Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Problema na leitura do arquivo de retorno Banco do Brasil


lukas1056
  • Este tópico foi criado há 2369 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Oi pessoal, sou novato em desenvolvimento delphi e já estou utilizando o ACBrBoletos para gerar boletos, mas estava implementando a leitura do arquivo de retorno para realizar as baixas de títulos no sistema e me deparei com um problema na leitura do arquivo, estava tentando ler um arquivo de retorno do Banco do Brasil e percebi que para buscar o " Nosso Numero "   corretamente ele busca a carteira no arquivo antes e com o que retornar mais o tamanho do Convenio ele busca de uma maneira ou de outra utilizando " IF's " o Nosso Numero, entretanto ao ler a carteira no banco do Brasil traz apenas um caractere e ao buscar o nosso numero ele compara com 16 e 18, e como o tamanho da carteira é dois dígitos esta colocando um zero antes do digito lido  ex:  se no arquivo estiver ' 18 '   ira trazer ' 01 ' por buscar apenas um digito e seu tamanho ser 2.

 

Selecionando a Carteira do arquivo, é utilizada a procedure :  " procedure TACBrBancoBrasil.LerRetorno240(ARetorno: TStringList); "

SelecionaCarteiraArquivo.png.6037dd31a77648b28def0618b2af80a8.png

Arquivo de retorno:

ArquivoRetorno.thumb.png.e48d83fa84f10ec11ec07b648d5ab45a.png

OBS:  esse arquivo foi criado manualmente para ser realizado um teste de baixa.

 

Pegando nosso numero:  Como pode ver ele compara com '16' ou '18' para pegar da posição 38 os 17 caracteres que é oque preciso, mas não vem porque o busca apenas um digito.

PegaNossoNumero.png.9dde5a75322df89b16ff5361ba00395e.png

 

Depurando o código: Mostrando oque esta trazendo.

DepurrandoaBusca.png.cbc06663e21dae0df6843db34406e1bc.png

 

Gente acredito que seja somente seja alterar a busca da carteira para trazer 2 caracteres ao invés de 1, gostaria de saber se isso esta certo e eu apenas estou fazendo confusão ou realmente esta errado e precisa mudar ?

Desculpa ai pelo textão mas gosto de explicar bem a situação para não haver muitas duvidas sobre a pergunta.  

Editado por lukas1056
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá acabei dando uma olhada como é no manual e tem algo muito diferente, pelo que percebi na procedure "NossoNumeroSemFormatacaoLerRetorno" esta comparando com 16 e 18 mas na verdade o que o arquivo traz  parece ser não a carteira em si mas o seu tipo, acredito que é por isso que buscava apenas uma posição. Oque você acha ? deve ser alterado de alguma forma ?

 

Manual lido para poder verificar se era uma ou duas posições.

Site :  http://www.bb.com.br/docs/pub/emp/empl/dwn/CbrVer04BB.pdf

CodigoCarteira.thumb.png.75f542dd18eda7813f38d72743a4148b.png 

 

Visto isso fui ao site do Febraban e verifiquei oque era esse " C006 " que apresentava no manual, encontrando uma lista de tipos de carteira com apenas um caractere.

Site:  https://cmsportal.febraban.org.br/Arquivos/documentos/PDF/subcpadr17-layout padrao V 10 03 - 20_06.pdf

Febrabanc006.png.9794123118611ec1a4f5ac499d41aebe.png

Obs: A mesma configuração no site  do BB como no Febraban para o codigo da carteira é o mesmo.

 

Vendo isso acredito que a forma de buscar o nosso numero esteja equivocada ao atribuir a comparação do tipo de carteira aos números 17 ou 18 para poder realizar a busca do nosso número nas da 38 a 55 (17 números) posição na linha do segmento T, e tambem ao atribuir o campo tamanho carteira como 2.

Oque você acha que  poderia ser feito ?

 

Editado por lukas1056
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom dia, realmente está errado a leitura do campo carteira, visto que se trata do Tipo.... Houve mudanças nessa rotina recentemente pois haviam outros erros causando inconsistências ao ler o campo nosso numero, pois existem regras específicas para formatação deste campo. Vou analisar este caso para ajustes, se tiver sugestões fique a vontade para postar....

Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Moderadores

Realize testes retirando apenas a linha que valida o número da carteira, aparentemente não vai interferir para os demais casos, visto que valida também o tamanho do campo nosso número. Podemos atualizar os fontes nesse sentido.

Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Estou com uma duvida,  o banco do brasil hoje disponibiliza 3 arquivos para o meu cliente mais nenhum deles pelo que vi tem informação de pagamento. Alguém saberia qual arquivo contem os pagamentos do banco do brasil, eu digo do arquivo ou alguma informação que eu possa identificar que e o arquivo contendo pagamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
16 horas atrás, Charbel Sales disse:

Estou com uma duvida,  o banco do brasil hoje disponibiliza 3 arquivos para o meu cliente mais nenhum deles pelo que vi tem informação de pagamento. Alguém saberia qual arquivo contem os pagamentos do banco do brasil, eu digo do arquivo ou alguma informação que eu possa identificar que e o arquivo contendo pagamentos.

Bom dia, o arquivo de Retorno do Banco lido pelo componente ACBr é baseado no arquivo de remessa gerado e enviado para o banco, já realizou o envio do arquivo de remessa para o banco?

Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2369 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...