Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Homologação SITEF com Cliente Modular


adenilton
  • Este tópico foi criado há 2719 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde,

De antemão gostaria de agradecer-vos por compartilhar vosso esforço e experiência por meio dos componentes ACBR e deste fórum.

 

Estou fazendo o processo de homologação do SITEF utilizando o cliente modular. Tudo certo até a seq. 20, abaixo:

1.png

Note que eles pedem para que, ao entrar na aplicação, se houver transações pendentes, confirmá-las.

O problema que estou tendo é que o ACBRTefd sempre cancela as transações pendentes quando inicializo-o e não encontrei propriedade para mudar esse comportamento.

Alguém pode me dar uma luz do que posso fazer para passar nessa seq. 20?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom dia

a dica está nos retornos do estado da ecf no componente acbrtefd!

vai ter que tratar para quando não houver comunicação com a impressora mas um cupom foi iniciado e não finalizado ele confirmar!

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Adenilton,

   Acho que o Juliomar está citando o que está neste tópico aqui

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responderem.

O cliente modular do sitef funciona como um Gerenciador Padrão com troca de arquivos. O tipo de rede configurado do ACBrTefD é, nesse caso, TEFDIAL. O comentário do Juliomar e seu, Embarbosa, acredito que esteja relacionado ao uso do sitef com a dll, configurando o componente para Clisitef, é isso?

No caso do TEFDIAL, percebi que o método Inicializar não dispara o evento oninfoecf. E além disso, já vai cancelando as transações pendentes. Será que alguém já conseguiu homologar o sitef com cliente modular usando o ACBR?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
1 hora atrás, adenilton disse:

Será que alguém já conseguiu homologar o sitef com cliente modular usando o ACBR?

Em busca aqui no fórum, já encontrei outros mencionando usar o modular com o ACBr. Mas sinceramente não vejo vantagem para usar o SiTef modular. Se vai usar SiTef, melhor usar comunicação por dll.

1 hora atrás, adenilton disse:

O comentário do Juliomar e seu, Embarbosa, acredito que esteja relacionado ao uso do sitef com a dll, configurando o componente para Clisitef, é isso?

Sim. No SiTef até pouco tempo atrás você deveria fazer algumas verificações e daí cancelar ou não a transação. Penso que no modular seria a mesma coisa.

Mas, talvez eles introduziram algum requisito diferente. Por exemplo: a pouco tempo atrás, os técnicos da Software Express começaram a sugerir que os sistemas confirmassem por padrão transações cuja impressão deu erro e isso livra o sistema de fazer os tratamentos e testes de ECF desligado. Neste caso, o usuário do sistema pode ir na área administrativa (executar um "ADM") e reimprimir o comprovante cuja impressão ficou impossibilitada.

Se a sugestão do tópico não funciona, sugiro que verifique qual o percurso do código desde a inicialização até onde é chamado o cancelamento das transações.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, 

Seguindo sua sugestão, EMBarbosa, 

Citar

Mas sinceramente não vejo vantagem para usar o SiTef modular. Se vai usar SiTef, melhor usar comunicação por dll.

, implementei o uso do SiTef pela dll, usando o ACBrTefD.

Solicitei novamente o processo de homologação à Software Express e eles me enviaram um roteiro diferente daquele usado para homologação com o Cliente Modular.

Comecei o processo de homologação, mas me deparei com a seq. 16 abaixo:

1.png

 

Note o trecho onde diz:

Citar

Quando receber o retorno de aprovação e ainda com o cartão no pinpad, desligar o computador (reset)

Isso é um pouco diferente da seq. 20 da minha primeira mensagem, onde eu devia resetar o computador quando começasse a imprimir a primeira via.

O problema que estou tendo é o seguinte: Não consigo passar dessa etapa, nem na minha aplicação nem no TEFDDemo, usando a versão mais recente do repositório.

Obs: Debugando a biblioteca, percebi que o componente, corretamente, chega até o método ConfirmarESolicitarImpressaoTransacoesPendentes da unit ACBrTEFDClass.pas. Mas, pelo que vi, o componente não consegue passar nessa seq. 16 por que, no método ConfirmarESolicitarImpressaoTransacoesPendentes ele procura por um arquivo de backup no diretório configurado na propriedade PathBackup do componente, que ainda não existe neste ponto.

Poderia me indicar se estou a deixar passar algo ou o que devo fazer para passar nessa sequência?

Desde já grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Esse manual é um pouco diferente do que eu tenho aqui. Essa sequência 16 aí está numerada como 33 no roteiro que tenho aqui. Pelos meus registros, eu consegui fazer sem nenhum problema.

Você está desligando o computador depois que o ECF começa a imprimir o cupom TEF?

Anexe os logs do ACBrECF e do ACBrTEFD.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse manual que estou seguindo é a versão 14, intitulado "Roteiro de Pré - Homologação CliSiTef v.14", com data de 14/07/2016.

Citar

Você está desligando o computador depois que o ECF começa a imprimir o cupom TEF?

Não. Nesta sequência pede pra desligar o PC(reset) ainda com o cartão no pinpad. Quando o cartão ainda está no pinpad, imediatamente após a aprovação, a impressão ainda NÃO começou, apenas uma mensagem "Retire o cartao da leitora", é apresentada.

 

Logs anexados.

Log_Tef.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Entendi. Então parece ser uma situação nova, como eu disse antes, um requisito diferente.

Pergunta: Como você vai confirmar a transação se o cupom fiscal que acoberta a transação ainda não acabou de ser impresso?

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EMBarbosa, desde já obrigado por responder prontamente.

Citar

Então é como eu disse antes uma situação nova.

Acredito ser isso mesmo, pois pelo roteiro anterior que estava usando vi que o componente estava pronto.

Citar

Pergunta: Como você vai confirmar a transação se o cupom fiscal que acoberta a transação ainda não acabou de ser impresso?

Neste caso, após a queda de energia, a confirmação deve ser enviada mesmo que o comprovante TEF não tenha sido impresso e o ECF esteja desligado. O que mudou nesse novo roteiro é que a aplicação terá que confirmar a transação, se antes da queda de energia houve aprovação da transação. Isso deve ser feito mesmo que o comprovante TEF não tenha começado a imprimir.

Será que quando a dll envia para a aplicação a mensagem "Transacao OK", ela também não informa que a transação foi aprovada?

Se sim, acredito que o componente deve ser alterado para fazer o backup dos dados da transação neste ponto e não no início da impressão do comprovante TEF.

 

Editado por adenilton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
10 minutos atrás, adenilton disse:

Neste caso, após a queda de energia, a confirmação deve ser enviada mesmo que o comprovante TEF não tenha sido impresso e o ECF esteja desligado. O que mudou nesse novo roteiro é que a aplicação terá que confirmar a transação, se antes da queda de energia houve aprovação da transação. Isso deve ser feito mesmo que o comprovante TEF não tenha começado a imprimir.

Eu entendi que a aplicação terá que fazer a confirmação da transação.

Mas veja bem... pelo que eu entendi, o cupom fiscal não foi impresso ainda. Isso implica que você não pode confirmar a transação porque não tem cupom fiscal para isso. E se o ECF não está ligado, não se pode imprimir um outro cupom. Entendeu?

Essa dúvida a gente precisa esclarecer antes de alterar o componente...

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, entendi.

Nesse caso o cupom fiscal estará somente subtotalizado.

Daí, acredito que quer chegar no seguinte: Se o ECF deu problemas e não pode finalizar a impressão do cupom (que está no meio - subtotalizado apenas), será que deve confirmar a transação mesmo assim?

É isso?

Achas que devo consultar a SW sobre essa sequência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Percebi só mais uma coisa. Quando desligo o PC exatamente no ponto indicado na sequência 16, "quando receber o retorno de aprovação e ainda com o cartão no pinpad", após reiniciar o PC e inicializar o TEF, este nem cancela nem confirma a transação que ficou pendente. Isso é normal?

Editado por adenilton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
1 hora atrás, adenilton disse:

Daí, acredito que quer chegar no seguinte: Se o ECF deu problemas e não pode finalizar a impressão do cupom (que está no meio - subtotalizado apenas), será que deve confirmar a transação mesmo assim?

É isso?

Sim. Exatamente. Porque é fácil reimprimir o cupom TEF. Mas reimprimir o cupom fiscal é impossível.

 

12 minutos atrás, adenilton disse:

Percebi só mais uma coisa. Quando desligo o PC exatamente no ponto indicado na sequência 16, "quando receber o retorno de aprovação e ainda com o cartão no pinpad", após reiniciar o PC e inicializar o TEF, este nem cancela nem confirma a transação que ficou pendente. Isso é normal?

Não tenho certeza... Me parece que não...

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.