Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

NCF-e Offline com ACBrMonitorPLUS


  • Este tópico foi criado há 2164 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Pessoal,

Uso ACBrMonitorPlus para para validar NFC-e, e estou implementando envio offline automático.
Em um teste que fiz com o comando NFE.EnviarNFe, em um computador sem conexão com a internet, obtive o retorno "11001 Erro Interno". 
Então gostaria de saber se os colegas poderiam contribuir informando outros tipos de erros que já tenham mapeado os quais fazem com que 
se tenha de emitir NFCe off-line.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Marcos,

Primeiramente vamos deixar claro que não existe o envio de uma NFC-e em OffLine.

Se a conexão de internet do emitente da nota não esta funcionando o que devemos fazer?

Primeiro mudar o tipo de emissão de Normal para Offline, tanto na configuração quanto nos dados da nota (tpEmis = 9).

Segundo, gerar o XML, assinar, validar e imprimir o DANFE da NFC-e em duas vias.

Terceiro, quando os problemas forem sanados, enviar o XML para a SEFAZ.

Sugiro que leia a seguinte Nota Técnica.

 

Especificações Técnicas 2016_12_16 da Contingencia Offline versao 2.0.pdf

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Italo,

Me desculpe, me expressei mal, não quero fazer "envio off-line", eu quero é ajustar minha rotina de contingência, pois após assistir o webinar "NFC-e e SAT Como tratar a contingência?" eu descobri que estou fazendo errado. Hoje estou verificando o status do serviço do Sefaz para decidir se emito a NFCe em contingencia, e descobri não posso mandar muitas vezes este comando pro SEFAZ porque posso ser bloqueado. Então e vou modificar conforme orientado no vídeo, que é enviar a NFCe e tratar o retorno, e é nisto que eu preciso de ajuda, pois eu fiz o teste de enviar NFCe com internet desabilitada, e isto que retornou "11001 Erro Interno", mas sei que existem outros tipos de retorno que não consigo simular, por exemplo, qual seria o retorno do comando de envio se o Sefaz estivesse instável? Ou off-line ? É nisto que preciso de ajuda, gostaria que os colegas que já sabem quais são estes retornos pudessem informá-los para eu tratar no meu código.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Marcos,

Sim, procuramos sempre dar um retorno em 24 horas.

Peço desculpa, eu não respondi a sua postagem anterior por não saber quais os possíveis tipos de erros que podem ocorrer.

Se ninguém lhe deu uma resposta é porque ou não tem essa resposta ou não viram a sua postagem (não acredito) ou estão pesquisando.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Marcos,

Como você se utiliza do ACBrMonitor não vejo outro caminho que não seja:

1. Enviar

2. Se ocorrer erro, como não sabemos se o erro foi no envio ou no retorno devemos primeiramente Consultar

3. Se ocorrer erro novamente significa que o problema é na conexão com a SEFAZ, ou ela esta parada ou é a internet do emitente que esta parada, neste caso devemos emitir em Off-line.

4. Se retornar o protocolo de autorização, significa foi um problema momentâneo no retorno.

5. Se retornar que a nota não consta na base de dados, significa que o problema foi no envio, neste caso você pode tentar enviar novamente a mesma nota. 

 

Se tratando de NFC-e é preciso verificar junto a SEFAZ-Autorizadora se a mesma aceita o envio da NFC-e para a SEFAZ-Virtual de Contingência, se sim devemos mudar o tipo de envio de Normal para SVC (lembre-se que existem 2, é preciso saber para qual deles será enviado a nota).

Se não aceita o envio para SVC, então devemos mudar o tipo de envio de Normal para Offline, lembrando que neste caso não ocorre nenhum envio apenas a impressão do DANFE NFC-e em duas vias.

Espero que o Fluxo acima possa lhe ajudar.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom dia! 
O procedimento que o Ítalo passou está correto. Creio que responde a tua pergunta. 
Quero aqui só deixar uma informação do próprio Manual de especificações técnicas da contingência Off-line versao 2.0.pdf. (Com grifo meu)
Link Manual: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=33ol5hhSYZk=

Citar

 

A decisão pela entrada em contingência, bem como a escolha da alternativa de contingência (dentre as aceitas pela UF) é exclusiva do contribuinte, devendo ser utilizada nas situações em que ocorram problemas técnicos de comunicação ou processamento de informações que impeçam a autorização da NFC-e em tempo real. Não existe exigência de obtenção, pelo contribuinte, de autorização prévia do Fisco para entrada em contingência, tampouco de efetuar qualquer termo de início e término de contingênciano livro modelo 6 – RUDFTO. Todavia, alertamos que as NFC-e devem ser autorizadas, preferencialmente, em tempo real, antes da ocorrência do fato gerador, e que as alternativas de contingência somente devem ser acionadas em situações extremas, que interfiram de forma significativa na atividade operacional do estabelecimento.

 

Então a decisão parte pelo contribuinte após encontrar algum problema.  No caso que você citou do erro "11001 Erro Interno", seria um deles, pois é um erro, não foi possível a transmissão. Como você mesmo disse "desabilitou a internet" com isto recebeu um erro que se foi impossível de transmitir a NFC-e, logo se enquadraria no direito de escolher a opção de contingência dentre as aceitas pela SEFAZ da UF do emitente. 
Lendo seu tópico entendi que você quis simular o retorno de uma situação dada pela SEFAZ, porém que eu saiba não tem como você obter este retorno, a não ser através do manual, pois este retorno será obtido apenas se a SEFAZ de fato enviar.
Para tratar os retornos de erro procure nas Notas Técnicas por "
Tabela de códigos de erros e descrições de mensagens de erros"  (Lembrando que o ACBr retorna a mensagem recebida da SEFAZ). Com isto por exemplo em uma situação de erro de acordo com a tabela mencionada, você poderá obter:

Citar

108 Serviço Paralisado Momentaneamente (curto prazo)
109 Serviço Paralisado sem Previsão


Ai você volta a ter o manual como parâmetro, veja: 

Citar

Todavia, alertamos que as NFC-e devem ser autorizadas, preferencialmente, em tempo real, antes da ocorrência do fato gerador, e que as alternativas de contingência somente devem ser acionadas em situações extremas, que interfiram de forma significativa na atividade operacional do estabelecimento.

Digamos que você recebe o status 108 - Paralisado a curto prazo e é possível aguardar a decisão seria por não entrar em contingência.  Agora nem tem como aguardar, pois são inúmeros clientes e devido o operacional da empresa não é possível entregar a mercadoria sem a emissão da NFCe ou todos os clientes estão exigindo o documento fiscal de qualquer forma e não querem ou não tem email para receberem depois etc etc.  Neste caso mesmo que receba status 108 (curto prazo) a decisão seria pela emissão em contingência. 

 

  • Curtir 3


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.