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Motivos de Rejeição CNAB 240 Banco do Brasil


lazarinr
  • Este tópico foi criado há 1962 dias atrás.
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Olá Pessoal

No arquivo retorno do Banco do Brasil CNAB 240 segmento T posição 216 o banco está retornando o código A9. Isso está causando um erro. Verifiquei na unit ACBrBancoBrasil na procedure CodMotivoRejeicaoToDescricao e não há tratamento para esse código de motivo. Então procurei o manual de cobrança no site do Banco do Brasil a fim de entender do que se trata esse código A9. Porém os códigos de motivos de retorno que encontrei no manual não batem com os códigos que estão nessa procedure. Por exemplo o código na unit está 63: Result:='63-DV do nosso número inválido' ; no manual do FEBRABAN que baixei do site do banco está '63' = Entrada para Título já Cadastrado. Será estou consultando o manual errado? ou a procedure precisa de manutenção? Estou com a última versão do ACBR.

 

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Ronaldo Lazarin

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Descobri que o motivo da divergência entre as descrições dos código de motivo de rejeição que eu citei na mensagem anterior é porque são de layout diferentes. 63: Result:='63-DV do nosso número inválido' está no manual do padrão CNAB 400 e  '63' = Entrada para Título já Cadastrado.está no manual do padrão CNAB 240. Observei que o componente já faz alguns tratamentos deferentes para esses layout em outras procedures. Porém na procedure CodMotivoRejeicaoToDescricao não há esse tratamento.

Como vou precisar dessa melhoria no componente, pergunto se alguém já fez esses ajustes? Para não haver retrabalho. Senão eu vou fazer e enviar a unit para ser atualizada no componente.

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Ronaldo Lazarin

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Olá, também verifiquei isso, existe uma divergência, não somente nesse código mas em vários outros, de rejeição, eu sou novo por aqui,  então posso alterar e dar um commit simplesmente? 

Seguem os códigos repassados pelo próprio banco do brasil: 

01 - Codigo do banco invalido.
02 - Codigo do registro detalhe invalido.
03 - Codigo do segmento invalido.
04 - Codigo do movimento nao permitido para carteira.
05 - Codigo de movimento invalido.
06 - Tipo/numero de inscricao do cedente Invalidos.
07 - Agencia/Conta/DV invalido.
08 - Nosso numero invalido.
09 - Nosso numero duplicado.
10 - Carteira invalida.
11 - Forma de cadastramento do titulo invalido 
12 - Tipo de documento invalido.
13 - Identificacao da emissao do bloqueto invalida.
14 - Identificacao da distribuicao do bloqueto invalida.
15 - Caracteristicas da cobranca incompativeis
16 - Data de vencimento invalida.
17 - Data de vencimento anterior a data de emissao.
18 - Vencimento fora do prazo de operacao.
19 - Titulo a cargo de Bancos Correspondentes com vencimento inferior XX dias
20 - Valor do titulo invalido.
21 - Especie do titulo invalida.
22 - Especie nao permitida para a carteira.
23 - Aceite invalido.
24 - Data da emissao invalida.
25 - Data da emissao posterior a data
26 - Codigo de juros de mora invalido.
27 - Valor/Taxa de juros de mora invalido.
28 - Codigo do desconto invalido.
29 - Valor do desconto maior ou igual ao valor do titulo.
30 - Desconto a conceder nao confere.
31 - Concessao de desconto - ja existe desconto anterior.
32 - Valor do IOF invalido.
33 - Valor do abatimento invalido.
34 - Valor do abatimento maior ou igual ao valor do titulo.
35 - Abatimento a conceder nao confere.
36 - Concessao de abatimento - ja existe abatimento anterior.
37 - Codigo para protesto invalido.
38 - Prazo para protesto invalido.
39 - Pedido de protesto nao permitido para o titulo.
40 - Titulo com ordem de protesto emitida.
41 - Pedido de cancelamento/sustacao para titulos sem instrucao de protesto.
42 - Codigo para baixa/devolucao invalido.
43 - Prazo para baixa/devolucao invalido.
44 - Codigo da moeda invalido.
45 - Nome do sacado nao informado.
46 - Tipo/nUmero de inscricao do sacado invalidos.
47 - Endereco do sacado nao informado.
48 - CEP invalido.
49 - CEP sem praca de cobranca /nao localizado
50 - CEP referente a um Banco Correspondente. 
51 - CEP incompativel com a unidade da federaCcao
52 - Unidade da federacao invalida.
53 - Tipo/nUmero de inscricao do sacador/avalista invalidos.
54 - Sacador/Avalista nao informado.
55 - Nosso nUmero no Banco Correspondente nao informado.
56 - Codigo do Banco Correspondente nao informado.
57 - Codigo da multa invalido.
58 - Data da multa invalida.
59 - Valor/Percentual da multa invalido.
60 - Movimento para titulo nao cadastrado.
61 - Alteracao da agencia cobradora/dv invalida.
62 - Tipo de impressao invalido.
63 - Entrada para titulo ja cadastrado.
64 - Numero da linha invalido.
65 - Codigo do banco para debito invalido.
66 - Agencia/conta/DV para debito invalido.
67 - Dados para debito incompativel com a identificacao da emissao do bloqueto.
88 - Arquivo em duplicidade
99 - Contrato inexistente.
 

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Bom dia.

As sugestões de alterações devem ser anexas ao tópico para análise dos moderadores.

Att.

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Juliana Tamizou

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  • 11 meses depois ...
  • 10 meses depois ...
Em 12/12/2016 at 10:49, lazarinr disse:

Descobri que o motivo da divergência entre as descrições dos código de motivo de rejeição que eu citei na mensagem anterior é porque são de layout diferentes. 63: Result:='63-DV do nosso número inválido' está no manual do padrão CNAB 400 e  '63' = Entrada para Título já Cadastrado.está no manual do padrão CNAB 240. Observei que o componente já faz alguns tratamentos deferentes para esses layout em outras procedures. Porém na procedure CodMotivoRejeicaoToDescricao não há esse tratamento.

Como vou precisar dessa melhoria no componente, pergunto se alguém já fez esses ajustes? Para não haver retrabalho. Senão eu vou fazer e enviar a unit para ser atualizada no componente.

Na última versão já tem e diferença do CNAB 240 e 400.

function TACBrBancoBrasil.CodMotivoRejeicaoToDescricao(const TipoOcorrencia: TACBrTipoOcorrencia; CodMotivo: Integer): String;
begin

    if (ACBrBanco.ACBrBoleto.LayoutRemessa = c400) then
    begin
      // 
    end
    else //240 
    //
...

 

Em 04/12/2017 at 10:46, ricardobmsoft disse:

Esses motivos de rejeição podem ser usados para todos on bancos ou somente parta Banco do Brasil?

 

Somente para o banco do brasil, e como o colega citou, temos dois layouts (CNAB 240 e CNAB 400)

Acho que são esses links

BB - Leiaute CNAB 240 - Novembro 2016

BB - Layout de Arquivo - CNAB 400 - Março - 2018

 

Rodrigo ®¿®

Curitiba-PR

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Em 09/12/2016 at 11:55, lazarinr disse:

Olá Pessoal

No arquivo retorno do Banco do Brasil CNAB 240 segmento T posição 216 o banco está retornando o código A9. Isso está causando um erro. Verifiquei na unit ACBrBancoBrasil na procedure CodMotivoRejeicaoToDescricao e não há tratamento para esse código de motivo. Então procurei o manual de cobrança no site do Banco do Brasil a fim de entender do que se trata esse código A9. Porém os códigos de motivos de retorno que encontrei no manual não batem com os códigos que estão nessa procedure. Por exemplo o código na unit está 63: Result:='63-DV do nosso número inválido' ; no manual do FEBRABAN que baixei do site do banco está '63' = Entrada para Título já Cadastrado. Será estou consultando o manual errado? ou a procedure precisa de manutenção? Estou com a última versão do ACBR.

 

Estou com o mesmo retorno do código A9 no motivo, também no arquivo de retorno do Banco do Brasil.

Ele só retornar quando vem o retorno de entrada confirmada no código da ocorrência.

 

No meu arquivo esta retorno assim:

0000000000000000000000161A9        11019088330 
                      000                      
0000000000000000000000161A9A4      11019088330 
                      000                      

Primeiro título veio A9 (Linha 1)

No segundo veio A9A4 (Linha 3)

 

No layout do CNAB 240 temos o campo 28.3T que identifica os códigos dos motivos das ocorrências

Encontrei no final das notas do campo o seguinte trecho: 

Detalhamento para DDA:
Para título DDA, o campo “Código de movimento de retorno”,
posição 16 a 17, apresentará a mensagem “02 – Entrada
confirmada”. Além disso, no campo “Motivo da Ocorrência”,
posição 214 a 223, haverá a mensagem “A4 – Sacado DDA”. 

Entendo que quando no campo 16-17 vir 02 - Entrada confirmada 

No motivo da ocorrência vier A4, será A4 - Sacado DDA.

 

Quanto ao A9 não consegui identificar qual o tratamento ou mensagem do mesmo.

Teríamos que criar no ACBrBancoBrasil, um código assim:

    toRetornoRegistroConfirmado:       //02 (Entrada)
      case CodMotivo of
        00: Result:='00-Por meio magnético';
        11: Result:='11-Por via convencional';
        16: Result:='16-Por alteração do código do cedente';
        17: Result:='17-Por alteração da variação';
        18: Result:='18-Por alteração de carteira';
        A4: Result:='A4-Sacado DDA'
      end;

Mas o campo CodMotivo é do tipo System.Integer não sendo possível fazer isso.

 

Se alguém tiver alguma ideia de como ajustar, pensei em algumas opções:

1 - Mudar a variável da Integer para String;

2 - Colocar o else do case semelhante ao do santander: 

    else
      Result := IntToStrZero(CodMotivo, 3) + ' - Outros Motivos';
    end;

Só que ai com 2 e não apareceria o A4.

 

O que acham, alguma ideia? 

Mais alguém recebeu retornos de entrada confirmadas com este código?

Rodrigo ®¿®

Curitiba-PR

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  • 1 mês depois ...
  • Administradores

Boa tarde.

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