Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Download XML apenas com Chave de Acesso


  • Este tópico foi criado há 2411 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Olá a todos,

Visitei meu contador e observei que o sistema dele faz o download de qualquer XML apenas com a chave de acesso, mesmo sem ter o certificado.

Ele "bipu" a chave de uma nota disparada contra mim e só com isso conseguiu baixar o XML da mesma, sem nenhum certificado.

Como fazer isso com o ACBr???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia a todos,

Complementando o André, o ACBr não possui esse recurso uma vez que a SEFAZ não disponibilizou nada nesse sentido.

Existe até um projeto da SEFAZ do Rio Grande do Sul onde o contador poderia baixar não só a nota emitida pelo cliente com também as notas emitidas contra o CNPJ dele.

Não sei informar em que situação esta esse projeto e se vai ser oferecido pelas outras SEFAZ.

Agora me diz uma coisa, você chegou a ver o XML que o contador baixou?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde,

Ai tem coisa!

Para mim o XML baixado é uma montagem dos dados lidos da página do site da SEFAZ.

Como um contador aceita usar um software desses?

Cujos dados não são obtidos de um documento com validade jurídica.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
4 horas atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Boa tarde,

Ai tem coisa!

Para mim o XML baixado é uma montagem dos dados lidos da página do site da SEFAZ.

Como um contador aceita usar um software desses?

Cujos dados não são obtidos de um documento com validade jurídica.

Acho que é por ai mesmo, fui tentar baixar uma NFC-e através da chave, ao invés de uma NF-e... Olha o que apresentou (foto em anexo). 

 

PS: O Sistema é da ALTERDATA

mensagem.JPG

Editado por doidopb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Consultores

Bom dia,

Até o momento a SEFAZ não disponibilizou um Web Services especifico para a NFC-e, por exemplo: NFCeDistribuicaoDFe aos moldes do que existe para a NF-e que é o NFeDistribuicaoDFe.

E também não acena em enviar as NFC-e junto com as NF-e para serem baixadas pelo NFeDistribuicaoDFe.

Como a NFC-e é um documento que registra a venda para um Consumidor Final, este por sua vez não necessita do XML apenas do DANFE para poder comprovar a compra da mercadoria.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Olá Italo, tudo bom?

Entendi, mas na verdade eu comentei sobre o "não download" da NFCe fazendo menção ao download do XML sem o certificado, só pela chave de acesso.  Esse programa da Alterdata consegue fazer o download do XML só pela chave nessa tela e só funciona com NF-e, mas por algum motivo não funciona com NFC-e retornando esse erro.

Mandei isso para ver se você confirmava a sua teoria de que eles montavam o XML apenas pelo DANFE.

E sobre essa montagem do XML pelo DANFE, é possível fazer isso pelo ACBr? E qual é o problema do contador aceitar esse arquivo?

Desde já agradeço a atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia,

Essa montagem do XML pelo DANFE na verdade funciona da seguinte forma.

Você informa a chave, a aplicação acessa o Portal Nacional da NF-e ou o site da SEFAZ-Autorizadora, de alguma forma consegue o html com os dados da respectiva nota, extrai as informações e monta o XML.

Essa aplicação pelo jeito foi feita para gerar exclusivamente o XML de NF-e, e como dito anteriormente a NFC-e se destina ao consumidor final e para este basta o DANFE.

Esse procedimento o ACBr jamais vai realizar.

Só implementamos no ACBr o que consta nos manuais e notas técnicas publicadas pelo ENCAT e disponibilizadas no Portal Nacional da NF-e.

No meu entendimento um contador só pode realizar a escrita fiscal e contábil de documentos com validade jurídica.

Se tratando de NF-e o documento com validade jurídica é o XML desde que este esteja assinado com o certificado digital do emitente mais o protocolo expedido pela SEFAZ-Autorizadora.

Quem possui esse XML?

O emitente da nota e o destinatário da mercadoria.

Se o emitente não disponibilizar o XML ao destinatário, este pode se utilizar o DistribuicaoDFe (Web Service disponibilizado na SEFAZ-Virtual Ambiente Nacional) e obter o XML desde que realize a Manifestação do Destinatário.

Como disponibilizar o XML ao Contador?

Existe duas formas, a primeira enviar o XML por e-mail, a segunda, acrescentar o CNPJ ou CPF do contador no grupo <autXML> quando for emitir a nota.

Desta forma o contador através do DistribuicaoDFe poderá obter o XML com validade jurídica diretamente da SEFAZ-Virtual Ambiente Nacional de maneira legal.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom dia Italo, tudo bom?

Mais uma vez agradeço pelo detalhamento em seus esclarecimentos.

Conferi o tal XML e realmente deve ser feito pelo código HTML, pois as tags de assinatura e protocolo não existe, mas achei válido para por exemplo meu cliente quando quiser baixar para fins de entrada no seu estoque. Se souber de algum link que comente como fazer peço que me indique.

Sobre a importação do NFC-e, entendi que não é necessária, mas achei válido postar a foto onde a mensagem é categórica dizendo que não se pode importar via Danfe o XML da NFC-e, nesse caso só obtendo o XML assinado pelo método tradicional. Isso me gerou a curiosidade, tecnicamente falando, de "porque via Danfe pra NF-e é possível e para a NFC-e não?".

E achei legal essa do grupo do contador, não conhecia. 

Obrigado mais uma vez pelas dicas.

Abraços

Bom dia Italo, tudo bom?

Mais uma vez agradeço pelo detalhamento em seus esclarecimentos.

Conferi o tal XML e realmente deve ser feito pelo código HTML, pois as tags de assinatura e protocolo não existe, mas achei válido para por exemplo meu cliente quando quiser baixar para fins de entrada no seu estoque. Se souber de algum link que comente como fazer peço que me indique.

Sobre a importação do NFC-e, entendi que não é necessária, mas achei válido postar a foto onde a mensagem é categórica dizendo que não se pode importar via Danfe o XML da NFC-e, nesse caso só obtendo o XML assinado pelo método tradicional. Isso me gerou a curiosidade, tecnicamente falando, de "porque via Danfe pra NF-e é possível e para a NFC-e não?".

E achei legal essa do grupo do contador, não conhecia. 

Obrigado mais uma vez pelas dicas.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia,

No caso da NF-e temos uma página no site da SEFAZ com todos os dados presentes no XML, dai a possibilidade de pegar o HTML e extrair os dados e montar o XML.

Já a NFC-e não temos uma página com todos os dados, o que temos é uma apresentação do DANFE, neste caso não temos todos os dados, logo isso inviabiliza a montagem do XML.

Como o XML da NFC-e é o mesmo da NF-e, logo o grupo <autXML> poderá constar em uma NFC-e, logo podemos colocar o CNPJ/CPF do contador em uma NFC-e também.

No momento só podemos obter através do Web Service DistribuicaoDFe o resumo e o XML completo da NF-e, com relação a NFC-e não temos nada ainda.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
2 horas atrás, doidopb disse:

Conferi o tal XML e realmente deve ser feito pelo código HTML, pois as tags de assinatura e protocolo não existe, mas achei válido para por exemplo meu cliente quando quiser baixar para fins de entrada no seu estoque. Se souber de algum link que comente como fazer peço que me indique.

Bom dia!

Não perca tempo desenvolvendo algo que você já entende que não tem validade jurídica. 
Se é para teu cliente como você comenta "mas achei válido para por exemplo meu cliente..."  então use este tempo desenvolvendo um módulo de uso do Web Service DistribuicaoDFe que dará para o teu cliente a opção de entrada no estoque além de armazenar um XML válido.  

 

  • Curtir 2


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...