Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

NT 2017.003 MDF-e – Rejeição 540


rodrigosoft
  • Este tópico foi criado há 2201 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

NT 2017.003 MDF-e – Rejeição 540

Olá pessoal!

Estou com um problema na aprovação de um MDF-e considerando as alterações da NT 2017.003. Nela é citado a nova opção para o tipo de emitente:

3 – Prestador de serviço de transporte que emitirá CT-e Globalizado.

Além disso, caso o tipo de emitente for igual a “3” o grupo de documentos (CT-e) não pode ser informado, se não, a rejeição 540 será apresentada:

"Rejeição: Não deve ser informado Conhecimento de Transporte para tipo de emitente Prestador Serviço de Transporte que emitirá CT-e Globalizado."

==========
O problema é que se o MDF-e é gerado com o tipo de emitente igual “3” sem o grupo de documentos (CT-e), é apresentado a seguinte rejeição:

"Rejeição: Nenhum grupo de documentos foi informado (CT-e, CT, NF-e, NF, MDF-e) [Municipio sem documento: NOMEDOMUNICIPIO]"

==========
Essa NT 2017.003 entrará em vigor no ambiente de produção no dia 01/11 e não estou conseguindo validar a geração do MDF-e no ambiente de homologação que já está em vigor com as alterações dessa nota técnica desde o dia 02/10.

Alguém aqui passou por esse problema e conseguiu resolver? Existe alguma outra forma de gerar o XML do MDF-e corretamente sem provocar as rejeições acima e aprovar o MDF-e?

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Rodrigo,

Favor anexar o XML do MDF-e que foi rejeitado ao informar que o tpEmit = 3.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
3 minutos atrás, rodrigosoft disse:

Oi Italo, bom dia!

Segue em anexo o XML. Obrigado.

tpEmit3.xml

No caso do tpEmit = 3 você deve informar as NFe no manifesto.

Considera-se que o CTe globalizado contendo as mesmas NFe será gerado posteriormente.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, BigWings disse:

No caso do tpEmit = 3 você deve informar as NFe no manifesto.

Considera-se que o CTe globalizado contendo as mesmas NFe será gerado posteriormente.

Olá BigWings!

Então, mesmo que o emitente do MDF-e seja uma transportadora, posso gerar o grupo de documentos de notas fiscais eletrônicas (infNFe), que são as notas contidas no CT-e globalizado?

E neste caso também o CT-e globalizado já foi emitido anteriormente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
5 minutos atrás, rodrigosoft disse:

Olá BigWings!

Então, mesmo que o emitente do MDF-e seja uma transportadora, posso gerar o grupo de documentos de notas fiscais eletrônicas (infNFe), que são as notas contidas no CT-e globalizado?

E neste caso também o CT-e globalizado já foi emitido anteriormente.

Com tpEmit = 3 só se deve informar NFe.

Se o CTe já foi emitido, você pode emitir com tpEmit = 1, informando o CTe.

Veja o que diz a NT 2017.003:

mdfe.png

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia a todos,

Rodrigo, no seu XML você não ADD nenhum documento (CTe / NFe) mas no grupo totais você informou que a quantidade de CTe  é 1, isso esta errado, atribua o valor zero para que a tag não seja gerada.

Outra coisa vamos as regras da SEFAZ.

5. WebService – Recepção – Regras de Validação para tpEmit = 3

G016a: Se tipo emitente informado for igual a Transportador que emitirá CT-e Globalizado (tpEmit=3): O grupo de documentos CT-e não pode ser preenchido.

G016b: Rejeitar se tipo emitente informado for igual a Transportador que emitirá CT-e Globalizado (tpEmit=3) e operação interestadual ou com exterior.

O seu XML satisfaz a regra G016a, mas não a G016b, porque?

O seu MDF-e se refere a um transporte interestadual, ou seja, de MG para SP.

No meu entendimento um MDF-e cujo tpEmit = 3 não devemos incluir o grupo de documentos CT-e e nem de NF-e por se tratar de uma transportadora e por fim o transporte tem que ser intermunicipal, ou seja, dentro do Estado.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
14 minutos atrás, Italo Jurisato Junior disse:

No meu entendimento um MDF-e cujo tpEmit = 3 não devemos incluir o grupo de documentos CT-e e nem de NF-e por se tratar de uma transportadora

Não cheguei a testar a emissão mas creio que se não informar a NFe vai cair na regra de validação G020 - Pelo menos um dos grupos de documentos deverá ser informado (CT-e, NF-e e/ou MDF-e).

E a NT 2017.003 não proíbe explicitamente informar NFe como faz com CTe.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite BigWings,

No meu entendimento se o tpEmit = 1 devemos informar os CT-e, se o tpEmit = 2 devemos informar as NF-e, por outro lado se for tpEmit =3 nada deve ser informado.

Se o tpEmit = 3 a regra G016a tem que prevalecer a G020, por outro lado se tpEmit <> 3 prevalece a G020.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Olá pessoal!

 

Italo, gerei o XML agora sem a informação <infCTe> para evitar a rejeição 540 da NT 2017.003 do MDF-e.

Gerei o campo <qCTe> igual a "0" e ajustei a operação, de modo que seja com a origem e destino do mesmo estado. Porém ainda acontece a rejeição: 616:

"Rejeição: Nenhum grupo de documentos foi informado (CT-e, CT, NF-e, NF, MDF-e) [Municipio sem documento: NOMEDOMUNICIPIO]"

Será que preciso gerar o campo <infCTe> sem o seu filho <chCTe>? Porém estou preocupado em dar erro de schema de XML.

O XML está em anexo.

 

BigWings, percebi que de fato não houve alteração na rejeição 638 em relação ao novo valor do campo <tpEmit> igual a "3", você conseguiu aprovar algum MDF-e nas condições que você sugeriu (gerar o campo <infNFe> / <chNFe> mesmo com o campo <tpEmit igual a "3")?

mdfe.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
1 hora atrás, rodrigosoft disse:

BigWings, fiz conforme você mencionou, gerando o campo <tpEmit> igual a "3", o campo <infNFe> / <chNFe> e deu certo, o MDF-e foi aprovado com sucesso.

Minha única preocupação é que isso possa ocasionar de certa forma alguma multa ou algo parecido? Será que não tem problema?

É preciso ver se a empresa tem regime que permita a emissão do CTe globalizado, e a UF também permita. A NT menciona essa observação, mas não impõe nenhum tipo de rejeição quanto a isso.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, BigWings disse:

É preciso ver se a empresa tem regime que permita a emissão do CTe globalizado, e a UF também permita. A NT menciona essa observação, mas não impõe nenhum tipo de rejeição quanto a isso.

Então quanto a isso não temos problema. A minha preocupação é a falta de integridade entre os documentos, visto que o evento do fisco "MDF-e autorizado" só vai aparecer para as notas fiscais e não para o CT-e, assim o CT-e globalizado poderá ser cancelado, mesmo que tenha um MDF-e autorizado para as notas que ele está transportando. De qualquer forma, eu mandei uma mensagem para a SEFAZ-RS ontem questionando-os sobre esse assunto.

Se me responderem com alguma novidade eu posto aqui pra vocês, desde já agradeço a atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois ...

Prezados,

estou tentando emitir um MDF-e sem informar os documentos. E sempre obtenho o seguinte retorno da sefaz

   29->Rejeição: Nenhum grupo de documentos foi informado (CT-e, CT, NF-e, NF, MDF-e) [Municipio sem documento: xxx]

Observei que outros colegas tiveram erro, porem não encontrei a solução.

 

000029_021_31180319846344000144580210000000291066989733.xml

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Darlana,

Qual é o motivo de emitir um MDF-e sem relacionar nenhum documento?

Pelo que eu saiba tem que ter pelo menos UM documento informado.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, darlananogueira disse:

Prezados,

estou tentando emitir um MDF-e sem informar os documentos. E sempre obtenho o seguinte retorno da sefaz

   29->Rejeição: Nenhum grupo de documentos foi informado (CT-e, CT, NF-e, NF, MDF-e) [Municipio sem documento: xxx]

Observei que outros colegas tiveram erro, porem não encontrei a solução.

 

000029_021_31180319846344000144580210000000291066989733.xml

Oi darlananogueira, boa tarde!

Visto que o campo tpemit=3 que indica o emitente como "Prestador de serviço de transporte que emitirá CT-e Globalizado", quer dizer que você está transportando documentos de CT-e globalizado.

Para que a rejeição 540 não aconteça, assim como a rejeição 616 também não aconteça, é preciso gerar o grupo de documentos de NF-e (infNFe) contendo a(s) chave(s) de acesso da(s) nota(s) fiscais presentes nos CT-e globalizados que o emitente está transportando.

Pelo menos por aqui decidimos fazer dessa forma, visto que o MDF-e foi aprovado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Rodrigo,

Se o emitente for uma transportadora, você não pode relacionar no MDF-e as NF-e e sim os CT-e, mesmo que seja apenas UM.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Boa tarde Rodrigo,

Se o emitente for uma transportadora, você não pode relacionar no MDF-e as NF-e e sim os CT-e, mesmo que seja apenas UM.

Boa tarde Italo!

Perfeito, desde que o tipo de emitente (tpEmit) for 1-Prestador de serviço de transporte; quando o tpEmit for 3-Prestador de serviço de transporte que emitirá CT-e Globalizado, não é permitido gerar o grupo de documentos de CT-e, se não, vai acusar a rejeição 540:

Rejeição: Não deve ser informado Conhecimento de Transporte para tipo de emitente Prestador Serviço de Transporte que emitirá CT-e Globalizado

Por isso especificamente para essa situação, é necessário gerar o grupo de documentos de NF-e que estão contidos no CT-e globalizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2201 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.