Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Tratamento do Arquivo de retorno PRÉ-CRITICA da Caixa Econômica Federal


Wagner Freitas
  • Este tópico foi criado há 1778 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Estou compartilhando uma alteração que fiz no processamento do retorno PRÉ-CRÍTICA para ser enviado ao SVN.

Fiz o seguinte:

Quando recebo um arquivo de retorno PRÉ-CRÍTICA da CEF e tento processá-lo, o ACBrBoleto me retorna a seguinte mensagem: "ACBrBanco.ACBrBoleto.NomeArqRetorno +'não é um arquivo de retorno do '+ Nome". 

O que eu fiz foi analisar o arquivo PRÉ-CRÍTICA e retornar uma mensagem mais específica quanto às informações contidas nesse arquivo. O arquivo PRÉ-CRÍTICA retorna na posição 143 os seguintes status:

3 - Arquivo PRÉ-CRITICA PROCESSADO;

5 - Arquivo PRÉ-CRITICA REJEITADO;

5 - Arquivo PRÉ-CRITICA REJEITADO - W (posição 14) - Mostra qual o motivo da rejeição (no caso mostra o código que contém a descrição do motivo da rejeição que está contido no manual CNAB240 da caixa).

Criei também um método para retornar o TACBrTipoOcorrencia passando o codOcorrencia.

DÚVIDA:  Por enquanto, trabalho apenas com a Caixa Econômica federal e estou na dúvida se alteração que fiz poderia servir para qualquer banco, dessa forma eu poderia transferir o tratamento que fiz no arquivo específico da CEF (ACBrBancoCaixa) para o arquivo Geral (ACBrBoleto).

Att.

Wagner Freitas

 

ACBrBancoCaixa.pas

ACBrBoleto.pas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

No tópico relacionado há dois arquivos de pré-crítica. Um com apenas um Registro tipo '3' e outro com vários.

Infelizmente o código no formato atual não atende esse segundo caso. De qualquer forma, serve para ilustrar e talvez ajudar alguém que esteja implementando boletos da Caixa Econômica Federal (CEF).

1 hora atrás, Daniel Simoes disse:

Como isso se relaciona com a documentação do padrão CNAB ?

Adicionei o novo manual da caixa "LEIAUTE DE ARQUIVOS – CNAB240 14/10/2015" no SVN. Na página 50 traz o layout de pré-crítica.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • Membros Pro
On 26/12/2016 at 5:11 PM, EMBarbosa said:

No tópico relacionado há dois arquivos de pré-crítica. Um com apenas um Registro tipo '3' e outro com vários.

Infelizmente o código no formato atual não atende esse segundo caso. De qualquer forma, serve para ilustrar e talvez ajudar alguém que esteja implementando boletos da Caixa Econômica Federal (CEF).

Adicionei o novo manual da caixa "LEIAUTE DE ARQUIVOS – CNAB240 14/10/2015" no SVN. Na página 50 traz o layout de pré-crítica.

Bom dia EMBarbosa

Acha que deviamos criar um método exclusivo dentro da classe da CEF? Para não vincularmos com o que já existe?

Ederson Selvati
www.criareti.com.br

Skype: eselvati

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Se não existir em outros bancos, acho que sim.

Os problemas levantados são:

  • A implementação feita acima, não faz validação quando há vários registros tipo '3'
  • Deve ser um método diferente, pois o arquivo não é arquivo de retorno.
  • Não sabemos se outros bancos usam a mesma coisa;

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois ...
Em 23/12/2016 at 12:12, Wagner Freitas disse:

Estou compartilhando uma alteração que fiz no processamento do retorno PRÉ-CRÍTICA para ser enviado ao SVN.

Fiz o seguinte:

Quando recebo um arquivo de retorno PRÉ-CRÍTICA da CEF e tento processá-lo, o ACBrBoleto me retorna a seguinte mensagem: "ACBrBanco.ACBrBoleto.NomeArqRetorno +'não é um arquivo de retorno do '+ Nome". 

O que eu fiz foi analisar o arquivo PRÉ-CRÍTICA e retornar uma mensagem mais específica quanto às informações contidas nesse arquivo. O arquivo PRÉ-CRÍTICA retorna na posição 143 os seguintes status:

3 - Arquivo PRÉ-CRITICA PROCESSADO;

5 - Arquivo PRÉ-CRITICA REJEITADO;

5 - Arquivo PRÉ-CRITICA REJEITADO - W (posição 14) - Mostra qual o motivo da rejeição (no caso mostra o código que contém a descrição do motivo da rejeição que está contido no manual CNAB240 da caixa).

Criei também um método para retornar o TACBrTipoOcorrencia passando o codOcorrencia.

DÚVIDA:  Por enquanto, trabalho apenas com a Caixa Econômica federal e estou na dúvida se alteração que fiz poderia servir para qualquer banco, dessa forma eu poderia transferir o tratamento que fiz no arquivo específico da CEF (ACBrBancoCaixa) para o arquivo Geral (ACBrBoleto).

Att.

Wagner Freitas

 

ACBrBancoCaixa.pas

ACBrBoleto.pas

Utilizo o Tradutor de Arquivos Retorno da caixa em paralelo. Analisa detalhadamente, informa posição do erro no arquivo de remessa caso haja etc.....

Validador de Arquivos Remessa.exe

Tradutor de Arquivos Retorno.exe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 23/12/2016 at 11:12, Wagner Freitas disse:

Estou compartilhando uma alteração que fiz no processamento do retorno PRÉ-CRÍTICA para ser enviado ao SVN.

Fiz o seguinte:

Quando recebo um arquivo de retorno PRÉ-CRÍTICA da CEF e tento processá-lo, o ACBrBoleto me retorna a seguinte mensagem: "ACBrBanco.ACBrBoleto.NomeArqRetorno +'não é um arquivo de retorno do '+ Nome". 

O que eu fiz foi analisar o arquivo PRÉ-CRÍTICA e retornar uma mensagem mais específica quanto às informações contidas nesse arquivo. O arquivo PRÉ-CRÍTICA retorna na posição 143 os seguintes status:

3 - Arquivo PRÉ-CRITICA PROCESSADO;

5 - Arquivo PRÉ-CRITICA REJEITADO;

5 - Arquivo PRÉ-CRITICA REJEITADO - W (posição 14) - Mostra qual o motivo da rejeição (no caso mostra o código que contém a descrição do motivo da rejeição que está contido no manual CNAB240 da caixa).

Criei também um método para retornar o TACBrTipoOcorrencia passando o codOcorrencia.

DÚVIDA:  Por enquanto, trabalho apenas com a Caixa Econômica federal e estou na dúvida se alteração que fiz poderia servir para qualquer banco, dessa forma eu poderia transferir o tratamento que fiz no arquivo específico da CEF (ACBrBancoCaixa) para o arquivo Geral (ACBrBoleto).

Att.

Wagner Freitas

 

ACBrBancoCaixa.pas

ACBrBoleto.pas

Bom dia Amigo, estou com o seguinte erro se for possivel me ajudar eu agradeço, utilizo o ACBr pra ler os retorno, com o Banco do Brasil tudo funciona ok, mas ao receber retornos da Caixa Economica recebo mensagem de  um raize informanco que o layou n é cnab240, o componente esta setado pra cobcaixa as remesa sao enviar e estão ok, o banco diz que os arquivos estao ok. mas não consigo ler no ACBr. desde ja agradeço se puder me ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1778 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.