Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Assinar NFC-e ou NF-e com cartão Banrisul


  • Este tópico foi criado há 2313 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Alguém já utiliza ou saberia informar se é possível utilizar o cartão com chip do Banrisul para assinar NFe/NFCe utilizando o ACBr sem a necessidade de aquisição de certificado digital A1 ou A3 tradicionais? Teria algum tratamento diferenciado ou poderia ser usado como um A3(cartão) padrão?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
1 hora atrás, sysbase disse:

Alguém já utiliza ou saberia informar se é possível utilizar o cartão com chip do Banrisul para assinar NFe/NFCe utilizando o ACBr sem a necessidade de aquisição de certificado digital A1 ou A3 tradicionais? Teria algum tratamento diferenciado ou poderia ser usado como um A3(cartão) padrão?

Obrigado.

É possível? que saiba é somente com certificado especifico para assinar.

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
1 hora atrás, sysbase disse:

Alguém já utiliza ou saberia informar se é possível utilizar o cartão com chip do Banrisul para assinar NFe/NFCe utilizando o ACBr sem a necessidade de aquisição de certificado digital A1 ou A3 tradicionais? Teria algum tratamento diferenciado ou poderia ser usado como um A3(cartão) padrão?

Obrigado.

Veja o que diz o MOC:

Citar

3.2.3 Padrão de Certificado Digital
O certificado digital utilizado no Sistema Nota Fiscal eletrônica será emitido por Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, tipo A1 ou A3, devendo conter o CNPJ da pessoa jurídica titular do certificado digital no campo otherName OID =2.16.76.1.3.3.

 

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Primeiramente agradeço o retorno, mas não tenho dúvidas quanto ao MOC, temos vários clientes emitindo NF-e e NFC-e.

Questionei porque através de um contador recebi a informação de que aqui na minha região tem software house vendendo soluções e dizendo que funciona também com o cartão Banrisul (com chip) e então andei verificando e parece-me que realmente há um convênio do banco com a Sefaz RS que permite a utilização do cartão para emissão de notas avulsas e acesso a outros serviços no site da sefaz, porém, fiquei em dúvida quanto a utilização do mesmo como certificado digital "normal" para assinatura das NF-e através de um ERP. 

A primeira impressão que muitos parecem estar tendo é a de que se for cliente do banco (PJ) e tendo o cartão com chip não precisariam de outro certificado e esse é outro ponto que quero esclarecer.

Vou tentar obter maiores informações junto ao Banrisul e posto qualquer novidade.

Se alguém tiver mais alguma contribuição, desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Schiavo, o que sei é que tem um convênio da Sefaz que abrange produtores rurais para a emissão da nf-e. Porém há tempo busco informações sobre a possibilidade de usar em meus projetos e não há nada disponível. Sei que produtores o usam para emitir via site, inclusive quem não for miniprodutor será forçado a adotar, mas nunca analisei se neste cartão bancário não há um certificado junto!. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Boa tarde Cleiton, blza...

Verifiquei os links sugeridos, obrigado:

https://www.sefaz.rs.gov.br/Site/MontaDuvidas.aspx?al=l_CartBanri_Duvidas

Pelo que já consegui apurar junto ao banco é que o convênio entre o Banrisul e a Sefaz RS permite a emissão de notas avulsas para circulação de mercadorias "apenas dentro do estado do RS" e para isso o cartão da conta com chip pode ser usado via site da Sefaz RS. O que o pessoal da agência local não soube informar é se o cartão pode ser utilizado por outro software como um certificado normal para assinar uma NF-e ou NFC-e e isso eles irão questionar a matriz em Porto Alegre e me darão retorno.

Pois bem, com as informações que tenho até então já dá para tirar algumas conclusões:

>> Mesmo que seja possível a utilização do cartão com chip para assinar uma NF-e, seria apenas para circulação interna e daí como fica se o cliente precisar emitir uma devolução de compra para fora do estado...? Ou seja, acho que não atenderia a todas as necessidades. Mesmo quem emite predominantemente NFC-e eventualmente precisa emitir também NF-e como nos casos de devolução.

>> Já no caso de produtor rural talvez possa atender bem.

Ma vamos aguardar, posto aqui assim que tiver maiores informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2313 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.