Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Dúvidas em projeto para importar itens de NFe


  • Este tópico foi criado há 2489 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Olá a todos,

Em meu aplicativo, possuo uma tela onde meu cliente lança as NF-es e os itens comprados de seus fornecedores, atualizando assim seu estoque e preços de custo.

Afim de facilitar o preenchimento de tais dados(afinal são dezenas, até centenas, de produtos por NF-e), pretendo carregar o XML da NF-e em questão e lançar tudo automaticamente, até aí tudo bem, mas ainda em fase de projeto eu estou com algumas dúvidas e creio que um dos amigos podem me ajudar com sua experiência, pois eu creio que vocês devem possuir uma ferramenta similar e passaram pelas mesmas dúvidas que eu estou no momento.

1º - Normalmente o código do produto usado pelo fornecedor ao vender NÃO será o mesmo código usado pelo meu cliente em sua loja, então nesses casos o programa não achará o item em questão para atualizar preço/estoque do mesmo. Como vocês fizeram para contornar isso? Eu particularmente estou pensando em criar um novo campo no cadastro dos Produtos chamado Código do Fornecedor onde o cliente informará o código do mesmo, se necessário.

2º - Nos casos onde o programa não localizar um dos itens presentes na NF-e, como vocês tratam? Lançam uma tela para o usuário informar manualmente o item correto? Permitem o cadastro de um novo item? Cancelam a entrada toda?

Basicamente seria isso,

Desde já agradeço a todos que puderem contribuir em meu projeto.

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, abaixo sugestões:

1º) - Primeiro, procurar o produto pelo código de barras

     - Segundo, procurar pela tabela que crio de correlação, na primeira vez que este produto entra você cria a tabela:

          - Código do Fornecedor / Código do Produto do Fornecedor, relaciona com o seu Código de Produto

2º) Permito o Cadastro do produto alimentando vários campos vindo do XML para facilitar a inclusão do Produto, por exemplo, Código de Barras, Descrição do Produto, NCM, CEST, Tributação, etc..., o usuário quem decide se acata tais campos e/ou modifica eles.

Sds,

Ricardo.

selo_equipe_acbr.pngRicardo Miquinioty
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
1 hora atrás, Ricardo Miquinioty disse:

Boa noite, abaixo sugestões:

1º) - Primeiro, procurar o produto pelo código de barras

     - Segundo, procurar pela tabela que crio de correlação, na primeira vez que este produto entra você cria a tabela:

          - Código do Fornecedor / Código do Produto do Fornecedor, relaciona com o seu Código de Produto

2º) Permito o Cadastro do produto alimentando vários campos vindo do XML para facilitar a inclusão do Produto, por exemplo, Código de Barras, Descrição do Produto, NCM, CEST, Tributação, etc..., o usuário quem decide se acata tais campos e/ou modifica eles.

Sds,

Ricardo.

Boa noite Ricardo, tudo bom?

Primeiro quero agradecer o compartilhamento de suas experiências práticas nesse processo.

Vamos lá...

Bem observado o cEAN, não havia pensado nele. Interessante esse uso de uma tabela de correlação, mas me gerou algumas NOVAS dúvidas:

1 - Suponho que o cliente que alimentaria a tabela de correlações no momento das primeiras inserções na tela de Entrada de Produtos, somente e tão somente quando o cEAN ou Código do Produtos não combinarem. Estou correto? Se eu estiver correto, suponho que seu programa deve perguntar se o cliente quer ADICIONAR NOVO PRODUTO ou CORRELACIONAR PRODUTO existente? Poderia mandar telas dessas etapas para um melhor entendimento?

2 - Na sua tabela de correlação você além de mencionar o Código do Produto do Fornecedor e o Código do Produto, também cita o Código do Fornecedor. Qual foi o intuito? Foi o de gerenciar produtos idênticos de fornecedores diferentes?

3 - Pensando em flexibilização para o cliente, acho pertinente a criação de uma tela Cadastro de Correlações, afim de que o cliente possa Alterar/Excluir correlações já feitas nessa tabela no momento da importação dos XMLs na tela de Entrada de Produtos. Você fez assim? Meu raciocínio está no caminho certo?

Fico no aguardo de sua análise quanto as minhas dúvidas e se achar pertinente peço que comente qualquer coisa relevante que eu não tenha exposto sobre o assunto.

Mais uma vez obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

1 - ) Se achar pelo código de barras ou não, mesmo assim faço a correlação automaticamente, não fica visível para o Cliente, porquê um dia este fornecedor pode não enviar o código de barras; não pergunto se o Cliente quer cadastrar o novo produto, deixo uma tecla de atalho para cadastro de Produtos, tipo: F2, se não achar o produto do fornecedor no cliente, somente indico que o produto não está cadastrado, aí fica para o Cliente se quer fazer uma busca na tabela dele para procurar o produto(se achar o produto faço a correlação) ou teclar F2 e cadastrar o novo produto(faço a correlação).

2 - ) Sim, pode existir produtos idênticos de fornecedores diversos.

3 - ) Não fiz Tela de Cadastro de correlações para alterar/excluir, como disse na pergunta número 1, faço automaticamente sem visibilidade para o Cliente, mas é uma ideia a considerar, mas também quando o Fornecedor mudar seu código de produto(acho pouco provável que isto aconteça), faço o mesmo processo da pergunta número 1.

O interessante é você fazer da maneira que acha que vai funcionar, fazer testes no seu ambiente, depois colocar em produção em algum cliente por um tempo, se funcionar a contento, implanta nos outros clientes, e se necessário melhorar sempre.

Sds,

Ricardo.

selo_equipe_acbr.pngRicardo Miquinioty
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
2 horas atrás, Ricardo Miquinioty disse:

Bom dia,

1 - ) Se achar pelo código de barras ou não, mesmo assim faço a correlação automaticamente, não fica visível para o Cliente, porquê um dia este fornecedor pode não enviar o código de barras; não pergunto se o Cliente quer cadastrar o novo produto, deixo uma tecla de atalho para cadastro de Produtos, tipo: F2, se não achar o produto do fornecedor no cliente, somente indico que o produto não está cadastrado, aí fica para o Cliente se quer fazer uma busca na tabela dele para procurar o produto(se achar o produto faço a correlação) ou teclar F2 e cadastrar o novo produto(faço a correlação).

2 - ) Sim, pode existir produtos idênticos de fornecedores diversos.

3 - ) Não fiz Tela de Cadastro de correlações para alterar/excluir, como disse na pergunta número 1, faço automaticamente sem visibilidade para o Cliente, mas é uma ideia a considerar, mas também quando o Fornecedor mudar seu código de produto(acho pouco provável que isto aconteça), faço o mesmo processo da pergunta número 1.

O interessante é você fazer da maneira que acha que vai funcionar, fazer testes no seu ambiente, depois colocar em produção em algum cliente por um tempo, se funcionar a contento, implanta nos outros clientes, e se necessário melhorar sempre.

Sds,

Ricardo.

Olá Ricardo, tudo bom meu amigo?

Vamos lá...

1 - Mas se não achar pelo cEAN, só se achar pelo Código do Produto pra conseguir fazer a correlação automaticamente, certo?

Outra coisa, você disse que não pergunta ao clientes sobre adicionar ou buscar os produtos corretos, entendi, mas deixa um atalho para o mesmo OU buscar o produto correto OU cadastrar um novo quando a correlação não for possível automaticamente. Para ele saber se tem que buscar ou cadastrar um novo produto ele terá que saber o que NÃO ENTROU, como ele é informado? Você informa item a item durante o carregamento com alguma tela ou mostra um resumo no final?

Fiquei curioso, pois a minha idéia é inserir no laço que carregará os itens, no momento em que o item em questão não puder ser automaticamente correlacionado, uma tela informando isso e solicitando que ele OU correlacione um produto já cadastrado manualmente OU cadastre um novo para correlacionar. Entendeu?

2 - Fiz essa pergunta pelo seguinte, na MINHA visão acho que não será necessário criar uma tabela especificamente para correlações, pelo que pude entender do seu processo, acho que a criação de um novo campo CÓDIGO DO FORNECEDOR no próprio cadastro de produtos seria o suficiente para eu trabalhar com essa correlação.

Por exemplo, tenho o produto LAMPADA de Código  1 e Código do Fornecedor 15. Ao carregar o XML a LAMPADA estará codificado com 15 e o programa irá buscar o produto que tem como CÓDIGO DO FORNECEDOR 15, achando a LAMPADA, já para o meu cliente vender a LAMPADA é usado o CÓDIGO 1

Mas sua tabela me mostrou que da maneira que pretendo fazer, eu poderia ter problemas com produtos iguais de fornecedores diferentes (que usem códigos de fornecedores diferentes). Por isso perguntei o intuito de ter colocado o Código do Fornecedor e no caso até mesmo a criação de uma TABELA inteira só para correlação, se foi para sanar esse possível problema.

Considerações - Com certeza seguirei sua dica e implantarei em um cliente como teste, mas você sabe que quanto mais pudermos nos cercar é melhor, por isso como tinha essas dúvidas antes mesmo de começar a criar algo eu pedi essa orientação de quem já criou essa ferramenta para evitar o máximo de retrabalho possível e facilitar mais rapidamente a vida do meu cliente com uma ferramenta menos problemática possível.

A princípio farei dessa forma... irei carregar os itens pelo XML e compararei primeiro pelo campo Código do Fornecedor (que irei criar no Cadastro de Produtos), depois se não tiver sucesso, compararei pelo cEAN e por fim irei exibir uma tela perguntando se o cliente quer Correlacionar com algum item cadastrado manualmente ou cadastrar um novo para correlacionar.

Se tiver alguma sugestão a fazer não exite.

Um grande abraço e obrigado pelas dicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, 

No item 1 - ) Fiquei curioso, pois a minha idéia é inserir no laço que carregará os itens, no momento em que o item em questão não puder ser automaticamente correlacionado, uma tela informando isso e solicitando que ele OU correlacione um produto já cadastrado manualmente OU cadastre um novo para correlacionar. Entendeu?

Entendi, pode ser assim, como disse, leio o XML e quando não encontra o produto(por correlação ou código de barras) vai aparecer PRODUTO NÃO CADASTRADO, se o usuário não buscar por um produto cadastrado ou cadastrar um novo, ele não consegue dar entrada neste produto, assim, faço a crítica para não deixar finalizar a NF de Entrada no sistema.

Considerações: Da maneira que está pensando em fazer com certeza vai funcionar, boa sorte.

Sds,

Ricardo.

selo_equipe_acbr.pngRicardo Miquinioty
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...