Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Tratamento de retorno ao enviar NFC-e


  • Este tópico foi criado há 2522 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Quando envio uma NFC-e e ocorre um erro eu faço o seguinte tratamento no retorno para saber se houve erro de conexão:

if (((Pos('12007 - ', E.Message) > 0) or
          (Pos('12002 - ', E.Message) > 0) or
          (Pos('12029 - ', E.Message) > 0) or
          (Pos('ERRO NAO CATALOGADO', E.Message.ToUpper) > 0) or
          (Pos('SERVICO PARALISADO', E.Message.ToUpper) > 0)) or
          ((ECF.ACBrNFe.WebServices.Enviar.Msg = '') and (ECF.ACBrNFe.WebServices.Enviar.cStat = 0))) then

Mas estou com a seguinte situação: realizo uma venda de um produto de balança com uma quantidade com 4 casas decimais e ao finalizar ocorre o erro de total dos itens diferente do total pago, o problema é que quando executo o FecharCupom do NFC-e e ocorre este erro o "WebServices.Enviar.Msg" vem igual a vazio e o cStat igual a zero e nesta minha rotina este erro acaba sendo reconhecido como erro de conexão, porém ainda não houve tentativa de envio.

Existe algum flag no ACBr para eu conseguir identificar que houve erro na validação de schema, pois nesse caso a nota nem chegou a ser enviada então eu não posso validar o retorno do webservice.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de enviar coloque estes dois códigos que concerteza resolverá seu problema.

  // validar o schema da NFCe
  try
    ACBrNFe1.NotasFiscais.Validar;
  except
    on E: Exception do
    begin
      raise Exception.Create(
        IfThen(
          ACBrNFe1.NotasFiscais.Items[0].ErroValidacao <> '',
          ACBrNFe1.NotasFiscais.Items[0].ErroValidacao,
          E.Message
        )
      );
    end;
  end;

  // validação das regras de negócio, as validações seguem o manual da NFCe
  ACBrNFe1.NotasFiscais.ValidarRegrasdeNegocios(ErrosRegraNegocio);
  if ErrosRegraNegocio <> '' then
    raise Exception.Create(ErrosRegraNegocio);

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Obrigado pela resposta, mas este caso ainda não resolve porque eu trabalho com o componente ACBrECFVirtualNFCe, então não executo a Validação e Assinatura. Mas consegui resolver por aqui e vou deixar uma sugestão de código caso o ACBr se interesse. 

Na unit ACBrNFe, na declaração da classe TACBrNFe adicionei a seguinte variável ao escopo private

FTentouEnviar: Boolean;

Em seguida adicionei a propertie abaixo ao escopo public

property TentouEnviar: Boolean read FTentouEnviar;

Inicializei a propriedade dentro do Create desta classe

FTentouEnviar := False;

E então no método "Enviar(ALote: String; Imprimir: Boolean; Sincrono: Boolean): Boolean;" inicializei a propriedade como False logo após as duas primeiras validações e antes do "NotasFiscais.Assinar;", após o "NotasFiscais.Validar;" alterei o valor da proipriedade para True, ficando o código da seguinte forma:

  if NotasFiscais.Count <= 0 then
    GerarException(ACBrStr('ERRO: Nenhuma NF-e adicionada ao Lote'));

  if NotasFiscais.Count > 50 then
    GerarException(ACBrStr('ERRO: Conjunto de NF-e transmitidas (máximo de 50 NF-e)' +
      ' excedido. Quantidade atual: ' + IntToStr(NotasFiscais.Count)));

  FTentouEnviar := False;

  NotasFiscais.Assinar;
  NotasFiscais.Validar;

  {
    Uma vez que foi Assinado e Validado com sucesso, seta-se o TentouEnviar como True,
    pois daqui em diante qualquer exception disparada será dentro ou após a tentativa de
    envio da NF-e
  }
  FTentouEnviar := True;

  Result := WebServices.Envia(ALote, Sincrono);

Dessa forma, quando ocorre alguma exception dentro desse método, e o TentouEnviar estiver True, eu tenho certeza que as validações e assinaturas das notas ocorreram com sucesso. Se o "ACBrNFe.WebServices.Enviar.cStat" da nota fiscal foi igual a zero e o "ACBrNFe.WebServices.Enviar.Msg" foi igual a vazio, e o método tentou enviar, então ocorreu algum erro na comunicação com o WebService e eu posso presumir com mais segurança que o erro é de conexão e então começar a fazer todo o tratamento necessário pra realizar uma venda em contingência.

Isso se fez necessário porque quando ocorre um erro dentro do "NotasFiscais.Validar" ainda não houve nenhuma tentativa de envio e o "ACBrNFe.WebServices.Enviar.cStat" anda está igual a zero e o "ACBrNFe.WebServices.Enviar.Msg" também ainda está vazio.

 

A classe com as modificações segue em anexo.

ACBrNFe.pas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

EDIT: Ops... O Daniel deu uma solução enquanto eu escrevia.

Em 25/04/2017 at 10:07, Renan Garcia de Oliveira disse:

Dessa forma, quando ocorre alguma exception dentro desse método, e o TentouEnviar estiver True, eu tenho certeza que as validações e assinaturas das notas ocorreram com sucesso.

Então a inicialização da variável deveria ser logo no início do método, caso contrário, poderia estar lendo algo residual de um envio anterior quando falhar por ter zero ou mais de 50 notas.

 

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/04/2017 at 17:48, EMBarbosa disse:

EDIT: Ops... O Daniel deu uma solução enquanto eu escrevia.

Então a inicialização da variável deveria ser logo no início do método, caso contrário, poderia estar lendo algo residual de um envio anterior quando falhar por ter zero ou mais de 50 notas.

 

Eu não tinha atentando para isso mesmo, fiz a modificação...

 

Em 28/04/2017 at 17:47, Daniel Simoes disse:

Use o evento "QuandoFecharDocumento", e faça as suas validações...

Mas neste caso, dentro do QuandoFecharDocumento eu poderia então executar os comandos abaixo?  

ACBrNFe.NotasFiscais.Validar;
ACBrNFe.NotasFiscais.Assinar;

 

Neste caso realmente ficaria mais fácil fazer a validação e eu não precisaria ficar modificando as classes do ACBr sempre que atualizá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Acredito que Assinar já é chamado pelo Virtual...

Faça as Validações de sua aplicação, usando as informações do seu banco de dados... Exemplo: CNPJ/CPF válido, todos os produtos tem os dados para calculo de impostos, etc

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.