Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Dúvidas - Lázarus


  • Este tópico foi criado há 2724 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Senhores sou novo aqui e tenho algumas dúvidas a respeito do Lázaros. Estou tendo dificuldades de instalar componentes externos tipo Zeos e Rx, a Ide trava...alguém já passou por esse processo?

Existe na Ide o TClientDataSet do Delphi? se não teria alguma sugestão de similar?

O Access só funciona no Lázaros com ODBC?

Francisco Portela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom dia!

Não tem o clientdataset mas tem um dbfdataset senão me engano!

o zeos é muito simples de instalar no lazarus, basta seguir a ordem

do access sim somente via odbc

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎29‎/‎09‎/‎2016 at 09:29, Juliomar Marchetti disse:
Em ‎29‎/‎09‎/‎2016 at 09:29, Juliomar Marchetti disse:

Bom dia!

Não tem o clientdataset mas tem um dbfdataset senão me engano!

o zeos é muito simples de instalar no lazarus, basta seguir a ordem

do access sim somente via odbc

Bom dia!

Não tem o clientdataset mas tem um dbfdataset senão me engano!

o zeos é muito simples de instalar no lazarus, basta seguir a ordem

do access sim somente via odbc

 

Ok amigo obrigado!  Vc saberia algo do TMemDataset? como eu faria para

instala-lo no Lazarus? obrigado!   Francisco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Francisco, em meus testes e, naturalmente conforme a opinião de várias pessoas pelos fóruns (inclusive este), o TBufDataSet (Data Access) se mostrou mais "parecido" com o ClientDataSet e se comporta melhor com massas maiores de dados, o TMemDataSet (imagino que por usar somente memória como o nome já diz) dá estouro de pilha, inclusive aqui eu fiz uma herança e fiz alguns novos métodos somente para compatibilizar a nomenclatura, o que facilita muito o processo de migração dos projetos em delphi, inclusive minha herança se chama TClientDataSet :).

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez obrigado!!  Bom estou com outra dificuldade:  Estou tentando incluir dados em uma tabela "access" pelo Lazarus

usando o componente TSQSQuery. Fiz as rotinas direitinho só que não insere de forma alguma! Acho até que pode ser algum problema

na ODBC...segue a rotina...se puderem me ajudar...Aparece a seguinte mensagem de ERRO: "Cannot open a non-selec statement"

//******************************************************************************
Procedure InsertSQL__BD_COMITES(Sender:string);
var
  strPes:string;
begin
  strPes                     := 'INSERT INTO Tab_Cadas_Comite (Agente_Credito, Nome_Tomador) VALUES (:vAgente, :vNome)';
  //----------------------------------------------------------------------------
  DmDb.Tb_PeSql01_Db_.Active := False;
  DmDb.Tb_PeSql01_Db_.SQL.Clear;
  DmDb.Tb_PeSql01_Db_.SQL.Add(strPes);
  DmDb.Tb_PeSql01_Db_.ParamByName('vAgente').AsString := 'AFCP';
  DmDb.Tb_PeSql01_Db_.ParamByName('vNome').AsString   := 'LUCAS'
  DmDb.Tb_PeSql01_Db_.Active := True;
  DmDb.Tb_PeSql01_Db_.ExecSQL;
  DmDb.Tb_PeSql01_Db_.First;
  //----------------------------------------------------------------------------
end;
//******************************************************************************

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Juliomar Marchetti disse:

por que active e depois execsql e então first?

somente o ExecSQL

Ok...refiz o código...o mesmo problema... me ajudem...

//******************************************************************************
Procedure InsertSQL__BD_COMITES(Sender:string);
var
  strPes:string;
begin
  strPes                     := 'INSERT INTO Tab_Cadas_Comite (Agente_Credito, Nome_Tomador) VALUES (:vAgente, :vNome)';
  //----------------------------------------------------------------------------
  DmDb.Tb_PeSql01_Db_.Active := True;  // ativar o componente
  DmDb.Tb_PeSql01_Db_.SQL.Clear; // limpar a área
  DmDb.Tb_PeSql01_Db_.SQL.Add(strPes); // adicionar o sql
  DmDb.Tb_PeSql01_Db_.ParamByName('vAgente').AsString := 'AFCP'; // preencher parametro
  DmDb.Tb_PeSql01_Db_.ParamByName('vNome').AsString   := 'LUCAS'; // preencher parametro
  DmDb.Tb_PeSql01_Db_.ExecSQL; // executar o sql
  //----------------------------------------------------------------------------
end;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Viu mais uma coisa porque está ativando o componente no começo?

se você só vai executar um insert ?

remove a primeira linha que tem o active

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

Viu mais uma coisa porque está ativando o componente no começo?

se você só vai executar um insert ?

remove a primeira linha que tem o active

Ok...removi, já fiz os testes, a propriedade SQL esta realmente recebendo o texto (strPes) e os parâmetros

também estão na propriedade Params corretos, não ocorre mais nenhum erro...em compensação não atualiza

o banco de dados...não seria alguma configuração em ODBC? Eu consigo visualizar os dados  pelo mesmo

componente TSQSQuery sem nenhum problema usando também o TBufDatSet. Me parece coisa de modificação

na base....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Juliomar...a única coisa que eu queria era incluir registros nessa tabela access...em Delphi era bastante

simples pois usando o Ado isso era bastante simplificado. Com o Lazarus isso não é possível, infelizmente o

trabalho que estou fazendo agora só me permite utilizar o Lazaros e o banco Access, estou tentando desde

domingo simplesmente "povoar" essa tabela da forma mais simplificada possível, mas até agora não consegui..

Se vc puder me ajudar agradeço...abraço... francisco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
  • 2 semanas depois ...
Em ‎04‎/‎10‎/‎2016 at 15:58, Juliomar Marchetti disse:

Juliomar, bom dia...consegui resolver aquele problema da inserção no banco de dados. fui no componente TSQLTransaction, na propriedade Action e coloquei como caCommint.

Funcionou perfeito. Obrigado!

Amigo, estou com outro problema...estou exportando dados para o Excel usando o seguinte passo:

vSheet.Cells[NLinha, 01].Value := DmDs.Tb_Comites_Ds_.FieldByName('Numero_Contrato').Value;

na planilha me aparece caracteres em "japonês" menos os campos que contêm data...poderia me ajudar como

resolver? abraço Francisco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2724 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.