Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Por favor, opinião sobre tratamento de retorno


  • Este tópico foi criado há 2585 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Caros, tenho clientes que a internet é muito complicada.

Normalmente em NFCe eu so verifico o status a cada n cupons, mas tem clientes que a internet é tão critica que a verificação é sempre.

Mesmo assim, ocorre de estando ok o status a nota ser enviada e não haver resposta e isso eu creio que ocorra por dois motivos :

Ou porque a internet caiu ou no tempo esperado não houve resposta.

Dai que fiz esse tipo de tratamento :

Status 

100, 150 - Nota Autorizada, OK

128 - Nota não consta na base da Sefaz, o componente é limpo, e carrega-se pelo xml e tenta novo envio e verifica-se retorno;

   0 - Não houve resposta, é realizado nova consulta, a nota existe e foi autorizada, OK, não existe   o componente é limpo, e carrega-se pelo xml e tenta novo envio e verifica-se retorno;

Outros - Possivelmente rejeição, mensagem é apresentada para usuário verificar.

Tal tratamento é o suficiente ? Ou algo mais eficiente é possível ?

Obrigado pelas opiniões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

peço por favor opinião sobre a melhor forma de tratar retorno de transmissão na NFCe 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu testo a cada envio o status do serviço e se OK envio.

Mas, teve dias terríveis com a internet, então entendi sua situação. Isto que tenho 15+2 de internet. Mas mesmo assim teve dias ruins.

 

Estou trabalhando no momento para criar uma flag no sistema, se a flag estiver ativada, sempre ele vai emitir em contingência, nem testando a internet. 

Quando for no outro dia, vão mandar todas as notas para a sefaz, até validar. 

 

Assim a dependência da internet é por minutos e não por todo o dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Claudio.

Estou com esse problema apenas em 3 clientes.

Essa coisa do Status é muito esquisita,

Fiz uma experiencia de um cliente na mesma UF , mas fisicamente longe de onde estou, de forma remota :

a - Consultei o Status na maquina do cliente e aqui e lá apareceu indisponivel e aqui disponivel;

b - Enviei mesmo assim a nota e ela autorizou 

Então parece que existem servidores separados.

Outra coisa é que clientes com mesma banda de internet, mesmo provedor de internet, alguns são rápidos, outros uma demora infindável. Parece que o roteamento influi em muito nisso.

Obrigado pela ideia.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Boa noite,

Da uma conferida no Manual da contingencia offline da nfce disponivel no portal da nfe, menu Documentos, opção manuais. (nfe.fazenda.gov.br)

Tem um paragrafo que me chamou atenção , com a sugestão de pular/incrementar o numero da nota/nfce quando fizer a emissão em contingência, a fim de evitar duplicidade...

Essa ideia de uma flag no sistema tambem acho uma boa, quando puder quero implementar essa ideia tambem...

Att

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Está acontecendo as vezes em alguns clientes aqui que tem a internet ruim, a NFC-e é enviada não tem retorno ai faço a consulta porem sem retorno mudo a nota para envio Offline que muda a tag <idEmis> para [9] e consequentemente muda na chave da nota também para 9 o tipo de emissão e o digito verificador é alterado até ai tudo bem, quando vou reenviar as notas offlines acontece nas que não tiveram o retorno mas foram enviadas na primeira tentativa a rejeição ->  [Rejeição: Duplicidade de NFC-e, com diferença na Chave de Acesso] pois foi enviada normal e não teve retorno ai enviei offline!

Alguém passa por esse problema? como posso resolver isso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Jair,

Você deve seguir a recomendação da SEFAZ, baixe e leia com muita atenção a:

Especificações Técnicas 16/12/2016 da Contingencia Offline versão 2.0

que encontra-se disponível no Portal Nacional da NF-e.

Você vai encontrar um passo a passo tanto para o EPEC quanto para o Offline.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Italo, 

Obrigado por responder! Entendi as Especificações, pelo que vi vou ter que pular a numeração nesses casos e reenviar offline com outro numero da sequencia..

01 - Tentativa de transmissão
Há a tentativa de transmissão de uma NFC-e com numeração 20.
Há um problema técnico na comunicação ou processamento das informações.
Não há retorno da SEFAZ.
Observação:
É vedada a reutilização, em contingência, de número de NFC-e transmitida com tipo
de emissão 'Normal'.

02 - Emissão off-line
A NFC-e é emitida offline com numeração diferente, n° 21, para evitar a duplicidade
da nota. Deve-se imprimir o DANFE-NFCe, em duas vias ou manter em local seguro
o arquivo digital, sendo impresso para apresentar ao fisco quando solicitado
Observação:

  •  Caso na tentativa de transmissão (opção 1) o serviço de comunicação seja

retomado, e a NFC-e autorizada,o procedimento correto é cancelar a NFC-e n°20.

  •  Caso não haja tentativa de transmissão, a numeração utilizada na emissão off-line

pode ser mantida.


03 - Transmissão
Superado o problema técnico, a NFC-e n°21 é transmitida para obtenção da
autorização de uso.

Se vier a ser rejeitada, gerar novamente o arquivo com a mesma numeração e série,
sanando a irregularidade e transmitir novamente.

Para aquela que ficou pendente de retorno (a nota n° 20 desse exemplo):

  •  inutilizar a numeração, se não autorizada; ou
  •  cancelar, se autorizada.

 

 

Fiquei com uma duvida no seguinte ex: caiu a internet no cliente que o faz emissão de NFC-e, e durante uma hora sem internet ele emitiu 100 NFC-e, vai ser dessa forma Ex: (nota 01 não enviou -> emitiu a 02 offline), (nota 03 não enviou -> emitiu a 04 offline), (nota 05 não enviou -> emitiu a 06 offline)...

Então no exemplo vou ter 50 notas para inutilizar ou cancelar e 50 para para reenviar ao estabelecer a internet?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai nesta situação seria bom vc ter uma flag no seu sistema para "ativar" ou "desativar" a contingencia offline.... quando o usuario tiver certeza q esta offline mesmo, so emitiria com tpEmis=9.

OBS : A questão de pular a numeração serve mesmo é para tentar garantir que aquele cupom entregue na mão do consumidor (impresso com tpEmis=9) esteja disponivel para consulta na respectiva sefaz (autorizado e com a mesma chave de acesso).

Att

Ricardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/02/2017 at 21:38, RicardoVoigt disse:

Ai nesta situação seria bom vc ter uma flag no seu sistema para "ativar" ou "desativar" a contingencia offline.... quando o usuario tiver certeza q esta offline mesmo, so emitiria com tpEmis=9.

OBS : A questão de pular a numeração serve mesmo é para tentar garantir que aquele cupom entregue na mão do consumidor (impresso com tpEmis=9) esteja disponivel para consulta na respectiva sefaz (autorizado e com a mesma chave de acesso).

Att

Ricardo

Então eu teria que verificar antes de cada nota a ser emitida se tem ou não internet?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, jair ferreira disse:

Então eu teria que verificar antes de cada nota a ser emitida se tem ou não internet?

Eu AINDA não cheguei a implementar essa ideia no meu sistema, mas (ai vai uma sugestão) acho que poderia funcionar assim:

 - no momento em que emitir a primeira nota em Contingência offline (tpEmis=9), o usuário "ativaria" essa flag de contingência e a partir dai emitiria todas em contingência, sem ter que ficar vendo se a internet voltou ou não. Em um segundo momento, quando detectado o retorno da conexão com a Sefaz, o usuário "desativaria" esta flag de contingência e voltaria a emitir normal (tpEmis=1).

Att

Ricardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, RicardoVoigt disse:

Eu AINDA não cheguei a implementar essa ideia no meu sistema, mas (ai vai uma sugestão) acho que poderia funcionar assim:

 - no momento em que emitir a primeira nota em Contingência offline (tpEmis=9), o usuário "ativaria" essa flag de contingência e a partir dai emitiria todas em contingência, sem ter que ficar vendo se a internet voltou ou não. Em um segundo momento, quando detectado o retorno da conexão com a Sefaz, o usuário "desativaria" esta flag de contingência e voltaria a emitir normal (tpEmis=1).

Att

Ricardo

Entendi agora a sua sugestão! bem pensado vou implementar isso no sistema. 

Obrigado Ricardo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2585 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.