Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Consulta e Download de NFe's destinadas


maiko_bito
Ver Solução Respondido por Italo Giurizzato Junior,
  • Este tópico foi criado há 2010 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia a todos. Estou com muitas dúvidas sobre algumas mudanças na rotina para o download de NFe através da manifestação do destinatário. Peço desculpa aos Administradores do forum, caso eu esteja duplicando post. Porém já pesquisei muito aqui no forum, li várias vezes a NT2012_002 e ainda não consigo entender algumas coisas.

Vamos lá, eu sempre utilizei o metodo ACBrNFe.ConsultaNFeDest esta função sempre me retornou uma lista de todas as notas fiscais em que a empresa é cliente ou destinatário da nota.

A algumas semanas uma mensagem passou a aparecer "serviço paralisado sem previsão". Procurei informações e descobri que este metodo foi desativado.

Agora estou utilizando o metodo MDFe.NFe.DistribuicaoDFe, ele me atende "em partes"... com ele consigo consultar uma lista de todas as notas o qual a empresa que estou consultando tenha algum tipo de envolvimento, ou seja, é semelhante ao antigo ACBrNFe.ConsultaNFeDest porém está me retornando algumas notas que não tenho interesse algum, exemplo, notas em que a empresa é a transportadora, ou então notas em que o cliente e emitente são do mesmo CNPJ raiz no caso de notas de transferência interna... isso tudo havia forma de filtrar na consulta antiga ACBrNFe.ConsultaNFeDest...

Gostaria de saber se o novo metodo MDFe.NFe.DistribuicaoDFe existe uma forma de filtrar as notas obtidas na consulta, ou então algum campo que identifique qual o tipo de participação da empresa que está consultando, com as notas fiscais que estão sendo listadas...

outra coisa que eu percebi é que ao consultar as notas chamando o MDFe.NFe.DistribuicaoDFe alguns XMLs já são baixados automaticamente, mesmo que eu não tenha manifestado antes através de evento, gostaria de saber se é normal isso?

Resumindo tudo meu objetivo é através do novo metodo MDFe.NFe.DistribuicaoDFe consultar as nfes destinadas ao meu cnpj, escolher as nfes desejadas manifestar elas e em seguida baixar repetindo a consulta MDFe.NFe.DistribuicaoDFe. Porém quero listar apenas as nfes em que meu cnpj se encontra na condição de cliente da nota.

Obrigado a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
34 minutos atrás, maiko_bito disse:

Gostaria de saber se o novo metodo MDFe.NFe.DistribuicaoDFe existe uma forma de filtrar as notas obtidas na consulta, ou então algum campo que identifique qual o tipo de participação da empresa que está consultando, com as notas fiscais que estão sendo listadas...

Se o documento retornado é um resumo de NFe, o CNPJ é o destinatário da nota.

Se o documento é uma NFe completa, pode ser ou não, nesse caso você pode carregar o XML no componente e verificar a tag dest.CNPJCPF.

35 minutos atrás, maiko_bito disse:

outra coisa que eu percebi é que ao consultar as notas chamando o MDFe.NFe.DistribuicaoDFe alguns XMLs já são baixados automaticamente, mesmo que eu não tenha manifestado antes através de evento, gostaria de saber se é normal isso?

Caso o CNPJ do evento não seja o destinatário da nota, mas outro interessado, como o transportador, ou terceiro identificado na tag autXML, ele recebe a nota completa, automaticamente.

 

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos, primeiramente muito obrigado pela atenção.

Quanto a sugestão do amigo Wess eu fiz aqui, nem uma das notas retornadas estão chegando com tag de entrada, todas vem como saida... só não sei o sentido da tag, se ela se refere a entrada ou saida em relação ao emitente, ou em relação ao cliente da nota.

Quanto a sugestão do amigo BigWings estive verificando. Se eu carregar o XML no componente para ver quem é o cliente, obrigatóriamente terei que baixar todos os XMLs para somente depois selecionar eles, será que a receita não vai me barrar? pergunto isso por que o volume de notas é muito grande.

Estou com dificuldade de interpretação... eu acesso o retorno através da tag "ACBrNFe.WebServices.DistribuicaoDFe.retDistDFeInt.docZip.Items.resNFe"
essa propriedade lista todas as NFes obtidas na consulta.. mas não sei diferenciar quando é um resumo ou quando é a NFe completa, teria alguma propriedade para isso?

Quanto a tag autXML entra na mesma questão de ter que baixar 100% dos XMLs para verificar. Gostaria de saber se existe uma alternativa antes do download, apenas com a consulta ou resumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
6 minutos atrás, maiko_bito disse:

Quanto a sugestão do amigo Wess eu fiz aqui, nem uma das notas retornadas estão chegando com tag de entrada, todas vem como saida... só não sei o sentido da tag, se ela se refere a entrada ou saida em relação ao emitente, ou em relação ao cliente da nota.

Essa é a mesma tag tpNF do XML, saída ou entrada, do ponto de vista do emissor da nota.

7 minutos atrás, maiko_bito disse:

Quanto a sugestão do amigo BigWings estive verificando. Se eu carregar o XML no componente para ver quem é o cliente, obrigatóriamente terei que baixar todos os XMLs para somente depois selecionar eles, será que a receita não vai me barrar? pergunto isso por que o volume de notas é muito grande.

Não precisa salvar o arquivo, pode acessar direto no componente na propriedade ACBrNFe1.WebServices.DistribuicaoDFe.retDistDFeInt.docZip.Items[0].XML.

9 minutos atrás, maiko_bito disse:

mas não sei diferenciar quando é um resumo ou quando é a NFe completa, teria alguma propriedade para isso?

case ACBrNFe1.WebServices.DistribuicaoDFe.retDistDFeInt.docZip.Items[0].schema of
  schresNFe: ; // resumo de nfe
  schresEvento: ; // resumo de evento
  schprocNFe: ; // nfe completa
  schprocEventoNFe: ; // evento 
end;

 

  • Curtir 1
Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Fiz os testes amigo BigWings no caso do "case" funcionou perfeitamente, consigo diferenciar quando é resumo de nfe ou nfe completa...

porém fiz outro teste sobre o que você havia me dito.
 

23 horas atrás, BigWings disse:

Se o documento retornado é um resumo de NFe, o CNPJ é o destinatário da nota.

Neste caso não fechou.. quando o case entra no tipo resumo da nota... coloquei um ShowMessage mostrando o CNPJ e a chave da nota fiscal... através da chave fui no site da receita na consulta completa para verificar se o CNPJ fornecido era mesmo o do destinatário, mas não deu certo, o CNPJ retornado nos resumos de NFe estão sendo sempre do emitente da nota. Neste caso volta no meu problema inicial, de não conseguir identificar se sou o cliente da nota ou não, antes de baixar ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
19 minutos atrás, maiko_bito disse:

Neste caso volta no meu problema inicial, de não conseguir identificar se sou o cliente da nota ou não, antes de baixar ela.

 

23 horas atrás, BigWings disse:

Caso o CNPJ do evento não seja o destinatário da nota, mas outro interessado, como o transportador, ou terceiro identificado na tag autXML, ele recebe a nota completa, automaticamente.

 

djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo André. Obrigado pela atenção.

Caso não for o destinatário da nota, mas outro interessado, " neste ponto eu me encaixo pois sou transportador no caso de algumas notas" e estou recebendo a nota automaticamente. Até este ponto tudo certo.

Compreendo então que se a nota não foi obtida automaticamente, a minha participação na nota é Emitente ou Cliente da nota. Neste caso estou tentando descobrir no resumo qual o meu tipo de participação antes mesmo de baixar a nota... neste caso o CNPJ que me retorna no resumo é sempre do emitente da nota e não do cliente. Pensando bem agora, posso partir da seguinte lógica... se o CNPJ do emitente "apresentado no resumo" for diferente do meu, só me reta ser o Cliente da nota...vou testar isso...

Outro problema é que está centralizado, eu tenho uma empresa com 11 filiais, independente de qual empresa estou informando o CNPJ quando chamo o metodo " MDFe.NFe.DistribuicaoDFe " ele me trás como resposta todos os XMLs do CNPJ raiz das 11 filiais... se não houver outra forma vou ter que fazer algum esquema para separar os XMLs depois de baixados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
38 minutos atrás, maiko_bito disse:

Neste caso não fechou.. quando o case entra no tipo resumo da nota... coloquei um ShowMessage mostrando o CNPJ e a chave da nota fiscal... através da chave fui no site da receita na consulta completa para verificar se o CNPJ fornecido era mesmo o do destinatário, mas não deu certo, o CNPJ retornado nos resumos de NFe estão sendo sempre do emitente da nota. Neste caso volta no meu problema inicial, de não conseguir identificar se sou o cliente da nota ou não, antes de baixar ela.

O CNPJ no resumo é o do emitente, mas o destinatário é o único que recebe o resumo, então o CNPJ informado como ator do DistribuicaoDFe é o destinatário da nota.

10 minutos atrás, maiko_bito disse:

Compreendo então que se a nota não foi obtida automaticamente, a minha participação na nota é Emitente ou Cliente da nota. Neste caso estou tentando descobrir no resumo qual o meu tipo de participação antes mesmo de baixar a nota... neste caso o CNPJ que me retorna no resumo é sempre do emitente da nota e não do cliente. Pensando bem agora, posso partir da seguinte lógica... se o CNPJ do emitente "apresentado no resumo" for diferente do meu, só me reta ser o Cliente da nota...vou testar isso...

O emitente não recebe a nota de volta, então nem precisa comparar o CNPJ do resumo, mesmo que você emita uma nota para o seu próprio CNPJ, ela não aparecerá no DistribuicaoDFe, afinal você já tem o XML por ser o emitente.

14 minutos atrás, maiko_bito disse:

Outro problema é que está centralizado, eu tenho uma empresa com 11 filiais, independente de qual empresa estou informando o CNPJ quando chamo o metodo " MDFe.NFe.DistribuicaoDFe " ele me trás como resposta todos os XMLs do CNPJ raiz das 11 filiais... se não houver outra forma vou ter que fazer algum esquema para separar os XMLs depois de baixados.

Está usando o ACBrMDFe pra chamar o DistribuicaoDFe?

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal creio que agora cheguei a uma solução o que o amigo BigWings informou vai solucionar

9 minutos atrás, BigWings disse:

O CNPJ no resumo é o do emitente, mas o destinatário é o único que recebe o resumo, então o CNPJ informado como ator do DistribuicaoDFe é o destinatário da nota.

fiz um teste aqui e de fato todas as notas que entrarem na resposta do tipo resumo o cliente é a empresa que estou informando o CNPJ ao consultar o DistribuicaoDFe, me resta só criar uma interface para gerenciar isso e filtrar os XMLs obtidos na pasta, visto que os XMLs em que a empresa é transportadora já estão caindo sozinho na pasta e estes não tenho interesse em obter...

11 minutos atrás, BigWings disse:

Está usando o ACBrMDFe pra chamar o DistribuicaoDFe?

Estou usando o ACBrNFe normal... não MDFe...  mas isso entra na questão que o amigo Juliomar comentou, é exatamente o que aconteceu aqui, eu uso CNPJ e certificado da matriz, neste caso está baixando de todas as empresas.

De forma geral quero agradecer a todos. Com as informações que recebi já consigo seguir. Qualquer coisa volto a entrar em contato, mas por hora muito obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
6 minutos atrás, maiko_bito disse:

uso CNPJ e certificado da matriz, neste caso está baixando de todas as empresas.

Não lembro de ter visto nada a respeito disso... No meu entendimento, deveria retornar apenas as notas em que o CNPJ da matriz é informado, e não de todas as filiais. Por acaso o CNPJ da matriz é listado nas tags <autXML>?

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo BigWings fiz um teste aqui, realmente o certificado da Matriz baixa documento de todas as filiais... na tag <autXML> de uma nota que baixei só tem um CPF que não parece ter relação com os participantes da nota, não compreendi por que.. vou verificar em mais casos.

Gostaria apenas de saber se neste novo metodo DFeDistribuicao eu tenho algum tipo de limitação ao fazer download em grande quantidade, alguém sabe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Maiko,

O método DistribuicaoDFe permite você baixar todas as notas manifestadas quando se trata do destinatário.

Agora quanto é o terceiro cujo CNPJ/CPF consta no grupo <autXML> também poderá baixar todas as notas e neste caso não se deve manifestar as notas uma vez que não é o destinatário da mercadoria.

Vamos a um exemplo.

Se todas as notas que eu venha emitir se for informado em <autXML> o CNPJ/CPF do contador da minha empresa, este poderá baixar todas as notas emitidas.

Já os destinatários das mercadorias que vendi, também poderão baixar todas as notas desde que realizem a manifestação do destinatário.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Depois de manifestar com a ciência da operação e depois com a confirmação da operação, como devo consultar para vir o XML da nota?

Tentei consultar pelo NSU mas volta status da nota ainda como resumo, mesmo no portal ela ter os 2 eventos registrados.

Tem algum prazo para fazer a consulta posterior ao evento de ciência e confirmação?

Att

Veltman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
  • Solution

Bom dia Veltman,

Deve-se usar o método DistribuicaoDFePorUltNSU e sempre informar o último NSU retornado pela execução anterior.

Ou usar o método:

    function DistribuicaoDFePorChaveNFe(AcUFAutor: integer; ACNPJCPF,  AchNFe: String): Boolean;

Neste caso devemos informar a UF o CNPJ e a chave da nota previamente manifestada.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 11/07/2017 at 17:45, Italo Jurisato Junior disse:

Boa tarde Maiko,

O método DistribuicaoDFe permite você baixar todas as notas manifestadas quando se trata do destinatário.

Agora quanto é o terceiro cujo CNPJ/CPF consta no grupo <autXML> também poderá baixar todas as notas e neste caso não se deve manifestar as notas uma vez que não é o destinatário da mercadoria.

Vamos a um exemplo.

Se todas as notas que eu venha emitir se for informado em <autXML> o CNPJ/CPF do contador da minha empresa, este poderá baixar todas as notas emitidas.

Já os destinatários das mercadorias que vendi, também poderão baixar todas as notas desde que realizem a manifestação do destinatário.

Olá Italo.

Utilizo a DistribuicaoDFe com o certificado da empresa matriz, mas ao consultar com o método DistribuicaoDFe informo o CNPJ da empresa para qual quero realizar a consulta.
Utilizo o retorno resumido para apenas registrar no banco de dados que existe tal nota para a empresa.
Ocorre que algumas notas são retornadas para a empresa matriz como também para a empresa filial.
Consultei no XML da nota em que ocorreu a situação e não encontrei a tag <autXML>, então acredito que não tenha sido informado.

Saberia me dizer o que pode estar havendo? Se for a questão do autXML sabe se tenho alguma forma de consultar isso? E se é entregue para diversas empresas (filial e matriz) como poderia identificar qual o real destinatário levando em conta que no retorno resumido não há essa informação.

Há, o NSU da mesma nota, mas retornado para cada empresa é diferente.

Desde já muito obrigado pelo auxílio.

Atenciosamente
Giovane Preis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Giovane,

Na Nota Técnica 2014/002 versão 1.02b tem a seguinte informação:

3.4.2. CNPJ ou CPF do Interessado no DF-e 
 
Informar o CPF da pessoa física ou CNPJ da empresa para recuperação de DF-e de seu interesse. Este campo possibilita que uma empresa consiga recuperar os DF-e de qualquer um de seus estabelecimentos utilizando somente um certificado digital PJ. 

Logo se você utilizar o certificado da Matriz ou da Filial a SEFAZ vai levar em consideração o CNPJ Base ou seja os 8 primeiros dígitos.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/08/2018 at 15:49, Giovane Preis disse:

Olá Italo.

Utilizo a DistribuicaoDFe com o certificado da empresa matriz, mas ao consultar com o método DistribuicaoDFe informo o CNPJ da empresa para qual quero realizar a consulta.
Utilizo o retorno resumido para apenas registrar no banco de dados que existe tal nota para a empresa.
Ocorre que algumas notas são retornadas para a empresa matriz como também para a empresa filial.
Consultei no XML da nota em que ocorreu a situação e não encontrei a tag <autXML>, então acredito que não tenha sido informado.

Saberia me dizer o que pode estar havendo? Se for a questão do autXML sabe se tenho alguma forma de consultar isso? E se é entregue para diversas empresas (filial e matriz) como poderia identificar qual o real destinatário levando em conta que no retorno resumido não há essa informação.

Há, o NSU da mesma nota, mas retornado para cada empresa é diferente.

Desde já muito obrigado pelo auxílio.

Atenciosamente
Giovane Preis

 

Em 03/08/2018 at 16:01, Italo Jurisato Junior disse:

Boa tarde Giovane,

Na Nota Técnica 2014/002 versão 1.02b tem a seguinte informação:

3.4.2. CNPJ ou CPF do Interessado no DF-e 
 
Informar o CPF da pessoa física ou CNPJ da empresa para recuperação de DF-e de seu interesse. Este campo possibilita que uma empresa consiga recuperar os DF-e de qualquer um de seus estabelecimentos utilizando somente um certificado digital PJ. 

Logo se você utilizar o certificado da Matriz ou da Filial a SEFAZ vai levar em consideração o CNPJ Base ou seja os 8 primeiros dígitos.


Bom dia Italo

Desculpa, mas não consegui entender o que estou fazendo de errado.
Como estou passando o CNPJ da empresa (no método DistribuicaoDFe) não deveria retornar as notas apenas dessa empresa?
Ou é a Sefaz que está entregando de forma errada?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • Moderadores
15 horas atrás, Larry disse:

Boa tarde,

 

Estou rodando o exemplo do arquivo DistribuicaoDFe.txt mas sempre vem apenas o resumo.

Entendi que ao executar pela segunda vez deveria veria vir o xml completo, mas só vem o resumo.

Bom dia, Larry.

Tópico antigo. Sugiro que crie um novo.

  • Curtir 1
Equipe ACBr

Felipe Eduardo Resende Mesquita

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2010 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.