Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Dúvida NFe 4.0 - Data validade produto


  • Este tópico foi criado há 2026 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia,

Estou com uma dúvida que ainda não encontrei resposta, gostaria de ver se alguem tem esse conhecimento.

Na NFe 4.0 o grupo I80 Rastreabilidade de produto implementa algumas informações de lote e data de validade.

Nos casos de produtos sem prazo de validade (EX: instrumentos cirúrgicos), algum colega sabe como proceder, não encontrei nada na internet ainda, no manual e na NT.

Obrigado pela atenção!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leonardo Pavanello disse:

Na NFe 4.0 o grupo I80 Rastreabilidade de produto implementa algumas informações de lote e data de validade.

Boa tarde,

leia a Nota Tecnica 2016-002 - ultima versão 1.42 - e verá que esse grupo não é obrigatório, e segundo a regra na página 51 será obrigatório (por enquanto) para produtos do tipo Medicamento.

Att

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, RicardoVoigt disse:

Boa tarde,

leia a Nota Tecnica 2016-002 - ultima versão 1.42 - e verá que esse grupo não é obrigatório, e segundo a regra na página 51 será obrigatório (por enquanto) para produtos do tipo Medicamento.

Att

Ricardo

Sim, esse grupo não é obrigatório, mas um dos meus clientes trabalha com medicamentos, instrumentos hospitalares, a fins.

Os hospitais exigem que na NFe esteja preenchido campos de lote, fabricação (que estão no mesmo grupo da data de validade).

Porém existe essa data de validade, aluns instrumentos cirúrgicos não tem prazo de validade, porem na NFe se preencher o grupo citado, a data de validade passa a ser obrigatória.

Por esses motivos minha dúvida de como preencher esse campo de data.

Mas, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No seu caso, os hospitais não estariam exigindo apenas o preenchimento de lote, fabricação e validade para os medicamentos? Tem certeza que querem para os demais itens? No meu sistema o cadastro de produtos tem o "tipo" de produto, então se for medicamento ao emitir NF-e são exigidas todas as informações (lote, fabricação e validade), senão simplesmente não são preenchidos esses campos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Leonardo Pavanello disse:

Porém existe essa data de validade, aluns instrumentos cirúrgicos não tem prazo de validade, porem na NFe se preencher o grupo citado, a data de validade passa a ser obrigatória.

Boa pergunta... :-(

OBS: seu cliente produz? ou ele compra e revende esses produtos? Se revende, ele pode verificar como (e se) vem essa informação na NFe do respectivo fornecedor (caso já esteja na v4.00).

Att

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fabrício G. Araújo disse:

No seu caso, os hospitais não estariam exigindo apenas o preenchimento de lote, fabricação e validade para os medicamentos? Tem certeza que querem para os demais itens? No meu sistema o cadastro de produtos tem o "tipo" de produto, então se for medicamento ao emitir NF-e são exigidas todas as informações (lote, fabricação e validade), senão simplesmente não são preenchidos esses campos.

O produto é medicamento e afins, tem lote, fabricação porém não tem validade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo, no meu entendimento você não teria que preencher as tags de rastreabilidade para os NÃO medicamentos, afinal você pode ter no mesmo XML, tanto produtos com rastreabilidade (até o momento: medicamentos) como produtos sem rastreabilidade. Mas se você vai preencher, então não tem muito o que fazer (já que é uma regra técnica da NF-e), você terá que informar uma data de vencimento fictícia, exemplo 31/12/2050.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, aproveitando o tópico. Como estão fazendo para gravar os lotes bem como dar suas saídas/baixas do estoque?

- Criar uma tabela Lotes_produto:

id_produto, Numero_Lote, Data_fabricacao, Data_validade, qtd_estoque_lote ...

Tabela Produtos: Id, Nome, ... qtd_estoque_Total

 

E para dar saída, ir dando saída no lote que tiver data de validade mais baixa?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carlosinfoteen, o que quer saber está um pouco fora do assunto do tópico, mas vamos lá... No meu sistema tenho as tabelas Produto, Estoque e EstoqueLote, garantindo que a soma das quantidades de EstoqueLote conferem com a quantidade na tabela Estoque.

Então existem alguma regras, caso o produto controle lote/vencimento (configurável), é necessário ajustar o estoque (caso seja positivo) informando os devidos lotes (lote, fabricação, validade e qtde). As entradas são feitas através do XML, caso não tenha lote no XML é solicitado ao usuário o cadastro do mesmo. Nas saídas, ao informar um produto que possui controle de lotes, então é apresentada ao usuário uma lista com os lotes cadastrados, bastando o usuário informar qual quantidade está dando saída do lote correspondente, caso informe um que a validade não seja a mais baixa, então o usuário é notificado, mas não há impedimento caso queira registrar mesmo assim (configurável com permissões de acesso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/04/2018 at 14:11, RicardoVoigt disse:

Boa pergunta... :-(

OBS: seu cliente produz? ou ele compra e revende esses produtos? Se revende, ele pode verificar como (e se) vem essa informação na NFe do respectivo fornecedor (caso já esteja na v4.00).

Att

Ricardo

Ele faz importação desses produtos, no XML de importação do fornecedor essa informação vem nos dados adicionais, e a data de validade não vem preenchida.

Entrei em contato com a SEFAZ RS, estou no aguardo da resposta deles.

Em 16/04/2018 at 15:55, Fabrício G. Araújo disse:

Leonardo, no meu entendimento você não teria que preencher as tags de rastreabilidade para os NÃO medicamentos, afinal você pode ter no mesmo XML, tanto produtos com rastreabilidade (até o momento: medicamentos) como produtos sem rastreabilidade. Mas se você vai preencher, então não tem muito o que fazer (já que é uma regra técnica da NF-e), você terá que informar uma data de vencimento fictícia, exemplo 31/12/2050.

É a mesma maneira que penso, porém o hospital quer lote/validade nos medicamentos e também em alguns utensílios, por exemplo pinça.

Hoje é tranquilo preencher esses dados nas informações complementares do item, eles preenchem como querem, mas agora com a NFe 4.0 querermos fazer da maneira certa.

Preciso achar algum embasamento legal pra dizer quem precisa mudar, sistema, hospital, cliente...

Aguardar a SEFAZ, se ela responder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Fabrício G. Araújo disse:

@carlosinfoteen, o que quer saber está um pouco fora do assunto do tópico, mas vamos lá... No meu sistema tenho as tabelas Produto, Estoque e EstoqueLote, garantindo que a soma das quantidades de EstoqueLote conferem com a quantidade na tabela Estoque.

Então existem alguma regras, caso o produto controle lote/vencimento (configurável), é necessário ajustar o estoque (caso seja positivo) informando os devidos lotes (lote, fabricação, validade e qtde). As entradas são feitas através do XML, caso não tenha lote no XML é solicitado ao usuário o cadastro do mesmo. Nas saídas, ao informar um produto que possui controle de lotes, então é apresentada ao usuário uma lista com os lotes cadastrados, bastando o usuário informar qual quantidade está dando saída do lote correspondente, caso informe um que a validade não seja a mais baixa, então o usuário é notificado, mas não há impedimento caso queira registrar mesmo assim (configurável com permissões de acesso).

Valeu Fabricio, Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois ...
Em 18/04/2018 at 09:57, Leonardo Pavanello disse:

Ele faz importação desses produtos, no XML de importação do fornecedor essa informação vem nos dados adicionais, e a data de validade não vem preenchida.

Entrei em contato com a SEFAZ RS, estou no aguardo da resposta deles.

É a mesma maneira que penso, porém o hospital quer lote/validade nos medicamentos e também em alguns utensílios, por exemplo pinça.

Hoje é tranquilo preencher esses dados nas informações complementares do item, eles preenchem como querem, mas agora com a NFe 4.0 querermos fazer da maneira certa.

Preciso achar algum embasamento legal pra dizer quem precisa mudar, sistema, hospital, cliente...

Aguardar a SEFAZ, se ela responder.

 

Boa tarde Leonardo.

 

o Sefaz respondeu ao seu questionamento ?

 

att

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Paulo

O campo é obrigatório, se deseja essa informação no XML tem que ser informada uma data. Basicamente foi o que responderam.

O cliente começou a informar uns 30 anos para frente pois caso ele não informasse não contava no XML.

Passei para meu cliente as regras e entre linhas disse que é regra da SEFAZ quer mudar briga com a SEFAZ.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2026 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...