Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

CTe OS para transporte de pessoas


Elias Calory
  • Este tópico foi criado há 1935 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Estou implementando emissao de CTe OS para transporte de pessoas. Informo o emitente e o tomador (tag ide.toma4). Ide.Toma4.Toma    := tmOutros; E informo os demais campos no ide.toma4 dos dados do tomandor, ao enviar me retorna o erro: Project xxx.exe raised exception class EACBrDFeException with message 'O tomador do servico deve estar informado para transporte de pessoas e valores'.

Alguém poderia me ajudar, tem alguma dica do que pode estar errado??

41170610254864000193670010000000011062017150-cte.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...
  • Moderadores
14 minutos atrás, Gabriel Bonzanini disse:

Também estou passando pelo mesmo problema. Parece que o componente está ignorando os valores preenchidos na tag Ide.toma4 para o modelo 67.

Experimente preencher os dados do tomador na tag "toma":

 

  with ACBrCTe1.Conhecimentos.Add.CTe do
  begin
    Ide.cUF         := UFtoCUF(edtEmitUF.Text);
    Ide.cCT         := StrToInt(NumCTe);
    Ide.CFOP        := 6932;
    Ide.natOp       := 'PRESTACAO SERVICO TRANSPORTE INICIO OUTRA UF FORA DO ESTADO';
    Ide.modelo      := 67;

    [...]

    //Adiciona dados do tomador do serviço
    toma.CNPJCPF           := '999999999999';
    toma.IE                := 'XXXXXXXXXXXXXXXX';
    toma.xNome             := 'XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX';
    toma.xFant             := '';
    toma.fone              := '';

 

  • Curtir 2
Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/06/2017 at 20:06, BigWings disse:

Experimente preencher os dados do tomador na tag "toma":

 


  with ACBrCTe1.Conhecimentos.Add.CTe do
  begin
    Ide.cUF         := UFtoCUF(edtEmitUF.Text);
    Ide.cCT         := StrToInt(NumCTe);
    Ide.CFOP        := 6932;
    Ide.natOp       := 'PRESTACAO SERVICO TRANSPORTE INICIO OUTRA UF FORA DO ESTADO';
    Ide.modelo      := 67;

    [...]

    //Adiciona dados do tomador do serviço
    toma.CNPJCPF           := '999999999999';
    toma.IE                := 'XXXXXXXXXXXXXXXX';
    toma.xNome             := 'XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX';
    toma.xFant             := '';
    toma.fone              := '';

 

Perfeito BigWings, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros Pro

Boa tarde!

Queria ver se podem me ajudar ou sugerir alguma possível solução para o meu caso.

Estou tendo problemas com o preenchimento dessas tags do grupo "toma", que foram indicadas acima.

Tive que enviar um CTe OS onde o tomador do serviço é não contribuinte (no caso indIEToma = 9 ), porem o meu xml não aprova, dizendo que a IE do tomador é inválida. Entrei em contato com o Sefaz-RS e eles me esclareceram que eu deveria estar enviando o grupo "toma4" e que esse outro grupo "toma" sugerido acima é na verdade Opcional para excesso de bagagem.

Verificando o manual, realmente encontrei o que eles estavam falando, conforme segue:

image.thumb.png.88527136bc82e875dc76f8364b4162ba.png

image.thumb.png.9702a4d853476f36f5bb3ebf0d679d28.png

 

Com base nisso, fiz algumas alterações no meu fonte e passei a alimentar os campos do grupo "toma4" ao invés do mencionado anteriormente, porem o componente parece ignorar o preenchimento deles e nesse caso não preenche tomador nenhum no xml gerado, ficando conforme o xml anexo.

OBS: pelo o que verifiquei a impressão do CTe OS tambem estaria comprometida uma vez que busca informações do grupo "toma" ao invés do "toma4".

 

 

 

CTe43181209188235000123670010000004031000120128-erro.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Windel

O grupo <toma4> só existe no CT-e (modelo 57) no CT-e OS (modelo 67) temos o grupo <toma> conforme consta no manual.

O grupo <toma> só não é gerado em caso de Excesso de Bagagem, veja no seu XML que a tag <tpServ> tem o valor 6 que significa Transporte de Pessoas, ou seja Fretamento.

Logo, devemos gerar o grupo <toma>.

Como você informando 9 em indIEToma isso significa que o tomador não é contribuinte, neste caso a tag <IE> dentro do grupo <toma> não deve ser gerada.

Se o tomador for contribuinte mas é isento a tag <IE> deve ser gerada com a palavra "ISENTO".

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Primeiramente, muito obrigado pelo retorno Ítalo!

Pois é, eu tambem tinha esse entendimento que você comentou acima, inclusive a um bom tempo emitimos o CTe OS pelo componente dessa forma e nunca houve problema.

Porem enviando desse jeito, o xml não aprovou mostrando a rejeição 719 "IE do Tomador não informada" e o retorno que obtive do Sefaz RS, me diz o seguinte (vou colar a imagem do email aqui, mas se necessário posso lhe encaminhar o email tambem):

image.thumb.png.a7ace5aca601f76fbf700147218ac0af.png

image.thumb.png.a6bb0eb76659329b0e900c0616b97329.png

OBS: retornei esse email para eles pedindo um exemplo de como ficaria então esse xml, pois creio que seja um equívoco da parte deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Winder,

Essa pessoa da SEFAZ que lhe respondeu esta mais por fora do que umbigo de vedete.

O grupo <toma4> esta definido no schema chamado cteTiposBasico_v3.00.XSD na linha 453 portanto dentro da definição do tipo TCTe que se encontra na linha 114.

Por outro lado o grupo <toma> esta definido na linha 2881, portanto dentro da definição do do tipo TCTeOS que se encontra na linha 2394.

Resumindo, se você vai emitir um CT-e o componente se utiliza da definição do tipo TCTe, por outro lado se for emitir um CT-e OS ele se utiliza da definição do tipo TCTeOS e dentro desse tipo não existe o grupo <toma4>.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Mais uma vez agradeço seu retorno Ítalo.

Estive em contato com eles mais uma vez, segue a resposta confirmando o uso do grupo "toma4" no CTe-OS. Pelo o que dizem, seria nesse caso onde o tomador é não contribuinte.:(

Isso tudo não está fazendo sentido, por isso vamos verificar qual o comportamento do emissor gratuito para um CTe-OS nessa mesma situação.

image.thumb.png.3a64d6a8f1c7646a3ee7e1e67758a97b.png

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Verifiquei o emissor gratuito de conhecimentos de carga disponibilizado pelo Sebrae, porem aquele não emite CTe-OS, somente conhecimentos modelo 57.

Portanto, se alguém tiver passado por isso ou por alguma situação similar, estou aberto a sugestões.

Muito obrigado!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
2 horas atrás, WINDEL disse:

Verifiquei o emissor gratuito de conhecimentos de carga disponibilizado pelo Sebrae, porem aquele não emite CTe-OS, somente conhecimentos modelo 57.

Portanto, se alguém tiver passado por isso ou por alguma situação similar, estou aberto a sugestões.

Você já verificou se o tomador realmente é não contribuinte, ou seja, não possui inscrição estadual ativa?

  • Obrigado 1
Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Boa tarde pessoal! Obrigado pelo retorno!

Respondendo ao BigWings:

Sim nesse caso o tomador do serviço é um não contribuinte, trata-se da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (CNPJ 92941681000100). Essa secretaria tem várias inscrições estaduais, porem nenhuma para a cidade de Porto Alegre. Fiz a consulta pelo próprio site do Sefaz RS.

 

Respondendo ao Amarildo:

Segue anexo o xml original gerado com o grupo "toma" e sem a tag de IE, já que o tomador está definido como não contribuinte.

OBS: se enviar para o portal esse xml ocorre a rejeição 719 - " IE do Tomador não informada"

 

CTe43181209188235000123670010000004041000120168.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
28 minutos atrás, WINDEL disse:

Sim nesse caso o tomador do serviço é um não contribuinte, trata-se da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (CNPJ 92941681000100). Essa secretaria tem várias inscrições estaduais, porem nenhuma para a cidade de Porto Alegre. Fiz a consulta pelo próprio site do Sefaz RS. 

Vi que já tinha essa informação no e-mail que você citou, eu não tinha lido com atenção.

Infelizmente o problema parece ser do Manual, que não previu essa exceção para o caso do CTe-OS. Mesmo na tag indIEToma do gruop "Leiaute CTe-OS - Estrutura Genérica" a observação faz menção à IE do tomador informado no grupo toma3 ou toma4, sendo que esses grupos não podem ser gerados no CTe-OS modelo 67.

Apenas como ilustração, alterei o teu XML removendo a assinatura e alterando o grupo toma para toma4, e fiz a validação pelo validador da SEFAZ-RS, retorna o erro:

Citar

Resultado da Validação do Schema e Conferência da Assinatura:

PARSER XML:OK

TIPO DE MENSAGEM:CT-e OS

SCHEMA:The element 'infCte' in namespace 'http://www.portalfiscal.inf.br/cte' has invalid child element 'toma4' in namespace 'http://www.portalfiscal.inf.br/cte'. List of possible elements expected: 'toma, vPrest' in namespace 'http://www.portalfiscal.inf.br/cte'.
The element 'CTeOS' in namespace 'http://www.portalfiscal.inf.br/cte' has incomplete content. List of possible elements expected: 'Signature' in namespace 'http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#'.

Fica claro que pelos Schemas o toma4 não é aceito no CTe-OS, como o Italo já tinha mencionado.

Concluindo, se não for possível informar nesse documento uma das IE do tomador cadastradas na UF, creio que não conseguirá emitir esse CTe até que façam o ajuste incluindo também o grupo toma como exceção da validação no Manual.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Olá BigWings, obrigado pelo seu retorno!

Vou tentar usar isso para convencer o Sefaz que há esse furo no layout deles e ver como proceder nessa situação.

Assim que eu tiver outro retorno deles vou postar o desfecho da situação aqui.

Muito obrigado pela ajuda de todos vocês.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Windel,

A questão não é o layout do XML do CT-e OS ou o Schema que valida o mesmo e sim as regras de validação que se encontram no WebService da SEFAZ.

Se as regras estão corretas o problema então recai ao cadastro dessa Secretaria junto a SEFAZ.

Eu não entendi, como uma Secretaria que tem um único CNPJ possui varias Insc. Estaduais?

Se uma empresa possui uma Insc. Estadual a mesma é valida para o Estado inteiro,  logo não importa a cidade.

Uma coisa é a Insc. Estadual e outra é a Insc. Municipal, essa sim é por município.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1935 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.