Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Tabela CEST 2017 - Convênio ICMS 52/17


Rodolfo CB
  • Este tópico foi criado há 2473 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • 2 semanas depois ...
Em 24/05/2017 at 15:27, SisComp - Proc. de Dados disse:

atualize os fontes do seu acbr, segue o caminho onde se encontram as tabelas que precisa.

\trunk2\Exemplos\ACBrTCP\ACBrIBPTax\tabela

 

Nesta pasta não encontrei a tabela que se refere aos códigos cest. existe essa tabela na trunk2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Membros Pro

Bom dia, 

Estou montando minha tabela de relação NCM x CEST. Porém, tem uma detalhe que ainda não entendi bem. Pesquisei bastante, mas não encontrei nada conclusivo.

No manual de integração, exige-se que o NCM seja com 8 dígitos, certo? Mas, na maioria das tabelas que se consegue por aí, inclusive as oficiais, como esta, por exemplo https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/convenios/2017/CV027_17, em vários itens o NCM apenas tem  2, 3, 4, ..dígitos. 

Vamos pegar como exemplo o item 96.0 da tabela desse link acima. O CEST para o NCM 0901 é 1709600, certo? No meu sistema, exijo que o operador preencha o NCM do produto com 8 caracteres, já que quando for incluí-lo na nota, também precisará ser com 8. Mas então, como farei essa relação para buscar automaticamente o CEST 1709600 para o NCM 0901? 

Qual a logística que os colegas utiliza para tratar essa questão?

Qualquer dica ajudará...

Obrigado!

 

 

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, valdirdill disse:

O CEST para o NCM 0901 é 1709600, certo? No meu sistema, exijo que o operador preencha o NCM do produto com 8 caracteres, já que quando for incluí-lo na nota, também precisará ser com 8. Mas então, como farei essa relação para buscar automaticamente o CEST 1709600 para o NCM 0901?

Bom dia,

em um tópico do ano passado, postei uma dica de como eu fiz essa consulta no banco de dados (Firebird):

Att

Ricardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Obrigado Ricardo,

Eu já tinha visto esse post e sua contribuição nele. 

Veja bem, para que sua rotina funcione, você precisa permitir que o usuário do seu sistema alimente com qualquer quantidade no campo do NCM de cada produto e não uma quantidade fixa de 8 dígitos, não é? 

Vamos pegar novamente o meu exemplo que, ou seja, NCM 0901 (CEST 1709600). Ao informar o NCM daquele produto na sua tabela de cadastros de produtos, o usuário vai informar "0901" e, com a rotina que você compartilhou nesse outro post, você encontrará o CEST. Até aqui tudo certo.

Mas e quando você for gerar o XML da nota fiscal desse produto, você não busca o NCM da mesma tabela de cadastro, ou seja, terá NCM "0901" para esse item e, se informar esse dado no XML, vai dar erro, pois na nota fiscal, ele tem que ter 8 dígitos obrigatoriamente. Essa é minha dúvida.

Obrigado!

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, valdirdill disse:

Obrigado Ricardo,

Eu já tinha visto esse post e sua contribuição nele. 

Veja bem, para que sua rotina funcione, você precisa permitir que o usuário do seu sistema alimente com qualquer quantidade no campo do NCM de cada produto e não uma quantidade fixa de 8 dígitos, não é? 

Vamos pegar novamente o meu exemplo que, ou seja, NCM 0901 (CEST 1709600). Ao informar o NCM daquele produto na sua tabela de cadastros de produtos, o usuário vai informar "0901" e, com a rotina que você compartilhou nesse outro post, você encontrará o CEST. Até aqui tudo certo.

Mas e quando você for gerar o XML da nota fiscal desse produto, você não busca o NCM da mesma tabela de cadastro, ou seja, terá NCM "0901" para esse item e, se informar esse dado no XML, vai dar erro, pois na nota fiscal, ele tem que ter 8 dígitos obrigatoriamente. Essa é minha dúvida.

Obrigado!

Na verdade não existe NCM "0901", mas existem vários códigos NCM que iniciam com "0901"...

Consulte neste link abaixo, 09 é o primeiro código (capítulo), e assim por diante...

https://www.sefaz.rs.gov.br/NFE/NFE-WIZARD_NCM-CON.aspx

No cadastro de produtos vc deverá informar o NCM correto com 8 dígitos, assim como no XML da NFe.

OBS: Note que na minha rotina fiz um "Copy(ncm, 1, i)", até encontrar o CEST relacionado.

Att

Ricardo

Editado por RicardoVoigt
obs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Em 2017-5-24 at 15:27, SisComp - Proc. de Dados disse:

atualize os fontes do seu acbr, segue o caminho onde se encontram as tabelas que precisa.

\trunk2\Exemplos\ACBrTCP\ACBrIBPTax\tabela

 

O que tem haver CEST com IBPT????? Pois as tabelas que vc está se referindo se trata de IBPT e NCM, não ha informação de CEST nessas tabelas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
2 horas atrás, RicardoVoigt disse:

Na verdade não existe NCM "0901", mas existem vários códigos NCM que iniciam com "0901"...

Consulte neste link abaixo, 09 é o primeiro código (capítulo), e assim por diante...

https://www.sefaz.rs.gov.br/NFE/NFE-WIZARD_NCM-CON.aspx

No cadastro de produtos vc deverá informar o NCM correto com 8 dígitos, assim como no XML da NFe.

OBS: Note que na minha rotina fiz um "Copy(ncm, 1, i)", até encontrar o CEST relacionado.

Att

Ricardo

Ricardo, você disse que montou sua tabela pelo script disponibilizado no Firebirase pelo Cantu, certo? Fui copiar o o script lá e tem vários e vários itens duplicados como por exempla linha "INSERT INTO CEST_NCM (CEST, NCM, DESCRICAO_ITEM) 
VALUES ('1700300','18063220',substring('Chocolate em barras, tabletes ou blocos ou no estado líquido, em pasta, em pó, grânulos ou formas semelhantes, em recipientes ou embalagens imediatas de conteúdo inferior ou igual a 2 kg' from 1 for 512))
".

Tens ideia do porquê disso?

Tem alguns que estão até triplicados. A lista completa tem mais de 1.500 itens. Quantos tem aí na sua tabela?

Obrigado!

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, valdirdill disse:

Ricardo, você disse que montou sua tabela pelo script disponibilizado no Firebirase pelo Cantu, certo? Fui copiar o o script lá e tem vários e vários itens duplicados como por exempla linha "INSERT INTO CEST_NCM (CEST, NCM, DESCRICAO_ITEM) 
VALUES ('1700300','18063220',substring('Chocolate em barras, tabletes ou blocos ou no estado líquido, em pasta, em pó, grânulos ou formas semelhantes, em recipientes ou embalagens imediatas de conteúdo inferior ou igual a 2 kg' from 1 for 512))
".

Tens ideia do porquê disso?

Tem alguns que estão até triplicados. A lista completa tem mais de 1.500 itens. Quantos tem aí na sua tabela?

Obrigado!

Não sei te dizer, realmente está estranho... Eu vi que o tópico do firebase foi atualizado há poucos dias, mas eu ainda não tive tempo de pegar e analisar o script novo, ainda estou com os dados do script SQL publicado no ano passado.

Att

Ricardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Beleza Ricardo, consegui eliminar os registros repetidos e minhas rotinas já estão totalmente funcionais. Vou disponibilizar o arquivo lá para o Cantu se ele quiser colocar no Firebase.

Joguei os registros todos num banco mySQL on line e busco os CEST com uma rotina .php, a qual estou disponibilizando o arquivo aqui para quem for útil. Aí dá para listar os CESTs tanto por rotinas em Delphi, como em páginas de algum site.

Obs.: a rotina em php é praticamente uma cópia daquela sua para Delphi, que você disponibilizou no outro post, hehe!

Obrigado pela ajuda.

getCEST.php

  • Curtir 1

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2473 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.