Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Zeos 6.6 -> 7.1 mais lento


  • Este tópico foi criado há 2421 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Prezados colegas, eu tinha (tenho) um aplicativo em D7 + Zeos 6.6 com Firebird 2.1 que rodava normalmente. Migrei a aplicação para o XE6 + Zeos 7.1 no mesmo Firebird 2.1 (porque algumas aplicações antigas exigiam esta versão) e o acesso aos dados ficou bem mais lento.

Alguém usa Zeos + Firebird e teve alguma experiência desse tipo ou sugestão?

Agradeço antecipadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

A pergunta que vou te fazer é a mesma que o mantenedor do Firebird iria te fazer!

Poque ainda está usando a versão 2.1 e não fez a migração para a mais recente?

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-6-1 at 08:42, Juliomar Marchetti disse:

A pergunta que vou te fazer é a mesma que o mantenedor do Firebird iria te fazer!

Poque ainda está usando a versão 2.1 e não fez a migração para a mais recente?

É porque o Zeos para D7 só vai até esta versão e como fiz a migração para o XE6 (onde o Zeos vai até o 2.5, o 3 tá em beta) e alguns usuários ainda usam a aplicação antiga tive que manter a ver 2.1. Está sofrível.

Se o colega lazarinr está me reportando isso no 2.5 tbm é uma péssima notícia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
Em 2017-6-7 at 13:45, lazarinr disse:

OldProgramer

Estou tendo o mesmo problema porém no Firebird 2.5

Lazarinr, segui o conselho do colega xyberx e migrei pro Firedac.

O aplicativo em questão tinha mais de 200 módulos (claro que nem todos tive que mexer) e gastei um dia pra sair do Zeos e ir pro Firedac. Aparentemente melhorou o desempenho, mas somente com os usuários me relatando mudanças consideráveis é que fico tranquilo.

Mas é realmente bem simples sair de um pro outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, OldProgramer disse:

Lazarinr, segui o conselho do colega xyberx e migrei pro Firedac.

O aplicativo em questão tinha mais de 200 módulos (claro que nem todos tive que mexer) e gastei um dia pra sair do Zeos e ir pro Firedac. Aparentemente melhorou o desempenho, mas somente com os usuários me relatando mudanças consideráveis é que fico tranquilo.

Mas é realmente bem simples sair de um pro outro.

Bom dia, me desculpe a intromissão, eu hoje não programo mais em Pascal ja faz um tempo (migrei para C#, tenho apenas uma pequena aplicação em Lazarus ainda),

logo minha opinião pode estar defasada, então não leve como verdade, mas é interessante ponderar.

 

Eu já programei em Delphi 5 com paradox (usando BDE) ai migramos para Firebird com IBOConsole no Delphi 7 e depois DBExpert (ou algo assim, não lembro o nome) para o Delphi 2010, em todos foi usado o que a Borland (depois Embarcadero) "sugeria", até que eu sai da empresa e quis "abandonar" o Delphi para trabalhar com C#, restando apenas algumas pequenas implementações em Lazarus justamente por causa do ACBr.

 

Bem, repare que em todas as minhas mudanças de tecnologia ou evolução do código minha ferramenta de acesso a banco foi praticamente jogada no lixo pq era o que dava pra ser feito... ai a minha pequena aplicação usei o Zeos que era um componente de terceiros e opensource, nunca mais tive que reescrever minha camada de acesso a banco... tudo bem que estou falando de lazarus, mas "da no mesmo" que o Delphi neste caso...

 

Bem, depois de todo esse bla bla bla segue meu conselho: Não use Firedac. Não estou dizendo ser uma má ferramenta, eu sequer a conheço, mas não confio em uma ferramenta que amanhã pode ser descontinuada... eu manteria a versão 6.6 do Zeos e reportaria à comunidade o problema e esperaria sair uma versão 7.2 ajustada...

 

Como to "fora do mercado" de Pascal e não conheço o Firedac posso ter falado muita besteira, mas eu realmente tenho um pé atras com essa situação, eu "abandonei" o Delphi porque não confiava em seu futuro, mas se eu ficasse nele eu usaria apenas componentes opensource que poderiam ser adaptados para uma outra ferramenta (leia-se Lazarus)... se bem que eu usaria algum ORM open source existem ferramentas boas para tal tanto para Delphi como para Lazarus o que te deixaria mais livre ainda... hoje eu uso ADO.Net pq eu vim do Delphi pro C# então me faltou "malicia" na época, hoje eu usaria NHibernate (e não EntityFramework pelo mesmo motivo do Firedac), o que não faria gde diferença pq o NHibernate usa o ADO.Net por trás, mas ai seria "problema do componente" fazer uma eventual mudança...

 

Abraços

Editado por Marcos Gerene

Marcos Gerene

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Marcos Gerene disse:

Bom dia, me desculpe a intromissão, eu hoje não programo mais em Pascal ja faz um tempo (migrei para C#, tenho apenas uma pequena aplicação em Lazarus ainda),

logo minha opinião pode estar defasada, então não leve como verdade, mas é interessante ponderar.

 

Eu já programei em Delphi 5 com paradox (usando BDE) ai migramos para Firebird com IBOConsole no Delphi 7 e depois DBExpert (ou algo assim, não lembro o nome) para o Delphi 2010, em todos foi usado o que a Borland (depois Embarcadero) "sugeria", até que eu sai da empresa e quis "abandonar" o Delphi para trabalhar com C#, restando apenas algumas pequenas implementações em Lazarus justamente por causa do ACBr.

 

Bem, repare que em todas as minhas mudanças de tecnologia ou evolução do código minha ferramenta de acesso a banco foi praticamente jogada no lixo pq era o que dava pra ser feito... ai a minha pequena aplicação usei o Zeos que era um componente de terceiros e opensource, nunca mais tive que reescrever minha camada de acesso a banco... tudo bem que estou falando de lazarus, mas "da no mesmo" que o Delphi neste caso...

 

Bem, depois de todo esse bla bla bla segue meu conselho: Não use Firedac. Não estou dizendo ser uma má ferramenta, eu sequer a conheço, mas não confio em uma ferramenta que amanhã pode ser descontinuada... eu manteria a versão 6.6 do Zeos e reportaria à comunidade o problema e esperaria sair uma versão 7.2 ajustada...

 

Como to "fora do mercado" de Pascal e não conheço o Firedac posso ter falado muita besteira, mas eu realmente tenho um pé atras com essa situação, eu "abandonei" o Delphi porque não confiava em seu futuro, mas se eu ficasse nele eu usaria apenas componentes opensource que poderiam ser adaptados para uma outra ferramenta (leia-se Lazarus)... se bem que eu usaria algum ORM open source existem ferramentas boas para tal tanto para Delphi como para Lazarus o que te deixaria mais livre ainda... hoje eu uso ADO.Net pq eu vim do Delphi pro C# então me faltou "malicia" na época, hoje eu usaria NHibernate (e não EntityFramework pelo mesmo motivo do Firedac), o que não faria gde diferença pq o NHibernate usa o ADO.Net por trás, mas ai seria "problema do componente" fazer uma eventual mudança...

 

Abraços

Marcos, eu usava o Zeos desde o D5 / Zeos6.

Ele atendia bem até há uns 3 ou 4 anos, depois as atualizações começaram a rarear e melhorias então nem se fala.

O último release foi bastante ruim. E está há tempos assim.

Não houve escolha.

 

De qualquer jeito, o Firedac não só atendeu perfeitamente, como veio muito bem com versatilidade e desempenho.

Não só uso com o Firebird, como agora estou usando com MySQL e acesso direto à BD na net.

 

 

Editado por OldProgramer
erro digitação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, OldProgramer disse:

Marcos, eu usava o Zeos desde o D5 / Zeos6.

Ele atendia bem até há uns 3 ou 4 anos, depois as atualizações começaram a rarear e melhorias então nem se fala.

O último release foi bastante ruim. E está há tempos assim.

Não houve escolha.

 

De qualquer jeito, o Firedac não só atendeu perfeitamente, como veio muito bem com versatilidade e desempenho.

Não só uso com o Firebird, como agora estou usando com MySQL e acesso direto à BD na net.

 

 

Legal, eu nem sei o que é o Firedac direito, so disse sobre o Zeos como um exemplo de OpenSource, eu hoje usaria algum ORM em Pascal....

 

boa sorte com seu projeto, abração

Marcos Gerene

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...

Pra que fique registrado como"história", o desempenho como relatei melhorou muito, mas os problemas com gravações não efetuadas (não usando transactions nem cache updates várias vezes os usuários tem que fechar a aplicação pra efetivar a gravação - fui jogado de volta ao clipper sem os commits) e deadlocks aumentou brutalmente, coisa que com o Zeos não acontecia.

No Zeos era preto no branco"seu eu dava um update e não tinha concorrência tava gravado e fim de papo.

 

Fora o bizarro no clássico "while not eof" ao se dar um "next" e ele ultrapassar o rowlimit do fetch gerar um "falso true". Inacreditável.

 

Agora fiquei entre a cruz e a espada. Ficar caçando uma solução (se existir) em cada propriedade do Firedac, voltar ao Zeos (zero desses problemas mas estagnado no FB2.5 - o 3 tá há séculos em beta) ou migrar para outro frame.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, OldProgramer disse:

Pra que fique registrado como"história", o desempenho como relatei melhorou muito, mas os problemas com gravações não efetuadas (não usando transactions nem cache updates várias vezes os usuários tem que fechar a aplicação pra efetivar a gravação - fui jogado de volta ao clipper sem os commits) e deadlocks aumentou brutalmente, coisa que com o Zeos não acontecia.

No Zeos era preto no branco"seu eu dava um update e não tinha concorrência tava gravado e fim de papo.

 

Fora o bizarro no clássico "while not eof" ao se dar um "next" e ele ultrapassar o rowlimit do fetch gerar um "falso true". Inacreditável.

 

Agora fiquei entre a cruz e a espada. Ficar caçando uma solução (se existir) em cada propriedade do Firedac, voltar ao Zeos (zero desses problemas mas estagnado no FB2.5 - o 3 tá há séculos em beta) ou migrar para outro frame.

Conhece o ORMBr? (www.ormbr.com.br) o "pai" da criança se não me engano é o @Isaque Pinheiro e entre os mantenedores está o @Juliomar Marchetti.

Como eu disse antes estou completamente fora do Pascal, matei na minha ultima release a unica aplicação que eu ainda tinha em Lazarus, nem conheço a ferramenta, mas acredito que vale a pena dar uma conferida.

Editado por Marcos Gerene
  • Obrigado 1

Marcos Gerene

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2421 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...