Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Aplicação lenta quando tem muitos usuários acessando o mesmo exe


  • Este tópico foi criado há 2103 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá pessoal,

Estou me deparando com a seguinte situação: Quando tem muitos usuários acessando o mesmo exe a aplicação fica lenta.

Funciona assim. Compartilhamos a pasta onde está o executável, e colocamos nos terminais o um atalho na área de trabalho.

Não sei o numero exato, mas o numero de usuários conectados varia entre 60 a 100.

Parece não ser problema com Firebird por que fizemos um teste com alguns usuarios copiando o exe para outro PC, mas apontando para a mesma base de dados e ficou normal a utilização.

Alguém já se deparou com essa situação ou tem alguma ideia do que posso fazer para resolver esse problema?

Saudações,
Luiz Paulo Ferrari

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Dercide Alvarez disse:

Bom dia,

Sempre trabalhei dessa forma com um único .exe no servidor, e nunca tive problema de lentidão.

Acredito que seja o problema do Firebird. Esta usando uma unica conexão com o banco, ou cada terminal tem uma conexão própria ?

 

Dercide.

Boa tarde Dercide!

Obrigado por sua resposta!

No meu caso no terminal só tenho o atalho que aponta para o executável (único no servidor) que faz a conexão com a base de dados (que também está no servidor), só tem uma base de dados.

Eu não acredito que seja problema no Firebird por que fizemos um teste onde havia uns 190 conectados... estava lento... fizemos uma cópia do exe colocando em outro PC, mas apontando para mesma base de dados que está no servidor... nesse caso o uso ficou normal... detalhe a cópia do exe não ficou no mesmo PC que o atalho do terminal... ou seja, não deve ser problema com o Firebird, por que estou conectando na mesma base de dados sendo que a unica coisa que mudou foi o executável estar em outro PC ... dessa forma ficou rápido.

 

Alguém mais teria outra ideia?

 

Editado por Luiz Paulo
  • Curtir 1

Saudações,
Luiz Paulo Ferrari

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Consultores
Em 28/05/2018 at 15:46, Luiz Paulo disse:

Boa tarde Dercide!

Obrigado por sua resposta!

No meu caso no terminal só tenho o atalho que aponta para o executável (único no servidor) que faz a conexão com a base de dados (que também está no servidor), só tem uma base de dados.

Eu não acredito que seja problema no Firebird por que fizemos um teste onde havia uns 190 conectados... estava lento... fizemos uma cópia do exe colocando em outro PC, mas apontando para mesma base de dados que está no servidor... nesse caso o uso ficou normal... detalhe a cópia do exe não ficou no mesmo PC que o atalho do terminal... ou seja, não deve ser problema com o Firebird, por que estou conectando na mesma base de dados sendo que a unica coisa que mudou foi o executável estar em outro PC ... dessa forma ficou rápido.

 

Alguém mais teria outra ideia?

 

Olá Luiz,

   Pelo que você descreve, dificilmente isso é um problema do Firebird mesmo.

   Você não descreveu que tipo de servidor e rede é. Qual o sistema operacional? Não acha que essa informação é relevante pelos seus testes?

   Em que momento fica lento? Só o carregamento ou todo o funcionamento? A lentidão afeta todos os usuários ou apenas os novos?

   Algum antivírus nas máquinas podem estar interferindo no processamento?

   Oportunistic locking? A aplicação é muito grande levando a releituras? (O Windows não faz a leitura de todo o executável no início da execução...)

   Eu iria sugerir você ligar o monitor de recursos tanto na máquina servidora como em uma local lenta e avaliar como estão se comportando. Pode ser que uma delas está ficando sem recursos.

   Mas talvez fosse mais fácil|rápido você já criar um script(batch) para copiar o arquivo para a máquina local e executar ele de lá, não?

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...
Em 06/06/2018 at 12:54, EMBarbosa disse:

Olá Luiz,

   Pelo que você descreve, dificilmente isso é um problema do Firebird mesmo.

   Você não descreveu que tipo de servidor e rede é. Qual o sistema operacional? Não acha que essa informação é relevante pelos seus testes?

   Em que momento fica lento? Só o carregamento ou todo o funcionamento? A lentidão afeta todos os usuários ou apenas os novos?

   Algum antivírus nas máquinas podem estar interferindo no processamento?

   Oportunistic locking? A aplicação é muito grande levando a releituras? (O Windows não faz a leitura de todo o executável no início da execução...)

   Eu iria sugerir você ligar o monitor de recursos tanto na máquina servidora como em uma local lenta e avaliar como estão se comportando. Pode ser que uma delas está ficando sem recursos.

   Mas talvez fosse mais fácil|rápido você já criar um script(batch) para copiar o arquivo para a máquina local e executar ele de lá, não?

Obrigado Elton pela sua resposta.

As perguntas que você fez não sei a resposta, precisaria coletar com o cliente... mas, conseguimos resolver de uma outra maneira. Resolvemos por criar mais de um executável no próprio servidor. Para diferenciar colocamos um sufixo diferente no nome do executável de acordo com o setor e ajustamos os atalhos. Dessa forma segundo o cliente a lentidão não ocorreu mais.

 

Editado por Luiz Paulo
  • Curtir 1

Saudações,
Luiz Paulo Ferrari

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2103 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...