Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

URGENTE - ACBRmonitor desconfigura impressão


Ver Solução Respondido por Daniel Simoes,
  • Este tópico foi criado há 2159 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Prezados, bom dia.

Estou utilizando acbrmonitor no meu sistema. Sem motivo aparente e esporadicamente, a configuração da impressora aumenta a fonte. Conforme foto abaixo.

Deixe-me explicar melhor. Meu sistema utiliza o ACBRMonitor para fazer emissão de NFCe. Dentro do meu sistema existem relatórios para gerenciar vendas e estes são montados pelo meu sistema, sem nenhum vínculo com o ACBR. Para imprimir estes relatórios eu gero um arquivo TXT e depois crio um arquivo .Bat com o comando para imprimir este TXT na impressora definindo sua Porta. (Comando: >> TYPE C:\gsecf-tmp\RelTmp.txt >COM4).

O que está ocorrendo é que, em algum momento,  indeterminado, a impressão começa a sair com a fonte maior e isto só ocorre após eu utilizar o acbr para gerar notas, imprimir nfc-e e outros comandos para impressora. Anteriormente eu usava outro software, sem ser o acbr, e isto nunca aconteceu. Estou efetuando testes na minha empresa e coloquei meu sistema com o acbrmonitor em dois clientes para eles testarem e este problema da impressão ocorreu em todos. 

Se eu desligar e ligar a impressora, o "tamanho da fonte" volta ao normal. Se eu desligar e ligar a impressora, e não utilizar nada do acbr no meu sistema, imprimir só os relatórios, também não desconfigura. Começa a sair errado, em algum momento após utilizar a impressão com acbr.

O ACBR possui algum comando que eu possa imprimir qualquer coisa na impressora ? Tipo enviar um arquivo TXT com um texto qualquer e ele imprimir ?

As fotos abaixo demonstra o mesmo relatório. Impresso em horas diferente, um com o erro da fonte maior e um impresso normal.

IMG_27922.jpg

IMG_27933.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Desculpe-me pela sinceridade... mas iniciar um tópico como "URGENTE", não é legal...

Essa comunidade é composta por voluntários... ou seja, no Fórum aberto, as pessoas ajudam quando sabem, quando tem tempo disponível e quando querem...

Se quer um suporte profissional.. considere esse tópico:
https://www.projetoacbr.com.br/forum/suporte-especializado-no-acbr/

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

Desculpe-me pela sinceridade... mas iniciar um tópico como "URGENTE", não é legal...

Essa comunidade é composta por voluntários... ou seja, no Fórum aberto, as pessoas ajudam quando sabem, quando tem tempo disponível e quando querem...

Se quer um suporte profissional.. considere esse tópico:
https://www.projetoacbr.com.br/forum/suporte-especializado-no-acbr/

Já solicitei ao meu superior o pagamento do SAC, estou aguardando o seu posicionamento.

Desculpe pelo "URGENTE".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores
27 minutos atrás, abrahaofv disse:

O ACBR possui algum comando que eu possa imprimir qualquer coisa na impressora ? Tipo enviar um arquivo TXT com um texto qualquer e ele imprimir ?

Sim... veja os comandos do Objeto ESCPOS
https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/ESCPOSImprimirTags.html

Tente o seguinte, para efetuar um "Reset" na impressora..
 

ESCPOS.Imprimir('</reset>')

https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/ESCPOSImprimir.html

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Daniel Simoes disse:

Sim... veja os comandos do Objeto ESCPOS
https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/ESCPOSImprimirTags.html

Tente o seguinte, para efetuar um "Reset" na impressora..
 


ESCPOS.Imprimir('</reset>')

https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/ESCPOSImprimir.html

O comando de Reset não funcionou, o relatório continuou imprimindo com a "fonte maior".

Desliguei e liguei a impressora para ela voltar ao normal consegui fazer o erro ocorrer novamente. Imprimi o comando abaixo no ESCPOS antes e depois do erro ocorrer. É possível ver na foto abaixo que este "bug" de "aumentar a fonte" está impactando também a impressão com ESCPOS.

Teste realizado:

ESCPOS.imprimirlinha("</zera>")
ESCPOS.imprimirlinha("</linha_dupla>")
ESCPOS.imprimirlinha("TEXTO NORMAL")
ESCPOS.imprimirlinha("</fn></ce>ALINHADO NO CENTRO 1 2 3 TESTANDO")
ESCPOS.imprimirlinha("<n>FONTE NEGRITO</N>")
ESCPOS.imprimirlinha("<e>FONTE EXPANDIDA</e>")
ESCPOS.imprimirlinha("<c>FONTE CONDENSADA</e>")
ESCPOS.imprimirlinha("<in>FONTE INVERTIDA</in>")
ESCPOS.imprimirlinha("<S>FONTE SUBLINHADA</s>")
ESCPOS.imprimirlinha("<i>FONTE ITALICO</i>")
ESCPOS.imprimirlinha("</pular_linhas>")
ESCPOS.imprimirlinha("</corte_total>")

A impressão logo após ligar e desligar a impressora está no lado direito, a que a linha (==========) está em apenas uma linha. Já a impressão da esquerda é quando ocorreu o erro e começou a ficar com a "fonte maior". Nota-se que a linha (=========) fica grande e continua na próxima. Acontece também que o comando de fonte invertida funciona e o Itálico, que funcionava anteriormente para de funcionar.

obs: o corte total não funcionou aqui em momento algum.

Foto 18-05-2018 14 15 388.jpg

Editado por abrahaofv
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

Qual é Marca, Modelo e versão da Impressora ?

Bematech, MP 4200 TH. (Impressora que estou utilizando e cliente também).  Aconteceu na MP100 também.

7 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

Qual é Marca, Modelo e versão da Impressora ?

Como está a configuração do PosPrinter, no ACBrMonitorPLUS ?

Deixei a configuração padrão. Eu nem estou utilizando o posprinter. Só ativei e utilizei para fazer este teste.

Segue em anexo minha configuração.

ACBrMonitor.ini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores
36 minutos atrás, abrahaofv disse:

Deixei a configuração padrão. Eu nem estou utilizando o posprinter. Só ativei e utilizei para fazer este teste. 

Você precisa configurar para o protocolo ppEscBematech

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, André Ferreira de Moraes disse:

Tente informar o modelo ppEscBematech, ou no INI:

[PosPrinter]
Modelo=2

Então André, obrigado pelo retorno. Porém, não estou utilizando PosPrinter no meu sistema. Como dito anteriormente, eu gero o relatório em TXT e solicito a impressora para imprimir. (Comando: >> TYPE C:\gsecf-tmp\RelTmp.txt >COM4)

 

2 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

Você precisa configurar para o protocolo ppEscBematech

Ok, vou testar aqui. Mais como citei, não utilizo PosPrinter no meu sistema. Só usei para teste.  eu gero o relatório em TXT e solicito a impressora para imprimir. (Comando: >> TYPE C:\gsecf-tmp\RelTmp.txt >COM4)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
1 minuto atrás, abrahaofv disse:

Então André, obrigado pelo retorno. Porém, não estou utilizando PosPrinter no meu sistema. Como dito anteriormente, eu gero o relatório em TXT e solicito a impressora para imprimir. (Comando: >> TYPE C:\gsecf-tmp\RelTmp.txt >COM4)

Configure o modelo citado e teste o comando </reset> ou </zera>.

Caso eles resolvam o problema, vc deverá chamar um desses comandos após as impressões do ACBr.

djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, André Ferreira de Moraes disse:

Configure o modelo citado e teste o comando </reset> ou </zera>.

Caso eles resolvam o problema, vc deverá chamar um desses comandos após as impressões do ACBr.

Então. Eu testei mais cedo e nenhum dos dois comandos funcionaram. Porém a configuração não estava como ppEscBematech

18/05/2018 12:17:24 - ESCPOS.ativar
18/05/2018 12:17:24 - OK: 
18/05/2018 12:17:45 - ESCPOS.Imprimir('</reset>')
18/05/2018 12:17:45 - OK: 
18/05/2018 12:26:13 - ESCPOS.Imprimir('ABRAHÃO VENDRAMINI')
18/05/2018 12:26:13 - OK: 
18/05/2018 12:26:46 - ESCPOS.imprimir("</zera></ce>Logo:    - FatorX: 1 - FatorY: 1</logo></pular_linhas></corte_total>")
18/05/2018 12:26:46 - OK: 
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("</zera>")
18/05/2018 12:28:33 - OK: 
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("</linha_dupla>")
18/05/2018 12:28:33 - OK: 
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("TEXTO NORMAL")
18/05/2018 12:28:33 - OK: 
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("</fn></ce>ALINHADO NO CENTRO 1 2 3 TESTANDO")
18/05/2018 12:28:33 - OK: 
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("<n>FONTE NEGRITO</N>")
18/05/2018 12:28:33 - OK: 
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("<e>FONTE EXPANDIDA</e>")
18/05/2018 12:28:33 - OK: 
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("<c>FONTE CONDENSADA</e>")
18/05/2018 12:28:33 - OK: 
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("<in>FONTE INVERTIDA</in>")
18/05/2018 12:28:33 - OK: 
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("<S>FONTE SUBLINHADA</s>")
18/05/2018 12:28:33 - OK: 
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("<i>FONTE ITALICO</i>")
18/05/2018 12:28:33 - OK: 
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("</pular_linhas>")
18/05/2018 12:28:33 - OK: 
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("</corte_total>")
18/05/2018 12:28:33 - OK: 

Editado por abrahaofv
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, André Ferreira de Moraes disse:

Vc testou configurando como ppEscBematech?

Pretendo testar.  Depois do almoço eu desliguei e liguei a impressora e até o momento ainda não ocorreu da fonte ficar desconfigurada. Como dito, ocorre inesperadamente. Estou utilizando o sistema aqui e esperando o erro voltar para eu poder testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

O ACBrPosPrinter, somente é compatível com as Impressoras Bematech ativando o modo EscBema nessas impressoras... e isso muda alguns comandos e características da Impressora...

O Modo EscBema somente é desativado quando:
- Enviando um comando para acionar o modo EscPos
- Desligando a Impressora

Se você imprimir apenas usando o ACBrPosPrinter (objeto ESCPOS)... isso não será nenhum problema...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

O ACBrPosPrinter, somente é compatível com as Impressoras Bematech ativando o modo EscBema nessas impressoras... e isso muda alguns comandos e características da Impressora...

O Modo EscBema somente é desativado quando:
- Enviando um comando para acionar o modo EscPos
- Desligando a Impressora

Se você imprimir apenas usando o ACBrPosPrinter (objeto ESCPOS)... isso não será nenhum problema...

Não sei se entendi muito bem.. E o que me intriga em usar apenas o ESCPOS para imprimir é que quando ocorreu o erro da fonte ficar maior, mesmo usando o ESCPOS ou não as fontes estavam saindo maiores.

No momento só estou utilizando comandos NFe do acbrmonitor, o meu posprinter fica desativado. Devo deixar ele ativado ?

Quando quero imprimir algo, eu crio um arquivo .bat com o comando (TYPE C:\gsecf-tmp\RelTmp.txt >COM4) e mando executar ele. Você está sugerindo que eu pare de fazer isso e utilize apenas o ESCPOS.IMPRIMIR() ??

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores
  • Solution
1 hora atrás, abrahaofv disse:

No momento só estou utilizando comandos NFe do acbrmonitor, o meu posprinter fica desativado. Devo deixar ele ativado ?

Se você imprime DANFE NFCe em modo EscPos, então o ACBrMonitorPLUS está usando o ACBrPosPrinter internamente... e portanto é importante que ele seja configurado...

1 hora atrás, abrahaofv disse:

Quando quero imprimir algo, eu crio um arquivo .bat com o comando (TYPE C:\gsecf-tmp\RelTmp.txt >COM4) e mando executar ele. Você está sugerindo que eu pare de fazer isso e utilize apenas o ESCPOS.IMPRIMIR() ??

SIM... veja a facilidade do processo e a infinidade de Tags que o PosPrinter dispõem... sem falar que com ele você ficará compatível com praticamente todas as impressoras não fiscais do mercado e não precisará enviar comandos ESC diretamente para a impressora (basta usar as tags)

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/05/2018 at 18:02, Daniel Simoes disse:

Se você imprime DANFE NFCe em modo EscPos, então o ACBrMonitorPLUS está usando o ACBrPosPrinter internamente... e portanto é importante que ele seja configurado...

SIM... veja a facilidade do processo e a infinidade de Tags que o PosPrinter dispõem... sem falar que com ele você ficará compatível com praticamente todas as impressoras não fiscais do mercado e não precisará enviar comandos ESC diretamente para a impressora (basta usar as tags)

Boa tarde Daniel,

Coloquei meu sistema para imprimir com o EscPos agora. Estou imprimindo minhas NFC-e no modelo Fortes, com isso sempre que eu for imprimir um relatório do meu sistema eu Ativo o EscPos, realizo a impressão, desativo o EscPos. Está funcionando tudo perfeitamente. Acredito que até ai não tem nenhum problema ficar ativando e desativando o EscPos, não é ?

Só tem um problema, os comandos de corte  </corte_total> e </corte_parcial> não estão funcionando.

Já se eu utilizar como era antes no meu sistema e mandar imprimir w  (Escpos.Imprimirlinha("w") corta normalmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores
56 minutos atrás, abrahaofv disse:

Acredito que até ai não tem nenhum problema ficar ativando e desativando o EscPos, não é ?

Não há problema... é o recomendado...

57 minutos atrás, abrahaofv disse:

Só tem um problema, os comandos de corte  </corte_total> e </corte_parcial> não estão funcionando.

Verifique se você desmarcou a opção "Cortar Papel", na aba de configuração do PosPrinter (deixe marcado)

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Daniel Simoes disse:

Não há problema... é o recomendado...

Verifique se você desmarcou a opção "Cortar Papel", na aba de configuração do PosPrinter (deixe marcado)

Pronto. Está funcionando tudo corretamente agora. Caso ocorra algum problema posto aqui no fórum.

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2159 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...