persistiu !!!

Obrigado novamente pela atenção.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
1 hora atrás, quartarollo disse:

Obrigado BigWings.

Fiz como você falou.

Mas, quando vou mandar imprimir, bem na linha "frxReport.PrepareReport(False)" da unit "ACBrNFSeDANFSeFR" dá o erro 'Could not convert variant of type string into type (Double)".

Uma coisa que achei estranho é que na procedure "TACBrNFSeDANFSeFR.CarregaItensServico(ANFSe: TNFSe);", na parte do valor total "  cdsItensServico.FieldByName('ValorTotal').AsString  := FormatFloatBr( ValorTotal, '###,###,##0.00'), o valor total sempre está zero. Dai tentei colocar "manualmente" um valor lá e também na alíquota, mas, mesmo assim o erro persistiu !!!

Obrigado novamente pela atenção.

 

Em debug dá vários erros desse mesmo, mas em execução eles são ignorados.

Vi que o seu XML não tem a tag ValorTotal nos itens, apenas valor unitário e quantidade, nesse caso teria ajustar para calcular o valor total no código para o seu provedor ou editar o .fr3 e fazer o cálculo por ele.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Obrigado mais uma vez Big.

Rodei o sistema sem o debug e funcionou a impressão. Porém, sempre tem um porém....

Eu não sei o motivo mas, gerou duas páginas, uma já era para dar. Parece que justamente a banda de "Itens de Serviços" estourou e saiu para outra página, mas, só tem um item nesta banda.

E outra coisa, aqui em Piracicaba, preciso que saia a Discriminação dos Serviços, mas, ai já vi que não tem mais nada a ver com o Acbr propriamente dito e sim com as impressões. Como eu NUNCA mexi com fast report estou daquele jeito.

Até ajustei umas coisas no relatório, tamanho de fontes, etc. Mas, colocar essa banda que é um memo com a tag "Discriminacao", isso ainda não sei como fazer. Estou na tentativa aqui.

Fora essas duas coisas, do resto, certo.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom dia,

Vou recomendar novamente que você tente fazer as alterações no Fortes, e disponibilize para agregar ao projeto, já que está no FR4 qualquer alteração que fizermos aqui não será aplicada ao ACBr.

Para o problema do estouro da página eu tive que fazer uma alteração no ACBrNFsDANFSeFR.pas, a seguir:

procedure TACBrNFSeDANFSeFR.CarregaItensServico(ANFSe: TNFSe);
var
  I: Integer;
  QtdItens: Integer;
begin

  QtdItens := 13;
  if DANFSeClassOwner.ImprimeCanhoto then
    QtdItens := QtdItens - 6;

[...]

Isso vai controlar a quantidade de itens que serão impressas, se o canhoto estiver ou não ativado.

Pelo que entendi sobre a discriminação ela é por item, correto? Na mesma unit você pode fazer as alterações nos datasets que são chamados pelo .fr3, incluindo o campo discriminação ou aumentando o atual.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Boa tarde, pessoal, tudo bem?

Consegui fazer a alteração no Fortes Report para sair os itens dos serviços.

Vou anexar a imagem.

Depois, como faço para mandar as fontes para ser incorporado ao projeto Acbr?

Precisa de alguma documentação, explicação, etc??

Espero ter conseguido contribuir.

Obrigado

ImpNFSeACBR.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Quartarollo,

Essa alteração não vai afetar a impressão do DANFSE dos demais provedores?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Eu não mexi nada ESPECIFICAMENTE por provedor.

Apenas pego os itens do serviços que já estão na nota fiscal e faço o processo para aparecer na impressão.

Acho que caso não tenha itens, poderíamos desabilitar esse Sub-Detail. Porque se o provedor não tiver essa informação de itens de serviços, dai não apareceria nada. Como dito noutro "post" maioria não tem.

Outra opção seria colocar opção para se imprimir ou não os itens. Sendo FALSE como padrão. Mas, dai teria que vir do componente da nota fiscal ou do componente de impressão da nota fiscal.

Outra coisa, mais certeira, seria testar com outro provedor. Eu não tenho comigo nenhuma senha para fazer a homologação com outro provedor.

Vou procurar ver se consigo fazer um teste com outro provedor.

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...
  • Consultores

Bom dia Quartarollo,

Você fez as melhorias para que essa alteração não gere efeitos colaterais em provedores que não possuem uma lista de itens de serviços?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Vou dar uma checada nisso.

Posso ficar a vontade para pedir a ajuda de usuários que utilizam outros provedores, certo?

Falo isso, porque para eu testar isso melhor, eu iria solicitar à alguém ou algum grupo que trabalhe com outros provedores para fazer um teste para mim.

Volto a falar contigo.

Obrigado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Consultores

Bom dia Quartarollo,

Anexe a unit alterada para que demais desenvolvedores que utilizam outros provedores possam realizar os testes.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Fala Italo, tudo bem?

As mexidas (fontes) eu havia colocado numa das respostas acima.

Mas, vamos com calma que isso nunca entrou em produção em nenhum cliente meu.

Coincidentemente, vou voltar a trabalhar nisso nesse mês para vários clientes que necessitarão.

Vou citar aqui o post onde anexei os fontes.

Espero poder ajudar.

Obrigado a todos!

 

Em 23/09/2016 at 17:24, quartarollo disse:

Beleza. Segue anexo os arquivos e uma explicação de onde que mexi.

Obrigado.

Acbr_Itens_Servicos_Fortes.zip

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois ...

Boa tarde!

Estou enfrentando um problemão com o DANFSE.fr3. Quando a Descriminação é muito grande, por exemplo mais de 17 linhas, não aparece na caixa "memo" e não consigo ver os restantes da descriminação. Já tentei usar a propriedade "StartNewPage" em conjunto com "RowCount" mas nada. O máximo que consegui foi aumentar a caixa "memo" quando a Descriminação for grande através da propriedade "Stritchet", "StritchMode" e "AllowSplit", mas só fez esticar o memo (ficando bem maior que A4) e não fez uma nova página..

Em resumo. O que eu quero é quando a Descriminação tiver 17 linha o Fast dê um NewPage e continue a Descriminação em outra pagina.

Estarei enviando um exemplo em anexo para melhor entendimento.

Desde já agradeço.

DANFSE.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Bom dia,

Você chegou a realizar alguns ajustes e testes?

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1820 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.