Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Transportador na nf-e 4.0


Fernando Rodrigo
  • Este tópico foi criado há 2038 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

caros amigos, estou fazendo alguns testes para a nf-e 4.0 e quando vou fazer o envio aparece erro de transportadora, rejeição 868 (Rejeição: Grupos Veiculo Transporte e Reboque não devem ser informados).

peguei o xml e enviei para o sefaz goias, ja que na versao 3.1 não da nenhum erro.

veja o que eles retornaram 

 


Informamos que a sua solicitação foi atendida em 05/09/2017 16:35, conforme os dados abaixo:

Número: 50627
Tipo: Requisição
Serviço: NFe.EMISSAO.XML.REJEICAO.

Descrição: 
Usuário informa que está aparecendo o Erro 868. O mesmo informa que esta aparecendo erro na emissão da versão 4.0, pois na versão 3.1 esse erro não acontece. Aparece também a mensagem " grupo de serviço de reboque não deve ser informado" e ele diz que não está informando nada para que apareça essa mensagem. 

Resposta do grupo solucionador:
Após análise dos anexos encaminhados, informamos que deverá informar (idDest=2) se for operação interestadual, e não informar os Grupos Transportador (id:X03; transporta), Veiculo Transporte (id:X18;veicTransp) e Grupo Reboque (id: X22)

A critério de cada UF, a regra de validação acima também pode ser aplicada nas operações internas (idDest=1). Essa modalidade constitui uma nova regra de validação previsa na Nota Técnica 2016.002 (Alteração Leiaute da NF-e).

 

Pelo que entendi não deve ser informado a transportadora na versão 4.0, so que entrei em contato com eles também para saber como irei fazer ao emitir uma nota para fora do estado e não ter a transportadora no Danfe.

 

Senhor(a) FERNANDO RODRIGO DE JESUS,

Informamos que a sua solicitação foi atendida em 06/09/2017 10:13, conforme os dados abaixo:

Número: 50715
Tipo: Requisição
Serviço: DFe.LEGISLACAO.DÚVIDAS.TRIBUTÁRIAS.

Descrição: 
Cidadão solicita a seguinte informação: Com essa nota regra a nota fiscal não irá mais informar os dados da transportadora, então como saberei quem irá enviar a mercadoria sendo que não irá informar na nota ? 

Resposta do grupo solucionador:
Informamos que, nesse caso deverá entrar em contato com a Orientação Tributária da Sefaz através do telefone: 0300 210 1994 para mais informações.

 

Para o pessoal que esta fazendo os testes na versao 4.0 ja passaram por isso

Segue anexo o xml de envio e retorno para vocês verem e fazer u ma analise 

2017-09-01-18-10-07-545-0000310290-env-lot.xml

2017-09-01-18-10-15-944-521000013608523-pro-rec.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Fernando,

O problema é que consta no XML os dados do veículo, veja:

<veicTransp>
  <placa>ABC0101</placa>
  <UF>GO</UF>
</veicTransp>

Pelo que entendi esta sendo informado uma placa fictícia.

Basta esse grupo não existir no XML que a nota vai ser autorizada.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia a todos,

Complementando o que o Ricardo disse:

Uma empresa que emite NF-e e não realiza o transporte da mercadoria vendida, não faz sentido informar os dados do veículo pelo simples fato de não saber qual será utilizado pela transportadora.

No máximo ela pode informar os dados da transportadora tais como: CNPJ, Razão Social e Endereço.

Agora se a empresa que emite NF-e tem veículo próprio (por exemplo) para realizar o transporte da mercadoria vendida, além de emitir a NF-e deverá emitir também o MDF-e e neste deve-se informar o veículo, motorista, as chaves das NF-e referente as mercadorias a serem transportadas entre outros dados.

Na versão 3.00 do CT-e não temos mais o grupo para informar os dados do veículo, pois a transportadora alem de emitir o CT-e, tem que emitir também o MDF-e.

Duvidas, murmurias, lamentações, .... ?

 

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos,

 

Eu estou fazendo testes na NF-e 4.0 (estou com todo o componente ACBR atualizado e instalado no RAD Studio 10.1 Berlin e também Schemas atualizados - SEFAZ-SP ), ao enviar uma NF de Saída interestadual  (CFOP 6.X), o WebService (homologação é claro) me retorna a seguinte rejeição "Rejeição: Grupos Transportador, Veiculo Transporte e Reboque não devem ser informados".

Eu estou informando o Grupo X03-Transportador e Não estou informado os grupos X18-veicTransp e nem X22-reboque.

Quando eu também não informo o Grupo "X03-Transportador", a NF-e é enviada normalmente.

 

O problema que essa rejeição pertence a versões "1.00" e "1.10" da Nota Técnica 2016.002, já nas versões acima "1.20" e "1.30" (saiu ontem) e rejeição é "Grupos Veiculo Transporte e Reboque não devem ser informados", ou seja, não inclui mais o Grupo Transportador (agora não sei se foi um erro nessas ultimas edições da Nota Técnica).

 

Até o Italo comentou acima:

" No máximo ela pode informar os dados da transportadora tais como: CNPJ, Razão Social e Endereço. "

Ele também entendeu que poderia sim informar o grupo X03-Transportador.

 

Alguém pegou esse erro?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

50 minutos atrás, mometti disse:

O problema que essa rejeição pertence a versões "1.00" e "1.10" da Nota Técnica 2016.002, já nas versões acima "1.20" e "1.30" (saiu ontem) e rejeição é "Grupos Veiculo Transporte e Reboque não devem ser informados", ou seja, não inclui mais o Grupo Transportador (agora não sei se foi um erro nessas ultimas edições da Nota Técnica).

Bom dia,

só pra complementar, pois esta alteração não foi destacado na cor verde, como vem sendo feito.

Foi alterado de (versão 1.10):

Rejeição: Grupos Transportador, Veiculo Transporte e Reboque não devem ser informados

para (versão 1.20):

Rejeição: Grupos Veiculo Transporte e Reboque não devem ser informados

Att

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, RicardoVoigt disse:

 

Bom dia,

só pra complementar, pois esta alteração não foi destacado na cor verde, como vem sendo feito.

Foi alterado de (versão 1.10):

Rejeição: Grupos Transportador, Veiculo Transporte e Reboque não devem ser informados

para (versão 1.20):

Rejeição: Grupos Veiculo Transporte e Reboque não devem ser informados

Att

Ricardo

 

Puxa vida, então mudou mais uma coisa nesse país (aliais que loucura que estamos vindo aqui né), o que vale é o que foi grifado e não o que está escrito? Rss.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
Em 13/09/2017 at 08:25, mometti disse:

Bom dia a todos,

 

Eu estou fazendo testes na NF-e 4.0 (estou com todo o componente ACBR atualizado e instalado no RAD Studio 10.1 Berlin e também Schemas atualizados - SEFAZ-SP ), ao enviar uma NF de Saída interestadual  (CFOP 6.X), o WebService (homologação é claro) me retorna a seguinte rejeição "Rejeição: Grupos Transportador, Veiculo Transporte e Reboque não devem ser informados".

Eu estou informando o Grupo X03-Transportador e Não estou informado os grupos X18-veicTransp e nem X22-reboque.

Quando eu também não informo o Grupo "X03-Transportador", a NF-e é enviada normalmente.

 

O problema que essa rejeição pertence a versões "1.00" e "1.10" da Nota Técnica 2016.002, já nas versões acima "1.20" e "1.30" (saiu ontem) e rejeição é "Grupos Veiculo Transporte e Reboque não devem ser informados", ou seja, não inclui mais o Grupo Transportador (agora não sei se foi um erro nessas ultimas edições da Nota Técnica).

 

Até o Italo comentou acima:

" No máximo ela pode informar os dados da transportadora tais como: CNPJ, Razão Social e Endereço. "

Ele também entendeu que poderia sim informar o grupo X03-Transportador.

 

Alguém pegou esse erro?

 

Mometti, bom dia

Estou com o mesmo problema, mesmo não enviando no XML os grupos X18-veicTransp e X22-reboque a Sefaz devolve a rejeição: 868. 

Já estamos na versão "1.31" e a rejeição continua. 

Vc conseguiu evoluir com esse tema?

Alguém pegou esse erro?

Obrigado

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Boa tarde a todos,

 

Até o presente momento, a SEFAZ SP continua rejeitando XMLs, mesmo não enviando os grupos X18 e X22. Aprova apenas se não enviar o grupo X03, o que diverge da versão atual da nota técnica.

 

Alguém possui novidades sobre esse assunto? se a SEFAZ SP terá uma tratativa diferenciada neste quesito?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...

Boa noite,

PARA: Rejeição: Grupos Veiculo Transporte e Reboque não devem ser informados

        if TbNotaFiscal.FieldByName('CFOP').AsString[1] in ['2', '6'] then begin
        // não informar nada, testado e homologado
      end else begin
        Transp.Transporta.xNome   := TbNotaFiscal.FieldByName('NOMETRANSPORTADOR').AsString;
        Transp.Transporta.CNPJCPF := DeixaSoNumero(TbNotaFiscal.FieldByName('CNPJ_TRANSP').AsString);
        Transp.Transporta.xEnder  := TbNotaFiscal.FieldByName('ENDERECOTRANSPORTADOR').AsString;
        Transp.Transporta.IE      := TbNotaFiscal.FieldByName('CNPJCPF').AsString;
        Transp.Transporta.xMun    := TbNotaFiscal.FieldByName('MUNICIPIOTRANSPORTADOR').AsString;
        Transp.Transporta.UF      := TbNotaFiscal.FieldByName('UF1TRANSPORTADOR').AsString;

        Transp.Vol.Add.qVol       := TbNotaFiscal.FieldByName('qUANTIDADE').asInteger;
        Transp.Vol.Add.esp        := TbNotaFiscal.FieldByName('ESPECIE').asString;
        Transp.Vol.Add.marca      := TbNotaFiscal.FieldByName('MARCA').asString;
        If TbNotaFiscal.FieldByName('PESOLIqUIDO').asString <> '' then
         Transp.Vol.Add.pesoL      := strtocurr(DeixaSoNumero(TbNotaFiscal.FieldByName('PESOLIqUIDO').asString));
        If TbNotaFiscal.FieldByName('PESOBRUTO').asString <> '' then
         Transp.Vol.Add.pesoB      := strtocurr(DeixaSoNumero(TbNotaFiscal.FieldByName('PESOBRUTO').asString));

        Transp.veicTransp.placa := TbNotaFiscal.FieldByName('PLACAVEICULO').AsString;
        Transp.veicTransp.placa := TiraEspacos(Transp.veicTransp.placa);
        Transp.veicTransp.UF := TbNotaFiscal.FieldByName('UF1TRANSPORTADOR').AsString;
      end;
 

Agora, marcionicolao disse:

Boa noite,

PARA: Rejeição: Grupos Veiculo Transporte e Reboque não devem ser informados

        if TbNotaFiscal.FieldByName('CFOP').AsString[1] in ['2', '6'] then begin
        // não informar nada, testado e homologado
      end else begin
        Transp.Transporta.xNome   := TbNotaFiscal.FieldByName('NOMETRANSPORTADOR').AsString;
        Transp.Transporta.CNPJCPF := DeixaSoNumero(TbNotaFiscal.FieldByName('CNPJ_TRANSP').AsString);
        Transp.Transporta.xEnder  := TbNotaFiscal.FieldByName('ENDERECOTRANSPORTADOR').AsString;
        Transp.Transporta.IE      := TbNotaFiscal.FieldByName('CNPJCPF').AsString;
        Transp.Transporta.xMun    := TbNotaFiscal.FieldByName('MUNICIPIOTRANSPORTADOR').AsString;
        Transp.Transporta.UF      := TbNotaFiscal.FieldByName('UF1TRANSPORTADOR').AsString;

        Transp.Vol.Add.qVol       := TbNotaFiscal.FieldByName('qUANTIDADE').asInteger;
        Transp.Vol.Add.esp        := TbNotaFiscal.FieldByName('ESPECIE').asString;
        Transp.Vol.Add.marca      := TbNotaFiscal.FieldByName('MARCA').asString;
        If TbNotaFiscal.FieldByName('PESOLIqUIDO').asString <> '' then
         Transp.Vol.Add.pesoL      := strtocurr(DeixaSoNumero(TbNotaFiscal.FieldByName('PESOLIqUIDO').asString));
        If TbNotaFiscal.FieldByName('PESOBRUTO').asString <> '' then
         Transp.Vol.Add.pesoB      := strtocurr(DeixaSoNumero(TbNotaFiscal.FieldByName('PESOBRUTO').asString));

        Transp.veicTransp.placa := TbNotaFiscal.FieldByName('PLACAVEICULO').AsString;
        Transp.veicTransp.placa := TiraEspacos(Transp.veicTransp.placa);
        Transp.veicTransp.UF := TbNotaFiscal.FieldByName('UF1TRANSPORTADOR').AsString;
      end;
 

Function TiraEspacos(X1: String): String;
Var
  f: integer;
  aux1, aux2, aux3: String;
begin
  aux2 := '';
  aux3 := TrimLeft(X1);
  For f := 1 to Length(aux3) do
  Begin
    if aux3[f] = ' ' then
      continue;
    aux2 := aux2 + aux3[f];
  End;
  result := aux2;
End;
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia a todos,

A versão 1.00 da Nota Técnica 2016/002 no que diz respeito a regra de validação X02-20 que visa rejeitar uma NF-e caso os Grupos Transportador, Veiculo Transporte e Reboque sejam informados vai contra ao Web Service DistribuicaoDFe.

Pois as transportadoras podem se utilizar desse Web Service para poder baixar o XML completo da NF-e e desta forma agilizar a geração do CT-e.

Na última linha da página 6 da Nota Técnica 2014/002 versão 1.02 esta escrito:

A NF-e estará disponível somente para o transportador identificado no grupo X03.

Isso foi um dos motivos que a regra X02-20 foi alterada, ou seja, foi removido da regra o grupo Transportador, deixando apenas o veículo e reboque.

Uma coisa é certa, todas as SEFAZ tem que corrigirem em seus Web Services a respectiva regra para ficar em conformidade com a Nota Técnica.

Cabe a nós entrarmos em contato com a SEFAZ e solicitar a correção.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Boa noite, Pessoal.

 

Retornei hoje, aos testes de homologação da NF-e 4.0, e o SEFAZ de São Paulo corrigiu a regra de validação:

X02-20: Se operação interestadual(idDest=2), não informar os Grupos Veiculo Transporte (id:X18; veicTransp) e Grupo Reboque (id:X22)
        Obs1: a critério de cada UF, a regra de validação acima também pode ser aplicada nas operações internas (idDest=1)

Agora esta deixando informar o Grupo Transportador "X03".

A única coisa que está errada por enquanto é a mensagem do SEFAZ de São Paulo, quando você informa o X18-veicTransp e/ou X22-Grupo Reboque em Notas Interestaduais, retorna a mensagem:

"Rejeição: Grupos Transportador, Veiculo Transporte e Reboque não devem ser informados"

 

A mensagem correta deveria ser:

"Rejeição: Grupos Veiculo Transporte e Reboque não devem ser informados"

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois ...
1 hora atrás, johnbh3 disse:

Ola

Bom dia!

NEste caso temos que emitir o MDFe? no lugar de informar o grupo transportadora na NFe 4.0?

Bom dia,

em qual caso? Se não me engano ficou apenas a opção de identificar a transportadora, e não terá mais os dados do veículo do transporte...

A princípio, se o emitente da NF-e vai transportar a própria carga, também deve emitir o MDF-e (daí entra o veículo). Caso ele contratar uma transportadora para levar a carga, essa transportadora que vai emitir o CT-e e depois o MDF-e.

Att

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdao
Seguinte:
Na nota técnica pelo que entendi. Quando o transportador for o proprio e operação for interna (Fica a criterio da UF) não cobrar o MDFe.
Pra fora do estado esta dando a rejeição de não informar o grupo de transportadora. E vi que a orientação e emitir o MDFe.

 

Mas no caso este cliente ele mesmo vai transportar pra fora do estado. Logo ele quem vai emitir o proprio MDFe.

Mas digamos outro cenário, seila se pode ser assim. O cliente chama a transportadora, ela vai emitir o CTe, e vai emitir o MDFe e vincular a chave da NFe e da Cte, entao o cliente no caso não precisa emitir o MDFe? *Perdão editando você respondeu isso*


Na operação dentro do estado, será que pode emitir a nfe colocando o transportador se for permitido?

No meu teste, ambiente de homologação, a nota passou na 4.0 mesmo colocando a transportadora, porem da rejeição em ambiente de produção no rio de Janeiro pedindo pra não informar o grupo de transporte. Ai fiquei meio sem conseguir testar e ter a mesma rejeição em homologação.

Editado por johnbh3
Erro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, johnbh3 disse:

No meu teste, ambiente de homologação, a nota passou na 4.0 mesmo colocando a transportadora, porem da rejeição em ambiente de produção no rio de Janeiro pedindo pra não informar o grupo de transporte.

Qual é exatamente a mensagem? operação interna ou interestadual?

Att

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola
Neste caso em especial deste cliente
Ele mesmo vai transportar

rejeição: grupos transportador, veiculo transporte e reboque não devem ser informado
Compreendi já que ele mesmo deve emitir o MDFe!

Eu até queria ter o mesmo erro no ambiente de testes. Porém coloquei o transportador, e operação fora do estado. A nota transmitiu. Só da rejeição em produção. Deveria da erro também em homologação (Mas isto e e de menos)

Mas obrigado pela resposta!
Creio que esteja já claro !!! Na hora assustei porque soltei a versão da nfe 4.0 agora. Ai emiti no ambiente de teste e passou normalmente. Meio bizarro isto, eu sinceramente entendi a ideia deles. Porém quando o cara e o proprio transportador e um trabalho so pra dificultar mais os usuarios que muita das vezes já nao ajuda. (Trem ta ficando e cada dia mais feio).

Tomara e que nao inventem do cara ter de fazer o MDFe para operação interna também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • Membros Pro
Em ‎06‎/‎04‎/‎2018 at 11:47, RicardoVoigt disse:

Cara, até onde sei aqui no RS, mesmo em transporte de carga própria para diferentes cidades dentro do estado, o emitente da NF-e também tem que emitir o MDF-e...

Att

Ricardo

Olá.

No RS, agora na versão 4.0 da NF-e mesmo tendo que emitir o MDF-e, o emitente que transporta a própria carga dentro do estado está conseguindo colocar na NF-e os dados do transportador (em produção)? Alguém já passou por isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Prezados Senhores,

Observo que, para Minas Gerais, quaisquer das opções para Modalidade do Frete, versão 4.0, os dados do Transportador estão sendo validados SOMENTE EM BRANCO, ainda em testes, Ambiente de Homologação.

TpcnModalidadeFrete = (mfContaEmitente, mfContaDestinatario, mfContaTerceiros, mfProprioRemetente, mfProprioDestinatario, mfSemFrete);

Estranho isso, ainda mais, em uma atividade de Silo Graneleiro, onde o Transportador e respectivo veículo são imprescindíveis tanto na NFe, quanto em qualquer outro documento interno, como Romaneios de Entrada e Saída. Veremos o comportamento disso, em PRODUÇÃO.

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.


image.png.d6ed9a4a41dbc376a37b749017982996.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola
Se você ler a nota técnica você vai ver que não coloca mais transportadora na NFe. Inclusive se informar vai da rejeição (Não informar grupo transportador)

Se seu cliente for contratar uma transportadora. A própria transportadora vai emitir um documento chamado MDFe;
Agora se ele for o próprio transportador, você quem vai emitir o MDFe (Componente do ACBr também emiti). Mas e diferente da NFe recomendo da uma olhada nos exemplos e também na nota técnica. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que complicação! Agora em vendas interestaduais tenho que emitir o MDFe pelo que entendi, não posso colocar veículo e placa no xml.

E no caso de devolução de produtos, onde normalmente as empresas pedem para informar os dados da embalagem(quantidade,marca, peso bruto e peso líquido) como vamos fazer, já 

que no caso, não seremos responsáveis pela remessa, normalmente uma transportadora coleta os produtos. E neste caso não vamos emitir uma MDFe.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola
Exatamente

Digamos que você contrate uma transportadora na venda. Quem vai emitir e eles (Nao sei cliente). Dai eles vão emitir o CTE por ser transportadora, e vão emitir o MDFe e referenciar o CTe e NFe no MDFe.

No MDFe vai todas essas informações que você citou, inclusive tem muitas outras informações.
Me parece que MG esta exigindo isto até dentro do estado. Mas não sei afirmar 100% (Isto porque tive uma rejeição em um cliente até para dentro do estado). No Rio grande do Sul dizem já exigir o MDFe em ambas operações. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2038 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.