Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

RPS X NFSe - Qual o procedimento ?


  • Este tópico foi criado há 2169 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Pessoal, bom dia. Após procurar muito, não consegui efetivamente encontrar algo claro de que como devemos proceder com o envio de uma NFSe com o componente ACBrNFSe.

A sefaz do município fala uma coisa, o contador fala outra, na internet acho outras diferentes ainda e o assunto ao menos pra mim não ficou claro.

Gostaria de saber como devo proceder utilizando o componente ACBrNFSe.

O componente gera um arquivo XML que contém o RPS a ser enviado para o webservices do município correto ??

No retorno do webservices, o retornado é a NFSe ?? Ou depois disto o cliente tem que entrar no site para fazer a NFSe efetiva ?? Ou ainda é possível automatizar este procedimento sem que o usuário tenha qualquer tipo de participação ?

O município em questão é Sã Bernardo do Campo e utiliza o webservices GINFES !!

Se for possível, alguém que pode me explicar com detalhes como devo proceder ? Eu agradeço muito a atenção de todos, pois o cliente está mais perdido que eu e preciso resolver o problema dele.

Muito Obrigado !

_____________________________________

Junior - Rhovanion Tecnologia

(11) 4224.6543

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Edevair,

A maioria das empresas (provedor) contatadas pelas prefeituras disponibilizam duas formas de emitir a NFS-e.

A primeira é através do site, onde o contribuinte (seu cliente) informa quem é o tomador, o serviço, a discriminação do mesmo, o valor e pronto.

A nota é emitida.

A segunda é através do webservice.

Neste caso o contribuinte vai utiliza uma aplicação que seja capaz de estabelecer uma conexão com o webservice e enviar todos os dados para que o mesmo possa gerar e retornar a nota.

O programa exemplo que esta disponível dentro da pasta: ...\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFSe\Delphi se utiliza do componente ACBrNFSe.

O componente ACBrNFSe realiza as seguintes tarefas baseadas no manual da ABRASF, visto que o Ginfes se utiliza da versão 1 do layout da ABRASF.

1. Alimenta o componente com os dados pertinentes ao serviço (dados do prestador, dados do tomador, valores, entre outros), detalhe o componente não faz cálculos, é preciso informar tudo.

2. Gera o XML do RPS - Recibo Provisório de Serviço.

3. Monta o Lote, este poderá conter até 50 RPS.

4. Estabelece uma conexão com o webservice e envia o lote e aguarda o retorno com o numero do protocolo que acusa que o lote foi recebido.

Se o componente estiver configurado para realizar a consulta após o envio do lote as tarefas abaixo será executadas.

5. Estabelece uma nova conexão para realizar a Consulta a situação do Lote e aguarda o retorno com o status dessa situação que pode ser 1 - Lote não recebido, 2 - Lote em processamento, 3 - Lote processado com erros e 4 - Lote processado com sucesso.

6. O componente mediante configuração é capaz de realizar varias consultas a situação enquanto o retorno for 2.

7. Se o resultado for 3 ou 4 é estabelecido uma nova conexão para realizar a Consulta ao Lote e aguarda o retorno, caso o status seja 3 será retornado a lista que contem as rejeições, ou seja, os erros, por outro lado se for 4 será retornado o XML da NFS-e.

Lembrando que se o lote contem 10 RPS e foi processado com sucesso, no retorno da consulta ao lote teremos uma lista contendo 10 XML de NFS-e.

O componente se encarrega de extrair desse retorno e salvar separadamente cada NFS-e.

Feito isso não se faz necessário entrar no site para nada.

Lembre-se, são dois caminhos, ou você emite a nota via site ou via webservice.

Espero ter tirado as suas duvidas.

  • Obrigado 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Jurisato Junior perfeito..

Muitíssimo obrigado !

Esclareceu todas as dúvidas sim. Hoje a tarde tenho uma reunião com a contabilidade e o cliente juntos e agora posso argumentar enfaticamente o uso do webservices, já que o provedor é GINFES e é homologado com o ACBrNFSe, conforme testes que fiz com o exemplo do ACBrNFSE !!!

A contabilidade insistem que o cliente emita as notas via site, mas o cliente é grande e emite umas 500 notas por dia. Eles tem 2 funcionários que ficam fazendo isso o dia todo e que poderiam serem alocadas para outras funções se o sistema fizer as referenciadas notas. Agora já sei que podemos fazer tranquilamente.

Uma outra dúvida relacionada a isto, na questão do uso do SAT, você sabe dizer se posso usar neste município o SAT para emitir as vendas e serviços deste cliente de São Bernardo do Campo ?? Se não souber onde consigo esta informação ??

Muito Obrigado mesmo !!!!

Abs

_____________________________________

Junior - Rhovanion Tecnologia

(11) 4224.6543

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Edevair,

Não detenho informações precisas sobre o SAT, até onde sei é para registrar a venda de produtos e não serviços ou ambos.

Uma vez que a NFS-e diz respeito ao Município e o SAT (venda de produtos) diz respeito ao Estado.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Italo, preciso de ajuda.

 

Estou tentando gerar NFS-e, para Vila Velha/ES.

Gero a nota no meu sistema e após isto carrego o ACBrNFSe.

Configurei o ACBrNFSe com a opção ConsultaLoteAposEnvio para TRUE;

Quando mando o comando Enviar:

DMFuncao.ACBrNFSe.Enviar(QNFiscalTotal.FieldByName('NFEServico').AsInteger);

recebo uma exceção com a seguinte mensagem:

'ERRO na geração do arquivo de exportação. - ERRO na geração do XML. - Arquivo processado com sucesso Todos os RPS do arquivo foram convertidos em NFS-e com sucesso.'

E não consigo gerar a NFSe.

 

Quando a opção ConsultaLoteAposEnvio está FALSE;

O RPS é gerado, mas quando mando consultar:

 

     strRota:=DMFuncao.ACBrNFSe.Configuracoes.Arquivos.PathSalvar+'201803\Recibos\3218030907789900011556000000000004608-rps.xml';


      DMFuncao.ACBrNFSe.NotasFiscais.Clear;
      DMFuncao.ACBrNFSe.NotasFiscais.LoadFromFile(strRota);

      DMFuncao.ACBrNFSe.ConsultarNFSeporRps(DMFuncao.ACBrNFSe.NotasFiscais.Items[0].NFSe.IdentificacaoRps.Numero,
                                   DMFuncao.ACBrNFSe.NotasFiscais.Items[0].NFSe.IdentificacaoRps.Serie,
                                   TipoRPSToStr(DMFuncao.ACBrNFSe.NotasFiscais.Items[0].NFSe.IdentificacaoRps.Tipo));
 

 

vem  a mensagem:

'Não existe na base de dados uma NFS-e emitida para o numero de RPS informado. Informe corretamente o numero do RPS'

 

 

Onde estou errando? Anexo os arquivos XML gerados.

 

Obrigado.

 

 

 

 

 

 

4609-env-lot.xml

4609-rec.xml

dfc768c3-5b9e-4753-8-con-lot.xml

dfc768c3-5b9e-4753-8-lista-nfse.xml

3218030907789900011556000000000004608-rps.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Geraldo,

É muito estranho os retornos.

O retorno do envio, traz o numero do protocolo que atesta que o lote foi recebido e também uma mensagem informando que o RPS foi convertido em NFS-e com sucesso.

Se tratando de envio assíncrono o webservice não pode dar essa resposta pelo simples fato de que o lote ainda não foi processado.

O retorno da consulta ao lote, também traz a mesma mensagem, mas informa que a situação é 1.

Normalmente quando a situação é 1 significa que o lote não foi enviado.

Peço que entre em contato com o provedor e questione eles sobre esses retornos.

Para mim o webservice esta com problemas.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Consultores

Bom dia Geraldo,

Esse arquivo "-nfse.xml" o seu conteúdo é o RPS e normalmente ele é salvo com o seguinte nome: <numeroRPS><serieRPS>-rps.xml na pasta: Recibos.

Ou é salvo com o nome: <codigoUF><ano><mês><cnpjEmitente><modelo><numeroRPS>-rps.xml

Já que o provedor acusa que o RPS foi processado com sucesso, e através do método ConsultarLote não retorna o XML da NFS-e, tente usar o método: ConsultarNFSePorRps.

Esse método tem por finalidade obter o XML de uma NFS-e com base no numero e série do RPS, é claro que só será retornado o XML da NFS-e se o RPS foi processado com sucesso.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Geraldo,

No XML do RPS que não foi processado com sucesso acusando "Erro na autenticação. Não foi possível validar a assinatura do arquivo", verifique se não contem caracteres especiais tais como "&", vogais acentuadas ou cedilha.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.