Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Iniciante ACBr Monitor Plus com arquivos TXT


alexvp
Ver Solução Respondido por José M. S. Junior,
  • Este tópico foi criado há 1502 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde a todos!

Tenho um ERP de Faturamento em VB6, atuo especificamente em São Paulo - Capital e preciso implementar duas coisas nele: NF-e (NF´s de prestação de serviços apenas) e boletos (geração, envio de e-mail, arquivos remessa e retorno para o Bradesco).

Minha intenção é utilizar o ACBr Monitor Plus através da troca de arquivos TXT, o que me economizará um bom tempo para entender estas duas necessidades (NF e Boletos) e implementá-las em um cliente.

Estou há um tempo olhando os posts dentro do Fórum ACBr, do Fórum do André, usando argumentos de pesquisa dos tipos ("acbr monitor plus txt", "iniciante", "tutorial", "passo a passo", "configurações", e vários outros argumentos de pesquisa), porém, não encontrei nada definitivamente esclarecedor a respeito dos procedimentos a serem executados passo a passo. Encontrei sim muuuuita informação, e pude perceber a colaboração ativa de seus participantes, porém, no momento em que me encontro agora (iniciante), são informações dispersas e que envolvem um conhecimento prévio do negócio e seus procedimentos de execução.

Também já realizei a leitura do Manual de Orientação do Contribuinte, da SEFAZ, mas lá também as informações estão dispersas, sem um passo a passo do processo para emitir a NF-e.

Eu vou utilizar o formato de arquivos TXT, portanto, não tenho como montar todo o ambiente Delphi e estudar o funcionamento do aplicativo internamente, como sugerido em vários outros posts no Fórum. Não conheço Delphi, apenas VB6.

Desculpem pelo textão, mas é necessário para ambientar minha situação à todos que possam me ajudar.

Principais dúvidas:

1. Mesmo usando o formato de arquivo TXT e o ACBr Monitor Plus, corro algum risco de ter a solução ACBR Monitor Plus inviabilizada por alguma proibição da SEFAZ de utilizar software de terceiros para emitir NF´s?

2. Não existe um roteiro para a gerar NF-e (lote ou individual), no estilo: primeiro-verifique se o serviço está operando; segundo: conecte-se; terceiro-solicite o serviço A com tais parâmetros; quarto-validar o retorno....blá blá blá .... .... ... Isto serve também para emissão de boletos: algum roteiro ou passo a passo.

3. O SAC pago faria alguma diferença na busca destas informações? Também pesquisei a respeito do SAC ACBr, porém pelo que eu entendi, mesmo sendo pago, o SAC não me auxiliaria com relação a estas dúvidas.

4. Se não existir um manual para estes procedimentos (NF-e e Boletos), o que você me aconselham fazer para tentar aumentar a compreensão e agilizar esta implementação?

5. Sugestões de argumentos de pesquisa dentro do fórum (palavras chaves, tags, etc) serão bem-vindos também.

Obrigado a todos que possam me ajudar.

Alexandre Pichoneri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Já leu o ACBrMonitor.pdf ?

Nele tem um passo a passo inicial...

Sobre o SAC, consulte:

http://www.projetoacbr.com.br/forum/sacv2/questoes_importantes/

 

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Daniel Simoes disse:

Já leu o ACBrMonitor.pdf ?

Nele tem um passo a passo inicial...

Sobre o SAC, consulte:

http://www.projetoacbr.com.br/forum/sacv2/questoes_importantes/

 

Obrigado pelo retorno Daniel.

Já li o ACBRMonitor.pdf, , porém não encontrei em nenhum lugar do documento esse passo a passo inicial.

Como disse anteriormente, os comandos (tanto para boletos quanto para NFE) estão bem explicados, tanto neste pdf quanto no fórum do André Moraes. O que estou sentindo falta é de um roteiro. Por exemplo, no caso NFE, antes de executar o comando .EnviarNFe , não tenho a menor ideia do que precisa ter sido feito antes.

Continuo perdido!

A NF que preciso automatizar é de serviço. Entendo que será a NFS-e, utilizada pela prefeitura SP. Este tipo de NF (serviço) é contemplada pelo ACBr?

Não é falta de leitura, Daniel. Estou a aproximadamente 10 dias levantando quais soluções utilizarei. Tenho propostas de componentes pagos, soluções também com troca de arquivos utilizando assinaturas mensais e tem o projeto ACBr, com o qual me identifiquei bastante pela comunidade colaborativa existente.

Sei que posso parecer acomodado, porém a solução ACBr que vou utilizar é através de troca de arquivos txt. Não me importaria de pagar o SAC se me fosse dado a garantia de que eu teria uma orientação sobre os passos, a sequência correta de execução dos comandos, a preparação do ambiente (tanto para NFE quanto para BOLETO).

Preciso realmente de um desenho em "papel de pão", como diziam antigamente, mostrando o conjunto de comandos que deverei utilizar e sua sequência de utilização.

Mais uma vez obrigado!

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

O MonitorPLUS não contempla NFSe... ( e isso não está nos nossos planos recentes)

Existem N maneiras de iniciar um Boleto ou NFe... isso dependerá muito do seu cenário, e das configurações que você pretende fazer no ACBrMonitorPLUS... (não há um passo a passo definitivo)

Os comandos do manual, são bastante intuitivos e possuem exemplos de resposta...  Basta fazer alguns testes e observar os resultados

Consultoria sobre como preencher um XML corretamente de acordo com a legislação tributária não é o escopo do SAC

 

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, André Ferreira de Moraes disse:

O ACBrMonitor não funciona com NFSe.

Obrigado André.

12 horas atrás, Daniel Simoes disse:

O MonitorPLUS não contempla NFSe... ( e isso não está nos nossos planos recentes)

Existem N maneiras de iniciar um Boleto ou NFe... isso dependerá muito do seu cenário, e das configurações que você pretende fazer no ACBrMonitorPLUS... (não há um passo a passo definitivo)

Os comandos do manual, são bastante intuitivos e possuem exemplos de resposta...  Basta fazer alguns testes e observar os resultados

Consultoria sobre como preencher um XML corretamente de acordo com a legislação tributária não é o escopo do SAC

 

Entendi Daniel.

Obrigado pelo retorno e pelos esclarecimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados, boa tarde.

 

Também baixei e instalei o AcBrMonitorPlus e tenho a seguinte dúvida:

O AcBrMonitorPlus lê um arquivo txt gerado pela minha aplicação em uma pasta e cria/valida/envia/etc a Nfe? Ou eu tenho que utilizar alguma interface na minha aplicação para utilizá-lo? 

Entendi que, se o AcBrMonitorPlus fica oculto na máquina, ele agiria como um serviço, monitorando uma pasta de recepção de arquvos.

 

Agradeço a resposta.

Andre Nunes

Editado por AndreZ
melhorar a pergunta.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

É isto mesmo, André. 

1) Sua a aplicação gera o arquivo ENT.TXT na pasta C:\ACBrMonitorPLUS. Ele contém uma linha de comando solicitando que o ACBr gere o xml correspondente aos dados contidos contidos em ENT.TXT. 

2) O monitor lê o arquivo, obedece ao comando de criar a Nfe e gera o arquivo SAI.TXT contendo o retorno da Sefaz que diz se deu certo ou não. 

3) Sua a aplicação gera outro arquivo texto contendo o comando de validar o xml que o monitor criou.

4) O monitor lê o arquivo, obedece ao comando de validar o xml e gera outro arquivo SAI.TXT contendo o retorno da Sefaz.

5) Sua aplicação lê o arquivo SAI.TXT e, dependento de um conteúdo que indique sucesso, cria outro arquivo ENT.TXT contendo o comando de envio da NFe à Sefaz.

6) O monitor responde gerando mais um arquivo SAI.TXT informando se a nota foi autorizada ou não e por quê.

7) Sua aplicação lê o arquivo SAI.TXT e informa o resultado ao usuário.

Sua primeira dificuldade será o que informar no arquivo ENT.TXT. Há um modelo no arquivo ACBrMonitorPLUS.chm.  "Comandos\Comandos do objeto NFe/NFCe\NFE.CriarNFe".

Você poderá, também, fazer o monitor gerar um arquivo INI a partir de um XML de NFe que você pode facilmente conseguir com o contador do seu cliente. Este comando, que é uma mão na roda pra quem não tem ideia de como deve ser o INI, se chama NFE.LerNFe. Ele também é explicado no arquivo de help do componente (ACBrMonitorPLUS.chm).

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 30/12/2016 at 16:52, ricardobarros disse:

É isto mesmo, André. 

1) Sua a aplicação gera o arquivo ENT.TXT na pasta C:\ACBrMonitorPLUS. Ele contém uma linha de comando solicitando que o ACBr gere o xml correspondente aos dados contidos contidos em ENT.TXT. 

2) O monitor lê o arquivo, obedece ao comando de criar a Nfe e gera o arquivo SAI.TXT contendo o retorno da Sefaz que diz se deu certo ou não. 

3) Sua a aplicação gera outro arquivo texto contendo o comando de validar o xml que o monitor criou.

4) O monitor lê o arquivo, obedece ao comando de validar o xml e gera outro arquivo SAI.TXT contendo o retorno da Sefaz.

5) Sua aplicação lê o arquivo SAI.TXT e, dependento de um conteúdo que indique sucesso, cria outro arquivo ENT.TXT contendo o comando de envio da NFe à Sefaz.

6) O monitor responde gerando mais um arquivo SAI.TXT informando se a nota foi autorizada ou não e por quê.

7) Sua aplicação lê o arquivo SAI.TXT e informa o resultado ao usuário.

Sua primeira dificuldade será o que informar no arquivo ENT.TXT. Há um modelo no arquivo ACBrMonitorPLUS.chm.  "Comandos\Comandos do objeto NFe/NFCe\NFE.CriarNFe".

Você poderá, também, fazer o monitor gerar um arquivo INI a partir de um XML de NFe que você pode facilmente conseguir com o contador do seu cliente. Este comando, que é uma mão na roda pra quem não tem ideia de como deve ser o INI, se chama NFE.LerNFe. Ele também é explicado no arquivo de help do componente (ACBrMonitorPLUS.chm).

 

 

Concorndo com o Alexvp em grau, número e genero. Eu também estou apanhando, tentei usar as classes mas não consegui funcionar, as informações são muito aleatórias. Então decidi usar o ACBrMonitorPlus, onde a idéia é simples, envia um arquivo ENT.TXT para a pasta e vc pega o SAI.TXT. Qual é o problema então? O manual em PDF que veio com a instalação está mal formatado, come textos a direita, o manual online não tem em nenhum lugar informações sobre a formatação do arquivo TXT. Primeiro, não existe um arquivo ACBrMonitorPLUS.chm e sim o arquivo ACBrMonitor.chm, que é o ajuda dele, seguindo o caminho que o amigo Ricardo sugeriu, lá não há informação nenhuma sobre formatação do TXT mas um monte de funções da biblioteca para ser usada, nada a ver com o ACBrMonitorPlus que é inviar um simples TXT. Olhando mais avante nessa ajuda você se depara com instruções para preencimento de um arquivo INI... até mencionado acima pelo Ricardo, mas então, peraí, e o arquivo TXT? Será usado um arquivo INI ou TXT? O ACBrMonitorPLus pede em suas configurações dar um nome para o arquivo TXT e não um INI, viram como é confuso para o iniciante? O pessoal mais antigo aqui no forum já está com todos os problemas resolvidos do início, agora é só manutenção,  talvez por isso tenham dificuldade para entendir a real dificuldade do iniciante tanto para usar a lib e suas classes como o ACBrMonitorPlus que ao meu ver é uma excelente solução até que você consiga usar as classes, porem mal documentada, talvez por conta de suas mil facetas. Eu só quero enviar um TXT, pelo amor de D'us! Alguém no forum pode enviar um TXT anexo em resposta a este post? Nós iniciantes não esqueceremos jamais suas estimadas ajudas... grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
  • Solution

Bom dia

O manual atualizado está disponível on-line, nele você encontra um passo a passo de como integrar o componente NFe, assim como o modelo completo de um arquivo .ini

https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/PassoaPassoNFeNFCe.html

Existe também vídeos explicativos com os Primeiros Passo e integrando um NFe com o modelo do .INI em anexe, além do Curso Completo do ACBrMonitor que está sendo disponibilizado as aulas:

 

https://www.projetoacbr.com.br/forum/video/browse/13-curso-dominando-o-acbrmonitor/

 

 

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, José M. S. Junior disse:

Bom dia

O manual atualizado está disponível on-line, nele você encontra um passo a passo de como integrar o componente NFe, assim como o modelo completo de um arquivo .ini

https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/PassoaPassoNFeNFCe.html

Existe também vídeos explicativos com os Primeiros Passo e integrando um NFe com o modelo do .INI em anexe, além do Curso Completo do ACBrMonitor que está sendo disponibilizado as aulas:

 

https://www.projetoacbr.com.br/forum/video/browse/13-curso-dominando-o-acbrmonitor/

 

 

Ah, uma imagem vale por mil palavras... ou vídeo... rs

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1502 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.