Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Evitar Fraudes com cNF Aleatório


Ver Solução Respondido por Italo Giurizzato Junior,
  • Este tópico foi criado há 2250 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Olá a todos,

Sem querer, descobri aqui no fórum vários tópicos bem antigos sobre fraudes que ocorrem dado a facilidade que os criminosos tinham em descobrir chaves de acesso devido o uso da tag cNF fixa. Com isso surgiu duas dúvidas:

1 - Pelo que entendi, os criminosos descobrem as chaves de acessos das empresas/pessoas (destinatários) para as quais o meu cliente (remetente) emitiu nota fiscal de venda e envia boletos falsos para essas empresas/pessoas que acabam pagando aos criminosos ao invés do meu cliente. Estou correto no raciocínio?

2 - Se sim, acham válido eu ter o trabalho de gerar randomicamente esse cNF e armazená-lo em minha base TAMBÉM PARA AS NFCes??? Ou vocês só utilizam tal procedimento para as NFes?

Desde já agradeço a atenção de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
9 horas atrás, doidopb disse:

Olá a todos,

Sem querer, descobri aqui no fórum vários tópicos bem antigos sobre fraudes que ocorrem dado a facilidade que os criminosos tinham em descobrir chaves de acesso devido o uso da tag cNF fixa. Com isso surgiu duas dúvidas:

1 - Pelo que entendi, os criminosos descobrem as chaves de acessos das empresas/pessoas (destinatários) para as quais o meu cliente (remetente) emitiu nota fiscal de venda e envia boletos falsos para essas empresas/pessoas que acabam pagando aos criminosos ao invés do meu cliente. Estou correto no raciocínio?

2 - Se sim, acham válido eu ter o trabalho de gerar randomicamente esse cNF e armazená-lo em minha base TAMBÉM PARA AS NFCes??? Ou vocês só utilizam tal procedimento para as NFes?

Desde já agradeço a atenção de todos

Existe um tópico onde isso foi bem discutido.
Inclusive o Italo detalha um exemplo da melhor forma de informar o cNF
 

 

Equipe ACBr Sérgio Assunção
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
4 horas atrás, Sérgio Assunção disse:

Existe um tópico onde isso foi bem discutido.
Inclusive o Italo detalha um exemplo da melhor forma de informar o cNF
 

 

Olá Sérgio...

Obrigado pela dica, mas foi nesse tópico mesmo que me baseei, inclusive de como tratar tal tag e salvá-la na base... Minha dúvida é mais direta e de como vocês programas, e não achei lá

Vocês fazem esse randomização da tag cNF também para NFCes ou somente para as NFes? No momento eu fiz no meu emissor NFe e o emissor NFCe mantive o cNF = nNF.

Desde já agradeço a ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
  • Solution

Boa tarde Doidopb,

Na página 175 da versão 6.00 do Manual da NF-e que contem o layout tanto da NF-e quanto da NFC-e, mais precisamente o campo 7 - cNF temos o seguinte:

cNF - Código Numérico que compõe a Chave de Acesso - tamanho 8 - 

Observação: Código numérico que compõe a Chave de Acesso. Número aleatório gerado pelo emitente para cada NF-e para evitar acessos indevidos da NF-e.

Apesar que na coluna observação faz referencia a NF-e, no meu entendimento devemos usar esse procedimento também para a NFC-e.

Alias, os documentos fiscais: NF-e, NFC-e, CT-e, MDF-e e BP-e todos em sua chave temos um elemento chamado código numérico e a recomendação é sempre que esse código seja um número aleatório.

Logo devemos gerar um código aleatório para cada Documento Fiscal Eletrônico emitido, esse código tem que ter no máximo 8 dígitos e ser diferente de zero, devemos armazena-lo junto com as demais informações do documento no banco de dados.

Ao executar a rotina que alimenta o componente, devemos ler essa informação e atribuir ao campo: cNF (no caso da NF-e/NFC-e).

Mesmo que o XML da NFC-e não seja enviado por e-mail para o destinatário da mercadoria, uma vez que a grande maioria das vendas é presencial e o pagamento é feito no ato, vejo com bons olhos a aplicação gerar o código numérico como sendo um número aleatório.

 

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Obrigado por todas as dicas, farei a randomização tanto na NFe, quanto na NFCe.

Eu tenho uma dica, só não sei se é válida, mas é baseado na experiência que ao menos eu tive.

Quando comecei com a emissão de DFes, não sabia onde procurar as Notas Técnicas, Manuais e outros documentos importantes, até hoje ainda falho bastante nisso. Pra mim a importância dos exemplos do projeto ACBr são enormes, na maior parte das vezes pesam mais que os próprios manuais (principalmente quando se está entrando nesse mundo do DFe).

Na época eu coloquei esse campo sendo igual ao número da NFe seguindo o exemplo do ACBrNFe_demo, funcionou e não quis mais saber, EU estava errado em não procurar mais sobre o assunto e tal, mas na prática eu suponho que é o que todo mundo faz, deixar sua aplicação o mais idêntica possível ao exemplo (desculpe se eu estiver errado), e só agora depois de anos fui descobrir sem querer a importância dessa tag vagando pelo fórum.

Portanto a minha dica é: Porque não colocamos no exemplo do ACBrNFe_demo a importância de atribuir um valor randômico para essa tag?

Acho que não afetará em nada e é uma dica válida para os iniciantes, quero deixar claro que não é objetivo do ACBr informar a legislação e sua importância e é de suma importância a leitura dos manuais pertinentes para evitar "surpresas" como essa que eu tive.

Desde já agradeço a atenção de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.