Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Manifestação do Destinatário


  • Este tópico foi criado há 2513 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Olá a todos, estou tendo que desenvolver um módulo de Manifestação do Destinatário.

Mas na Demonstração do ACBrNFe, ao clicar em Consultar Nfe Destinadas sempre recebo "Nenhum documento localizado para o destinatário". Porque?

Desde já agradeço a atenção de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bem...

Observei no arquivo ConsultarNFeDestinadas.txt um exemplo de código onde se faz necessário a criação de um LOOP para que a consulta funcione. Após implementar isso finalmente consegui localizar os documentos, mas agora surgiram algumas dúvidas:

1º - no seguinte tópico http://www.projetoacbr.com.br/forum/topic/5027-21032012-publicada-a-nt-2012002-manif-do-destinatario/?page=12#comment-45301 o Italo afirma que NSU é um Número Sequencial Único que toda NFe armazenada no banco de dados da SEFAZ recebe. Se é assim, porque quando pesquiso uma especifica nota no Aplicativo de Manifestação da SEFAZ SP ele me retorna um NSU e o ACBr para a mesma nota me retorna outro NSU? Em anexo.

imagem2.JPG

2º - ao se pesquisar dos documentos, dezenas e até centenas de NSUs são percorridos, mas poucas notas são achadas, além disso a primeira busca é sempre demorada, o que não senti no Aplicativo de Manifestação da SEFAZ de SP. Porque isso? Se cada NSU pertence a uma NFe, porque percorrer NSUs de outras notas que não pertencem ao destinatário em questão?

3º - sempre que faço uma busca, sempre me baseando no último NSU encontrado (conforme orientação do tópico anterior), o último NSU muda, mesmo não achando nenhum documento novo. Porque? Afinal se nenhuma nota foi encontrada porque mudar o NSU (que a principio faz referência a uma NFe)?

4º - Porque e como o Aplicativo de Manifestação da SEFAZ SP consegue consultar os últimos 3 meses de notas, sendo que no componente do ACBr só conseguimos os últimos 15 dias? 

Desde já agradeço a atenção de todos

Editado por doidopb
Posicionar melhor o anexo no texto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite,

O fragmento de código salvo com o nome: ConsultarNFeDestinadas.txt se utiliza do método ConsultaNFeDest cujo webservice foi desativado em 02/05/2017.

Aconselho a usar o método DistribuicaoDFe, vide fragmento de código (DistribuicaoDFe.txt salvo na mesma pasta).

Sugiro a leitura da Nota Técnica 2014/002 versão 1.02

Quanto a essas diferenças entre o ACBr e o Programa gratuito da SEFAZ não sei lhe responder, porque nunca usei nenhum desses programas.

 

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Olá Italo, obrigado pelo esclarecimento sobre o WebService.

Após mudança do método algumas coisas interessantes ocorreram:

1 - Agora os NSUs de todas as notas estão iguais aos retornados pelo aplicativo de Manifestação da SEFAZ SP.

2 - Agora a pesquisa das notas está tão rápida quanto o aplicativo de Manifestação da SEFAZ SP.

3 - Se não achar nenhum documento novo, AGORA o último NSU permanece o mesmo e realmente se trata do NSU do último documento pesquisado.

4 - Agora ele está me retornando a mesma quantidade de documentos que o Aplicativo de Manifestação da SEFAZ SP (últimos 3 meses).

Parece que as discrepâncias entre meus testes no ACBr e no aplicativo de Manifestação da SEFAZ SP eram devido apenas ao uso do WebService diferente. Agora ambos estão com funcionamento idênticos.

Mas surgiu uma NOVA dúvida:

No fragmento ConsultarNFeDestinadas.txt existe duas linhas (de acordo com os comentários uma trata notas Autorizadas/Denegadas e a outra trata as notas Canceladas):

if DMDFe.NFe.WebServices.ConsNFeDest.retConsNFeDest.ret.Items[i].resNFe.chNFe <> '' then
// Conjunto de informações resumo da NF-e localizadas.
// Este conjunto de informação será gerado quando a NF-e for autorizada ou denegada.

if DMDFe.NFe.WebServices.ConsNFeDest.retConsNFeDest.ret.Items[i].resCanc.chNFe <> '' then begin
// Conjunto de informações resumo da NF-e localizadas.
// Este conjunto de informação será gerado quando o Cancelamento da NF-e for homologado.

Já no fragmento DistribuicaoDFe.txt existe apenas a seguinte linha (de acordo com o comentário trata as notas Autorizadas/Denegadas):

if DMDFe.NFe.WebServices.DistribuicaoDFe.retDistDFeInt.docZip.Items[i].resNFe.chNFe <> ''then
// Conjunto de informações resumo da NF-e localizadas.
// Este conjunto de informação será gerado quando a NF-e for autorizada ou denegada.

Fazendo uma analogia com o código antigo, não é necessário um código específico para as notas Canceladas? E se sim, qual seria ele?

Bem... Desde já agradeço a sua ajuda e a atenção de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Boa tarde Srs, 

Aproveitando o tópico me surgiu uma dúvida, após eu realizar essa consulta de notas emitidas para minha empresa com os dados que são passados eu consigo de alguma forma através da ACBr utilizar meu certificado para baixar o xml dessas notas?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite a todos,

No caso de notas canceladas se não me falha a memória no resumo da NF-e não é retornado nada que a mesma foi cancelada, alias se a nota foi cancelada não existe o resumo da mesma.

Para que possamos obter o XML completo da nota é preciso enviar a SEFAZ o evento de Manifestação do Destinatário.

Com o DistribuicaoDFe temos uma lista (resumos) das notas emitidas contra o nosso cnpj.

Devemos em seguida realizar a manifestação de cada uma delas.

Ao executar novamente o DistribuicaoDFe teremos uma lista (resumos) de novas notas e o XML completos das NF-e que foram manifestadas no passo anterior.

 

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Então Italo, nos meus testes eu emiti dezenas de notas em ambiente de homologação contra o meu próprio CNPJ.

Como viu, inicialmente usei o método ConsultaNFeDest. Ao consultar essas notas no ambiente de homologação ele puxava o resumo das notas Canceladas sim (teste realizado hoje no WebService que deveria estar desativado). E só puxava se a linha abaixo estivesse presente:

if DMDFe.NFe.WebServices.ConsNFeDest.retConsNFeDest.ret.Items[i].resCanc.chNFe <> '' then
// Conjunto de informações resumo da NF-e localizadas.
// Este conjunto de informação será gerado quando o Cancelamento da NF-e for homologado.

Agora com o método DistribuicaoDFe senti falta dessa linha. Eu ia testar se as notas canceladas continuavam a vir com o exemplo desse novo método, mas por algum motivo ele não localiza as notas que disparei contra mim em ambiente de homologação, não localiza nenhuma nota e em ambiente de produção não consta na lista nenhuma nota cancelada, aí não sei se pelo fato de não existir ou pelo fato de não puxar.

Estava conferindo alguns comentários nesse tópico que achei, mas ninguém chegou a uma conclusão:

http://www.projetoacbr.com.br/forum/topic/15776-web-service-de-distribuição-de-documentos-fiscais-eletrônicos/?page=11

Sabe me dizer se esse método puxa ou não os resumos de notas canceladas? E se sim, qual código devo utilizar para tal? Peço isso pois mesmo não se manifestando contra uma nota cancelada, acho importante saber de sua existência, até para verificação de possíveis fraudes como notas canceladas por fornecedores de má intenção.

Desde já agradeço sua atenção e a de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Aliás Italo... Em ambos os métodos existe a propriedade cSitNFe. Seus valores são snAutorizado, snDenegado e snCancelado.

Para que serve essa propriedade afinal? Não seria nela que estaria a informação se a nota está Autorizada, Denegada ou Cancelada?

Já achei essa propriedade estranha já no método ConsultaNFeDest, pois as canceladas só eram retornadas no cSitNFe da linha abaixo (como já citei) :

if DMDFe.NFe.WebServices.ConsNFeDest.retConsNFeDest.ret.Items[i].resCanc.chNFe <> '' then

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite,

Foi incluído o valor 3 = NFe Cancelada ao campo cSitNFe conforme consta na Nota Técnica 2014/002 versão 1.02

E consta também na mesma NT que o destinatário ao executar o DistribuicaoDFe terá o evento de cancelamento sem a necessidade de realizar a manifestação.

Vale a pena baixar a NT e ler com toda atenção.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Perfeito Italo, farei isso com certeza. Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Estou tentando testar aqui o novo valor que mencionou no campo CSitNFe, mas como lhe falei não localiza nota nenhuma no ambiente de homologação pelo método DistribuicaoDFe, só pelo ConsultaNFeDest. São notas emitidas no dia 04 e 05 de maio desse ano.

Sabe qual poderia ser a razão disso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite,

Com o DistribuicaoDFe nunca fiz testes no ambiente de homologação, sempre no de produção.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.