Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

  • Este tópico foi criado há 2747 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

Estou a desenvolver NFCE e ao integrar o PDV com o mesmo surgiram algumas dúvidas conceituais e gostaria de pedir ajuda.

Bem é o seguinte:

Eu sei que o pagamento em dinheiro, cartão crédito/débito é a vista.
Cheque segundo falam é uma ordem de pagamento a vista, pra mim é prazo.

Mas no meu caso a minha principal dúvida é como os colegas tratam os status das parcelas pro financeiro? Tipo:


1 - Se pagou em dinheiro, deve o status_parcela = Baixado?

2 - Se pagou em Cartão deve o status_parcela = Baixado? Se sim, como é feito pra controlar o CAIXA? visto que se é cartão Debito demora ai os seus dois dias úteis pra cair na conta e sendo cartão credito vai demorar os dias do parcelamento da operadora. Ou neste caso deveria mandar o status_parcela = NaoBaixado e somente dar baixa quando for conferindo o extrato das vendas em cartão?

3 - Sendo cheque o status_parcela = NaoBaixado? E só dar baixa quando compensar? Ou já gravar com status_parcela = Baixado e criar um flag CHEQUE_COMPENSOU, por exemplo?


Sem mais obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/09/2016 at 10:15, carlosinfoteen disse:

Bom dia pessoal,

Estou a desenvolver NFCE e ao integrar o PDV com o mesmo surgiram algumas dúvidas conceituais e gostaria de pedir ajuda.

Bem é o seguinte:

Eu sei que o pagamento em dinheiro, cartão crédito/débito é a vista.
Cheque segundo falam é uma ordem de pagamento a vista, pra mim é prazo.

Mas no meu caso a minha principal dúvida é como os colegas tratam os status das parcelas pro financeiro? Tipo:


1 - Se pagou em dinheiro, deve o status_parcela = Baixado?

2 - Se pagou em Cartão deve o status_parcela = Baixado? Se sim, como é feito pra controlar o CAIXA? visto que se é cartão Debito demora ai os seus dois dias úteis pra cair na conta e sendo cartão credito vai demorar os dias do parcelamento da operadora. Ou neste caso deveria mandar o status_parcela = NaoBaixado e somente dar baixa quando for conferindo o extrato das vendas em cartão?

3 - Sendo cheque o status_parcela = NaoBaixado? E só dar baixa quando compensar? Ou já gravar com status_parcela = Baixado e criar um flag CHEQUE_COMPENSOU, por exemplo?


Sem mais obrigado.

 

Pessoal ninguém???

A questão 1, dinheiro estou fazendo baixado já. Agora as outras (cartão e cheque) não. Mas fico ainda meio sem ter certeza de como isso é praticado nos sistemas. Se já se deve mandar os dados de cartão (credito e debito) já irem baixados também. Se alguém puder compartilhar esta informação fico grato.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Carlos;

Esta questão do financeiro, vai depender da sua regra de negócio que você aplica no sistema. Existe algumas possibilidades que precisa ser estudadas para ver o funcionamento do sistema em um todo. Um exemplo, quando as parcelas são lançadas no cartão ou cheque, você pode ter a opção de lançar em uma tabela diferente do caixa real, como "t_caixa_receber", com isso no fechamento de caixa do dia, você pode gerar um relatório de recebimentos futuros(para que os valores apareçam). Sendo que quando esta parcela realmente entrar na conta, você pode dar baixa no receber e entrada em seu caixa real. Esta regra seria para quem controla o caixa e o banco. Outra possibilidade é lançar direto a seu caixa associado a uma tabela de espécies de pagamento, que creio que é mais fácil.

Espero ter ajudado.

Editado por Maiquel
  • Curtir 1

Maiquel Parisotto

 

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, Bom dia!

Minha regra de negócio é só aparecer no caixa o que realmente converteu em caixa. Tudo que foi vendido, cuja forma de pagamento não é a vista, eu gero um contas a receber. Se for cartão, eu gero o título em nome da operadora de cartão, pois assim, eu sei quanto tenho a receber de cada operadora e também a data de  vencimento do título é a data que normalmente a operadora faz os pagamentos D+3, D+10, etc. Inclusive os cartões de débito entram na mesma rotina. O cheque eu gero o título no nome do cliente. 

Quando o usuário fizer a conciliação bancaria, ele tem que fazer as baixas dos títulos e o dinheiro vai para o caixa.  Os dados complementares para geração do título estão cadastrados na tabela de forma de pagamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/10/2016 at 10:52, FabianoCunha disse:

Carlos, Bom dia!

Minha regra de negócio é só aparecer no caixa o que realmente converteu em caixa. Tudo que foi vendido, cuja forma de pagamento não é a vista, eu gero um contas a receber. Se for cartão, eu gero o título em nome da operadora de cartão, pois assim, eu sei quanto tenho a receber de cada operadora e também a data de  vencimento do título é a data que normalmente a operadora faz os pagamentos D+3, D+10, etc. Inclusive os cartões de débito entram na mesma rotina. O cheque eu gero o título no nome do cliente. 

Quando o usuário fizer a conciliação bancaria, ele tem que fazer as baixas dos títulos e o dinheiro vai para o caixa.  Os dados complementares para geração do título estão cadastrados na tabela de forma de pagamento.

Fabio bom dia,

Obrigado pelas dicas. Vão ajudar bastante. E creio que ajudarão também a outras pessoas que estão começando a já criar rotinas corretas pro seus sistemas.

Se outros tiverem mais dicas a postarem desde já fico grato.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2747 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.