Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Erro Boleto banco do Brasil para protesto em dias Uteis


asterix
Ver Solução Respondido por Juliana Tamizou,
  • Este tópico foi criado há 1396 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Ola Turma Boa Tarde, um cliente me solicitou gerar boletos para protestar em dias úteis (Banco do Brasil) fui ler o manual CNAB240 e me deparei com o seguinte.

Código para Protesto  da coluna 221 ate 221  =  O Banco do Brasil trata somente os códigos '1'– Protestar dias corridos, '2'– Protestar dias úteis, e '3'– Não protestar. No caso de carteira 31 ou carteira 11/17 modalidade Vinculada, se não informado nenhum código, o sistema assume automaticamente Protesto em 3 dias úteis.

Número de Dias para Protesto  da coluna 222 ate 223 = Preencher de acordo com o código informado na posição 221. Para código '1' – é possível, de 6 a 29 dias, 35º, 40º, dia corrido. Para código '2' – é possível, 3º, 4º ou 5º dia útil. Para código '3' preencher com Zeros.

 

visto isso meu cliente optou por protestar no 5º dia útil., desta forma teria que passar na posição 221 o código "2" e na posição 223 e 223  o código "05". Até ai tudo bem, entendido, no entanto o ACBRBoleto  tenho que alimentar é o campo DataProtesto, então fiz uma rotina para adicionar dias úteis a data de vencimento e chegar a data correta de protesto, respeitando vencimento + 5 dias úteis.

fui gerar um boleto como teste e a data de vencimento coloquei como sendo 06/12/2017, + 5 dias úteis data de protesto  13/12/2017, na hora que passei para o acbr e mandei gerar a remessa CNAB240 ele retornou na posição 221 =  "1" e 222e223 = "07", fui tentar debugar o componente para identificar o problema, e na unit "ACBrBancoBrasil"  na linha 546 possui a seguinte condição:

 IfThen((DataProtesto <> null) and (DataProtesto > Vencimento),  IfThen((DaySpan(Vencimento, DataProtesto) > 5), '1', '2'), '3')

Acredito que seja ela o problema, pois conforme o retorno da função "DaySpan" que retorna apenas a diferença entre duas datas, o retorno seria 7, desta forma maior que 5, e por consequência alterando a informação do campo.

Alguém já passou por este problema? teria como arrumar isso ai pra min?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

boa tarde a todos.

sei que o post é antigo, mas o erro é mesmo

para boletos do banco do brasil com protesto em dias uteis, a unit ACBrBancoBrasil tem o seguinte código:

       case (DaysBetween(DataProtesto,Vencimento)) of
 

está comparando a data do protesto com a data do vencimento, na seguinte situação o calculo fica errado:

valores passados ao componente

           dataprotesto := 0;

           diasprotesto := 5;

           vencimento: 20/05/2020

calculo feito pelo componente:

          data do protesto para dia 27/05/2020

ao chegar no case acima a retorna 7 dias de diferença, e não entra na condição da instrução dos 5 dias uteis.

no caso do banco do brasil tenho que passar a instrução 05 para 5 dias corridos, o que não ocorre, qual seria o procedimento correto?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Boa tarde.

Você não parece estar com os fontes atualizados, pois a implementação está diferente atualmente, note que atualmente é usada a propriedade DiasDeProtesto

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde @Juliana Tamizou

digitei errado acima, realmente estou utilizando a propriedade DiasDeProtesto, que por sua vez tem o metodo SetDiasDeProtesto, que chama outro metodo AtualizaDadosProtesto, onde se fDiasDeProtesto > 0 altera o campo DataPrototesto.

Isso faz dar a diferença de 7 dias citada acima.

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores
  • Solution

Bom dia.

Fiz o seguinte teste no demo (em meu caso no lazarus) passando as seguintes propriedades e foi gerado conforme esperado.

DiasDeprotesto: 5

TipoDiasProtesto: diUteis 

image.png

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Bom dia.

Você fez o teste conforme citei e não deu certo?

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Boa tarde.

 O tópico era relativo ao CNAB240, neste caso vc fez o teste conforme citei acima e não obtive o resultado esperado mesmo assim?

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1396 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.