Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

[Lazarus] - Erro ao gerar IDE com muitos componentes (No memory left)


  • Este tópico foi criado há 1962 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Pessoal estou usando o Lazarus 1.6.2  em uma máquina com Windows 10 e tenho muitos componentes como ACBr, ZeosLib, FortesReports, Brook Framework, etc.. Quando tento recriar o Lazarus, recebo o erro "no memory left". Tentei mudar as opções de criação no Lazarus, rodar em modo Administrador, tentei ver algo no fórum do Lazarus mas sem sucesso. Para resolver de forma temporária, tenho que remover alguns componentes para poder recriar e isto esta me dando muita dor de cabeça, dependendo do projeto que vou trabalhar, tenho que ficar removendo e adicionando componentes. O projeto ACBrMonitor usa a maioria dos componentes do ACBr e esta cada vez mais complicado de recompilar. Alguém já enfrentou este problema? Acredito que isto não esteja ligado a meu hardware, uma máquina com I5 e 4Gb de memória RAM.

Obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa tarde

mas o monitor não usa o Zeoslib, brook framework!

tudo o que ele usa está na pasta eu tenho em dois micros e não tenho problemas.

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 21/02/2017 at 06:44, Fabio Souza disse:

Consegui gerar com todos os componentes que preciso utilizando a opção IDE Otimizada e adicionando a opção -CX (Smart Link) na Janela "Configure Build Lazarus". 

Obrigado

Também me deparei com esse problema e sua resposta foi simples e direta e útil!

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Para quem estiver tendo problemas de "No memory left" com Lazarus 1.8.2 + FPC 3.0.4 (win32) achei essa discussão no fórum oficial e encontraram onde ocorre o problema.

É o arquivo ppc386.exe do FPC, como mencionado deve-se alterar o arquivo pp.pas adicionando uma linha e recompilar o FPC.

{ Don't care about minstacksize or maxstacksize not beeing supported by current OS }
{$WARN 2077 OFF}
{$WARN 2078 OFF}
 
{$ifdef win32}
  { 256 MB stack }
  { under windows the stack can't grow }
  {$MAXSTACKSIZE 256000000}
  {$setpeflags $20}  // <------------------------------------here, this line is inserted
{$else win32}
  {$ifdef win64}

http://forum.lazarus.freepascal.org/index.php/topic,40351.60.html

  • Curtir 1
  • Obrigado 1

Londrina - PR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois ...
Em 23/03/2018 at 09:23, armando.boza disse:

Para quem estiver tendo problemas de "No memory left" com Lazarus 1.8.2 + FPC 3.0.4 (win32) achei essa discussão no fórum oficial e encontraram onde ocorre o problema.

É o arquivo ppc386.exe do FPC, como mencionado deve-se alterar o arquivo pp.pas adicionando uma linha e recompilar o FPC.


{ Don't care about minstacksize or maxstacksize not beeing supported by current OS }
{$WARN 2077 OFF}
{$WARN 2078 OFF}
 
{$ifdef win32}
  { 256 MB stack }
  { under windows the stack can't grow }
  {$MAXSTACKSIZE 256000000}
  {$setpeflags $20}  // <------------------------------------here, this line is inserted
{$else win32}
  {$ifdef win64}

http://forum.lazarus.freepascal.org/index.php/topic,40351.60.html

Amigo,

Como exatamente eu consigo fazer essas alterações?

Meu Lazarus está instalado em "D:\Lazarus", logo a FPC source está em "D:\Lazarus\fpc\3.0.4\source", porém não consigo encontrar dentro do diretório do Lazarus quaiquer arquivos "pp.pas"

Poderia me ajudar na resolução deste problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Iago César F. Nogueira disse:

Amigo,

Como exatamente eu consigo fazer essas alterações?

Meu Lazarus está instalado em "D:\Lazarus", logo a FPC source está em "D:\Lazarus\fpc\3.0.4\source", porém não consigo encontrar dentro do diretório do Lazarus quaiquer arquivos "pp.pas"

Poderia me ajudar na resolução deste problema?

Na época que eu postei eu recompilei com o fpcupdeluxe, mas mesmo assim tive problemas depois, o jeito foi voltar pro windows 7.

Vi esses dias que alguns conseguiram resolver esse problema colocando o arquivo fpc.exe (C:\lazarus\fpc\3.0.4\bin\i386-win32) em modo de compatibilidade com windows 7, tenta ai.

  • Obrigado 1

Londrina - PR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 17/07/2018 at 08:35, armando.boza disse:

Na época que eu postei eu recompilei com o fpcupdeluxe, mas mesmo assim tive problemas depois, o jeito foi voltar pro windows 7.

Vi esses dias que alguns conseguiram resolver esse problema colocando o arquivo fpc.exe (C:\lazarus\fpc\3.0.4\bin\i386-win32) em modo de compatibilidade com windows 7, tenta ai.

Armando,

eu havia feito isto e apenas corrigiu o problema de compilação do meu projeto, não resolveu a questão de adicionar novos componentes a IDE.

 

Eu reinstalei o meu Lazarus utilizando o fpcupdeluxe e por hora resolveu: editei o arquivo "...\fpcsrc\compiler\pp.pas" e ajustei as linhas sugeridas. Pode ser que tenha resolvido pois, até agora, não tive mais o problema "No left memory" e estou com todos os componentes que havia instalado e os que pretendia instalar.

 

Em 17/07/2018 at 11:44, Daniel Simoes disse:

Experimente um Build All, com a opção Optimized IDE

Daniel, 

Como fazer isto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores
22 minutos atrás, Iago César F. Nogueira disse:

Daniel

Como fazer isto?

Tools -> Configure Build All

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois ...
Em 17/07/2018 at 08:35, armando.boza disse:

Na época que eu postei eu recompilei com o fpcupdeluxe, mas mesmo assim tive problemas depois, o jeito foi voltar pro windows 7.

Vi esses dias que alguns conseguiram resolver esse problema colocando o arquivo fpc.exe (C:\lazarus\fpc\3.0.4\bin\i386-win32) em modo de compatibilidade com windows 7, tenta ai.

Só pra ficar registrado que colocar o fpc.exe no modo de compatibilidade do windows resolveu o problema aqui pra mim
uso o lazarus 32 bits e windows 10 e estava dando Out of memory em cada pacote instalado, tinha que reiniciar e mesmo assim as vezes não ia

Muito obrigado.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1962 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...